Browsing by Issue Date, starting with "2014-11"
Now showing 1 - 10 of 124
Results Per Page
Sort Options
- Observação e controlo da segurança estrutural de barragens de betão: utilização integrada de modelos numéricos e de modelos de separação de efeitosPublication . Mendes, Emanuel Jesus Guerreiro; Oliveira, Sérgio Bruno Martins de; Castro, António Luís Henriques Tavares deAtualmente, o controlo da segurança estrutural de barragens de betão em fase de exploração tende a apoiar-se em sistemas de monitorização que permitem a recolha automática e a recolha manual dos dados da observação. Estes dados são armazenados computacionalmente em bases que podem ser acedidas via web através de sistemas informáticos (web systems) especificamente desenvolvidos para apoiar as atividades de gestão e controlo da segurança. Estes sistemas informáticos são parte integrante dos sistemas de monitorização de barragens e devem: i) ser dotados de interfaces gráficas que permitam uma grande interatividade; ii) permitir armazenar e consultar os dados da observação sob a forma numérica; iii) permitir a visualização gráfica das diversas grandezas observadas ao longo do tempo. Devem também disponibilizar módulos para: i) analisar a evolução ao longo do tempo das grandezas observadas com base em modelos de separação de efeitos (MSE); ii) utilizar modelos de elementos finitos (MEF) para simular o comportamento observado, sob a ação das principais solicitações; e iii) comparar as observações e os resultados dos MSE e MEF. Neste sentido, há que investir no desenvolvimento de softwareque facilite a utilização integrada de modelos de separação de efeitos (MSE) e de modelos numéricos de elementos finitos (MEF), uma vez que o controlo da segurança estrutural de grandes barragens se baseia essencialmente na comparação entre a resposta observada (analisada com base em MSE) e a resposta prevista com base em MEF. No âmbito desta dissertação, foi desenvolvido em MATLAB, o programa DamSafe1.0, o qual facilita a utilização integrada de MSE e de MEF. Para mostrar as diversas potencialidades do DamSafe1.0e o interesse da sua utilização no controlo da segurança estrutural de barragens mostram-se resultados de aplicação ao caso da barragem da Aguieira. Com este exemplo de aplicação é possível salientar alguns dos aspetos inovadores introduzidos no DamSafe1.0, nomeadamente ao nível dos MSE: i) possibilidade de separação dos efeitos do tempo numa parcela viscoelástica devida ao efeito do nível e numa parcela associada aos restantes efeitos do tempo (no caso da barragem da Aguieira, envolve os efeitos associados às expansões); e ii) consideração de funções exponenciais na representação do efeito do nível.
- Diethydithiocarbamate complexes with metals used as food suplements show diferente effects in cancer cellsPublication . Sedlacek, Jindrich; Martins, Luisa; Danek, Petr; Pombeiro, Armando; Cvek, BorisDiethyldithiocarbamate (ditiocarb), a metabolite of the old anti-alcoholic drug disulfiram (Antabuse), forms proteasome-inhibiting metal complexes with copper or zinc that suppress cancer cells both in vitro and in vivo. The drug has been used in a clinical trial (NCT00742911) along with copper gluconate as a dietary supplement in patients with cancer spreading to the liver. In this study, we demonstrate the effect of synthetic complexes of disulfiram with four various metals (Mn, Fe, Cr and Cu) used as food supplements. These complexes may be spontaneously formed in the blood during the use of disulfiram with divalent metals and thus may suppress the growth of cancer in vivo. The cytotoxic effect of the compounds and the compounds' ability to inhibit the cellular proteasome were tested in the osteosarcoma cell line U2OS. After 48 h, copper and manganese complexes exhibited cytotoxic effect on the cell line, in sharp contrast to both iron and chromium complexes. (C) 2014 Faculty of Health and Social Studies, University of South Bohemia in Ceske Budejovice. Published by Elsevier Urban & Partner Sp. z o.o. All rights reserved.
- Teor crítico de cloretos para iniciação da corrosão do aço no betão: influência do estado de superfície da armaduraPublication . Sadovski, Andrei; Pereira, Elsa Vaz; Nunes, Nelson Guerreiro C.A corrosão das armaduras no betão é a principal causa de degradação do betão armado em ambiente marítimo. Com o presente trabalho pretende-se contribuir para o conhecimento da influência do estado de superfície do aço das armaduras no teor crítico de cloretos (CCrit). Para tal recorreu-se a estudos eletroquímicos (Polarização Potenciodinâmica e Técnica do Eletrodo Vibrante de Varrimento – SVET) em soluções simulativas do líquido intersticial do betão, com diferentes concentrações de cloretos e por análise da superfície das amostras de aço com vários acabamentos/estados de superfície através da observação em microscopia ótica (MO) e em microscopia eletrónica de varrimento, associada a microanálise por dispersão de raios-X (MEV/EDS). Os ensaios eletroquímicos foram realizados numa solução que simula a solução existente nos poros do betão (SPS), de pH ~ 13.5 e 11.6, com diferentes concentrações de cloretos. Nos estudos de polarização potenciodinâmica utilizou -seum varrimento de potencial entre -0.2 V, em relação ao EOC, e +0.6 V, em relação ao Eref, a uma velocidade de 0.5 mV/s , em amostras de aço montadas em resina epoxídica e com diferentes estados de superfície: “tal e qual” (T), espelhada (D), polida (P500) e pré-oxidada (DH). Verificou-se, da polarização potenciodinâmica, que, a pH ~ 13.5, o estado de superfície do aço influencia a resistência à corrosão por picada, sendo esta sequenciada por 𝐸 > 𝐸𝐻> 𝑄500> 𝑈. Verificou-se também que a resistência do aço à corrosão por picada é inferior quando o pH da SPS diminui de 13.5 para 11.6.Por SVET, verificou-se que a formação de zonas ativas é quase imediata para teores de cloretos elevados (5 e 7%) e a diminuição de correntes anódicas com o tempo para teores inferiores pode ser explicada com a repassivação do aço, enquanto que nas zonas catódicas a diminuição da corrente pode ser atribuída à precipitação de produtos de corrosão. Por MEV/EDS e MO verificou-se que a corrosão se inicia, frequentemente, na zona de interface aço-resina, visto que nessa zona existem fendas e vazios, condições favoráveis à ocorrência de corrosão intersticial.
- Relatório de estágio em reabilitação neurológica: intervenção da fisioterapia em crianças com necessidades especiaisPublication . Nganda, Ângela Celestina; Santos, Margarida Custódio dos; Bernardo, Ana CarolinaO relatório presente refere-se ao estágio em fisioterapia realizado em clinica de fisioterapia, domicílios, jardim-de-infância e creche, com crianças com necessidades especiais. Num total de 13 pacientes com idades compreendidas entre os 3 e os 19 anos, excepto um adulto de 34 anos de idade que apresentava Acidente Vascular Cerebral. As crianças apresentavam os seguintes diagnósticos: paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, atraso global de desenvolvimento sem diagnóstico, perturbação do espectro do autismo, lesão central por afogamento, leucoencefalopatia com calcificações e quistos cerebrais. Esta última constitui o objeto do estudo em caso. Ao longo do estágio foram desenvolvidas atividades terapêuticas e registos, com fichas para cada criança e para o adulto. Para além destas atividades foram ainda elaboradas fichas com desenvolvimento de temas considerados pertinentes para os casos. A Fisioterapia tem como objetivo melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida destas crianças e ajudar as famílias a lidar com a doença crónica. Estudo de caso: o estudo de caso que se apresenta diz respeito a uma criança de 6 anos de idade com diagnóstico Leucoencefalopatia com calcificações e quistos cerebrais a realizar fisioterapia três sessões por semana durante uma hora em cada sessão. Os procedimentos terapêuticos incluíram: treino de marcha nas escadas, rampas e caixotes; treino de função motora bimanual com jogos de puzzles, jogos de encaixe, chave-fechadura, construção de torres, encaixe de parafusos. Os resultados obtidos ao longo dos 3 meses foram significativos, houve maior funcionalidade, equilíbrio, alinhamento corporal, maior condicionamento respiratório e igualmente verificou-se melhoria nas outras crianças. No final do estágio pude aprender muito sobre a prática de intervenção terapêutica em crianças com necessidades especiais, foi uma mais-valia devido a aquisição de competências profissionais em pediatria.
- A experiência de marca na fidelização do consumidor: o caso Starbucks PortugalPublication . Luz, Neuza Leitão; Machado, Ana TeresaCom o atual consumidor a esperar mais do que a simples venda de um produto ou serviço por parte das marcas, as questões sensoriais estão a ganhar relevo nas áreas do marketing e da comunicação dando espaço ao aparecimento de novas formas de contacto entre as marcas e os seus consumidores. São vários autores que o confirmam: os consumidores querem experiências. Tão importante como as experiências para os consumidores é a fidelização destes para as marcas. Num ambiente em que as ofertas são ao mesmo tempo uniformizadas e competitivas, ter uma base de clientes fiéis tornou-se vital para a sobrevivência das marcas. É nesta dualidade da experiência desejada pelos consumidores e da fidelização ansiada pelas marcas que assenta o desenvolvimento deste estudo. Desde o seu aparecimento que a Starbucks projeta o seu modo de ser e estar para além da simples venda de um café. Pretende ser um local presente na rotina diária de quem consome a bebida, materializando-se num espaço de convívio e descanso, potenciando o contacto com o cliente dentro da loja e providenciando o que a marca designa de “Experiência Starbucks”. Num país como Portugal, com uma forte cultura de café, terá a marca consumidores fiéis a este novo conceito? Perceber o que é a experiência de marca, e respetivas dimensões, e se esta tem influência na confiança e fidelização dos consumidores relativamente à Starbucks Portugal são os principais objetivos deste trabalho. Com recurso à Modelação de Equações Estruturais (MEE) foi possível perceber que, tal como sugerem vários autores, também no caso específico da Starbucks Portugal é possível constatar que a experiência de marca tem influência na confiança e na fidelização dos consumidores. As relações mais fortes verificam-se entre a experiência e a confiança e entre a confiança e a fidelização. Embora de forma menos significativa, a experiência tem também influência direta na fidelização e de forma indireta por intermédio da confiança.
- Novos rumos na educação e promoção da saúde a partir de uma reflexão sobre a intervenção com crianças e adolescentes no trabalho do Aventura SocialPublication . Matos, Margarida Gaspar deNa última década, a investigação na área da saúde deixou de se centrar apenas na compreensão das doenças e condições lesivas da saúde para passar a interessar‑se pelos fatores determinantes destas condições de modo a passar a uma ação preventiva (antes de deixar que os problemas se instalem). Passou depois a interessar‑se não só pelos problemas e seus determinantes, mas também pelos fatores e processos associados à promoção da própria saúde, enquanto estado dinâmico de bem‑estar global. Uma boa saúde física e emocional permite às pessoas lidar melhor com os desafios do quotidiano. A questão é que o inverso é também verdadeiro e em geral as pessoas que lidam bem com os desafios do seu quotidiano têm maior saúde física e mental. Temos este problema de modo recorrente em várias áreas da saúde: qual o sentido da “marcha”. Os adolescentes com pais mais “favoráveis” consomem menos frequentemente drogas? Ou os que não consomem drogas conseguem uma maior proximidade com os seus pais? As crianças e os adolescentes que praticam atividade física têm melhor saúde física ou as crianças e os adolescentes que têm melhor saúde física têm mais condições para ser ativos fisicamente? Na verdade, na ausência de estudos longitudinais que acompanhem o crescimento das crianças e dos adolescentes e que controlem os diversos fatores em jogo, na ausência de um quadro conceptual claro não é possível responder com precisão a estas questões, a não ser num ambiente de cavaqueira de uma conversa de café. O mesmo se passa quando falamos de jovens, de adultos ou de idosos.
- Classificação GOLD e sintomas respiratórios em idosos: estudo GERIAPublication . Palmeiro, Teresa; Belo, Joana; Caires, Iolanda; Sousa, Rui; Monteiro, Diogo; Botelho, Amália; Martins, Pedro; Neuparth, NunoA Europa assiste ao envelhecimento da população, onde a doença respiratória assume relevância. Com o aumento da idade, da exposição à poluição ambiental e do tabagismo, a prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) tende a ser elevada, nomeadamente na população idosa. A idade avançada poderá associar-se com uma menor percepção de sintomas, pelo que a espirometria será útil nesta faixa etária. Objetivo do estudo - Descrever o resultado da espirometria com prova de broncodilatação, de acordo com os critérios GOLD e prevalência de sintomas respiratórios dos idosos residentes num lar de Lisboa.
- Impact of a training course on the quality of malaria diagnosis by microscopy in AngolaPublication . Moura, Sofia; Fançony, Cláudia; Mirante, Clara; Neves, Marcela; Bernardino, Luís; Fortes, Filomeno; Sambo, Maria do Rosário; Brito, MiguelBackground: In Angola, malaria is an endemic disease having a major impact on the economy. The WHO recommends testing for all suspected malaria cases, to avoid the presumptive treatment of this disease. In malaria endemic regions laboratory technicians must be very comfortable with microscopy, the golden standard for malaria diagnosis, to avoid the incorrect diagnosis. The improper use of medication promotes drug resistance and undesirable side effects. The present study aims to assess the impact of a three-day refresher course on the knowledge of technicians, quality of blood smears preparation and accuracy of microscopy malaria diagnosis, using qPCR as reference method. Methods: This study was implemented in laboratories from three hospitals in different provinces of Angola: Bengo, Benguela and Luanda. In each laboratory samples were collected before and after the training course (slide with thin and thick blood smears, a dried blood spot and a form). The impact of the intervention was evaluated through a written test, the quality of slide preparation and the performance of microscopy. Results: It was found a significant increase on the written test median score, from 52.5% to 65.0%. A total of 973 slides were analysed to evaluate the quality of thick and thin blood smears. Considering all laboratories there was a significant increase in quality of thick and thin blood smears. To determine the performance of microscopy using qPCR as the reference method we used 1,028 samples. Benguela presented the highest values for specificity, 92.9% and 98.8% pre and post-course, respectively and for sensitivity the best pre-course was Benguela (75.9%) and post-course Luanda (75.0%). However, no significant increase in sensitivity and specificity after the training course was registered in any laboratory analysed. Discussion: The findings of this study support the need of continuous refresher training for microscopists and other laboratory staff. The laboratories should have a quality control programme to supervise the diagnosis and also to assess the periodicity of new training. However, other variables needed to be considered to have a correct malaria diagnosis, such as adequate equipment and reagents for staining and visualization, good working conditions, motivated and qualified personnel.
- Equipamento de produção de água gelada para melhorar a eficácia do combate a incêndios florestaisPublication . Freitas, Ricardo Filipe Couto; Santos, Francisco Manuel Gonçalves dosOs incêndios florestais e o seu respectivo combate constituem um tema de análise e debate que, dentro da normalidade, deverá sempre estar apoiado pelo melhor que a tecnologia tem para oferecer. Pessoas e entidades que seguem esta ideologia acabam por contribuir de forma positiva para que o nível de eficiência do combate a incêndios continue a aumentar. Sendo a engenharia uma ciência que visa aplicar conhecimentos para a criação/aperfeiçoamento do mais diverso tipo de serviços, será no âmbito da produção de frio que este trabalho pretende dar um contributo para aquilo que poderá vir a ser o futuro do combate a incêndios florestais. Ao longo deste trabalho, serão explorados os actuais conceitos e metodologias referentes ao combate a incêndios florestais, assim como a regulamentação que hoje em dia visa auxiliar e promover as várias vertentes de segurança, combate e prevenção. Uma vez conhecidas e estudadas as principais noções teóricas, será proposta uma solução com base na utilização de água gelada com o propósito de melhorar os níveis de eficácia do combate a incêndios. Associados à solução encontrada, estão os princípios termodinâmicos cuja compreensão é imprescindível para entender o funcionamento de uma máquina frigórica e o porquêdesta solução puder ser considerada um passo em frente na temática do combate a incêndios florestais. Uma vez conhecidas as noções essenciais, estas serão postas em prática para, numa primeira análise, estudar a gama de potências frigoríficas associadas a uma futura execução deste projecto. Tendo como base um conceito inovador, este será um trabalho que irá constantemente ao encontro de condicionantes que irão por à prova a sua viabilidade. Desta forma, realizouse um levantamento de pontos críticos, cujas soluções deverão ser posteriormente analisadas e discutidas.
- Identificação da combinação ótima das fontes de energia renovável de origem hídrica, eólica e fotovoltaica para a integração no sistema elétrico portuguêsPublication . Ferreira, Rúben Aires Fonseca Paz; Sousa, Jorge Alberto Mendes de; Martins, Ana Alexandra Antunes FigueiredoA energia dos séculos passados encontrava-se monopolizada pelas energias fósseis, uma opção que conduziu ao desgaste do meio ambiente e do planeta. Atualmente estudam-se alternativas a essas energias com objetivos como a redução dos impactos ambientais – como o efeito estufa – ou a autossuficiência dos países na redução das suas importações de energia, para além dessas energias permitirem a execução das normas e diretivas impostas pela união europeia como a 20-20-20. Esses estudos despertaram interesse e contribuíram para a escolha do tema do trabalho. O tema aborda as potencialidades que advêm da combinação de três energias renováveis – hídrica; eólica e fotovoltaica – que resultam numa combinação energética. A procura da combinação de energia renovável ótima é feito de maneira a ser integrado no sistema de energia elétrica, alcançando as metas propostas pelas diretivas da união europeia numa forma mais eficiente. Uma energia por si só não possibilita o acompanhamento entre o perfil da energia renovável e o perfil do consumo. No entanto a combinação de três energias já o permite, devido à maior complementaridade entre as fontes tornando o diagrama do perfil renovável mais constante. O trabalho foca-se apenas em Portugal – apesar do crescimento de uso destas energias no estrangeiro – para os anos de 2011 e 2012 na tentativa de compreender a situação em que se encontrava e de que forma poderá melhorar com base na identificação do mix ótimo e das energias renováveis. De acordo com esse aspeto o trabalho começa por ter em conta a variância da produção térmica e a análise dos seus custos. O objetivo para ambos os casos é a minimização destes dois fatores de forma a saber quais as capacidades instaladas para cada uma das fontes renováveis em estudo. Para se conseguir alcançar os objetivos traçados neste trabalho foi necessário fazer-se uma análise matemática e estatística. Essa foi seguida de uma investigação dos recursos renováveis estudados e da análise do modelo utilizado para se obter os resultados da otimização e para a criação dos cenários testados.