ESCS - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESCS - Dissertações de Mestrado by advisor "Araújo, Susana"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Drag Must Go On - um documentário: desvendar a persona de uma Drag QueenPublication . Mota, Beatriz Monteiro; Sousa, Vanda; Araújo, SusanaA discriminação contra a comunidade LGBTI+ em Portugal mostra-se persistente. As crenças ideológicas podem gerar falta de informação que, por sua vez, cria estereótipos. A realidade das drag queens mostra-se sub-representada conferindo falta de visibilidade, aceitação e credibilidade a esta expressão artística. O projeto Drag Must Go On surge sob a forma de documentário educacional e informativo destinado a qualquer audiência. André e Eduardo, que dão vida a Miss Velvet e Fortuna Beige, partilham as suas histórias e oferecem ao espectador a oportunidade de mergulhar no mundo da arte drag. Com o objetivo de dar a conhecer um tema ainda tão pouco compreendido, o presente projeto procurou conhecer o caráter performativo e transitório de uma drag queen, a fim de perceber qual o papel do contexto social na construção de uma performance e na revelação da persona. Com base em três análises fílmicas, concluiu- se que a obra ficcional fez a melhor representação da persona, uma constatação que influenciou diversas escolhas narrativas, estéticas e estilísticas. Não obstante a discriminação existente, a arte drag encarou um crescimento nos últimos anos potenciado pelo sucesso do reality show RuPaul’s Drag Race, que a levou no caminho do mainstream. O projeto permitiu concluir que a performance drag, enquanto valor cultural, nunca poderá ser considerada como padrão pelo seu papel disruptivo da construção social binária de homem/mulher através da representação do feminino num corpo masculino.
- Intensidade e efeitos da utilização da Internet no dia-a-dia do utilizadorPublication . Garcias, Francisca Nabais Camejo Ferreira; Montargil, Filipe; Araújo, SusanaA presente investigação tem como tema a intensidade e os efeitos da utilização da Internet. O Uso Problemático da Internet é um problema menos grave que a adição à Internet, no entanto é mais comum entre os utilizadores, devido à disponibilidade e à portabilidade da mesma. Independentemente da atividade que os utilizadores estejam a realizar, estes sentem a necessidade de estar constantemente disponíveis e, devido a esta permanência, foram desenvolvidas rotinas em que os utilizadores dependem dos seus telemóveis. Por outro lado, mesmo que exista um esforço para se afastarem da Internet, estes eventualmente acabam por voltar às suas rotinas anteriores, pois já estavam habituados a comunicar e a permanecer online. Através de um questionário online, foi constituída uma amostra de 433 indivíduos, com idades entre os 17 e os 33 anos, em que a maioria é do género feminino. Estes vão à internet durante 5 horas, no seu dia-a-dia, e enviam e recebem 100 mensagens, diariamente, correspondendo a um nível moderado de utilização, de acordo com a bibliografia de referência identificada na análise e discussão dos resultados. Esta é uma amostra que, apesar de recorrer ao telemóvel diariamente, durante umas vastas horas, não se deixa influenciar pelo uso excessivo da Internet e valoriza a comunicação pessoal face- a-face entre amigos e familiares.
- Madrugada / Alvorada: o álbum visual enquanto objeto de mediaPublication . Neto, Francisco Miguéns de Carvalho Mendes; Sousa, Vanda; Araújo, SusanaAo longo das últimas décadas, a interseção entre música e imagem tem proporcionado a criação de diferentes formatos de comunicação audiovisual, entre eles o álbum visual. O álbum visual é definido como uma manifestação audiovisual recente, de natureza híbrida entre o cinema, a música e o videoclipe, que compila, para cada faixa sonora, uma componente visual em formato de vídeo. A popularização do álbum visual revela que este formato é o resultado de processos inovadores na indústria musical, decorrentes da era digital. Existe pouco consenso quanto às características formais que os definem, como a sua duração, a necessidade de continuidade ou a inclusão total ou parcial das faixas do álbum musical na componente visual. Este trabalho relata o desenvolvimento de um álbum visual, denominado “Madrugada / Alvorada”, criado a partir de um modelo de análise construído para estudar esta tipologia de produto. Este modelo compila a utilização de técnicas visuais de videoclipes e contextualiza estes objetos de media, articulando conceções do pós- moderno e da arte computacional.
- A Realidade Aumentada como ferramenta pedagógica: o futuro da EV SMART BOOKPublication . Silvestre, Bárbara Alexandra Ferreira; Araújo, SusanaEsta dissertação aborda a tecnologia de Realidade Aumentada no setor educacional. Pretende contribuir para uma melhor perceção das potencialidades desta tecnologia perante aplicações móveis utilizadas como ferramentas pedagógicas. Para esse efeito, optou-se por analisar as características da Realidade Aumentada e a aplicação EV SMART BOOK, do Grupo Porto Editora, com o intuito de entender se esta tecnologia pode proporcionar uma melhoria útil e funcional à EV SMART BOOK. Esta investigação foi desenvolvida segundo uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas a professores do 3º ciclo e a questionários aos alunos dos professores entrevistados. Este estudo contribui para a motivação da integração dos dispositivos móveis no contexto de sala de aula e na adoção de práticas educativas lúdicas. Os resultados sugerem que, a Realidade Aumentada possui as características que os professores procuram numa aplicação como a EV SMART BOOK.