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- A respiração na aula de técnica de dança clássica – estudo aplicado ao 4º ano da Escola de Dança do Conservatório Regional Silva MarquesPublication . Vagos, Sofia; Amorim, VeraRealizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança - Instituto Politécnico de Lisboa, este Relatório de Final de Estágio pretende ser um relato fiel do estudo que desenvolvemos no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra, no ano letivo de 2019/20 com a turma do 4º ano do Curso Artístico Especializado em Dança, constituída por treze elementos, doze do sexo feminino e um do sexo masculino. É reconhecido, de forma unânime, que a respiração desempenha um papel fundamental na Dança, sendo essencial, por exemplo, à qualidade de movimento, à expressividade, e à condição física, entre outros fatores. Tendo em conta essa importância inegável questionámo-nos porque é que a temática da respiração ficava tantas vezes à margem do trabalho desenvolvido na formação dos bailarinos, tornando-se numa fragilidade tantas vezes observada, principalmente, nas aulas de Técnica de Dança Clássica. Através da revisão bibliográfica realizada conseguimos confirmar que a respiração pode beneficiar os alunos de Dança, não só na progressão das suas competências técnicas e artísticas, mas também noutras dimensões, uma vez que interfere no equilíbrio físico e mental do indivíduo. O objetivo primordial deste trabalho foi sensibilizar os alunos para os benefícios do uso da respiração consciente e eficiente durante a aula de Técnica de Dança Clássica. Para tal, propusemo-nos orientá-los nessa descoberta, desenvolvendo estratégias e práticas para o efeito. Tendo em conta as várias etapas do nosso estágio e ainda o carácter cíclico que o caracteriza, fomos desenhando abordagens diferenciadas para servirem a progressão do nosso trabalho. Este estudo, qualitativo, teve na sua base o paradigma da Investigação-ação e os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: o questionário, a tabela de observação estruturada, o registo áudio visual e o diário de bordo.
- Statistics for communication studentsPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaCommunication professionals are not only consumers, but also producers of statistical information. As a consequence, statistics plays an important role in their education. So we need to make statistics personally meaningful to our students and show them the importance of statistics to their professional career. To achieve this goal we analyze piece of news that have statistical information, promote the debate in class and sometimes we try other way to communicate that information. Besides engage students, we develop their ability to interpret, critique, and communicate about statistical information.
- O Museu da Paisagem e a proposta de um Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de PaisagensPublication . Centeno, Maria JoãoO Museu da Paisagem (https://museudapaisagem.pt/) e o seu Serviço Educativo (https://museudapaisagem.pt/Servico_educativo/) desenvolvem programas com as comunidades dos territórios. Promovendo o encontro entre essas comunidades e as paisagens que habitam, procuramos desafiar modos de ver, interpretar e sentir. Fundamental à mediação entre as organizações e as comunidades/parceiros, os Serviços Educativos proporcionam uma relação de carácter dialógico, em que se coordenam os planos de ação das partes envolvidas, "um tipo de trabalho a longo prazo, virado para a formação do gosto, vinculado ao princípio de que do despertar de apetências e hábitos de convivência com bens e organizações culturais, desde a infância, depende o mais importante da consolidação futura de públicos cultivados" (Centeno, 2012: 145). As organizações promovem a participação quando quebram relações de carácter instrumental, dirigidas apenas de acordo com os seus próprios interesses, e promovem redes de relações e espaços simbólicos partilhados. A valorização da educação ou formação dos públicos tem sido um dos eixos de atuação mais marcante da atividade das organizações socioculturais atendendo à urgência de enformar o espaço simbólico em que elas e os públicos se movimentam. No entanto, promover a aproximação dos bens ambientais e culturais aos indivíduos é uma tarefa hercúlea, já que esses bens não se adequam de forma harmoniosa a todos os públicos, ainda mais quando se trata de sensibilizar o outro para uma cidadania paisagística. Logo, propomos que esta sensibilização seja pensada em termos de faixa etária, mas também enquanto possibilidade de realizar inovadoras práticas de mediação. Nesta comunicação pretende-se apresentar o Kitscape, um Kit Pedagógico de Leitura e Exploração de Paisagens enquanto exemplo de um dos programas de apropriação crítica do território. A partir de uma reflexão crítica sobre as possibilidades de mediação entre as organizações e os públicos, uma equipa de investigação constituída por professores e alunos da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do Politécnico de Lisboa elaborou um Manual de Leitura da Paisagem, bem como um Kit de Atividades de Leitura e Exploração de Paisagens que inclui o Manual e atividades acompanhadas de tutoriais multimédia. Neste programa pretendemos, através de formas inovadoras de mediação, dinamizar atividades criativas/lúdicas que potenciam a cidadania paisagística, a participação através da experiência do território e a vivência em conjunto. “O tema Paisagem e a sua ‘leitura’ é não apenas uma preocupação instrutiva mas também educativa na medida em que potencia uma formação mais integral dos alunos e das pessoas em geral para mais conscientemente poderem intervir civicamente – na sua leitura, na sua defesa, na sua utilização, na sua preservação ecológica” (Martinha, 2013: 109). Apreender, com todos os sentidos, a paisagem e as suas várias “camadas” implica a exploração e um quadro variado de leituras. Na verdade, a paisagem não é exterior aos indivíduos que a habitam e deve ser percecionada “a partir de dentro”, em situação de imersão, mobilizando simultaneamente os sentidos e o intelecto. É este o propósito do Kitscape.
- Communicating Space in Portugal: civic engagement?Publication . Silva, Filipa Brandão da; Eiró-Gomes, MafaldaThis work is an analytical and pragmatic approach about the way the space industry is communicated in Portugal, establishing, simultaneously, a parallel with the current context in other countries. Knowing that the space exploration sector has such a huge impact in our lives - even if we don't realize it - it is important to make known how it can contribute to innumerous aspects in our society and how relevant it is for matters of public interest such as monitoring pandemics, climate changes, resources management among many others. Portugal always had the instinct to seek new worlds. We should look at space exploration not just as a mean to expand the reach of mankind, but also as a vital part of the solution to conquer different world challenges. Portugal has in fact an ever growing and developing space exploration industry, underlining its contribution as an inner part of the european space expansion. The space run may have begun as a search for new horizons, but the further we go the more we are able to learn about our little blue marble. Hopefully, gaining a new perspective of it and fueling the common goal of preserving it. It is now, more than ever, crucial that space activities can move beyond observation to action. The next space run may not be about competition between nations, but about humanity against the clock. Therefore, as part of science communication, communicating the space is part of a best citizenship in a way that it can result in interactions that generate mutual opportunities for learning between the scientific community and members of the public. In this article, the first results considering a content analysis of the most important public documents provided by the largests portuguese institutions in the space industry will be presented.
- A tecnologia como ferramenta de comunicação da SARS-CoV-2 às criançasPublication . Casimiro, Inês; Eiró-Gomes, MafaldaO presente trabalho é uma abordagem analítica da realidade dos meses de confinamento derivado à pandemia de SARS-CoV-2 e do modo como esta foi comunicada diretamente à criança. A criança é tendencialmente vista na sociedade como um sujeito que “ainda não consegue”, “ainda não faz”, “ainda não pode”, “ainda não entende” e, talvez por isso mesmo, na época de confinamento a que nos vimos sujeitos no início do ano de 2020, as comunicações nos meios públicos, de massas e digitais centraram-se na temática de como poderiam as famílias explicar às crianças o contexto que se vivia (e ainda vive). Sabendo que os meios tecnológicos permitem às crianças desenvolver capacidades de comunicação, através das quais se conectam com o mundo, há que ter em conta o facto de a tecnologia ter um impacto na vontade de aprender da criança, contribuindo para uma compreensão de conceitos complexos (Pirani e Hussain, 2019¹), como tantos que foram introduzidos nesta altura pandémica e que, assim, chegaram também até às crianças. Deste modo, a criação de programas educativos direcionados para as crianças pode beneficiá-las bastante nas suas aprendizagens e formação (Olayinka, Florence, Akpobo e Christian, 2016²). Em Portugal, pouco foi criado diretamente para as crianças; no Brasil fez-se um pouco mais; mas noutros países, como a Nova Zelândia e a Dinamarca, comunicar a situação de SARS-CoV-2 foi efetivamente uma preocupação levada à prática com eficácia não só pelos meios públicos, de massas e digitais, mas também pelos organismos reguladores das nações.Este trabalho revela exemplos do que foi realizado em termos de comunicação para as crianças em Portugal e no Brasil e escrutina o que foi concretizado na Nova Zelândia, Dinamarca, entre outros, o que distingue o trabalho destes últimos do de Portugal e Brasil e as implicações e benefícios para o público mais jovem.
- Contributos do método de Pilates para a promoção da consciência de centro e da estabilidade pélvica na técnica de dança clássica, no 4º ano da Academia de Dança Contemporânea de SetúbalPublication . Santos, Ana Cláudia; Nascimento, VandaO presente relatório de estágio elaborado no âmbito do curso de Mestrado em ensino de Dança (8ª edição), da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, pretende ser um relato aprofundado da prática pedagógica de estágio, implementada com alunas de 4º ano do curso de Dança da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). Visando um tema que surgiu da experiência da autora, foi seu desejo o ´entrelaçamento` entre duas áreas que lhe são familiares – TDC e Pilates, pretendendo investigar os contributos da articulação entre ambas, na consciência de centro e estabilidade pélvica, em alguns elementos técnicos da TDC: Battement glissé à la seconde, grand battement en cloche e grand battement à la seconde. À luz dos princípios da metodologia de Investigação – Ação, foi também sua intenção avaliar como o método de Pilates, poderia ser uma ferramenta vantajosa para os alunos de TDC, na promoção de um corpo consciente e estável. Porque se acredita que o ensino da dança, não é um processo estanque e ´parado` cronologicamente, tendo ciente a exigência e o rigor como parâmetros relevantes, considera-se pertinente a diversificação de estratégias de ensino, diferentes das convencionais, almejando o encontro da excelência técnica, com o contributo de uma abordagem somática. A seleção dos instrumentos de recolha de dados, como as tabelas de observação, registo audiovisual/fotográfico, diários de bordo e questionário, permitiram recolher dados que priorizaram o foco na avaliação dos contributos da práxis. O recurso ao registo audiovisual de vídeo, teve o intuito de captar imagens da execução dos elementos técnicos na pré e pós intervenção, que permitiu verificar uma evolução geral de 66,6%. Em relação à avaliação por tabelas de observação, com parâmetros de avaliação como a consciência de centro, estabilidade pélvica/escapular e manutenção do en dehors, verificaram-se progressos de 70,8%. Em suma, considerando estes dois momentos avaliativos, pôde-se constatar uma evolução geral de 68,7%. Por fim, foi aplicado um questionário que revelou a aquisição de conhecimentos por parte da amostra (88% de respostas certas) e a sua opinião, concordando que os exercícios de Pilates auxiliaram para um entendimento maior da consciência e ação do centro, sentindo mais estabilidade, passando a utilizar os princípios fundamentais do método, nas aulas de TDC.
- Engaging children in the SARS-CoV-2 public communication: How did it work?Publication . Casimiro, Inês; Eiró-Gomes, MafaldaA child tends to be seen in society as someone who “still can't do”, “still doesn't understand”… However, the Convention on the Rights of the Child, especially articles 12 and 13, specifies that children have the right to give their opinions and be heard by adults and that children should be able to share their opinions and thoughts freely (UNICEF, 1989). That implies, therefore, conceptualizing children as capable beings, citizens who belong and participate actively in society. Katz (2004) argues that providing children with an environment that allows them to explore, discover, ask questions, will help them create conjectures, test them, persist in solving problems, committing to their learning and gaining responsibility. And, although this is becoming a reality in schools, it’s necessary for society to adjust to this development of conceptions, involving children in all matters that concern them so that they can effectively become citizens of the world without it being an utopia. In Portugal, little was created directly for children when communicating the SARS-CoV-2 pandemic; but in other countries, such as Canada and Norway, it was a concern effectively put into practice by the media and some regulatory bodies of nations. This work reveals examples of that and analyzes the implications and benefits of this communication for the youngest and how to communicate with children and young people contributes to making Children's Rights a reality in our world, knowing that there is still a long path to walk.
- Figure follow: A step by step liberating devicePublication . Cavaleiro Rodrigues, José; Dias, Tiago; Silva, CatarinaThe use of ICT has proven to have great results enhancing performance and motivation among sport athletes, and we are exploring the same potential in Compulsory Figures of Artistic Roller Skating. In this poster we present the idea, the technology under development and the impact we expect to obtain when feeding the athletes with information about what their bodies can do, and what they need to learn to become better in Compulsory Figures practice.