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- Environmental communications 50 years latePublication . Góis, Ana Rita; Luís, Beatriz; Lourenço, Catarina; Antunes, Cátia; Gerardo, Joana; Eiró-Gomes, MafaldaOver the last decades, environmental problems have become a matter of global concern. The fact that we were so careless about ecology led us to the breaking point we are now. From the early sixties with Silent Spring to the early seventies with the United Nations Conference on the Human Environment ,or the magistral report The Limits to Growth. till our contemporaneity the discourse about environmental aspects have not only transformed itself from an alert about the future to a truely crisis communication about the present but it has also changed its scope from the level of the experts to the common person. As Wolton (2019) has put it, the concept of envrironmental sciences as a major concept, expression of a need to deal with a major chalenge to humanity, took more than 50 years to happen. In this presentation the role of communication in the public interest all along these fifty years will be analysed. What were, and what are now, the main ideas and concepts? How have the pulic communication, understood as the communication of public institutions, evolved?
- Comunicação e cidadania corporativa: a questão da sustentabilidadePublication . Eiró-Gomes, Mafalda; Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho; Simão, JoãoNo contexto de uma investigação mais alargada sobre como o Grupo Nabeiro entende e desenvolve os seus trabalhos na área do que podemos designar como Cidadania Corporativa (CC) na sua relação com a Comunicação Corporativa (institucional), autonomiza-se e desenvolve-se neste artigo o que se relaciona de uma forma mais específica com o novo empreendimento turístico do referido Grupo em Campo Maior, a Herdade de Adaens, na zona fronteiriça estremenha / alentejana. A questão fundamental a que se pretende dar resposta, prende-se com o perceber de que forma as políticas de Responsabilidade Social (Cidadania Corporativa) do grupo se atualizam e consubstanciam na área do Turismo e Restauração - provavelmente a área mais desconhecida das cinco de áreas de negócio do Grupo Nabeiro, e de que forma a comunicação institucional é constitutiva (ou não) desse processo.
- Estrelas, celebridades e valores-notícia na imprensa tablóide portuguesa: a revista SextaPublication . Pinto, Nuno Miguel Baião Sotto Mayor; Rezola, Maria InáciaO presente relatório pretende fazer uma análise da revista Sexta, suplemento gratuito do jornal Correio da Manhã integrado na secção de Cultura, TV e Media. O principal objetivo deste estudo é perceber de que modo a revista reflete ou promove um conceito de celebridade e se a imprensa tablóide reproduz ou produz autonomamente representações sociais, capazes de influir no modo como a sociedade pensa a figura pública. Todo este trabalho resulta do estágio curricular realizado, entre 6 de fevereiro e 6 de maio de 2017, na secção do jornal. Tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a cultura das celebridades e os critérios de noticiabilidade utilizados na imprensa tablóide portuguesa. Para tal, propomo-nos analisar o conteúdo de treze números da revista.
- O paradoxo da privacidade entre estudantes do ensino superior: o caso do LLMCPPublication . Di Fátima, Branco; Montargil, Filipe; Ruiz, CristianEste artigo analisa o paradoxo da privacidade, entre estudantes portugueses do ensino superior, a partir de dados do Living Lab on Media Content and Platforms (LLMCP), um painel online de utilizadores da Internet financiado pela FCT. Tema sensível na sociedade de informação, a privacidade é colocada à prova ao mesmo ritmo da popularização de novas tecnologias, como os motores de busca ou as redes sociais. Segundo muitas pesquisas, os utilizadores da Internet poderão estar a desenvolver um paradoxo entre o discurso sobre a proteção dos dados pessoais e os seus comportamentos online (Lai, Liang, Hui, 2018; Norberg, Horne, Horne, 2007). Por um lado, os utilizadores afirmam em entrevistas e questionários estar “muito preocupados” com sua privacidade e segurança na Internet (HFS Research, 2016; TRUSTe, 2014; Obercom, 2010). Por outro, quando conectados, adotam comportamentos que flexibilizam o acesso aos seus dados pessoais (Di Fátima, Montargil, Miranda, 2019; Carrascal et al.,2013; Brown, 2001). De acordo com a literatura disponível, os indivíduos parecem dispostos a trocar as suas informações por incentivos económicos relativamente reduzidos, ao mesmo tempo que reproduzem o medo da invasão de privacidade (Kokolakis, 2017). Um estudo conduzido por Dienlin e Trepte (2015), por exemplo, parece sustentar a hipótese de que a preocupação com a privacidade na rede é uma variável independente dos hábitos online. Indivíduos que se dizem especialmente preocupados com a privacidade são os mesmos que publicam os seus dados no Facebook e no Twitter – como fotos de família, número de telefone ou eventos em que participam. Em alguns casos, a decisão de flexibilizar a privacidade parece assentar num processo de escolha racional, em que são avaliados custos e benefícios de cada opção. Como afirmam Carrascal et al. (2013: 189), “os utilizadores da Internet preferem trocar informações por recompensas monetárias ou serviços aprimorados do que por serviços gratuitos e anúncios dirigidos”. Brown (2001) também identificou padrões semelhantes fora da rede, no mundo offline. Numa pesquisa sobre a fidelização aos supermercados, o autor confirmou que as reservas relativas à privacidade não impediam os consumidores de aceitar fazer um cartão de desconto nas compras, mesmo que tivessem de partilhar os seus dados. “Isso talvez apresente um paradoxo. Enquanto os nossos inquiridos expressam preocupações gerais com a privacidade, eles estão dispostos a trocá-la por ganhos muito pequenos” (Idem: 18). O LLMCP convidou cerca de 100 alunos da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) para integrar o painel de utilizadores da Internet. Após uma breve apresentação do estudo, em ambiente informal, os estudantes foram questionados individualmente sobre a sua disponibilidade para integrar o painel. Em troca do consentimento para monitorizar os seus comportamentos online, via a recolha do histórico de navegação do Google Chrome, os participantes receberiam o incentivo – uma powerbank, com custo aproximado de 10€ no mercado retalhista. Os resultados mostram que a maioria dos inquiridos não se encontra disposta a flexibilizar a sua privacidade, parecendo contrariar a hipótese central do paradoxo da privacidade. Contudo, um grupo específico de inquiridos encontra-se disposto a ceder informação pessoal, desde que considere existir um propósito maior, relacionado com os avanços da investigação e do conhecimento científico. Embora os resultados tenham por base uma amostra relativamente reduzida, assente exclusivamente em alunos da ESCS, permitem questionar se o paradoxo da privacidade se encontrará relacionado com os níveis de literacia informática dos indivíduos? Assim como existe uma relação entre idade, escolaridade e acesso à Internet (Castells, 2012), poderá ser colocada a hipótese da existência de uma associação entre idade, escolaridade e flexibilização da privacidade em rede.
- Projeto de AVAC aplicado à indústria farmacêutica, com ênfase no controlo e instrumentaçãoPublication . Morais, Luís Carlos Alves; Cardoso, João Antero Nascimento dos SantosCom o presente Trabalho Final de Mestrado – Projeto de AVAC aplicado à Indústria Farmacêutica, com ênfase no Controlo e Instrumentação, pretende-se estudar e aplicar as técnicas de climatização, refrigeração, controlo e monitorização adequadas a uma indústria exigente no que concerne a qualidade de ar interior. Dado o controlo de qualidade rígido que recai sobre os produtos derivados da indústria farmacêutica, a exigência e rigor refletem-se em todo o processo de produção, desde a matéria-prima, até às condições ambiente em que se desenrola o processo e se armazena o produto final. Sobre a indústria farmacêutica recaem rígidas normas e diretivas, o que se espelha também na necessidade de um controlo e monitorização detalhados sobre o AVAC. Pode dizer-se que, no caso particular da indústria farmacêutica, o AVAC tem um papel crítico na cadeia de produção, ficando em segundo plano o conforto do utilizador que é usualmente o foco dos sistemas de AVAC. O nível de qualidade de ar no interior de uma sala limpa depende diretamente do sistema de AVAC, sendo vital a monitorização e controlo das condições interiores para que se garanta o cumprimento de todas as exigências. Estas exigências são estabelecidas por normas como a ISO 14644 ou a GMP – Good Manufacturing Practices. Com o presente trabalho, pretende-se desenvolver o sistema de AVAC e controlo de uma instalação destinada à produção farmacêutica, projetando a solução técnica mais adequada e um sistema de controlo que apresente garantias de monitorização e controlo. Dada a dimensão do laboratório, não seria vantajosa a produção de água quente e fria, optou-se assim por um sistema de expansão direta, com recurso a uma bomba de calor reversível para o tratamento de ar na UTAN. A unidade será 100% ar novo com vista à mitigação de contaminação da sala limpa por ar recirculado. Quanto ao SGTC, os equipamentos estarão integrados e serão monitorizados com recurso ao equipamento de campo, garantindo o controlo rigoroso das condições do ar interior e de parâmetros como o diferencial de pressões entre os espaços.
- Para uma genealogia das fake news: o Committee in public Information no quadro da I Guerra MundialPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesAs chamadas fake news estão hoje associadas às redes digitais, mas os fenómenos como os rumores, a manipulação da palavra e a propaganda, são bem antigos e não circunscritos a regimes ditatoriais. Nesta comunicação mostra-se como uma das origens da produção de desinformação na luta política moderna foi o Committee on Public Information (CPI), criado em 1917 nos EUA, pelo presidente Woodrow Wilson, e dirigido por Edward Bernays, um dos criadores da nova actividade das relações públicas. Composto por jornalistas, académicos especialistas de opinião pública e militares, o CPI foi uma organização burocrática responsável pela supervisão de toda a máquina de propaganda e censura do governo norte-americano durante a I Guerra Mundial. O CPI elaborou meticulosamente novas histórias e milhares de comunicados de imprensa, que foram publicados em jornais, cartazes, folhetos, murais, fotografias, enviados pelos fios do telégrafo, emitidos pela rádio e projectados nas salas de cinema. Ao mesmo tempo, monitorizou de perto os media com o intuito de confirmar a sua adesão à causa nacional. O programa de propaganda do CPI estendeu-se também à instrução pública. A sua Divisão de Educação produziu, imprimiu e distribuiu mais de 75 milhões de materiais destinados aos estudantes de todos os níveis de ensino. Muita desta documentação foi elaborada por académicos contratados por Washington para desenvolver conteúdos para as campanhas de propaganda. Num curto espaço de tempo, o CPI transformou a população norte-americana numa população histérica, favorável à guerra e que, sob um imaginário quase religioso dos EUA, queria aniquilar tudo o que fosse alemão, ir para os campos de batalha e salvar o mundo.
- How were women in politics perceived by the media on the last portuguese legislatives?Publication . Angélico, Igor; Resendes, Ana; Rodrigues, Rodrigues; Eiró-Gomes, MafaldaGender equity and women’s empowerment continue to be perceived primarily as a “women’s issue”. However, in order to achieve gender equality, men need to make the effort and be allies. Although in Portugal last legislative elections, October 2019, there was a positive outcome for the female gender, resulting in more women in the Parliament, with 89 elected, political parity remains a distant goal. This means more than just ticking a box or making a public statement in support of gender equality. It means elevating the voices of women and pushing for policies which support women’s political participation and representation. But it also means to end any kind of discrimination in the media. This article aims to highlight and characterize the way media treated women during the last political campaign. The main portuguese newspapers will be analysed during the campaign period in trying to answer the main research questions under investigation: have female candidates been treated in a different way from their male colleagues?
- Museu da Paisagem, narrativas e experiência do lugarPublication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo PereiraO Museu da Paisagem (MdP) é um museu com sede digital dedicado à paisagem e que se encontra disponível em http://museudapaisagem.pt/. Desde abril de 2019, este é um espaço de mediação museológica que pretende promover a valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis, numa primeira fase começando pelo território definido pela bacia hidrográfica do Tejo. A presente comunicação procura ilustrar os processos e a metodologia que esteve na génese da conceção desta plataforma digital e em que medida pensamos contribuir para a formação e consolidação de uma cidadania paisagística. Partindo de um entendimento amplo de Paisagem, que associa as componentes de ordem material, tangíveis, mas igualmente as componentes imateriais, intangíveis e subjetivas, o Museu da Paisagem é um projeto que propõe um modelo flexível de museu que se enquadra numa nova museologia emergente. A proposta pretende-se dinâmica e evolutiva a par das sociedades e constitui um verdadeiro desafio de mediação entre públicos e paisagens. O projeto-piloto possui uma dimensão assumidamente experimental e laboratorial e constitui-se como protótipo para futura expansão a múltiplos segmentos do território. Conta com uma equipa multidisciplinar que integra investigadores, bolseiros e estudantes da Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa, tendo como parceiros os Institutos Politécnicos de Santarém e de Castelo Branco e a empresa STRIX. Esta equipa, apoiada por um grupo de consultores especialistas de diferentes áreas disciplinares, desenvolveu uma metodologia para a documentação do território e produção de conteúdos multimédia que serão utilizados num sistema de comunicação transmediático e disponibilizados em diferentes suportes que cruzam o digital e o analógico, expandindo a experiência do visitante leitor e utilizador. Os conteúdos produzidos (textuais, fotográficos e audiovisuais) sobre os diversos “pontos de paisagem” destacam elementos da sua “narrativa” (sons, cheiros, elementos naturais, elementos construídos, histórias e testemunhos de habitantes). O MdP, enquanto plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagem, cria importantes desafios do ponto de vista curatorial. Pretende-se que este museu digital possibilite um aprofundamento do conhecimento, das perceções e dos afetos relacionados com a paisagem, através de uma conceção cuidadosa do modo como os seus elementos são mostrados, da representação de diferentes temas e experiências dos lugares e das condições subjacentes à interação do público com a plataforma. Colocam-se aqui também novas questões museológicas. As tecnologias e plataformas digitais têm aberto novas possibilidades no que respeita à facilidade de criação e difusão, mas abriram igualmente portas para a aceitação de entidades com sede digital, de acesso virtual, quebrando as barreiras tradicionais de espaço e tempo. Como criar uma mediação entre os diferentes públicos e um espaço museológico do tamanho de um país e que simultaneamente cabe no nosso bolso, é uma das questões que se impõe. O Museu da Paisagem desenvolve assim uma série de atividades regulares, mediadas por suportes multimédia, que propõem a visita “em sítio” a locais com valor paisagístico, auxiliando os visitantes das diferentes paisagens na leitura e na experiência dos lugares. Apenas com a promoção de uma cultura paisagística se podem construir paisagens sustentáveis e as múltiplas abordagens de reflexão e investigação que este projeto permite assumem especial pertinência no atual cenário económico europeu onde a experiência do lugar é cada vez mais um fator determinante para o turismo e para o desenvolvimento das regiões.
- Reputação pessoal e organizacional: o papel da comunicação interpessoalPublication . Miranda, Sandra; Mourão, Rita MonteiroO estudo da reputação pessoal só́ recentemente conquistou espaço e visibilidade no território dos estudos organizacionais. Para isso em muito contribuíram os avanços efetuados ao nível da reputação organizacional os quais, estruturalmente semelhantes na génese, facultam as linhas orientadoras e identificam processos similares acerca do modo como os atores organizacionais desenvolvem e usam a reputação individual para exercer influencia e maximizar a sua eficácia (Tsui, 1984; Ferris et al., 2003). A investigação efetuada na área tem demonstrado os valiosos benefícios e resultados individuais da reputação pessoal positiva levando os sujeitos a investirem um esforço considerável na sua edificação e manutenção. De acordo com Zinko, Ferris, Humphrey, Meyer, & Amie (2012), a reputação pessoal é fio condutor de mais poder, mais autonomia, progressão na carreira, envidando sinais simbólicos importantes aos diferentes públicos com quem se relacionam (Ferris, Blass, Douglas, Kolodinsky & Treadway, 2003). Contudo, apesar do progresso e do considerável investimento efetuado, esta é uma matéria que comporta um imenso espaço de progressão permanecendo por explicar os reais efeitos que a reputação pessoal tem nas organizações. Dito de outro modo, apesar de alguma evidencia empírica que nos dá conta de que as organizações compostas por atores com reputação pessoal positiva são mais valiosas e eficazes, à data, não existe uma linha teórica consistente que aborde de um modo integrado estas duas dimensões tão contíguas. Zinko e Rubin (2015) sublinham que, dada a proximidade dos conceitos, é fundamental apurar em que medida a reputação pessoal contribui para a reputação organizacional, evidenciando a possibilidade desta relação ser mediada por uma miríade de variáveis, como é o caso da comunicação. Para Botero & Foste (2015), o modo como as pessoas comunicam em termos interpessoais afeta grandemente a perceção de reputação pessoal e isso, pode ter efeitos na perceção de reputação organizacional. Seguindo os reptos da literatura da especialidade, a presente investigação tem como principal objetivo perceber em que medida a reputação pessoal tem influência na reputação das organizações prevendo o efeito mediador da comunicação interpessoal. Para o efeito, foi levada a cabo uma investigação com uma metodologia do tipo quantitativa, operacionalizada através da aplicação de inquéritos por questionário a uma amostra de 150 colaboradores inseridos em cenários de trabalho. Os resultados analisados com recurso ao SEM – Stuctural Equation Model confirmam a validade do modelo de análise e as hipóteses de investigação formuladas, dando contributos relevantes para a elevação da maturidade teórica e idiossincrática dos conceitos reputação pessoal e organizacional e mostrando em que medida e através de que meios, nomeadamente através de um comunicação interpessoal eficaz, podem contribuir para o alcance de alguns dos mais valiosos intangíveis contemporâneos, como é o caso da reputação organizacional.
- Entre Hollywood e Berlim. A cobertura dos media portugueses aos acontecimentos que marcaram o primeiro trimestre de 2019 na área do cinemaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoO Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um sub-género do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. Uma vez que o cinema é uma das manifestações culturais e artísticas com maior presença actual nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre a cobertura jornalística a esta manifestação cultural e artística. No âmbito de uma investigação mais alargada, que tem como objectivo entender as características do Jornalismo de Cinema português nos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) e nos programas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em cinema, pretende-se, nesta comunicação, identificar as características da cobertura mediática ao cinema no primeiro trimestre de 2019. A partir da análise de conteúdo aos artigos sobre cinema concluímos que, em termos temáticos, o destaque recai sobre os filmes em estreia, os momentos de entrega de prémios como a cerimónia de entrega dos Óscares e o Festival de Berlim, um dos grandes eventos europeus dedicados ao cinema. Além dos temas, a análise recai sobre os géneros jornalísticos, as fontes de informação, a autoria dos artigos, os principais protagonistas ou o tipo de imagens que ilustram os artigos. Desta forma, propomos, neste trabalho, caracterizar e analisar a cobertura jornalística que é feita aos grandes acontecimentos do universo cinematográfico e ao acompanhamento da agenda de estreias nas salas de cinema pelos media portugueses em Janeiro, Fevereiro e Março de 2019.