ESCS - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESCS - Dissertações de Mestrado by advisor "Andrade, Carlos"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- As aberturas nos “desenvolvimentos” dos noticiários da TSF: Rádio NotíciasPublication . Costa, Andreia Sofia dos Santos; Andrade, CarlosEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, e para a respetiva obtenção do grau de mestre em jornalismo. Este é um trabalho resultante da minha experiência enquanto estagiária na estação TSF-Rádio Notícias, no período compreendido entre 6 de abril de 2015 e 3 de julho do mesmo ano. Durante este tempo, propus-me a analisar os noticiários do turno da tarde de forma a perceber a relação existente entre os ensinamentos adquiridos ao longo do percurso enquanto aluna de mestrado em jornalismo e as práticas adotadas numa redação de uma rádio informativa nacional. Deste modo, foi-me possível analisar as especificidades da linguagem em rádio, a estrutura dos noticiários, a escolha da informação noticiosa relevante e as temáticas mais e menos recorrentes, dando especial atenção às escolhas para a abertura do chamado “desenvolvimento”, ou seja, no recomeço após “tituleira”.
- Economia e finanças no debate desportivo em televisão: o caso do programa 'O dia seguinte' da SIC NotíciasPublication . Pereira, Ricardo Rafael da Costa Prudente; Andrade, Carlos; Silvestre, João Alexandre ParreiraEste relatório de estágio descreve os meus seis meses de estágio na SIC (Sociedade Independente de Comunicação), entre 19 de dezembro de 2016 e 16 de junho de 2017, no âmbito do Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação de Lisboa. Apresenta também uma análise à importância dos temas de cariz económico-financeiro no programa de debate desportivo “O Dia Seguinte”, transmitido na SIC Notícias nas segundas-feiras à noite. O objetivo foi avaliar o tempo de debate dedicado a assuntos de cariz económico-financeiro relacionados com as Sociedades Anónimas Desportivas do Sport Lisboa e Benfica, do Sporting Clube de Portugal e do Futebol Clube do Porto (clubes representados de maneira não-oficial pelos três comentadores residentes do programa); as razões e escolhas subjacentes ao tempo dedicado; os temas económico-financeiros mais debatidos; e os critérios de noticiabilidade e o valor-notícia utilizados. Procurou-se também identificar quem, no programa, desempenha o papel de gatekeeper e como o faz. Verificou-se que estes temas tiveram reduzido destaque nos 24 programas “O Dia Seguinte” analisados, que coincidiram com o período de estágio, já que ocuparam apenas 321 minutos num total de 2344 minutos de tempo útil de debate, com claro domínio das transferências de jogadores (155 minutos). De acordo com o que foi possível concluir a partir das entrevistas realizadas, isso deve-se a diversos fatores: falta de formação dos jornalistas desportivos na área financeira; falta de tempo para trabalhar temas complexos; falta de cooperação com a editoria de Economia; especificidades do jornalismo televisivo; e aparente desinteresse da maioria dos espectadores em relação a estes temas.
- Entre o comentário e a entrevista: “a opinião de José Sócrates” (RTP1), “a opinião de Luís Marques Mendes” (SIC) e “os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa” (TVI)Publication . Santos, Inês Gutierres dos; Mata, Maria José; Andrade, CarlosO debate em torno dos géneros jornalísticos encontra-se em aberto e não existe um consenso entre as várias classificações propostas pelos autores desta matéria. As fronteiras entre os vários géneros são ténues e, por esse motivo, é frequente resvalarem ou a intersectarem-se com outros. Partindo desta discussão, propomo-nos compreender a interseção de géneros em três espaços televisivos - “A Opinião de José Sócrates” (RTP1), “A Opinião de Luís Marques Mendes” (SIC) e “Os Comentários de Marcelo Rebelo de Sousa” (TVI) -, definidos como espaços de comentário, apesar de, na sua forma e no seu conteúdo, incluam aspetos comummente identificados no género de entrevista; e, para isso, precisamos de identificar quando estamos perante características de comentário ou características de entrevista. A metodologia de trabalho aplicada nesta dissertação consiste, em primeiro lugar, no levantamento e recenseamento bibliográfico das principais discussões em torno das definições de géneros jornalísticos, na caracterização e na delimitação clara do comentário e da entrevista e das suas especificidades no jornalismo televisivo e político, e na atitude e linguagem jornalísticas que lhes são inerentes. Em segundo lugar, consiste na análise de conteúdo de um conjunto de emissões dos três programas, estruturada a partir dos seus elementos caracterizadores, nomeadamente: os intervenientes (o jornalista e o comentador), a duração do programa, a alocação do programa do canal, o alinhamento padrão, o posicionamento editorial do jornalista, a escolha temática predominante, o desenvolvimento argumentativo, a delimitação do campo de resposta do comentador, a interação entre os intervenientes, o distanciamento do comentador, o conteúdo temático e o enquadramento cénico. Como método complementar à análise de conteúdo das peças, recorremos à realização, e respetiva interpretação, de entrevistas semi-dirigidas aos seguintes jornalistas: David Borges, João Adelino Faria, Cristina Esteves e Maria João Ruela. Com base nos elementos recolhidos compreendemos que os três espaços televisivos assumem predominantemente características de comentário, mas que, apesar disso, devido a uma necessidade de adaptação à dinâmica do meio e por razões de estatuto profissional, os jornalistas também recorrem a técnicas do género de entrevista. Neste sentido, concluímos que estamos perante espaços de comentário que têm alguns momentos de entrevista.
- Jornalismo cultural na rádio: o tempo dedicado às peças de cultura na Antena 1Publication . Santos, Sara Raquel Fechas dos; Andrade, CarlosEste trabalho surge no âmbito do Mestrado em Jornalismo e resulta de três meses de estágio curricular. O estágio foi realizado entre 4 de janeiro e 1 de abril de 2016, na direção de informação da Antena 1. Neste relatório estão presentes as experiências enquanto estagiária, as tarefas realizadas nos turnos e na editoria de cultura e também a análise do tempo dedicado às peças de cultura durante três semanas de observação. Pretende-se com este relatório mostrar como é feito o jornalismo cultural na Antena 1 e igualmente, perspetivar o futuro deste tipo de jornalismo na rádio.
- Jornalismo radiofónico: a linguagem utilizada nos noticiários desportivos da Antena 1Publication . Pinheiro, Ricardo Miguel Rodrigues; Andrade, CarlosA realização deste trabalho surge no âmbito do Mestrado em Jornalismo e decorre de três meses de estágio curricular. A editoria de Desporto da Antena 1 foi o local de acolhimento deste estágio, realizado entre dia 1 de março e 31 de maio de 2017. Neste Relatório de Estágio, são apresentados todas as tarefas desempenhadas e experiências vividas enquanto estagiário na Antena 1. Através da temática abordada neste relatório, pretende-se demonstrar como se faz jornalismo desportivo na rádio pública, dando especial atenção a questões de linguagem.
- Os jovens e a informação na rádio: o papel do “domínio público” da Antena 3Publication . Rocha, Bianca Gonçalves; Bonacho, Fernanda do Rosário Farinha; Andrade, CarlosA relação dos jovens com as notícias é cada vez mais complexa, especialmente entre as novas gerações que, segundo o Digital News Report 2022, passaram a evitar a informação, motivados sobretudo pelos sentimentos negativos que daí advém. Por outro lado, o mesmo relatório revela que os jovens preferem informar-se através das redes sociais, como o Instagram ou o Tik Tok, devido aos diferentes tipos de estímulos a que são expostos, como por exemplo, o vídeo. Com o estágio curricular na Antena 3, a esta relação complexa junta-se no presente trabalho pretende analisar como se estabelece a relação entre jovens e rádio através do estudo dos diários da rubrica “Domínio Público” e a perceção dos jovens relativamente a este conteúdo. Através de um questionário aplicado a jovens entre os 18 e os 24 anos e os 25 e os 34 anos, foi possível identificar alguns dos seus interesses, a sua relação com a rádio e as notícias, bem como os seus formatos de consumo. Estes dados foram trabalhados com uma análise de conteúdo feita aos diários das 11h e das 12h do “Domínio Público”, que permitiu elencar os temas predominantes na rubrica e se estão em linha com os temas que os jovens preferem. Ainda que se tenha verificado uma aproximação de interesses entre o programa e as respostas obtidas na amostra dos inquéritos analisada, a oferta musical da Antena 3, por exemplo, apresenta-se diferente das demais rádios, o que se pode revelar menos atrativo para os jovens inquiridos devido ao facto da programação radiofónica procurar divulgar artistas emergentes com um tipo de sonoridade diferente.
- O papel da agenda no conteúdo dos noticiários desportivos da TSF - Rádio NotíciasPublication . Correia, Francisco José Morais; Andrade, CarlosEste relatório de estágio foi realizado enquanto parte integrante da conclusão do plano de estudos do Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e visa a obtenção do grau de mestre em Jornalismo. O documento vem no seguimento de um estágio curricular na TSF – Rádio Notícias entre os dias 1 de fevereiro e 27 de abril de 2018. Em simultâneo com experiências diárias na equipa “de continuidade” da estação, na editoria desportiva e na secção de notícias online, propus realizar uma análise comparativa entre trinta edições do “Jornal de Desporto” e a agenda temática correspondente de cada dia. Com isto, pretendia entender em que medida os jornalistas mais ligados ao desporto na TSF - como uma estação radiofónica maioritariamente dedicada à informação – necessitam da agenda para elaborar e tratar notícias para os blocos sobre desporto que ocorrem em três diferentes momentos do dia (7h30, 12h30 e 18h30). Por outro lado, também pude perceber que há uma clara aposta na distinção: procuram-se notícias de futebol, o desporto dominante em Portugal, mas com outras perspetivas, bem como histórias relacionadas com outras modalidades.
- Perfil dos noticiários em rádios portuguesas: uma comparação entre rádios temáticas informativas e generalistasPublication . Fidalgo, Rute Isabel Palma; Simões, Rui Fernando Almeida; Andrade, CarlosExistem inúmeros estudos sobre a informação radiofónica das emissoras temáticas de notícias, mas poucos ou nenhuns sobre a informação que é veiculada pelas generalistas, que representam uma parte substancial das mais ouvidas em Portugal. A presente tese divide-se em três capítulos: o primeiro onde se expõem alguns elementos do percurso histórico da Rádio em Portugal, bem como do jornalismo radiofónico e as suas especificidades, que fazem dele único face ao jornalismo televisivo e escrito. A seguir procede-se a uma análise do trabalho do jornalista de rádio e um escrutínio daquilo que é escrever noticias para a rádio, e quais as principais decisões que estão por detrás deste trabalho. No terceiro capítulo, são feitas então as conclusões da análise do conteúdo das quatro rádios mais ouvidas em Portugal1, excluindo as rádios destinadas para o público juvenil, cujos blocos informativos são praticamente nulos, não se podendo assim fazer uma comparação com espaços noticiosos de hora a hora. Para além da análise de conteúdo, este trabalho também engloba um conjunto de entrevistas aos chefes de redação, bem como a alguns jornalistas de cada um dos grupos que compõem estas redações, de forma a avaliar quais os temas que têm mais peso nestes espaços informativos, bem como a sua justificação e também fazer uma reflexão sobre a importância do jornalismo radiofónico nas rádios generalistas, muito para além das obrigações legais.
- Som, sentido e paisagem sonora n'A cidade e as serras: análise de uma reportagem radiofónicaPublication . Borges, Filomena Sousa; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Andrade, CarlosDos três meios de comunicação tradicionais, a rádio apresenta-se como aquele em que a investigação académica é quantitativamente menos significativa. Esta constatação é verdadeira para o panorama nacional, mas também internacional. As análises denotam uma maior preponderância para o aprofundamento de estudos relativos à informação que é veiculada pelo meio radiofónico, mas pouco interesse tem existido para a questão da relação criativa implicada entre o ouvinte e o som. A presente dissertação tem como principal objectivo destacar o poder da sonoplastia no desencadear de uma multiplicidade de significações. Desta forma, pretende-se explorar a estética sonora de uma reportagem radiofónica sem nunca esquecer o modo como o som complementa a palavra falada. Para tal, analisar-se-á a peça A Cidade e as Serras, da autoria de João Paulo Guerra, construída com base num dos últimos romances de Eça de Queirós. Ao nível sonoro, o enfoque desta investigação privilegiará não só a abordagem da terminologia específica que fundamenta o termo soundscape, mas também a sua aplicabilidade ao jornalismo radiofónico e sobretudo o modo como a riqueza da prosa queirosiana foi preservada e simultaneamente convertida em paisagem sonora.
- Os valores-notícia dos assuntos católicos na Rádio Renascença: análise de conteúdo do noticiário das 18 horasPublication . Sá, Stacy Martins de; Andrade, CarlosO presente Relatório de Estágio traduz-se numa componente obrigatória e essencial para a obtenção do grau de mestre em Jornalismo, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Baseado no estágio curricular realizado na Rádio Renascença (RR), em Lisboa, entre os dias 6 de Fevereiro e 13 Maio de 2017, a investigação tem por objectivo perceber que valores-notícia estão associados às notícias de cariz católico, através da análise dos conteúdos noticiosos, da edição radiofónica das 18 horas. Para que o trabalho fosse o mais completo possível na obtenção de resultados, foram utilizados os seguintes métodos de investigação: a análise documental, a observação participante, a entrevista semidirectiva e a análise de conteúdo do noticiário das 18 horas