Browsing by Author "Meireles, Ana"
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- Uma abordagem do ensino da estatística a estudantes de comunicaçãoPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaA estatística, como unidade curricular de cursos de comunicação, não é geralmente muito apreciada pelos alunos. Por vezes até existe uma certa fobia e descontentamento por estas áreas. Neste casos, em que os alunos já estão desmotivados à partida; o nosso desafio torna-se mais complicado, sendo também necessário despertar a curiosidade por estas temáticas para conseguir algum envolvimento por parte dos alunos. Muitos autores têm referido que trabalhar com dados reais motiva mais os alunos, pois assim conseguem ver a utilidade da estatística na compreensão do mundo que os rodeia bem como perceber que pode ser um meio para obter respostas a perguntas do dia a dia. Nos trabalhos de grupo que desenvolvemos com os alunos temos tido a preocupação de usar dados reais. Nesse sentido o uso de estatísticas oficiais tem sido muito útil. Para além dos alunos lidarem com dados reais também é uma forma de estarem em contacto com conceitos como população, amostra representativa, censos, sondagens, amostragem, entre outros. Serão apresentados dois trabalhos de grupo, um feito pelos alunos do curso de Relações Públicas e outro pelos alunos de Comunicação Empresarial (RPCE) da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) no âmbito da unidade curricular de Estatística. O primeiro exemplo é de um trabalho que resultou da reflexão sobre a importância das estatísticas oficiais para a sociedade em geral e para um profissional de RPCE em particular. No segundo exemplo, o objetivo era trabalhar os últimos dados do European Social Survey referentes a Portugal (ano de 2014) e o desafio era apresentar essa informação através duma infografia, o trabalho escolhido faz uma breve caracterização da amostra portuguesa. Com estas atividades pretendemos dar aos alunos alguma liberdade quanto ao objeto de estudo e permitir que sejam criativos na forma como apresentam os seus trabalhos. Os resultados revelaram- -se bastante produtivos. Houve um maior empenho por parte dos alunos em produzir um trabalho apelativo e sem erros estatísticos. Os alunos também estiveram mais recetivos, foi mais fácil desenvolver um pensamento crítico e a partilha de ideias entre os vários grupos de trabalho.
- Estatística: 1º ano, 1º semestrePublication . Maroco, Ana Lúcia; Meireles, Ana; Silvestre, Cláudia; Lousão, Maria PaulaEste documento realizado pelas docentes que lecionaram a unidade curricular Estatística durante o 1º semestre do ano letivo 2016/17 aborda todos os temas do plano curricular, começando pela amostragem e construção duma base de dados. Todas as análises que são feitas têm por suporte o software estatístico SPSS, mas podem ser feitas com outro software. Além de breves informações sobre como deve ser feita uma análise descritiva e alguns exemplos de intervalos de confiança para a proporção/percentagem, também é dada especial ênfase aos testes de hipóteses nomeadamente, teste de independência do Qui-Quadrado, testes de associação de Spearman e Pearson, teste t-Student para duas amostras independentes, Anova e teste Kruskal-Wallis. Para todos os testes de hipóteses é apresentado um exemplo de como se faz no SPSS e como se deve analisar os outputs obtidos. Realça-se que este documento é um suporte às aulas e de forma alguma pode ser usado como substituto das mesmas.
- Learning statistics using infographics: A powerful tool to engage communication students in learning activitiesPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaWe live in an information-driven society, where statistics play an important role. So, it is very important to promote statistical literacy, since they are not just consumers but also producers of statistical news. That is a big challenge due to the fact that our communication students do not have a great interest in statistics. To engage our students and motivate them to learn, we use infographics which are a visual tool to help understanding a concept or data set, and communicating it clearly and effectively by using visual elements. Our experience reveals that analysing and creating infographics based on real data, can be a powerful motivator for students to learn and improve their statistical skills.
- Learning statistics using infographics: A powerful tool to engage communication students in learning activitiesPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaWe live in an information-driven society, where statistics play an important role, and are used in many different fields, for instance, business, political, advertising or social activities. Furthermore, statistics have been used to help decision makers develop informed policies that impact millions of people. Consequently, they constantly appear in news on social media, which leads us to a great challenge – promoting statistical literacy. Communication students are not only consumers, they will also be producers of statistical news. So, they need to be able to search, read, critique and communicate statistical information accurately. That is a big challenge for us, as teachers, since our communication students do not have a great interest in these subjects. In addition to this, some of them do not feel at ease with numbers. We have been developing a project in order to keep our students engaged in class activities and motivate them to learn statistics based on social media news, mostly about COVID-19 pandemic. This project has been carried out in three phases. In the first one, in order to develop critical sense and become aware of possibility about biased or incorrect information, students analyze statistical information available on social media, including data sources and their validity. Infographics as a form of reporting statistical data is the second phase, in which students explore other ways of visualizing and communicating data. Occasionally they may improve the way statistical information is communicated. After these two phases students should be able to make and discuss their own infographics avoiding most common errors. The advantages/benefits of this project can be summarized as follows: (1) Identification of the best data source according to their goal; (2) Choice of statistical methods to report data properly; (3) Communication of data in an accurate way and candy eye manner; (4) Promotion of class debate; (5) Development of critical thinking.
- Os níveis de Burnout nos estudantes do Ensino Superior durante o período de aulas em regime mistoPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaDesde o início de 2020 que os efeitos da pandemia COVID-19 se têm vindo a manifestar quer nas rotinas diárias quer nas diferentes áreas profissionais, agravando os níveis de depressão populacional. As instituições de ensino também foram largamente afetadas pelo efeito desta pandemia. A necessidade de uma adaptação repentina ao ensino online e a falta de interação social têm sido apontados como principais contributos para o aumento dos níveis de depressão tanto entre estudantes como entre docentes do ensino superior. Esta degradação da saúde mental dos jovens foi uma das conclusões do relatório "Youth and COVID-19: impacts on jobs, education, rights and mental well-being". O estudo refere que um em cada dois jovens entre os 18 e os 29 anos estão, possivelmente, sujeitos à ansiedade ou à depressão, e que provavelmente 17% já sentem o efeito destas perturbações. Embora até há poucos anos, o Burnout fosse incluído numa das categorias da depressão, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não reconhece o Burnout como uma doença mental, mas sim como uma síndrome de exaustão caraterizada por sintomas como stress, desgaste emocional e cansaço excessivo, como consequência de pressão profissional ou estudantil. Vários estudos têm revelado que a síndrome de Burnout académica se manifesta sobretudo entre os estudantes dos primeiros anos do ensino superior. Este facto é associado não só às novas responsabilidades com que os estudantes são confrontados quando transitam do ensino secundário para o superior, mas também pelas elevadas expetativas académicas, por vezes irreais, criadas pelos estudantes. O Burnout académico tem consequências graves entre a população estudantil, sendo apontada como responsável não só pelo fraco desempenho académico dos estudantes, mas também pelo aumento do absentismo académico ou mesmo pelo abandono escolar. A pandemia agravou a saúde mental dos estudantes universitários, sendo reconhecida como uma questão de saúde pública. Desta forma é crucial que as instituições de ensino recorram a métodos de despistagens sistemáticas desta síndrome, entre a população estudantil do ensino superior, sobretudo quando afetados por situações de pandemia. Esta apresentação pretende ser um contributo nesta área. Exploramos o efeito da pandemia no stress de estudantes da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Neste sentido, no final do primeiro semestre de 2021 foi aplicado o instrumento desenvolvido por Maslach - Maslach Burnout Inventory–Student Survey (MBI-SS) - frequentemente utilizado para avaliar os níveis de stress estudantis. Neste estudo, que envolveu 316 estudantes, foi feita a comparação entre as três subescalas da MBI-SS: Exaustão, Cinismo e Eficácia e também entre géneros. Concluiu-se que, em termos gerais, os nossos estudantes estão a conseguir adaptar-se a esta nova modalidade de ensino. Ainda assim, os resultados foram úteis para estabelecer estratégias de ensino mais adequadas, que permitam maximizar o bem-estar dos estudantes e minimizar os efeitos desta situação pandémica.
- Passeios aleatórios: uma atividade feita em aulaPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaDevido à grande quantidade de informação estatística que recebemos diariamente, muitos países, incluindo Portugal, têm manifestado uma preocupação crescente em criar cidadãos estatisticamente alfabetizados. É consensual que a escola tem um papel crucial neste processo, pelo que se têm feito alterações nos currículos escolares por forma a incluir a formação estatística desde os níveis de escolaridade iniciais. Neste trabalho, com o objetivo de desenvolver a literacia estatística dos alunos propomos a realização duma experiência que ajuda a explorar o conceito de aleatoriedade, que é um conceito importante na estatística, mas também noutras áreas científicas. Esta experiência que consiste no desenho de passeios aleatórios adapta-se facilmente à idade dos alunos, podendo ser aplicada tanto no 1º como no 2º ciclos.
- A Pegada Ecológica da comunidade académica do Politécnico de Lisboa enquanto instrumento de diagnóstico e indicador de sustentabilidadePublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, Ana; Manteigas, Vítor; Belo, António; Sarreira, Pedro; Azevedo, Maria Julieta; Escudeiro, MariaÉ reconhecido que a atividade humana tem contribuído para a degradação ambiental. Os estilos de vida atuais são responsáveis pelo aumento do consumo de recursos naturais, a uma taxa consideravelmente mais elevada do que aquela que a natureza consegue regenerar. Cientes deste facto e de que o planeta não tem recursos ilimitados, em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento apresentou uma nova visão de sustentabilidade - o desenvolvimento sustentável. O Politécnico de Lisboa tem percorrido o caminho da sustentabilidade. Contudo, um dos primeiros passos passa por garantir o diagnóstico da situação e conhecer a realidade. Foi realizado um inquérito por questionário, com o objetivo de medir a Pegada Ecológica da comunidade IPL. Na comunicação apresentam-se os resultados do estudo, que envolveu 2975 estudantes e funcionários de todas as unidades orgânicas e dos serviços do IPL.
- A Pegada Ecológica da comunidade académica do Politécnico de Lisboa, enquanto instrumento de diagnóstico e indicador de sustentabilidadePublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, Ana; Manteigas, Vítor; Belo, António; Sarreira, Pedro; Azevedo, Maria Julieta Aguiar Neves de; Escudeiro, M. J.É reconhecido que a atividade humana tem contribuído para a degradação ambiental. Os estilos de vida atuais são responsáveis pelo aumento do consumo dos recursos naturais, a uma taxa consideravelmente mais elevada do que aquela que a natureza consegue regenerar. Cientes deste facto e de que o planeta não tem recursos ilimitados, em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (comissão criada pela Organização das Nações Unidas) apresentou uma nova visão de sustentabilidade – o desenvolvimento sustentável. Este novo paradigma tem vindo a ganhar cada vez maior número de adeptos em muitos países e, consequentemente, tem havido uma preocupação, em termos mundiais, para mudar mentalidades e comportamentos, de forma que o desenvolvimento económico não coloque em risco as necessidades das gerações vindouras. Já no decurso de 2021, sob a égide da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, foi aprovada a proposta de primeira Lei Europeia do Clima que tem como objetivo a neutralidade climática até 2050 para a economia e sociedade europeias, estabelecido no Pacto Ecológico Europeu. Acompanhando as tendências europeias e mundiais, também Portugal tem evidenciado preocupações a este nível. De forma complementar, a inclusão da educação ambiental, com enfoque na ação climática, nos currículos escolares, desde os níveis de ensino básico, tem sido uma estratégia utilizada como forma de sensibilizar as famílias, em particular, e a sociedade, em geral, com a finalidade de criar estratégias e hábitos de consumo que garantam uma sustentabilidade ambiental. As instituições de ensino, e em particular as de ensino superior, têm um papel decisivo na formação da sociedade, porquanto estão a formar aqueles que serão os futuros decisores, razão pela qual também devem ter um plano estratégico de sustentabilidade, bem como promover a sensibilização da comunidade académica para esta temática. O Politécnico de Lisboa (IPL) tem percorrido o caminho da sustentabilidade, que se crê ser de sucesso. Contudo, um dos primeiros passos para que se tomem decisões fundamentadas, passa por garantir o diagnóstico da situação e conhecer a realidade. Neste sentido, foi realizado um inquérito por questionário, com o objetivo de medir a Pegada Ecológica (frequentemente usada como indicador de sustentabilidade ambiental) da comunidade IPL. Na proposta de comunicação pretende-se apresentar os resultados do estudo que envolveu 2975 estudantes e funcionários de todas as Unidades Orgânicas (UO) e dos Serviços do IPL. Será apresentada a metodologia usada e far-se-á a análise da Pegada Ecológica, comparando resultados entre as diferentes UO; estudantes, docentes e não docentes; população feminina versus masculina; e entre diferentes faixas etárias, bem como as perceções. Os resultados denotam algumas variações entre as diferentes UO e os Serviços do IPL e a Pegada Ecológica global da comunidade IPL (varia entre 6 e 8 gha) é superior à de Portugal (4,4 gha). Este processo revelou-se particularmente relevante porque se percebeu o impacto ambiental dos nossos hábitos, sendo que partilhar este tipo de resultados é essencial para alertar a comunidade para a necessidade de se reavaliarem os estilos de vida, assim como promover a mudança de atitudes e comportamentos.
- O poder da infografia o ensino da EstatísticaPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaO reconhecimento do papel da estatística e a sua presença constante nos meios de comunicação conduz-nos a um grande desafio – a formação. Para que a população em geral possa compreender a informação que lhes é apresentada e decidir se esta está a ser usada de forma verdadeira ou falsa (fake news) é importante que se invista na formação e que se promova o desenvolvimento do pensamento crítico nesta área. (Gal, 2005; Helenius & Mikkela, 2011 e Sušec et al, 2014). Nesse sentido é crucial que a estatística seja uma componente ativa na formação dos profissionais de comunicação para que estes possam tomar mais partido da informação numérica e comunicá-la de forma eficiente. Também é necessário que os professores tenham uma atitude diferente quanto ao ensino da estatística (Silvestre e Meireles, 2017). Neste trabalho pretendemos apresentar as infografias como um instrumento eficiente para se retirar informação útil de dados numéricos e comunicá-los de forma apelativa e percetível, tendo por base infografias realizadas por alunos de comunicação na unidade curricular Estatística. Pela nossa experiência, apercebemo-nos que os alunos conseguem compreender os conceitos básicos de estatística, desenvolvem pensamento crítico e sentem-se mais motivados em aula.
- Statistics for communication studentsPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaCommunication professionals are not only consumers, but also producers of statistical information. As a consequence, statistics plays an important role in their education. So we need to make statistics personally meaningful to our students and show them the importance of statistics to their professional career. To achieve this goal we analyze piece of news that have statistical information, promote the debate in class and sometimes we try other way to communicate that information. Besides engage students, we develop their ability to interpret, critique, and communicate about statistical information.