ESCS - Comunicações
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Browsing ESCS - Comunicações by Author "Abreu, João"
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- Communication, media information literacy and citizenship: strategies for a new literacy UNESCO ChairPublication . Bonacho, Fernanda; Abreu, João; Miranda, Sandra; Cura, SaraThe XXI century is marked by the unprecedented digitalization of communication, and though the benefits of digital media are undeniable, their indiscriminate and uncritical use has brought disinformation, misinformation, fake news, hatred, and intolerance menacing the sustainability of tolerant, inclusive, and democratic societies. The UNESCO Chair on Communication, Media Information Literacy and Citizenship is a recent ESCS/IPL proposal, created in 2023, whose main aim is to raise awareness on democratic societies through effective communication dissemination of research findings, insights, and best practices, and empowering individuals to actively participate in shaping their communities and addressing global challenges through the collaborative development of actions and projects aimed at building sustainable societies and enhancing knowledge for climate action. In this presentation we will try to unpack how this ESCS/IPL’s UNESCO Chair faces the diverse challenges that communication and media literacies assume today as key literacies for empowering all citizens, without exception.
- Habitar a céu aberto: vestígios de um paísPublication . Abreu, João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira deA exposição Habitar a céu aberto: vestígios de um país, de João Gomes de Abreu, nasce da viagem que o autor realizou durante vinte dias, no verão de 2019, durante a qual, em ritmo intenso, sempre com pernoitas no carro ou em tenda, percorreu um itinerário ao longo do território português com a extensão de seis mil quilómetros, que corresponde à distância entre os extremos ocidental e oriental do continente europeu, do Cabo da Roca aos Montes Urais, na Rússia. O desenho desta linha sobre o território português foi realizado pelo fotógrafo Duarte Belo, pelo que a viagem de João Gomes de Abreu é traçada a partir de um diálogo e de uma colaboração criativa entre os dois autores, dando igualmente origem ao livro conjunto Viagem Maior, publicado pela editora Museu da Paisagem, em dezembro de 2020.
- Landscape MuseumPublication . Centeno, Maria João; Abreu, JoãoThe Landscape Museum (MdP) is a digitally based museum dedicated to landscape. It arises in the context of raising awareness and education for a landscape citizenship that, like the landscape itself, will have to result from a continuous and collective process. The MdP, as a participatory platform that generates knowledge, representations and dialogues about the landscape, creates important challenges from a curatorial point of view. It is intended that this digital museum facilitate a deepening of knowledge, perceptions and affections related to the landscape, through a careful design of the way in which its elements are shown, the representation of different themes and experiences of the places and the underlying conditions of public interaction with the platform.
- Longe da vista, longe do coração: o design como “âncora” visual e elemento agregador da atividade museológicaPublication . Abreu, JoãoTo become an open to outer space, the "museum" acquired new forms and new expressions. The complexity of museological activity thus leads to new representations that alter the initial image of the museum as a building with objects. Their 'boundaries' are now less sharp, not only in relation to the spatial relationship, but also to its temporal dimension, creating an additional challenge which is the recognition of the museum itself. The design, while transdisciplinary activity, thereby assumes a key role in the communication of the museums in its visual representation and recognition of their action. The present study results from a survey conducted in 2010 to 364 Portuguese museums (from a universe of 849 museums), presenting an analysis to its base elements of visual expression of identity (name, logo, symbol, and color).
- A mediação museológica como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis: o projeto “Museu da Paisagem”Publication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Cavaleiro Rodrigues, José; Centeno, Maria João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rodrigues, Ricardo PereiraA importância das paisagens sustentáveis tem sido palco de ampla discussão nas últimas décadas. Esta comunicação propõe-se apresentar o projeto de I&D “Narrativas e experiência do lugar: bases para um Museu da Paisagem”. Complexa na sua rede de narrativas, a paisagem engloba tanto o que é material como o imaterial: o ambiente natural ligado à terra e ao território, o ambiente edificado e o entorno social vivenciado e culturalmente construído. Impossível de encerrar entre paredes, essa paisagem global é transbordante, não se imobiliza pois é viva e dinâmica e, na sua transformação, é incessante. Na busca de uma desejada relação equilibrada e harmoniosa entre o ambiente e os seus contextos social e económico visa-se o alcance do bem-estar individual e social e a promoção da qualidade de vida das populações. Para o exercício de cidadania consciente é fundamental, antes de mais, o incremento da literacia sobre a paisagem. O Museu da Paisagem que agora se ensaia surge, assim, como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens saudáveis sendo baseado na experiência dos lugares, na interação e no diálogo com a comunidade através de uma plataforma museológica digital em que o design funciona como elemento materializante que reúne, expressa e comunica.
- Museu da Paisagem, narrativas e experiência do lugarPublication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo PereiraO Museu da Paisagem (MdP) é um museu com sede digital dedicado à paisagem e que se encontra disponível em http://museudapaisagem.pt/. Desde abril de 2019, este é um espaço de mediação museológica que pretende promover a valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis, numa primeira fase começando pelo território definido pela bacia hidrográfica do Tejo. A presente comunicação procura ilustrar os processos e a metodologia que esteve na génese da conceção desta plataforma digital e em que medida pensamos contribuir para a formação e consolidação de uma cidadania paisagística. Partindo de um entendimento amplo de Paisagem, que associa as componentes de ordem material, tangíveis, mas igualmente as componentes imateriais, intangíveis e subjetivas, o Museu da Paisagem é um projeto que propõe um modelo flexível de museu que se enquadra numa nova museologia emergente. A proposta pretende-se dinâmica e evolutiva a par das sociedades e constitui um verdadeiro desafio de mediação entre públicos e paisagens. O projeto-piloto possui uma dimensão assumidamente experimental e laboratorial e constitui-se como protótipo para futura expansão a múltiplos segmentos do território. Conta com uma equipa multidisciplinar que integra investigadores, bolseiros e estudantes da Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa, tendo como parceiros os Institutos Politécnicos de Santarém e de Castelo Branco e a empresa STRIX. Esta equipa, apoiada por um grupo de consultores especialistas de diferentes áreas disciplinares, desenvolveu uma metodologia para a documentação do território e produção de conteúdos multimédia que serão utilizados num sistema de comunicação transmediático e disponibilizados em diferentes suportes que cruzam o digital e o analógico, expandindo a experiência do visitante leitor e utilizador. Os conteúdos produzidos (textuais, fotográficos e audiovisuais) sobre os diversos “pontos de paisagem” destacam elementos da sua “narrativa” (sons, cheiros, elementos naturais, elementos construídos, histórias e testemunhos de habitantes). O MdP, enquanto plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagem, cria importantes desafios do ponto de vista curatorial. Pretende-se que este museu digital possibilite um aprofundamento do conhecimento, das perceções e dos afetos relacionados com a paisagem, através de uma conceção cuidadosa do modo como os seus elementos são mostrados, da representação de diferentes temas e experiências dos lugares e das condições subjacentes à interação do público com a plataforma. Colocam-se aqui também novas questões museológicas. As tecnologias e plataformas digitais têm aberto novas possibilidades no que respeita à facilidade de criação e difusão, mas abriram igualmente portas para a aceitação de entidades com sede digital, de acesso virtual, quebrando as barreiras tradicionais de espaço e tempo. Como criar uma mediação entre os diferentes públicos e um espaço museológico do tamanho de um país e que simultaneamente cabe no nosso bolso, é uma das questões que se impõe. O Museu da Paisagem desenvolve assim uma série de atividades regulares, mediadas por suportes multimédia, que propõem a visita “em sítio” a locais com valor paisagístico, auxiliando os visitantes das diferentes paisagens na leitura e na experiência dos lugares. Apenas com a promoção de uma cultura paisagística se podem construir paisagens sustentáveis e as múltiplas abordagens de reflexão e investigação que este projeto permite assumem especial pertinência no atual cenário económico europeu onde a experiência do lugar é cada vez mais um fator determinante para o turismo e para o desenvolvimento das regiões.
- Museu da Paisagem: desafios para uma cidadania paisagísticaPublication . Abreu, João; Centeno, Maria João; Pina, Helena Figueiredo; Rodrigues, Ricardo PereiraEnglobando tanto os aspetos materiais como os aspetos imateriais e intangíveis, o conceito de paisagem é atravessado por uma rica rede de narrativas feita da interação, ao longo do tempo, das mais diversas atividades humanas no território natural habitado, vivenciado, sentido e culturalmente construído. Sendo um sistema vivo, dinâmico e mutável, uma paisagem não pode ser congelada ou encerrada entre paredes, pois transborda e envolve as vidas dos seus atores sociais, sempre em permanente transformação. A promoção do diálogo que a iniciativa “Observatórios de Paisagem, desafios para além do enquadramento jurídico” incentiva é um passo importante para uma ação concertada e coerente. O propósito desta comunicação é o de partilhar o desafio da criação de um Museu da Paisagem, uma plataforma museológica (www.museudapaisagem.com) que pretende contribuir para a construção e manutenção de paisagens saudáveis, equilibradas nas suas diversas tensões e nos diferentes ecossistemas envolvidos. Este é um projeto inclusivo e participativo que pretende ser uma solução artística e cultural assente na valorização dos territórios, trilhando o caminho para uma cidadania paisagística cada vez mais desperta.
- Museu da Paisagem: uma plataforma digital para promoção da identidade territorialPublication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo PereiraA presente comunicação propõe apresentar o projeto de investigação "Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem", desenvolvido por uma equipa multidisciplinar entre outubro de 2017 e abril de 2019. Este projeto-piloto, de dimensão laboratorial, desenvolveu uma série de metodologias e soluções de mediação, protótipos para uma futura expansão a múltiplos segmentos do território português onde a paisagem deve ser lida como um importante valor cultural. A Paisagem resulta de um processo dinâmico, de uma interação permanente entre o Homem e a Natureza, entre uma Sociedade e o seu Território. O Museu da Paisagem, aqui apresentado, pretende ser um agente ativo nessa transformação, um mediador entre os cidadãos e a paisagem, a favor de paisagens vivas e saudáveis. É um museu com sede digital (www.museudapaisagem.pt) dedicado à paisagem e que procura contribuir para a formação de uma cidadania paisagística.
- Museu da Paisagem: uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagemPublication . Abreu, João; Pina, Helena Figueiredo; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo PereiraO entendimento coletivo do que designamos por Paisagem advém de áreas do conhecimento tão diversas como a Geografia, Filosofia, Arte, Ecologia ou Comunicação e do que cada indivíduo vai construindo a partir da sua experiência quotidiana. Não sendo a maioria dos indivíduos estudiosos ou especialistas em paisagem, é possível identificar e analisar alguns dos principais construtores de opinião e transformadores do significado de Paisagem. O cinema ficcional, cinema documental, produção televisiva (documentários, ficção e informação), fotografia (através da comunicação social, livros, guias de viagem, campanhas de turismo, exposições, social media, etc.), desenho, ilustração, infografia e outros modos de registo e representação da paisagem contribuem, em conjunto, para a construção desse entendimento coletivo sobre a Paisagem. No projeto de investigação “Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem” foram várias as opções de registo e representação da paisagem utilizadas nos conteúdos de mediação museológica desenvolvidos. Séries de vídeo, fotografia e ilustração contribuíram para diferentes soluções de comunicação criadas no sentido de uma sensibilização e educação para uma cidadania paisagística. O presente artigo propõe apresentar os processos, metodologias e resultados das séries audiovisuais e multimédia desenvolvidos no âmbito do Museu da Paisagem.
- Um museu para ler a paisagemPublication . Abreu, João; Pina, Helena Figueiredo; Centeno, Maria João; Reis, MatildeEm 2000, foi aprovada pelo Conselho da Europa a Convenção Europeia da Paisagem, assinada por vários países, incluindo Portugal. O reconhecimento da paisagem como património natural e cultural, que exprime a diversidade europeia, requer o aumento da sensibilização das comunidades para o valor intrínseco da paisagem, para a dinâmica e papel desempenhados pelos seus vários atores e para a problemática relacionada com as questões da saúde da paisagem. O desenvolvimento económico, a sustentabilidade eficiente e o crescimento social e territorial inclusivo pressupõem uma transformação cultural baseada no conhecimento e na inovação com reforço da articulação de sinergias. Portugal apresenta um défice acentuado no que respeita à noção cultural de saúde da paisagem. Para colmatar esta lacuna, é essencial o incremento da literacia social em relação a esta questão, da sensibilização para a importância do equilíbrio entre os diversos ecossistemas envolvidos, para o desenvolvimento de capacidade crítica e para a capacidade de criação progressiva de habitats saudáveis e sustentáveis para as gerações futuras.