ESCS - Comunicações
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- O 25 de Novembro de 1975 pelas lentes do fotojornalismoPublication . Mata, Maria J.; Cardoso, Carla Rodrigues; Gomes, Pedro MarquesEsta comunicação percorre a narrativa fotojornalística construída pela imprensa portuguesa em torno dos acontecimentos de 25 de Novembro de 1975, momento que põe termo ao chamado "Processo Revolucionário em Curso" (PREC). Durante a "Revolução dos Cravos" sucederam-se golpes e contragolpes, levados a cabo por forças políticas e militares, que divergiam sobre a natureza do regime político a implementar em Portugal, após o fim de mais de quatro décadas de ditadura. A narrativa histórica do golpe de 25 de Novembro aponta para o culminar desse processo divisório, com a derrota da extrema esquerda a permitir a clarificação do modelo político a seguir e a transferência da esfera de poder do domínio militar para o domínio civil. Inicia-se, então, uma nova fase política: a institucionalização da democracia portuguesa. De que modo é que essa derrota foi contada pelas lentes do fotojornalismo? Até que ponto a narrativa fotográfica evidencia vencedores e vencidos? Partindo destas questões exploratórias, procede-se à análise de conteúdo das peças sobre o 25 de Novembro, focando-nos nas imagens e na sua relação com os títulos, em seis jornais (quatro diários e dois semanários) e uma revista semanal de informação geral: A Capital, Diário Popular, Comércio do Porto, República (diários); Expresso e O Jornal (semanários); e Flama (newsmagazine). Embora alguns jornais e revistas tenham sido silenciados e impedidos de circular nos dias imediatos, o trabalho dos fotojornalistas foi fundamental para a reconstituição visual dos momentos mais marcantes do golpe permitindo, ao longo das 210 imagens do corpus, identificar o protagonismo dos militares e o foco dado às suas movimentações, e evidenciar uma construção da narrativa associada à vitória/derrota que varia entre títulos.
- Uma abordagem do ensino da estatística a estudantes de comunicaçãoPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaA estatística, como unidade curricular de cursos de comunicação, não é geralmente muito apreciada pelos alunos. Por vezes até existe uma certa fobia e descontentamento por estas áreas. Neste casos, em que os alunos já estão desmotivados à partida; o nosso desafio torna-se mais complicado, sendo também necessário despertar a curiosidade por estas temáticas para conseguir algum envolvimento por parte dos alunos. Muitos autores têm referido que trabalhar com dados reais motiva mais os alunos, pois assim conseguem ver a utilidade da estatística na compreensão do mundo que os rodeia bem como perceber que pode ser um meio para obter respostas a perguntas do dia a dia. Nos trabalhos de grupo que desenvolvemos com os alunos temos tido a preocupação de usar dados reais. Nesse sentido o uso de estatísticas oficiais tem sido muito útil. Para além dos alunos lidarem com dados reais também é uma forma de estarem em contacto com conceitos como população, amostra representativa, censos, sondagens, amostragem, entre outros. Serão apresentados dois trabalhos de grupo, um feito pelos alunos do curso de Relações Públicas e outro pelos alunos de Comunicação Empresarial (RPCE) da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) no âmbito da unidade curricular de Estatística. O primeiro exemplo é de um trabalho que resultou da reflexão sobre a importância das estatísticas oficiais para a sociedade em geral e para um profissional de RPCE em particular. No segundo exemplo, o objetivo era trabalhar os últimos dados do European Social Survey referentes a Portugal (ano de 2014) e o desafio era apresentar essa informação através duma infografia, o trabalho escolhido faz uma breve caracterização da amostra portuguesa. Com estas atividades pretendemos dar aos alunos alguma liberdade quanto ao objeto de estudo e permitir que sejam criativos na forma como apresentam os seus trabalhos. Os resultados revelaram- -se bastante produtivos. Houve um maior empenho por parte dos alunos em produzir um trabalho apelativo e sem erros estatísticos. Os alunos também estiveram mais recetivos, foi mais fácil desenvolver um pensamento crítico e a partilha de ideias entre os vários grupos de trabalho.
- Academia da leitura do mundo: o jornalismo, a comunicação e euPublication . Bonacho, FernandaA consciência de uma leitura do mundo como experiência, acontecimento, questionamento constitui-se como um ato poderoso que colocamos no centro das atividades da Academia da leitura do mundo. Se saber ler é poder criar significados para as experiências acumuladas pela humanidade, ter essa competência confere sempre o poder de ampliar a visão do mundo, desenvolver a compreensão, o espírito crítico e a comunicação. Ao sermos colocados em contacto com o mundo simbólico e abstrato através da palavra codificada no espaço comunicacional, torna-se imprescindível perceber quais serão os vários processos envolvidos. A passagem de uma cultura baseada no texto impresso para uma cultura mediada por dispositivos eletrónicos implica também ter em conta uma nova moldura conceptual de literacia. Para continuar a ler e a compreender o mundo é necessário compreender as texturas narrativas mediáticas e jornalísticas que se comprometem através de uma complexidade fragmentária comunicacional. A Academia da leitura pretende dotar os jovens de autonomia suficiente para serem cidadãos conscientes e ativos, que consigam adaptar-se aos diferentes contextos dinâmicos em que estão inseridos. O trabalho de desenvolvimento de literacia mediática e transmédia que está na base da diversidade de ações não será eficaz só por ser transversal aos meios, mas porque, para observar e analisar objetos comunicacionais e informacionais específicos desafiam-se conceitos, conhecimentos e métodos diversificados, mas também específicos. Na Academia da leitura trabalha-se um conjunto de competências múltiplas, que se distinguem por permitirem uma consciência do impacto que a comunicação e o jornalismo têm em nós e na nossa relação com os outros, e pelas categorias de situações que elas permitem resolver.
- Academic dishonesty: understanding how undergraduate students think and actPublication . Miranda, Sandra; Freire, CarlaThe purpose of this investigation is to explore and understand the justifications given by students to the existence of dishonest behavior and understanding the extent to which the justifications given might influence denouncing and cheating behavior. 1277 undergraduate students of two Portuguese Public Universities were surveyed about their own cheating behavior, their propensity to denounce and the ―neutralizing attitudes‖. As predicted, ―neutralizing attitudes‖ was negatively correlated with self cheating behavior and positively correlated with reporting. The likelihood of copying is greater when the purpose is ―helping a friend‖, ―when the courses are more difficult‖, ―to get higher marks/grades‖, and because ―peers accept and tend to see copying practices as normal‖. Results support the notion that context emerges as a very important influence in the decision to cheating. The environment-peer pressure and the normalized attitudes towards academic dishonesty are the main influences on the propensity to cheating.
- Accuracy of polls in PortugalPublication . Belo, AntónioThis study has a vast analysis, studying almost all the pre-electoral polls published or issued in Portugal in the month previous to each of the elections, since 1991 until the last one that took place in February 2005. The accuracy measures I used were adapted from the study carried out by Frederick Mosteller in the report to the Committee on Analysis of Pre-election Polls, regarding the USA elections of 1948.
- Actors in foreign television news: a comparative analysisPublication . Belo, AntónioForeign News about events that takes place in other country Actors are defined as people who appear in the item (as individuals or as representing some entity) speaking or being quoted (directly or indirectly)
- Advertising and gambling in the digital age: insights and trendsPublication . Antunes, Ana Cristina; Farias, Ana RitaTechnological changes have provided an unprecedented opportunity to access and engage everywhere and all the time with gambling in the digital environment. The growth of online gambling markets fueled by technological advancements, with an increased reliance on online payments, and global digitization have completely transformed advertising in the gambling industry. In the last years, the gambling industry has witnessed rapid and profound changes, with new and hybrid forms of gambling activities emerging, a trend that is expected to continue in the future (e.g., King et al., 2010; Stehmann, 2020). In addition, the gambling industry has started to use digital channels to communicate with its targets and advertise (online) gambling activities. Digital technology has an undeniable impact on gaming industry advertising, making it a key component of their marketing strategy. Digital gambling advertising has allowed a more tailored communication towards the targets, regarding content and types and communication, leading to increased investment in this advertising. Targeting young people who are frequently exposed to gambling advertisements has proven to be especially effective when done through social media and partnerships with digital influencers. These commercials may be promoted directly on social networks, through embedded YouTube videos, or through gaming streaming services like Twitch. Despite the ever-growing investment in the online gambling industry and advertising, the growing adherence of young people to online gambling and the plethora of ways through which these can be impacted by online gambling advertisements, frequently subtler and more diffuse, but also more frequent than those in traditional media, the scholarly work remains incomplete and fragmented. Attending to the pivotal role of advertising on gambling behavior and considering that this research domain is still under development, a comprehensive review of the extant research is deemed as necessary. This paper focuses on how gambling advertising on digital platforms affects consumers/gamblers online behaviors. A systematic review of the relevant studies published in peer-review journals was conducted to identify the key themes and dominant effects. The analysis of the set of papers considered for this review sheds light on the direct and indirect effects of digital gambling advertising on online gambling behavior. Based on this analysis, the general impact, but also the role of specific types of digital advertising and advertising in specific digital platforms in shaping online gambling attitudes, perceptions and behaviors are discussed. Based on the existing evidence and the identified research gaps, we propose future research directions that reflect emerging and unexplored relevant areas. Conclusively, implications of this study for theory and practice are also addressed.
- Advertising and social mediaPublication . Verissimo, JorgeA publicidade inserida nas redes apresenta características que a diferenciam da publicidade incluída em outros meios digitais. Essas particularidades são: • a Interactividade (que pressupões uma acção e uma consequência, provocando um feedback e efeito imediato); • a Actualidade ou Instantaneidade (pressupondo a actualização de conteúdos e reacção imediata); • a Plasticidade ou Adaptabilidade (a mensagem deve ser concebida de forma a permitir-se ser copiada, alterada e disseminada pelos próprios consumidores e em simultâneo prever atingir o maior número de segmentos possível). A exploração destas formas de comunicação e de publicidade podem servir diversos objectivos estratégicos como apoiar campanhas emitidas noutros meios, lançar novos produtos, criar notoriedade para uma marca, passando pela aproximação ao consumidor. Nesta apresentação pretende-se analisar a publicidade das marcas nas redes sociais em Portugal, nomeadamente identificar uma tipologia de estratégias de marketing; a caracterização dos anúncios em função dos formatos; e identificar a forma como as marcas interagem com grupos ou comunidades.
- Age 2.0: motivations and brand engagementPublication . Miranda, Sandra; Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Gama, AnaThe demographic winter that is widespread throughout Europe, along with the spread of network society, has brought to contemporary societies a striking new world of opportunity and challenge. The increasing adhesion of seniors to the Information and Communication Technologies and, in particular, to digital social networks while being seen as a positive sign of inclusion and digital literacy, has led brands to embark on an accurate process of understanding the interests, motivations and profile of these users, as well as developing communication and interaction strategies according to their specificities. Drawn upon on a qualitative study through Focus Groups made up of senior Internet users and social networks and conducted in Portugal and Spain, the aim of this research is, on the one hand, to discuss the role of social networks in promoting active aging and their implications on relevant dimensions of the elderly's life, and on the other hand, to understand the level of importance and how this senior segment relates and interacts with the brands that populate social networks. Results point out that more than seeking and get information about brands, seniors navigate the social networks in search of affiliation, support and socialization not only broadening their network of contacts in the virtual world, but mainly by networking with their "acquaintances" with the goal of retrieving memories and strengthening bonds of friendship.
- Agenda mediática e as Capitais Europeias da Cultura: Porto 2001 e Guimarães 2012Publication . Centeno, Maria JoãoAtravés da análise de imprensa é possível verificar o papel que este meio de comunicação tradicional desempenha na construção da perceção dos eventos e na existência simbólica e material das cidades do Porto e Guimarães que acolheram em 2001 e 2012, respetivamente, o evento Capital Europeia da Cultura. A cobertura jornalística desviou-se da divulgação da programação dos eventos para a sugestão de roteiros de visita e pouco ou nada questiona o papel que as cidades, ao promover iniciativas deste tipo, têm enquanto lugares de inovação em termos de políticas culturais, de produção e inovação artística, na requalificação urbana e ambiental, na revitalização económica, na formação e criação de novos artistas e novos públicos.