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- Chemical and morpho-structural characterization of atmospheric aerosol (PM10 and PM2.5) in a city of São Paulo state, BrazilPublication . Trevizan Franzin, Bruno; Guizellini, Filipe; HOJO, OSSAMU; Pastre, Iêda Aparecida; Marchi, Mary Rosa Rodrigues de; Silva, Hugo; Luis Fertonani, Fernando; Oliveira, CristinaTo access the sources of air pollutants is crucial to control atmospheric pollution in urban areas, minimizing human exposure. Particulate matter is a pollutant of great concern making its chemical and morpho-structural characterization of enormous importance. The present work aims at the characterization of atmospheric PM10 and PM2.5. Data of the aerosol mass concentration was correlated bymultivariate analysis with water-soluble ion fraction composition accessed by ion chromatography (IC), as well as with meteorological information and air mass backward trajectories. The gravimetric analysis presented average values 3 to 4 times higher than the guide values recommended by the World Health Organization (WHO). A morpho-structural analysis by SEM/FEG coupled to EDS was also carried out identifying the coarse fraction elements from minerals and from soil resuspension organic spherical particles that originated from combustion processes as well as Ti, associated with long-distance transportation. In the fine fraction, Zn with origin probably in tires and vehicle brakes was found. These origins were confirmed by the air masses’ backward trajectories obtained by the HYSPLIT model (NOAA). This study contributes to a better understanding of the complex composition of the particulate material in the atmosphere of Araraquara City, resulting from the combination of local and long-distance sources, and serves as a basis for the comparison with future studies related to the air quality at this and other regions in Brazil and in the world.
- Museu da Paisagem: uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagemPublication . Abreu, João; Pina, Helena Figueiredo; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo PereiraO entendimento coletivo do que designamos por Paisagem advém de áreas do conhecimento tão diversas como a Geografia, Filosofia, Arte, Ecologia ou Comunicação e do que cada indivíduo vai construindo a partir da sua experiência quotidiana. Não sendo a maioria dos indivíduos estudiosos ou especialistas em paisagem, é possível identificar e analisar alguns dos principais construtores de opinião e transformadores do significado de Paisagem. O cinema ficcional, cinema documental, produção televisiva (documentários, ficção e informação), fotografia (através da comunicação social, livros, guias de viagem, campanhas de turismo, exposições, social media, etc.), desenho, ilustração, infografia e outros modos de registo e representação da paisagem contribuem, em conjunto, para a construção desse entendimento coletivo sobre a Paisagem. No projeto de investigação “Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem” foram várias as opções de registo e representação da paisagem utilizadas nos conteúdos de mediação museológica desenvolvidos. Séries de vídeo, fotografia e ilustração contribuíram para diferentes soluções de comunicação criadas no sentido de uma sensibilização e educação para uma cidadania paisagística. O presente artigo propõe apresentar os processos, metodologias e resultados das séries audiovisuais e multimédia desenvolvidos no âmbito do Museu da Paisagem.
- ELeituras de um mundo transmedia: desafios para a comunicação, espírito crítico e auto regulaçãoPublication . Bonacho, Fernanda; Ramos, Maria Madalena; Santos, ZéliaSer competente para dizer e compreender o mundo, ser consciente e ativo em sociedade é urgente e carece de abordagens inovadoras. Se a atenção dada ao tema da literacia para os média tem crescido, e ganho novos ângulos de reflexão e análise, a realidade parece pouco compatível com o que se poderia supor, atendendo à distância que se mantém entre o sistema educativo, a informação noticiosa e a juventude e o mundo transmedia. A "Academia da Leitura do Mundo: a comunicação, o jornalismo e eu" propõe uma experiência imersiva a jovens entre os 14 e os 25 anos, através da dinamização de atividades ligadas ao jornalismo e à comunicação. O projeto foi concebido por um grupo multidisciplinar de professores, investigadores e jornalistas da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS)/ Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), foi selecionado para integrar a rede nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento 2019, e acolhido por várias instituições académicas Portuguesas especializadas em estudo de comunicação e jornalismo. Nesta comunicação pretende-se apresentar os primeiros resultados do trabalho de investigação aplicada desta Academia, resultante da execução dos primeiros meses da agenda de atividades adaptada e aplicada por todas as parcerias celebradas entre as 6 instituições de ensino superior com formação em jornalismo e comunicação social, e as 6 escolas de ensino secundário que constituem, neste momento, uma rede nacional em Portugal. Serão apresentados dados organizados que permitirão discutir a experiência da academia em Faro, Portalegre, Covilhã, Abrantes, Setúbal e Lisboa e avaliar também a disponibilidade e colaboração dos jovens para esta experiência colaborativa. Os primeiros dados são indispensáveis para sustentar a discussão sobre como poderá o conhecimento, as competências, atitudes e valores ser mobilizados para lidar com as provocações do mundo transmedia que insistem em desafiar a leitura da realidade. Em articulação com o projeto educativo das escolas parceiras, e até 2022, o objetivo da Academia, e particularmente desta comunicação, será fazer uma primeira avaliação da disponibilidade e capacidade dos jovens para uma leitura consciente do mundo, através da aposta no desenvolvimento das suas competências de comunicação, espírito crítico e autorregulação.