ESCS - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESCS - Dissertações de Mestrado by advisor "Abreu, João Gomes de"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s PalacePublication . Aguiar, Sara da Veiga França; Abreu, João Gomes deO presente relatório de estágio pretende estudar a importância dos elementos visuais, como se expressam e interferem na expressão da Identidade Corporativa no setor hoteleiro. Foi possível ter uma realidade próxima em contexto laboral facilitando a perceção do intuito deste trabalho, através de um estágio curricular com a duração de três meses, no departamento de Guest Relations do hotel Belmond Reid’s Palace na Região Autónoma da Madeira. Aqui, conheceu-se como é expressada a Identidade Corporativa que o hotel Belmond Reid’s Palace defende, através dos diferentes aspetos observados no seu quotidiano hoteleiro; com a descrição clara e concisa, de todas as atividades desenvolvidas ao longo dos meses de estágio (diário de estágio), e ainda através da interação com clientes, funcionários, etc. Todos os campos relacionados com a Comunicação e Identidade Corporativa, como a Imagem, a Identidade Visual Corporativa e a Reputação Organizacional, serão aqui explicados e aplicados ao Turismo e à Hotelaria, de maneira a dar a conhecer a base teórica consultada que permitiu a execução deste trabalho. Atualmente a hotelaria é um dos principais sectores da economia mundial, e a Imagem do hotel percebida pelo cliente é cada vez mais relevante pois, esta variável influencia, consideravelmente, a sua preferência aquando o processo de escolha de um hotel. Num segundo momento, foi possível perceber que toda a parte visual está interligada com a qualidade de produção oferecida pelo hotel, gerando grande impacto na formação da Identidade Corporativa e consequente Imagem hoteleira. Em suma, o trabalho apresentado neste documento objetiva mostrar o contributo que estes elementos de expressão visual têm na Identidade Corporativa na hotelaria, através de uma experiência em contexto laboral.
- Gestão da identidade visual corporativa nos meios digitais: o caso RTPPublication . Silva, Carolina Cesaroni Henriques; Abreu, João Gomes deCada organização possui uma identidade própria e há cada vez mais preocupação com a expressão visual da mesma. Idealizada para transmitir os valores, a cultura, o posicionamento da organização e ainda para esta alcançar vantagem competitiva como se verifica ao longo do presente Relatório de Estágio, a Identidade Visual Corporativa está presente em diversas plataformas. O aparecimento e desenvolvimento das novas tecnologias impulsionaram grande parte das organizações a estarem presentes nos diversos meios de expressão digitais. Apostam em websites cada vez mais dinâmicos e interativos, aplicações móveis, redes sociais como o Facebook, Twitter, Youtube,entre outros. Ainda assim, há que saber onde estar e como estar em cada uma destas plataformas. Por esse motivo, o presente Relatório de Estágio defende que, uma boa gestão nos meios digitais deve ser inerente a qualquer organização. A fim de relacionar os conceitos teóricos com a realidade organizacional foi realizado um estágio com a duração de três meses na mais antiga estação televisiva de Portugal, a RTP. O estágio foi dividido em duas fases obtendo assim uma maior perceção da realidade organizacional. A primeira fase realizou-se no Departamento de Grafismo onde se contactou directamente com as artes finais. A segunda fase teve como objectivo o estudo da vertente mais estratégica da organização, tendo sido realizada no Departamento de Marketing.
- A influência da cor na interpretação do retrato fotográficoPublication . Angheluta, Dumitrita; Abreu, João Gomes de; Neves, RúbenCom a evolução da tecnologia e o poder de compra que possuímos hoje em dia, a aquisição de material fotográfico de qualidade torna-se uma tarefa mais fácil e acessível para todos nós. Na verdade, cada vez mais os próprios telemóveis possuem câmaras excelentes e muitos deles com modos de retrato espetaculares. Este avanço tecnológico permite, consequentemente, que todos nós possamos ser fotógrafos aumentando assim a concorrência no mercado de trabalho e, também, de certa forma a desvalorização desta profissão. Muitas vezes observamos várias empresas/marcas que apresentam fotografias dos seus produtos de baixa qualidade ou sem um estratégia pré-definida e trabalhada, porque simplesmente não acham necessário investir num profissional da área para realizar esse trabalho quando podem fazer “o mesmo trabalho" por um menor custo. Neste sentido, considero fundamental o estudo da cor e respetivas teorias nas áreas ligadas ás artes visuais e, nomeadamente, na arte fotográfica. A cor é, sem dúvida, uma mais valia para os fotógrafos e acredito que, consoante os objetivos para o resultado final, poderá ter um grande impacto na composição e respetiva interpretação da fotografia. É cada vez mais essencial aprofundarmos os nossos conhecimentos e a nossa técnica para não só nos destacarmos no mercado de trabalho enquanto profissionais, mas, também, para que possamos lutar por uma maior valorização da área em estudo. Assim sendo, a presente dissertação centra-se na temática da cor, nomeadamente na influência que a mesma tem na interpretação de retratos fotográficos. Pretende-se com este estudo, através de um método de investigação por inquérito, analisar e compreender a influência que as cores vermelho, azul e verde têm na interpretação de um conjunto de trinta fotografias criadas em ambiente de estúdio, com base num guião previamente elaborado.
- Infografia multimédia no jornalismo onlinePublication . Mendonça, Cátia Nabais; Abreu, João Gomes deA infografia multimédia é uma expressão informativa jornalística. É construída com base numa estrutura multilinear que converge diversos meios, tornando-se assim um produto interactivo cujo lugar é o ciberespaço. Este relatório pretende situar a infografia multimédia como um género jornalístico em crescimento e evolução contínua, destacando as suas principais características e reflectindo sobre a sua singularidade no processo de composição das notícias. Os profissionais que desenvolvem esta linguagem visual e os utilizadores são igualmente alvo de reflexão. Procurou-se assim compreender qual a formação do infografista e quais as exigências por parte dos utilizadores.
- Memória do som e da paisagem: análise das paisagens sonoras de exceção em Portugal: o caso da COVID 19Publication . Dias, Marco António Gonçalves; Abreu, João Gomes deA exposição prolongada ao ruído afeta a saúde e o bem-estar de milhares de pessoas em todo o mundo. Os tráfegos rodoviário, aéreo e industrial são as principais fontes de ruído nas grandes cidades das sociedades modernas. Desde os anos 70 do século XX, a Paisagem Sonora tem-se dedicado ao estudo de abordagens qualitativas multidisciplinares, tratando a questão do ruído (e do som), inserindo-o no respetivo contexto e nas diversas dimensões humanas que o envolvem. Na presente investigação descrevem-se as principais características do som, a sua perceção e memória, o conceito de paisagem sonora e as suas diferentes tipologias e classificações. Foi também realizada uma seleção de casos de estudo como paisagens sonoras de exceção em Portugal: A crise sísmica dos Açores em 1647, o terramoto em Lisboa em 1755 e as aluviões na Madeira (fenómeno que se tem verificado desde 1803 até ao presente). Dada a importância das alterações à Paisagem Sonora provocadas pela pandemia mundial da COVID-19, pretende-se aqui compreender que memória e perceção as pessoas têm sobre o som em tempos de exceção. Deste modo, desenvolveu-se um método para captar, gravar, medir e classificar os sons que ocorreram num período de quarentena (todo o Estado de Emergência e nos primeiros quinze dias do Estado de Calamidade) e realizaram-se inquéritos aos residentes no local das captações/ medições. A análise dos dados recolhidos permitiu uma melhor compreensão do modo como é percecionada a Paisagem Sonora em tempos de exceção e que alterações trouxe a pandemia da COVID-19 à Paisagem Sonora portuguesa.
- O processo de rebranding nos meios audiovisuais: o caso RTPPublication . Martins, João Carlos Ramalhete; Abreu, João Gomes de; Tudela, NicolauA emergente evolução tecnológica tem vindo a ditar uma desatualização dos meios, processos e técnicas de diferenciação e promoção das marcas. Contudo, através da existência de departamentos dedicados à gestão das marcas (branding) no interior das organizações, a descoberta de técnicas e estratégias inovadoras tem contribuído para inverter essa tendência. Dessa forma, também as empresas do setor audiovisual, procurando potenciar a sua rentabilidade, necessitam de controlar regularmente o seu posicionamento num mercado cada vez mais competitivo. Esta realidade tem como consequência o desencadear de processos de rebranding, essenciais no reposicionamento de uma determinada empresa. Nesse sentido a presente investigação, propõe uma análise e reflexão sobre este fenómeno, procurando contribuir para uma melhor e maior compreensão da influência dos processos de rebranding e seus resultados. Este estudo, desenvolvido num contexto real de estágio, durante um período de quatro meses e meio nas instalações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, (no Centro de Inovação e na Direção de Produção – Departamento de Grafismo), foi realizado através do cruzamento do conhecimento teórico com o conhecimento empírico, tendo como base as técnicas, as metodologias e os fluxos de trabalho que auxiliam os meios de comunicação audiovisuais no posicionamento e projeção da sua identidade visual corporativa.