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- Ensino e aprendizagem da história e da geografia: a avaliação no 1.º CEBPublication . Duarte, Vera Lúcia Marques; Dias, Alfredo; Hortas, Maria JoãoO presente relatório final, intitulado Ensino e aprendizagem da História e da Geografia: a avaliação no 1.º CEB, constitui-se como requisito para a obtenção de grau mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Trata-se de um documento reflexivo e investigativo sobre a intervenção realizada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, centrada nas práticas de avaliação de professores do 4.º ano de escolaridade, no domínio do Estudo do Meio (História e Geografia de Portugal). A questão central em estudo visa compreender se os processos avaliativos que se desenvolvem na escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no domínio do Estudo do Meio (História e Geografia de Portugal), se encontram adequados para aferir as aprendizagens realizadas tendo em conta os referenciais construídos para o ensino e aprendizagem de História e Geografia de Portugal no 5.º ano de escolaridade. Optou-se por uma investigação centrada na análise de conteúdo e análise documental das provas de avaliação sumativa de 4.º ano de um Colégio e da prova de aferição da disciplina de História e Geografia de Portugal do 5.º ano. Num primeiro momento, procedeu-se à análise dos processos avaliativos na escola do 1.º ciclo. Posteriormente, analisou-se os referenciais do 5.º ano (prova de aferição). Por fim, refletiu-se sobre a análise suportada por uma fundamentação teórica que incidiu: (i) o que é avaliação?; (ii) a avaliação das aprendizagens; (iii) avaliação das aprendizagens em História e Geografia; e (iv) legislação que suporta a avaliação das aprendizagens 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Após toda a reflexão, conclui-se que há um desajuste nos processos avaliativos, em particular na construção das provas de avaliação do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em relação aos referenciais do 5.º ano expressos na prova de aferição de 2017.
- Passeios aleatórios: uma atividade feita em aulaPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaDevido à grande quantidade de informação estatística que recebemos diariamente, muitos países, incluindo Portugal, têm manifestado uma preocupação crescente em criar cidadãos estatisticamente alfabetizados. É consensual que a escola tem um papel crucial neste processo, pelo que se têm feito alterações nos currículos escolares por forma a incluir a formação estatística desde os níveis de escolaridade iniciais. Neste trabalho, com o objetivo de desenvolver a literacia estatística dos alunos propomos a realização duma experiência que ajuda a explorar o conceito de aleatoriedade, que é um conceito importante na estatística, mas também noutras áreas científicas. Esta experiência que consiste no desenho de passeios aleatórios adapta-se facilmente à idade dos alunos, podendo ser aplicada tanto no 1º como no 2º ciclos.