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- Estudo e simulação do comportamento térmico e energético de um edificioPublication . Rosa, Ana Miguel Vieira da; Casaca, Cláudia Sofia Séneca da LuzA forma como gerimos os recursos energéticos da Terra e o seu impacto nela é cada vez mais um factor determinante nas soluções construtivas dos edifícios. Neste trabalho é apresentada a análise térmica de um edifício habitacional utilizando dois softwares distintos, o Hourly Analysis Program e o EnergyPlus (através da interface DesignBuilder). Inicialmente foi feito o dimensionamento de um possível sistema de climatização para a habitação e posteriormente foi feita uma análise mais detalhada do comportamento do edifício a nível de requisitos de climatização da habitação ao longo do ano, principais agentes responsáveis por este comportamento e a nível de conforto térmico e visual. Obtiveram-se valores próximos entre os dois softwares, apresentando ambos uma potência necessária de arrefecimento superior à de aquecimento. Dos resultados foi verificada a importância das janelas nas trocas de calor com o exterior e consequentemente a importância da utilização de persianas de forma a controlar a magnitude dos ganhos solares de maneira diferente nos meses de Verão (inibi-los) e nos meses de Inverno (fomentá-los). O conforto térmico da habitação foi analisado para cada divisória, tendo-se verificado bons níveis de conforto tendo em conta as temperaturas de climatização definidas assim como os níveis de actividade considerados. A nível de conforto visual foi verificado o bom comportamento da habitação, com valores de iluminância dentro dos valores estabelecidos como aceitáveis, tendo em conta os horários de ocupação da mesma.
- A improvisação conjunta, ancorada no trabalho de contacto-relação, como forma de potenciar a criatividade nos alunos de 4º ano de ensino artístico especializado do Conservatório Regional Silva MarquesPublication . Fernandes, Camila Antunes; Fernandes, JoãoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado de Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Este resulta da análise do trabalho desenvolvido no estágio realizado no ano letivo de 2018/2019, numa turma de 4ºano do Ensino Artístico Especializado, inserido no 3ºCiclo do Curso Básico de Dança do Conservatório Regional Silva Marques, situado em Alhandra. Teve como objetivo potenciar a capacidade criativa dos alunos através da elaboração de improvisações conjuntas, cruzando simultaneamente, a aprendizagem de conteúdos no âmbito do trabalho de contacto-relação de forma a desenvolver estratégias a nível de improvisação com o/s outro/s. Esta temática foi desenvolvida na disciplina de Criação Coreográfica, com uma carga horária de 90 minutos semanais. Sendo que, o Ensino Artístico Especializado tem como objetivo a formação de futuros bailarinos, é de salientar que o conceito de bailarino contemporâneo remete-nos para um corpo versátil, pois ao estar inserido no que é a contemporaneidade, torna-se fulcral o contacto com as mais diversas técnicas e experiências. Este relatório pretende destacar a importância do trabalho de contacto neste contexto de ensino. Incentivado pelas múltiplas noções de movimento com o/s outro/s, que poderá tornar-se uma mais-valia nas diversas áreas abrangentes no universo da dança . Deste modo, o trabalho elaborado em estágio incidiu na utilização do trabalho de relação com o outro e no contacto físico em improvisação, como iniciação às técnicas de Contact Improvisation. Aliado a estas estratégias e à aplicação do estágio, o mesmo contemplou ainda uma investigação incorporada, que decorreu segundo a metodologia de investigação-acção no qual foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha grelhas de observação, diários de bordo e registo audiovisual.
- Como figurar a incomunicabilidade da família contemporânea com uma criança pré-adolescente?Publication . Gonçalves, Afonso Cabrita de Castro; Sapinho, JoaquimEsta tese tem como objetivo uma reflexão sobre o cinema, analisando a figuração que este faz sobre a incomunicabilidade na sociedade moderna e contemporânea. Proponho ainda apresentar um projeto cinematográfico no âmbito desta reflexão. Esta proposta tem como centro a constatação de que, numa sociedade contemporânea em que os meios de comunicação não param de se multiplicar e expandir, verifica-se o paradoxo de a incomunicabilidade aumentar também, tornando-se num problema dominante da sociedade.
- O poder dos dados na infografia: o caso do jornal ExpressoPublication . Gonçalves, Liliana Cristina Azevedo; Bonacho, Fernanda do Rosário Farinha; Mendonça, Cátia NabaisO jornalismo tem vindo a sofrer alterações devido aos avanços tecnológicos e, consequentemente, à crescente disponibilidade de informação. É necessário demonstrar, “credibilizar” aquilo que estamos a transmitir. Por isso, o jornalismo adotou um novo meio para contar uma nova história – os dados. Cada vez mais, os meios de comunicação incluem o Jornalismo de Dados nas redações. É o caso do Jornal Expresso, que se tem vindo a destacar com a constante presença de dados e infografias nos seus trabalhos. Com base neste facto, esta dissertação procura perceber a importância que os dados têm na produção de uma infografia, a partir da realização de um estágio de seis meses no Departamento Autónomo de Infografia do Expresso. Também serão apresentadas entrevistas e exemplos de trabalhos que foram realizados no período do estágio com o objetivo de perceber melhor como é que os dados são incluídos na produção de uma notícia, desde a sua coleta até chegar ao produto final – uma infografia. Neste trabalho, os dados serão considerados essenciais para a demostração dos factos por nos ajudarem a elaborar as nossas próprias conclusões.
- Museu da Paisagem: desafios para uma cidadania paisagísticaPublication . Abreu, João; Centeno, Maria João; Pina, Helena Figueiredo; Rodrigues, Ricardo PereiraEnglobando tanto os aspetos materiais como os aspetos imateriais e intangíveis, o conceito de paisagem é atravessado por uma rica rede de narrativas feita da interação, ao longo do tempo, das mais diversas atividades humanas no território natural habitado, vivenciado, sentido e culturalmente construído. Sendo um sistema vivo, dinâmico e mutável, uma paisagem não pode ser congelada ou encerrada entre paredes, pois transborda e envolve as vidas dos seus atores sociais, sempre em permanente transformação. A promoção do diálogo que a iniciativa “Observatórios de Paisagem, desafios para além do enquadramento jurídico” incentiva é um passo importante para uma ação concertada e coerente. O propósito desta comunicação é o de partilhar o desafio da criação de um Museu da Paisagem, uma plataforma museológica (www.museudapaisagem.com) que pretende contribuir para a construção e manutenção de paisagens saudáveis, equilibradas nas suas diversas tensões e nos diferentes ecossistemas envolvidos. Este é um projeto inclusivo e participativo que pretende ser uma solução artística e cultural assente na valorização dos territórios, trilhando o caminho para uma cidadania paisagística cada vez mais desperta.
- As técnicas de promoção da criatividade aplicadas ao ensino da criação coreográfica nos alunos do 3º e 4º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Ribeiro, Catarina Lopes; Garcia, VítorO estudo da psicologia da criatividade tem colocado a questão da educação e das artes no topo da discussão acerca dos processos criativos. Na perspetiva de melhorar a educação atual, bem como na expectativa de formação de indivíduos capazes de responder às necessidades do mundo contemporâneo, a psicologia da educação, da aprendizagem e do desenvolvimento têm acompanhado a evolução dos estudos. Por outro lado, sendo as artes um domínio propício aos ambientes criativos, estas tornam-se, evidentemente, o centro da discussão, carenciados ainda hoje em dia de uma consistente fundamentação teórica. No sentido de melhorar a compreensão acerca dos processos criativos, e perceber qual a ligação entre o indivíduo, o seu ambiente e o processo interno que dá origem ao objeto artístico, o estudo da confluência entre a dança e a criatividade tem surgido cada vez mais, em Portugal. Esta investigação contempla uma análise do campo onde irá decorrer a investigação centrada num cruzamento entre o universo da adolescência e os campos da motivação e noção de auto-eficácia, a explanação das diferentes teorias da criatividade desenvolvidas no âmbito da educação e da aprendizagem pelos teóricos Amabile, Sternberg e Lubart, Csiksentmihalyi, a compreensão do que consiste a dança contemporânea e a improvisação, dos processos criativos em dança descritos por Smith-Autard e Twyla Tharp, bem como a análise do processo criativo em composição coreográfica e a pesquisa e aplicação de diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da criatividade. É neste enquadramento teórico que se desenvolverá o processo criativo, se sustentarão as estratégias e abordagens à dança contemporânea, sem descurar a pesquisa nas técnicas de dança, cruzando domínios de forma transdisciplinar, que permitam a construção de um objeto artístico. O relatório final de estágio aqui apresentado insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino da Dança, na Escola Superior de Dança, e visa a obtenção do grau de mestre em ensino da dança, mediante a realização de um projeto pedagógico de leccionação na área da dança contemporânea, com desenvolvimento do estudo da criatividade e da composição coreográfica, aplicado a alunos do 3º e 4º anos do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão. O relatório de estágio tem como título “As técnicas de estimulação da Criatividade aplicadas à Criação Coreográfica nos alunos do 3º e 4º ano do Ensino Artístico Especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão” e está organizado em 5 capítulos. O primeiro capítulo é a secção introdutória, que define a identificação do problema da investigação, a justificação do estudo e a contextualização da realidade que receberá este projeto. É no segundo capítulo que se encontra a revisão da bibliografia, que engloba diversos temas, fornecendo um enquadramento teórico para a problemática. O capítulo número 3 descreve as metodologias e procedimentos utilizados durante o processo e o 4º refere-se ao estágio realizado, e análise das diferentes etapas e das estratégias pedagógicas implementadas. A quinta e última secção deste trabalho é o capítulo que contempla a reflexão final de todo este processo. A problemática abordada neste projeto está directamente relacionada com o grupo onde vai ser aplicado, alunos entre os 12 e os 14 anos, do ensino artístico especializado de dança. O grupo, com características específicas da faixa etária em que se insere, desenvolve, no âmbito do 3º ciclo do curso básico de dança, um trabalho ao nível da criação coreográfica. A permanente pesquisa de movimento e de relações, a construção de objetos coreográficos e o trabalho de dramaturgia da dança povoam as aulas regulares em que os alunos se envolvem. Através do estudo, da criação da ferramenta pedagógica “Cartas para o desenvolvimento da Tua criatividade” e aplicação de estratégias de promoção da criatividade, que se baseiam na compreensão dessa mesma criatividade e do processo criativo em dança, criar-se-á um objeto artístico e coreográfico.