ESCS - Comunicações
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- As mulheres jornalistasPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesHá poucos anos atrás, José Eduardo Moniz resolveu despedir Maria Elisa e Margarida Marante. Que pôde a notoriedade das televedetas perante o poder de decisão administrativa do director de programas? Quase sem presença até 1974, as jornalistas representam agora cerca de 30% do total dos profissionais: 1142 mulheres, num universo de 3879.[1] Mas ao lado dos grandes proprietários das empresas de imprensa como Francisco Pinto Balsemão, Luís Silva ou Carlos Barbosa não se encontra nenhuma mulher. Situação idêntica ocorre na direcção dos principais jornais, rádios e televisões. Até ao momento em que escrevo este texto, nenhuma mulher tem o nome no lugar onde nos habituámos a ver os de Vicente Jorge Silva, Bettencourt Resendes ou José António Saraiva. Excepção feita ao semanário O Diabo, as únicas mulheres directoras de órgãos de comunicação social encontram-se nas revistas dirigidas ao público feminino. São também escassos os cargos de chefia ocupados por mulheres nas redacções. A elite jornalística continua, portanto, a ser predominantemente masculina, o que significa que ao ingresso das mulheres na profissão não tem correspondido idêntico acesso a lugares de relevo. No jornalismo, as mulheres encontram-se, na sua esmagadora maioria, a desempenhar funções de execução. À visibilidade crescente não corresponde o poder nas redacções.
- As significações da imagem publicitária como discurso organizacionalPublication . Verissimo, JorgePretende-se nesta comunicação desenvolver algumas reflexões sobre o discurso publicitário enquanto discurso das organizações para os seus públicos externos, centrando-se sobre a imagem publicitária como processo gerador de significações simbólicas, sociais e culturais nos indivíduos, isto é, uma análise da imagem publicitária, da sua importância no discurso publicitário da sociedade de consumo actual, bem como uma reflexão sobre algumas questões que devem ser obedecidas no seu processo de produção.
- Novas tecnologias de informação e comunicação política: alguns eixos problemáticosPublication . Montargil, FilipeO desenvolvimento de Novas Tecnologias de Informação (NTI) tem vindo a ser crescentemente utilizado, na última década, como pano de fundo para repensar as formas de organização da comunicação política. A internet ocupa, neste contexto, um papel preponderante, sobretudo devido ao crescimento vertiginoso do número de utilizadores. As NTI parecem impor alterações na organização do fluxo de informação política com base num conjunto claramente determinado de características. De entre estas, a bidireccionalidade, a capacidade de veicular mais informação (e de forma mais rápida), e a flexibilidade, possibilitando a rápida reconfiguração do sistema, têm adquirido alguma relevância, surgindo como base para análises profundamente optimistas da evolução dos sistemas democráticos. As NTI são encaradas, segundo esta perspectiva, como uma possível solução técnica para a crise de mobilização e legitimidade que sentimos, nos sistemas democráticos contemporâneos. É proposta, na presente comunicação, a abordagem de alguns eixos problemáticos na aplicação de NTI à comunicação política. Pretende-se, a partir da análise da influência das NTI nos fluxos de informação política, reflectir sobre o carácter instrumental que podem desempenhar, face a concepções diversificadas do exercício do poder.
- Teledemocracia, democracia electrónica e participação públicaPublication . Montargil, FilipeUma das dimensões da reflexão sobre a Sociedade da Informação centra-se no impacto das Novas Tecnologias de Informação (NTI) sobre o processo democrático. Conceitos como democracia electrónica, teledemocracia ou ciberdemocracia foram já utilizados para descrever as mudanças em curso e designar o resultado decorrente da utilização de NTI nos sistemas democráticos. É aqui apresentado um estudo em desenvolvimento, que pretende contribuir para a compreensão da relação existente entre as políticas públicas sobre a Sociedade da Informação, as experiências de democracia electrónica realizadas e o envolvimento dos cidadãos no processo de tomada de decisões políticas em Portugal.
- Electronic democracy and public participation in Portugal: an exploratory analysisPublication . Montargil, FilipeOne of the central features of the reflection on the general theme "Public Participation and Information Technologies" is the impact of information technologies on the democratic process. Concepts like electronic democracy, teledemocracy or cyberdemocracy have been used to describe the possible outcome of the use of information technologies in democratic systems. This paper describes a research work where the impact of recent portuguese experiences of electronic democracy on public participation is analysed. The study is theoretically based in a preliminary discussion and definition of the concepts of electronic democracy and public participation. The analysis is limited to, a) the 71 measures proposed in the Green Book for the Information Society in Portugal, b) the electronic vote experiences carried in the local elections of 1997, in the PSD (Social-Democrat) convention in April 1998, and the PS (Socialist) convention of February 1999, and c) two experiences carried out by the media ("Forum", a program by TSF,a national radio, and "Em Legítima Defesa", a broadcast by TVI, a national TV station). Some of the preliminary conclusions of the analysis of empirical data tend to indicate a still very limited impact of electronic democracy experiences on the traditional structure and organization of public participation.
- Espaço residencial e estratégias de distinção num bairro de realojamentoPublication . Cavaleiro Rodrigues, JoséComunicação que se debruça sobre os bairros de habitação social e em particular sobre a problemática dos efeitos do realojamento, analisados partir das interações quotidianas e dos relacionamentos internos entre moradores, enquanto práticas orientadas por estratégias de distinção.
- Democracia electrónica e participação pública em PortugalPublication . Montargil, FilipeUma das dimensões da reflexão sobre a Sociedade da Informação centra-se no impacto das Novas Tecnologias de Informação (NTI) sobre o processo democrático. Conceitos como democracia electrónica, teledemocracia ou ciberdemocracia foram já utilizados para descrever as mudanças em curso e designar o resultado decorrente da utilização de NTI nos sistemas democráticos. Este estudo pretende contribuir para a compreensão da relação existente entre as políticas públicas sobre a Sociedade da Informação, as experiências de democracia electrónica realizadas e o envolvimento dos cidadãos no processo de tomada de decisões políticas em Portugal. É aqui apresentado o trabalho em curso, em que é adoptado um conceito próprio de democracia electrónica, baseado na reflexão sobre várias abordagens anteriormente propostas. O conceito adoptado foi articulado, na análise de informação empírica, com uma tipologia de caracterização de níveis de participação pública originalmente apresentada por Weidemann e Femmers. A análise será limitada ao Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal (1997), ao Programa Cidades Digitais (1997), ao Programa Aveiro Cidade Digital (1998) e às experiências de voto electrónico realizadas em Portugal (freguesia de S. Sebastião da Pedreira, Eleições Autárquicas de 1997; XX Congresso Nacional do PSD, 1998 e XI Congresso Nacional do PS, 1999).
- A inserção profissional dos antropólogos: dados preliminares do inquérito à situação da antropologia em PortugalPublication . Cavaleiro Rodrigues, JoséCom base no “Inquérito à Situação dos Antropólogos em Portugal” e nos dados disponíveis sobre a inserção dos antropólogos no mercado de trabalho, a comunicação apresentada analisa sectorialmente as áreas de atividade dos antropólogos fora da academia e as formações recebidas.
- A publicidade nos meios de massa versus a publicidade on-linePublication . Verissimo, JorgeA Internet surge nos Estados Unidos nos anos 60, com a ligação de um número limitado de computadores que formaram a ARPANET, cuja utilização era sobretudo para fins militares e académicos. Em 1985 foi criada, também nos Estados Unidos, a NSFNET – um conjunto de redes destinadas à educação e investigação, baseada nos protocolos da ARPANET. No fundo era uma evolução desta. A NSFNET criou uma infra-estrutura que permitiu a ligação gratuita em rede dos diferentes institutos e universidades, a partir de redes regionais que permitiam a ligação destas à rede nacional. Esta rede desenvolveu-se com grande rapidez devido ao crescente n.º de utilizadores atraídos pela rapidez de comunicação e pela quantidade de informação disponível. O início da utilização da Internet para fins comerciais deu-se em 1983 com o desenvolvimento da World Wide Web, baseada na linguagem HTML (Hypertext Mark-up Language), que transformou a Internet numa ferramenta de fácil utilização para pesquisa de informação. Assim, a Internet passou a ser uma rede global de redes interligadas, desde redes privadas, empresas e governos, e-mails, newsgroups e WWW.
- Os objectivos da comunicação publicitária no modelo de John RossiterPublication . Cruz, Adelino Baptista da; Verissimo, JorgeO Processo publicitário A mensagem publicitária, considerada como acto de fala intencional efectuada por um emissor, realizado por mediação de um profissional, o publicitário, emerge como resultado de uma acção estratégica com objectivos pragmáticos muito claros. Na realidade, o que diferencia a publicidade de outros modos de comunicação é a intenção clara e expressa de alterar a atitude do receptor para um comportamento favorável à aquisição do produto/marca anunciado. O objectivo é atingido quando o receptor capta, não só o significado da mensagem, mas quando demonstra uma intenção de compra. Teoricamente admite-se que a comunicação publicitária dispõe de dois tipos de argumentos: um cognitivo e outro afectivo. A utilização de um e de outro dependerá dos objectivos específicos de cada mensagem e do próprio produto/marca. Deste modo, a argumentação de base cognitiva seria aconselhada para produtos com características claras, relevantes e distintivas que fossem susceptíveis de demonstração. Já para produtos sem atributos específicos e sem grandes diferenças de outros concorrentes, o único recurso seria a argumentação do tipo afectivo, marcada pelo apelo aos afectos, sentimentos e emoções do receptor. Com base no modelo de John Rossiter esta apresentação vem demonstrar que é necessário definir correctamente os objectivos da comunicação para se estabelecer uma relação duradoura entre a marca e o consumidor.