Browsing by Issue Date, starting with "2016-05-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Proposta de um programa de melhoria contínua da qualidade do serviço de fisioterapia do Hospital do Huambo - AngolaPublication . Katchikenge, Eugénia Navita; Pimenta, Carla; Soares, Paula; Coutinho, IsabelA Fisioterapia é uma área da saúde fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, sendo a sua presença indispensável em todos os contextos de saúde. Devido á deficiência observada no serviço de fisioterapia do Hospital Geral do Huambo, (HGH) através de inúmeras visitas realizadas ao serviço, o tema escolhido para este trabalho foi: Proposta de um programa de melhoria contínua da qualidade do serviço de fisioterapia do HGH. O trabalho tem como objetivo geral, propor um serviço de fisioterapia para o HGH, avaliando a sua qualidade e como objetivos específicos caracterizar o contexto, as partes interessadas e a situação atual da fisioterapia no HGH; identificar as necessidades, dificuldades e expectativas, referentes à fisioterapia, percecionadas pelos profissionais de saúde e órgãos de gestão; dar a conhecer os benefícios e a importância da utilização do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) Planeamento, Execução, Verificação e Ação, para garantia da qualidade do serviço de fisioterapia do HGH; elaborar uma proposta de melhoria contínua da qualidade do serviço de fisioterapia, utilizando o ciclo PDCA. Foi feito um levantamento bibliográfico sobre a fisioterapia em contexto hospitalar, um enquadramento teórico sobre modelos de melhoria contínua da qualidade e caracterizado o local do estudo. Os procedimentos metodológicos incluíram a realização de duas entrevistas, uma ao Diretor Clínico e outra ao Técnico de Fisioterapia ambos funcionários do HGH, para identificar as necessidades e principais carências do serviço, percebidas por estes profissionais. As opiniões foram concordantes, o serviço carece de remodelação, recursos humanos e de um espaço físico adequado.
- Entre o comentário e a entrevista: “a opinião de José Sócrates” (RTP1), “a opinião de Luís Marques Mendes” (SIC) e “os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa” (TVI)Publication . Santos, Inês Gutierres dos; Mata, Maria José; Andrade, CarlosO debate em torno dos géneros jornalísticos encontra-se em aberto e não existe um consenso entre as várias classificações propostas pelos autores desta matéria. As fronteiras entre os vários géneros são ténues e, por esse motivo, é frequente resvalarem ou a intersectarem-se com outros. Partindo desta discussão, propomo-nos compreender a interseção de géneros em três espaços televisivos - “A Opinião de José Sócrates” (RTP1), “A Opinião de Luís Marques Mendes” (SIC) e “Os Comentários de Marcelo Rebelo de Sousa” (TVI) -, definidos como espaços de comentário, apesar de, na sua forma e no seu conteúdo, incluam aspetos comummente identificados no género de entrevista; e, para isso, precisamos de identificar quando estamos perante características de comentário ou características de entrevista. A metodologia de trabalho aplicada nesta dissertação consiste, em primeiro lugar, no levantamento e recenseamento bibliográfico das principais discussões em torno das definições de géneros jornalísticos, na caracterização e na delimitação clara do comentário e da entrevista e das suas especificidades no jornalismo televisivo e político, e na atitude e linguagem jornalísticas que lhes são inerentes. Em segundo lugar, consiste na análise de conteúdo de um conjunto de emissões dos três programas, estruturada a partir dos seus elementos caracterizadores, nomeadamente: os intervenientes (o jornalista e o comentador), a duração do programa, a alocação do programa do canal, o alinhamento padrão, o posicionamento editorial do jornalista, a escolha temática predominante, o desenvolvimento argumentativo, a delimitação do campo de resposta do comentador, a interação entre os intervenientes, o distanciamento do comentador, o conteúdo temático e o enquadramento cénico. Como método complementar à análise de conteúdo das peças, recorremos à realização, e respetiva interpretação, de entrevistas semi-dirigidas aos seguintes jornalistas: David Borges, João Adelino Faria, Cristina Esteves e Maria João Ruela. Com base nos elementos recolhidos compreendemos que os três espaços televisivos assumem predominantemente características de comentário, mas que, apesar disso, devido a uma necessidade de adaptação à dinâmica do meio e por razões de estatuto profissional, os jornalistas também recorrem a técnicas do género de entrevista. Neste sentido, concluímos que estamos perante espaços de comentário que têm alguns momentos de entrevista.
- A five channels SiC MUX/DEMUX device with channel separation in the visible rangePublication . Vieira, Manuela; Silva, V.; Louro, Paula; Vieira, Manuel; Barata, ManuelIn this paper we present a tandem UV/VIS/ NIR wavelength selector based on a multilayer a-SiC:H optical filter that requires appropriate ultraviolet steady states optical switches to select the desired wavelengths in the ultraviolet/visible/infrared spectral ranges. Five ultra-light communication channels are transmitted together, each one with a specific bit sequence. Results show that the background side and intensity works as a selector in the infrared, visible and ultra violet light regions, shifting the sensor sensitivity. This nonlinearity allows the identification and decoding of the different input channels. This concept is extended to implement a 1 by 5 wavelength division multiplexer with channel separation in the visible range and a transmission capability of 30 Kbps. The relationship between the optical inputs and the output signal is established and an algorithm to decode the MUX signal presented.