Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-12"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de PortugalPublication . Batista, Mariana Alexandra Sanches; Ferreira, PatriciaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, uma primeira parte em que se descreve a prática realizada no 1º e no 2º CEB, juntamente com a problemática associada e uma final análise crítica de ambas. A segunda parte focar-se-á no estudo desenvolvido, em que se tratam as relações lexicais e semânticas entre palavras e o seu auxílio na construção de conhecimento em História e Geografia de Portugal. Os objetivos gerais do estudo desenvolvido são: (i) Aferir o conhecimento dos alunos sobre relações lexicais e semânticas entre palavras; (ii) Verificar a mobilização do conhecimento sobre relações lexicais e semânticas entre palavras para contextos de aprendizagens em História e Geografia de Portugal; (iii) Compreender a influência de um percurso didático sobre o conhecimento lexical e semântico em Português e História e Geografia de Portugal. Perante isto, fez todo o sentido que o estudo tivesse uma natureza essencialmente qualitativa, com recurso a dados quantitativos, baseando-se num percurso de investigação-ação. Recorreu-se à observação participante, a um questionário inicial, intermédio e final para uma recolha de dados que, posteriormente, foram tratados pela análise de conteúdo. Os participantes estavam inseridos numa turma mista com três anos de escolaridade, num contexto orientado segundo o modelo do MEM e encontravam-se no 4º ano. Foram apurados os seguintes resultados: (i) no fim do 1º CEB, os alunos ainda apresentam dificuldades na utilização de relações lexicais e semânticas entre palavras; (ii) as relações entre palavras contribuem muito positivamente para a aprendizagem de História e Geografia de Portugal; (iii) o recurso ao uso das relações semânticas e lexicais para abordar outras áreas do saber é benéfico para as aprendizagens.
- A imagética como recurso didático para o reforço da consciência e aperfeiçoamento do movimento técnico da spiral na técnica de dança Graham com os alunos do 6.º ano no Ginasiano Escola de DançaPublication . Fernandes da Silva, Theresa; Graça, CristinaRealizou-se um estudo com os alunos do 6.º ano do Ensino Artístico Especializado do Ginasiano Escola de Dança, no ano letivo 2022/23, no qual se pretendia que, através da imagética, se enriquecesse e aperfeiçoasse o processo de ensino-aprendizagem, estimulando a consciencialização do rigor técnico na execução da Técnica de Dança Martha Graham, tendo como objetivo principal, a spiral. Interligou-se a componente sensorial da imagética com a Técnica em si e procurou-se estimular o gosto pela mesma, enquanto se trabalhavam competências cognitivas e interpretativas. A metodologia utilizada neste estudo foi a de Investigação-Ação. Os instrumentos de recolha empregues foram: as grelhas de observação estruturada, o diário de bordo, questões focus group, com o objetivo de colocar ao grupo questões abertas e obter respostas dos alunos no sentido qualitativo e de esclarecer dúvidas) e registo em diário de bordo das respostas. O registo fotográfico e de material didático (uso e recolha de imagens como apoio da observação/compreensão técnica por parte dos alunos) foi usado como recurso para aperfeiçoar a execução técnica do movimento escolhido e praticado na Técnica de Dança Martha Graham. Depreendeu-se que, após o término do plano de ação, este estudo facilitou e propiciou a compreensão da Técnica de Dança Martha Graham, especificamente no movimento da spiral, percecionando depois na análise de dados registados a obtenção de alunos com melhoria de coordenação motora, de aquisição de competências técnicas, de progresso no alinhamento, de maior habilidade artística e de superior liberdade de movimento perante a Técnica. Em suma, o apuramento adquirido permitiu ponderar a pertinência da imagética em sala de aula, na prática e conhecimento da Técnica de Dança Martha Graham.
- A impulsividade e outros fatores na decisão de compra pelo comércio onlinePublication . Fernandes, Beatriz do Cruzeiro Martins; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doEsta investigação tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento sobre a compra impulsiva em contexto online e quais os fatores e motivações que levam a este tipo de comportamento. No âmbito deste estudo, foi desenvolvido um questionário focado no comportamento de compra online e na impulsividade do consumidor, mais especificamente a compra impulsiva online. A partir de uma amostra de 215 inquiridos que realizaram em algum ponto nos últimos 12 meses uma compra online, podemos compreender melhor a compra impulsiva e o comportamento do consumidor em contexto online. Os resultados sugerem que os consumidores realizam compras online principalmente devido ao seu caráter utilitário. Os principais fatores são a conveniência, a segurança, qualidade do website ou app, preço e promoções. Em relação às emoções, é possível concluir que o consumidor realiza compras impulsivas quando se encontra num estado de humor positivo. Ou seja, o consumidor usa a compra impulsiva como uma forma de manutenção do seu (bom) humor, não a usando como maneira de passar de estado de humor negativo para positivo. Por fim, de forma a compreender algumas caraterísticas comportamentais da população, conclui-se que na análise deste estudo o único fator demográfico que apresenta diferenças na predisposição para a compra impulsiva online é o género.
- O procedimento de inspeção como instrumento de prevenção dos comportamentos ilícitosPublication . Cabral, KarinaO procedimento de inspeção tributária consiste num mecanismo usado pela Autoridade Tributária (AT) para prevenir as infrações fiscais e sancionar os comportamentos irregulares praticados pelos contribuintes e demais obrigados tributários. Neste trabalho de investigação foi estudado a forma como são desenvolvidas as inspeções tributárias, analisando as várias fases que integram o procedimento de inspeção, os princípios a obedecer para a realização das ações de inspeção e as fases do procedimento de inspeção. Adicionalmente, foi analisada a relação entre duas atividades: a auditoria e a fiscalização, assim como o papel do inspetor na realização dos atos de inspeção tributária, tendo em conta, os direitos e deveres dos contribuintes quando estão perante uma inspeção tributária. Esta investigação, outrossim, abrange a análise do comportamento dos contribuintes, quanto à prática de atos ilícitos, a abordagem de situações criadas pelos mesmos na tentativa de escapatória e manipulação às liquidações de imposto, e as consequências destas práticas, principalmente, quanto a evasão e a fraude fiscal. Ainda, consta os métodos sancionatórios que são utilizados para enfrentar estes comportamentos, distinguindo-os entre contraordenações e crimes.
- Aplicação de estratégias de memorização utilizadas por músicos invisuaisPublication . Mendes, Ana Cláudia Fernandes; Barros, OlavoResumo I - O Conservatório de Guimarães (CG) é uma escola de Ensino Artístico especializado (EAE) com apoios do Ministério da Educação. Este conservatório é das maiores escolas artísticas no Município de Guimarães tendo também um polo no município vizinho de Vieira do Minho, fornecendo assim à comunidade exterior a Guimarães uma formação especializada no ensino da música. Numa secção inicial, a primeira parte deste relatório de estágio irá explicar o funcionamento do conservatório, nomeadamente a sua estrutura administrativa e a sua integração na sociedade, analisando as responsabilidades pedagógicas do mesmo, o papel social, e o seu papel perante os alunos. De seguida, como principal foco temos a atividade pedagógica. A mestranda descreverá o funcionamento da classe de flauta transversal, partindo de um todo (todas as classes de flauta do conservatório) até ao particular (classe do professor Gil Magalhães). Durante o ano letivo 2022/2023 acompanhou 3 alunas de diferentes graus (6º, 4º, 3º), realizando uma observação de um total de 81 aulas de 50 minutos por aluna, planificando 9 aulas de 50 minutos. Estas serão apresentadas e analisadas posteriormente, no presente relatório. Por fim, é feita uma reflexão sobre o papel do docente de instrumento no conservatório, procurando perceber facilidades e dificuldades sentidas.
- Madrugada / Alvorada: o álbum visual enquanto objeto de mediaPublication . Neto, Francisco Miguéns de Carvalho Mendes; Sousa, Vanda; Araújo, SusanaAo longo das últimas décadas, a interseção entre música e imagem tem proporcionado a criação de diferentes formatos de comunicação audiovisual, entre eles o álbum visual. O álbum visual é definido como uma manifestação audiovisual recente, de natureza híbrida entre o cinema, a música e o videoclipe, que compila, para cada faixa sonora, uma componente visual em formato de vídeo. A popularização do álbum visual revela que este formato é o resultado de processos inovadores na indústria musical, decorrentes da era digital. Existe pouco consenso quanto às características formais que os definem, como a sua duração, a necessidade de continuidade ou a inclusão total ou parcial das faixas do álbum musical na componente visual. Este trabalho relata o desenvolvimento de um álbum visual, denominado “Madrugada / Alvorada”, criado a partir de um modelo de análise construído para estudar esta tipologia de produto. Este modelo compila a utilização de técnicas visuais de videoclipes e contextualiza estes objetos de media, articulando conceções do pós- moderno e da arte computacional.
- Fatores determinantes na utilização dos chatbots no setor da aviaçãoPublication . Silva, Bruna Filipa Gonçalves Pinto da; Machado, Ana Teresa; Gonçalves, RuiAtualmente vive-se num contexto de rápida evolução tecnológica, em que a inteligência artificial é parte integrante, causando um grande impacto, principalmente no ambiente organizacional. Nesse contexto, encontram-se os chatbots que, através da utilização da inteligência artificial, conseguem produzir conversas utilizando linguagem natural e respondendo a questões do utilizador com base em regras e informações da organização. Os chatbots trazem vantagens relevantes tanto para as empresas como para os utilizadores, sobretudo por motivos de produtividade. A indústria da aviação é uma das mais importantes a nível global e que para além de ser complexa, está sempre em constantemente mudança. O aparecimento do Covid-19 provocou a esta indústria perdas financeiras significativas; no entanto, a introdução de chatbots em companhias aéreas não só veio ajudar a reforçar a comunicação que estas empresas têm com os seus clientes, mas também ajudou a reduzir custos laborais. Nesta investigação pretendeu-se compreender quais os fatores determinantes que podem influenciar os utilizadores a usarem chatbots de companhias aéreas, nomeadamente o papel da Segurança, da Inteligência, da Humanização, da Funcionalidade e da Interação. Para além disso, também se pretendeu entender hábitos de utilização de chatbots de forma geral e nos chatbots de companhias áreas. Nesta investigação recorreu-se ao método quantitativo, com base num inquérito por questionário partilhado via online. Como principais resultados, verificou-se que a Interação e a Humanização são fatores que influenciam a intenção de utilização dos chatbots de companhias aéreas por parte dos utilizadores e entendeu-se que a Segurança, Funcionalidade e Inteligência não têm influência na utilização.
- A perturbação da hiperatividade/défice de atenção em alunos de flauta adolescentesPublication . Coelho, Mariana da Cunha; Barros, OlavoResumo I - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, sob orientação do Professor Olavo Barros, para conclusão do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio descrito ocorreu no ano letivo de 2022/2023 no Conservatório de Música D. Dinis, em Odivelas, com a cooperação da professora Natálie Grossmannová. Esta primeira parte contém os objetivos gerais do estágio, e demais expectativas e características ou condicionantes pré-existentes da estagiária; um enquadramento da prática pedagógica desenvolvida, descrevendo a localização do conservatório, a escola em si, o ambiente educativo, e outros aspetos relevantes que caracterizem o contexto em que se deu o estágio; uma descrição mais profunda da classe e das três alunas cujas aulas foram observadas, contendo os objetivos que se esperavam atingir e a caracterização individual de cada aluna; um relato das aulas observadas e lecionadas ao longo do ano letivo, incluindo o nível de consecução dos objetivos propostos e a evolução de cada aluna ao longo do período do estágio; e, por fim, uma reflexão final sobre a experiência do estágio, e demais conclusões. Foram observadas 27 aulas por aluna e lecionadas 3 aulas a cada uma ao longo do ano letivo, perfazendo um total de 90 aulas observadas/lecionadas durante este estágio.
- O brand activism nas redes sociais e o amor à marca: o caso DovePublication . Costa, Margarida Braga; Machado, Ana Teresa; Santos, ZéliaNos últimos anos, tem-se assistido a uma crescente mobilização das marcas para a mudança social, fruto das exigências de um consumidor cada vez mais ávido de autenticidade e transparência. Nisto, as redes sociais, pela visibilidade que dão às insígnias e pelo seu poder mobilizador da opinião pública, têm tido um papel crucial. Assim surgiu o ativismo de marca, uma estratégia de cidadania corporativa que tem vindo a ser, cada vez mais, utilizada pelas marcas, com o intuito de se aproximarem dos seus consumidores e de contribuírem para a resolução de problemas sociopolíticos controversos. Orientado para uma comunhão entre os valores corporativos e os valores da sociedade, o ativismo das marcas permite que estas se destaquem e se tornem mais relevantes, para os seus públicos-alvo, contribuindo para aprofundar a relação entre os consumidores e as insígnias e favorecendo a criação de laços emocionais e afetivos. É nos canais online que esta tendência tem vindo a ganhar mais expressão, com as marcas a aproveitarem o palco das suas redes sociais para dialogarem com os seus públicos-alvo sobre os valores e as causas que defendem. Com efeito, o objetivo deste estudo é compreender de que forma as mensagens e ações ativistas das marcas, comunicadas através das suas redes sociais, têm impacto na forma como o consumidor se identifica com elas e no desenvolvimento de sentimentos de amor pelas marcas, com base no caso da Dove.
- Implementação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão: perceções de professores e famíliasPublication . Rodrigues, Teresa Maria Oliveira Novo; Madureira, Isabel de Lacerda PizarroEste estudo insere-se na temática da inclusão, tendo como objetivo geral conhecer a opinião de professores e famílias acerca da implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI), inscritas no Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho e, como objetivos específicos, identificar os critérios utilizados pelos professores para a seleção das MSAI, quais as suas perceções sobre a eficácia da implementação das MSAI e como avaliam essa eficácia; e perceber qual a participação das famílias na definição/ implementação das MSAI. Perante tais objetivos, optou-se por realizar um estudo de caso que se enquadra no paradigma interpretativo. Como metodologia de recolha de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a nove participantes do mesmo Agrupamento de escolas: seis professores (três do 1º Ciclo e três de Educação Especial) e três pais. Optou-se ainda pela pesquisa e análise documental de diversas fontes: DL 54/2018 e dados dos alunos com MSAI, que frequentam o Agrupamento no 1º Ciclo. A metodologia revelou-se adequada, permitindo atingir os objetivos do estudo. Segundo os participantes, a implementação das MSAI facilita a inclusão, traz vantagens para os alunos, respeitando as suas capacidades e promovendo a sua autoestima e bem-estar. Salientaram que as barreiras à sua implementação decorrem da falta de recursos humanos, resultante do número excessivo de alunos com MSAI em cada grupo/turma, tendo-se apurando na análise documental que cerca de um quarto dos alunos do 1º Ciclo beneficia de MSAI. Apesar de todos os professores demonstrarem cuidado quanto à seleção, implementação e avaliação da eficácia das MSAI, os resultados desta investigação evidenciam dimensões lacunares que importa considerar: a falta de formação de alguns docentes sobre a escola inclusiva e opções metodológicas no sentido de reduzir as barreiras ao ensino e à aprendizagem de todos os alunos; e a necessidade de incrementar uma cultura de maior envolvimento dos pais, nomeadamente na informação, seleção e implementação das MSAI, enquanto direito reforçado no decreto citado.