Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
116.2 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O reconhecimento do papel da estatística e a sua presença constante nos meios de comunicação conduz-nos a um grande desafio – a formação. Para que a população em geral possa compreender a informação que lhes é apresentada e decidir se esta está a ser usada de forma verdadeira ou falsa (fake news) é importante que se invista na formação e que se promova o desenvolvimento do pensamento crítico nesta área. (Gal, 2005; Helenius & Mikkela, 2011 e Sušec et al, 2014). Nesse sentido é crucial que a estatística seja uma componente ativa na formação dos profissionais de comunicação para que estes possam tomar mais partido da informação numérica e comunicá-la de forma eficiente. Também é necessário que os professores tenham uma atitude diferente quanto ao ensino da estatística (Silvestre e Meireles, 2017).
Neste trabalho pretendemos apresentar as infografias como um instrumento eficiente para se retirar informação útil de dados numéricos e comunicá-los de forma apelativa e percetível, tendo por base infografias realizadas por alunos de comunicação na unidade curricular Estatística. Pela nossa experiência, apercebemo-nos que os alunos conseguem compreender os conceitos básicos de estatística, desenvolvem pensamento crítico e sentem-se mais motivados em aula.
Description
Keywords
Comunicar Ensino Estatística Infografia Pensamento crítico IPL/2020/ETC_ESCS
Citation
Silvestre, C.V., & Meireles, A. (2020, novembro 18-20). O poder da infografia o ensino da Estatística. Comunicação apresentada, online, na10.ª Conferência FORGES: O Ensino Superior na Era Digital nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios e Propostas. Universidade de Évora, Portugal
Publisher
FORGES
Universidade de Évora
Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Universidade de Évora
Escola Superior de Saúde do Alcoitão