Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-19"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A receção dos relatórios de avaliação externa pelos diretores de agrupamentos de escolasPublication . Almeida, Sónia Marina Esteves Antão; Pires, CarlosA investigação incidiu no estudo dos relatórios realizados pela equipa Avaliação Externa de Escolas (AEE) e, as implicações dos mesmos, no domínio “Liderança e Gestão”, nas representações dos Diretores. Delineamos os seguintes objetivos: (i) relacionar a avaliação externa de escolas com a figura do Diretor; (ii) analisar a forma como são recebidos e interpretados os relatórios da AEE pelo Diretor; (iii) analisar as implicações dos relatórios de AEE na liderança e na gestão exercidas pelo Diretor. No âmbito deste trabalho, a abordagem à avaliação de escolas permitiu entender a evolução do sistema de avaliação da educação, como instrumento de regulação. Os paradigmas de avaliação, também descritos, contribuíram para a compreensão do significado e função da avaliação. A análise do Decreto-Lei n.º 75/2008, permitiu estudar os papéis e as funções do Diretor, relacionando a liderança e gestão com a AEE. Tratando-se de um estudo de natureza qualitativa, as opções metodológicas incidiram em entrevistas semiestruturadas, realizadas a diretores de Agrupamentos de Escolas, e na análise documental aos relatórios de AEE dos Agrupamentos dos diretores entrevistados. Pretendemos compreender, com a realização das entrevistas, como são recebidos os relatórios pelos diretores, como foi realizada a partilha e a análise, e as implicações que tiveram nas decisões de liderança e gestão do Diretor. Utilizámos um sistema de categorização misto, que conjuntamente com a análise documental permitiu-nos a apresentação e a interpretação dos resultados. Após a receção dos relatórios, os diretores entrevistados como primeiros responsáveis, aceitam opiniões, trabalham em colaboração e tomam decisões em parceria, embora a tomada de decisão final seja sempre sua. Todos os entrevistados permitiram a análise do relatório de AEE, por outras estruturas, e revelaram-se ouvintes, e os principais atores nas alterações à sua liderança e gestão. Os resultados mostraram que os relatórios de AEE tiveram implicações nas conceções da liderança.
- As emoções como estímulo para a melhoria da performance das danças do exame de grau 5 da Royal Academy of Dance, com os alunos do 2º e 3º ano de dança (foco clássico) do Conservatório de Dança do Vale de SousaPublication . Palhete, Catarina; Amorim, VeraO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio I e II, inserida no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. A sua aplicação prática situou-se no ano letivo de 2022/2023. A implementação deste relatório incidiu no 2º e 3º ano do Ensino Artístico Especializado (EAE), na escola cooperante Conservatório de Dança do Vale de Sousa (CDVS), integrado na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). O seu tema relacionou-se com a utilização de estímulos emocionais para melhorar a performance das danças do exame de grau 5 da Royal Academy of Dance (RAD). O principal objetivo foi desenvolver nos alunos uma consciência interpretativa, comunicativa, expressiva e de projeção de movimento quando é necessário contar ao público uma história utilizando apenas um corpo em movimento. Para tal, os alunos foram estimulados a perceber o que é uma emoção, como o nosso corpo interpreta essa emoção e como podemos transpor essa emoção para o movimento. A metodologia de investigação utilizada foi a de investigação-ação (I-A) por estar associada uma prática reflexiva que visa melhorar uma ação ou determinada situação. (C. M. P. Coutinho, 2013) A motivação para este relatório surgiu de uma análise efetuada ao longo dos 12 anos de experiência da professora estagiária, que concluiu que o trabalho da performance é muitas vezes descuidado ou quase inexistente para se dar mais ênfase ao trabalho de execução técnica do movimento. O corpo deixa de ser um instrumento com capacidade interdisciplinar de transmitir uma mensagem e movimento, para ser só movimento; um corpo sem alma.
- Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de MacbethPublication . Santos, Beatriz Grácio; Cordeiro, MartaO presente relatório de estágio centra-se na observação e investigação do método de trabalho e de dois dispositivos cénicos de Stéphane Alberto, cenógrafo, aderecista, figurinista e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Através de um estágio curricular enquanto assistente de Stéphane Alberto para a criação do dispositivo cénico, adereços e figurinos para o espetáculo A Tragédia de Macbeth, apresentado no Centro de Artes de Lisboa, em janeiro de 2023; seguido de entrevistas e de pesquisas acerca da companhia teatral Primeiros Sintomas, da qual o cenógrafo faz parte desde a sua fundação em 2001, procurou-se examinar as semelhanças e as diferenças entre duas adaptações da mesma peça de William Shakespeare, Macbeth (1606), em Macbeth (2007), uma coprodução Teatro da Trindade/ Inatel e Produções Próspero e n’A Tragédia de Macbeth (2023), uma produção Primeiros Sintomas, ambas com cenografias de Stéphane Alberto e encenações de Bruno Bravo, fundador da mesma companhia. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciam os desenvolvimentos na encenação de Bruno Bravo e na plasticidade e harmonia dos cenários de Stéphane Alberto. A este documento soma-se dois apêndices: um breve vídeo behind-the-scenes que mostra o processo de trabalho de Stéphane Alberto para o espetáculo A Tragédia de Macbeth e um “manual de instruções”, que ilustra algumas das situações do estágio e do método de trabalho de Stéphane Alberto.
- Drag Must Go On - um documentário: desvendar a persona de uma Drag QueenPublication . Mota, Beatriz Monteiro; Sousa, Vanda; Araújo, SusanaA discriminação contra a comunidade LGBTI+ em Portugal mostra-se persistente. As crenças ideológicas podem gerar falta de informação que, por sua vez, cria estereótipos. A realidade das drag queens mostra-se sub-representada conferindo falta de visibilidade, aceitação e credibilidade a esta expressão artística. O projeto Drag Must Go On surge sob a forma de documentário educacional e informativo destinado a qualquer audiência. André e Eduardo, que dão vida a Miss Velvet e Fortuna Beige, partilham as suas histórias e oferecem ao espectador a oportunidade de mergulhar no mundo da arte drag. Com o objetivo de dar a conhecer um tema ainda tão pouco compreendido, o presente projeto procurou conhecer o caráter performativo e transitório de uma drag queen, a fim de perceber qual o papel do contexto social na construção de uma performance e na revelação da persona. Com base em três análises fílmicas, concluiu- se que a obra ficcional fez a melhor representação da persona, uma constatação que influenciou diversas escolhas narrativas, estéticas e estilísticas. Não obstante a discriminação existente, a arte drag encarou um crescimento nos últimos anos potenciado pelo sucesso do reality show RuPaul’s Drag Race, que a levou no caminho do mainstream. O projeto permitiu concluir que a performance drag, enquanto valor cultural, nunca poderá ser considerada como padrão pelo seu papel disruptivo da construção social binária de homem/mulher através da representação do feminino num corpo masculino.
- Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Cláudia Patrícia Paiva; Hortas, Maria João; Dias, AlfredoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrada pela Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento organiza-se em duas partes. Numa primeira instância são caraterizadas, de forma breve, as práticas de ensino supervisionado no âmbito do 1.º e 2.º CEB e, em seguida, é apresentado o estudo empírico sobre o desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem de História e Geografia de Portugal. O estudo, Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia, organizou-se a partir da problemática O recurso ao trabalho investigativo no ensino e aprendizagem da HGP promove o desenvolvimento de competências colaborativas, tendo como objetivos: (i) Analisar os momentos de ensino e aprendizagem que recorrem ao trabalho colaborativo; (ii) Analisar as aprendizagens de HGP realizadas a partir do trabalho investigativo; e (iii) Refletir sobre as competências colaborativas desenvolvidas a partir do trabalho investigativo. Os resultados obtidos permitem afirmar que os momentos de ensino e aprendizagem com recurso a atividades investigativas, em sala de aula, incentivando a colaboração entre os alunos, reforçam a construção do conhecimento, a mobilização e comunicação de vocabulário específico de História e Geografia, e o desenvolvimento das competências histórico-geográficas, em particular no que concerne à recolha, seleção e tratamento de informação em fontes com diversas linguagens.
- Representação da comunidade LGBTQIA+ nas séries de ficção nacional da RTPPublication . Oliveira, Ângelo Filipe Carrola; Sousa, Vanda; Varela, AnaO serviço público de televisão desempenha um papel fundamental relativamente à construção de significados sociais e culturais. Em Portugal, a RTP assume-se como a estação de serviço público para toda a sociedade, incluindo maiorias e minorias. Com a criação da RTP Play, a televisão pública portuguesa passou a estar disponível, gratuitamente, através da plataforma de streaming. A comunidade LGBTQIA+, marcada historicamente por avanços e recuos constantes, encontrou nas webséries de ficção uma forma de se fazer ouvir, através da criação de personagens que refletem a luta constante das minorias sexuais e/ou de género. Desta maneira, os objetivos desta investigação passam por compreender a forma como a comunidade LGBTQIA+ é representada em webséries portuguesas da RTP Lab. Os resultados alcançados aferem que a representação de pessoas de minorias sexuais e/ou de género nas webséries #CasaDoCais, 5Starz e Rui é feita com base em estereótipos, arcos narrativos inovadores, episódios de discriminação e violência e várias referências culturais. Assim, a RTP deve continuar a produzir conteúdo com temática LGBTQIA+ de forma a combater preconceitos socialmente estabelecidos, contribuindo para a educação e formação continua da sociedade portuguesa.
- Atitudes dos professores face à inclusãoPublication . Vilela, Pórcia Kato Miranda; Almeida, TiagoO presente estudo visou compreender o contributo das atitudes dos professores face à inclusão de alunos com neuroatipias. Desde a Declaração de Salamanca a escola tem assumido, de uma forma mais visível e sistemática, práticas que promovem a inclusão de alunos com deficiências no sistema regular de educação, ou seja, na sala de aula, onde todos e de forma diferenciada têm o direito a um ensino de qualidade. Neste contexto, o professor assume um papel de responsabilidade no desenvolvimento deste processo, pois, se anteriormente o ensino destes jovens estaria a cargo somente de profissionais especializados, hoje, pretende-se que o professor do ensino regular assuma a responsabilidade de favorecer a plena inclusão na sala de aula, juntamente com os demais alunos, sem deficiência. Nesse pressuposto, a atitude dos professores assume um papel essencial no sucesso da inclusão dos alunos com deficiência na escola regular. Com esta investigação propomos-mos contribuir para o conhecimento existente sobre a especificidade relacionada com estes alunos e quais as atitudes mais favoráveis para a sua inclusão em ambiente escolar. A metodologia da investigação utilizada baseou-se numa abordagem quantitativa, tendo como instrumento o inquérito Physical Educators’ Attitude Toward Teaching Individuals with Disabilities (PEATID III) que permite avaliar as atitudes dos professores face ao ensino de alunos com deficiência. Este instrumento é largamente referenciado na literatura, ao longo das duas últimas décadas, tendo produzido estudos principalmente na Europa e EUA. Este questionário foi criado à luz da Teoria da Acção Reflectida, desenvolvida por Icek Ajzen e Martin Fishbein (1967), a qual visa perceber os sentimentos e opiniões dos professores face ao ensino de alunos com deficiência na escola regular. Para realizar a análise dos inquéritos utilizou-se o programa Jamovi. A nossa amostra é constituída por 68 professores. O resultado deste estudo evidenciou-se, que o professor de uma maneira geral tem atitudes positivas com os alunos com neuroatipias mas são sobretudo os professores que tem formação especializada no âmbito da educação especial que apresentam atitudes mais positivas. Outra questão pertinente e que de uma forma geral é sentida por ambos os professores é a sobrecarga de trabalho com estes alunos.