Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
222.28 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Devido à grande quantidade de informação estatística que recebemos diariamente, muitos países, incluindo Portugal, têm manifestado uma preocupação crescente em criar cidadãos estatisticamente alfabetizados. É consensual que a escola tem um papel crucial neste processo, pelo que se têm feito alterações nos currículos escolares por forma a incluir a formação estatística desde os níveis de escolaridade iniciais.
Neste trabalho, com o objetivo de desenvolver a literacia estatística dos alunos propomos a realização duma experiência que ajuda a explorar o conceito de aleatoriedade, que é um conceito importante na estatística, mas também noutras áreas científicas. Esta experiência que consiste no desenho de passeios aleatórios adapta-se facilmente à idade dos alunos, podendo ser aplicada tanto no 1º como no 2º ciclos.
Description
Keywords
Aleatoriedade Literacia estatística 1º ciclo de escolaridade 2º ciclo de escolaridade
Citation
SILVESTRE, Cláudia; MEIRELES, Ana – Passeios aleatórios: uma atividade feita em aula. In: Seminário de Matemática e Ciências Experimentais, 6º, Lisboa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, 2017 (04 julho)
Publisher
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa