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- Projeto "Boca Aberta" do Teatro Nacional D. Maria II: Formação de Educadores de Infância e Fruição de Espetáculos por Crianças em Idade Pré-EscolarPublication . Cotão, Patrícia Margarida Mourato Videira; Falcão, MiguelA presente dissertação tem como objeto de estudo o Projeto “Boca Aberta” (PBA), do Teatro Nacional D. Maria II, desenvolvido ao longo da temporada 2018-2019. Pretendemos estudar, através de processos de investigação rigorosos, um Projeto de Teatro para a Infância e, no seu âmbito, compreender as relações estabelecidas entre o Teatro Nacional e os contextos educativos formais, concretamente com as crianças e os educadores de jardins de infância de Lisboa. Trata-se de um estudo exploratório, cujo desenho da investigação se integra numa abordagem qualitativa e no paradigma interpretativo, decorrendo da pergunta de partida: Em que medida um Projeto de Teatro para a Infância contribui, nas vertentes da fruição e da formação docente, para a educação artística dos públicos-alvo (crianças em idade pré-escolar e educadores de infância)? Estabelecemos os seguintes objetivos gerais do estudo: (i) perceber os fatores que levam os docentes a participarem num projeto de Teatro para a infância, nas vertentes da formação e da fruição de espetáculos; (ii) conhecer as apreciações artístico-pedagógicas dos docentes, bem como as suas perceções sobre as opiniões das crianças, quanto aos espetáculos do PBA; (iii) identificar iniciativas, diretamente relacionadas com o PBA, desencadeadas pelos docentes. Os instrumentos e técnicas de recolha de dados utilizadas foram inquéritos por questionário e por entrevista semiestruturada e pesquisa documental, tratados através de análise de conteúdo, tratamento estatístico e análise documental. Concluímos que os docentes participantes neste estudo demonstraram e reconheceram deter competências no âmbito da Educação Artística e que a sua intervenção direta com as crianças em idade pré-escolar, com vista a promover a experimentação e o desenvolvimento de capacidades inferenciais e de pensamento crítico, potenciada pela sua experiência profissional e pela formação em oficinas performativas, proporcionaram práticas de fruição de qualidade. Os resultados do estudo permitem inferir que a integração deste projeto, ao longo de quatro anos, teve um efeito positivo nos seus públicos-alvo – crianças e educadores.
- Projeto “Boca Aberta” do Teatro Nacional D. Maria II: Conceções e processos de criação relativos a espetáculos teatrais para a infânciaPublication . Carvalho, Cidália Daniela Ferreira; Falcão, MiguelA presente dissertação parte dos processos de criação dos espetáculos Mau, Mau, Lobo Mau! e Falas Estranhês?, integrados no Projeto “Boca Aberta” do Teatro Nacional D. Maria II, na temporada de 2018-19, com vista a descrever e perceber este trabalho destinado privilegiadamente a crianças em idade pré-escolar. Este estudo de caso enquadra-se numa metodologia qualitativa e no paradigma interpretativo, tendo a seguinte pergunta de partida: que conceções e práticas caracterizam os processos de criação dos espetáculos de teatro para a infância, no âmbito do Projeto “Boca Aberta” do Teatro Nacional D. Maria II? Foram definidos quatro objetivos gerais: (i) entender como se (re)organiza o Teatro Nacional D. Maria II para integrar, na sua programação anual, a criação e a apresentação de espetáculos para a infância; (ii) compreender a especificidade deste projeto para as crianças em idade pré-escolar, no âmbito da programação do Teatro Nacional D. Maria II; (iii) conhecer as conceções da equipa do Projeto “Boca Aberta” relativamente ao teatro para a infância; e (iv) perceber os processos de criação – dramatúrgica, cénica e plástica – dos espetáculos do Projeto “Boca Aberta”, na temporada de 2018-19. O processo de investigação incluiu diferentes técnicas de recolha e de tratamento de dados: notas de campo, entrevistas e pesquisa documental, bem como análise de conteúdo e análise documental, respetivamente. Entre os seus resultados mais relevantes, este estudo, com forte incidência descritiva, mostra a importância que assume a oportunidade de continuidade das equipas de criação e de aprofundamento dos processos de trabalho, assim como a exigência e o rigor que os espetáculos para a infância e juventude requerem, equivalentes às criações consideradas para adultos. A possibilidade de os membros da equipa criativa do Projeto “Boca Aberta” projetarem as suas conceções sobre teatro para a infância nos processos de criação dos espetáculos, pelos quais são responsáveis, é um fator que promove a motivação dos intervenientes e fortalece os resultados alcançados.
- A influência da cor na interpretação do retrato fotográficoPublication . Angheluta, Dumitrita; Abreu, João Gomes de; Neves, RúbenCom a evolução da tecnologia e o poder de compra que possuímos hoje em dia, a aquisição de material fotográfico de qualidade torna-se uma tarefa mais fácil e acessível para todos nós. Na verdade, cada vez mais os próprios telemóveis possuem câmaras excelentes e muitos deles com modos de retrato espetaculares. Este avanço tecnológico permite, consequentemente, que todos nós possamos ser fotógrafos aumentando assim a concorrência no mercado de trabalho e, também, de certa forma a desvalorização desta profissão. Muitas vezes observamos várias empresas/marcas que apresentam fotografias dos seus produtos de baixa qualidade ou sem um estratégia pré-definida e trabalhada, porque simplesmente não acham necessário investir num profissional da área para realizar esse trabalho quando podem fazer “o mesmo trabalho" por um menor custo. Neste sentido, considero fundamental o estudo da cor e respetivas teorias nas áreas ligadas ás artes visuais e, nomeadamente, na arte fotográfica. A cor é, sem dúvida, uma mais valia para os fotógrafos e acredito que, consoante os objetivos para o resultado final, poderá ter um grande impacto na composição e respetiva interpretação da fotografia. É cada vez mais essencial aprofundarmos os nossos conhecimentos e a nossa técnica para não só nos destacarmos no mercado de trabalho enquanto profissionais, mas, também, para que possamos lutar por uma maior valorização da área em estudo. Assim sendo, a presente dissertação centra-se na temática da cor, nomeadamente na influência que a mesma tem na interpretação de retratos fotográficos. Pretende-se com este estudo, através de um método de investigação por inquérito, analisar e compreender a influência que as cores vermelho, azul e verde têm na interpretação de um conjunto de trinta fotografias criadas em ambiente de estúdio, com base num guião previamente elaborado.
- O papel dos social media no trabalho das relações públicas nas organizações de defesa, segurança e proteção civilPublication . Saúde, Anabela Araújo Calçada Vieira; Jorge, Nuno da SilvaEm que medida o trabalho das relações públicas no ambiente dos social media mudou a forma como as instituições se relacionam com os cidadãos, nomeadamente no contexto dos Democracia digital pilares e garantes da defesa, segurança e proteção das comunidades e territórios – Forças Armadas, Polícias e Proteção Civil? Partindo do grande tema da sociedade digital e dos impactos da revolução tecnológica associada à Web 2.0 nas democracias, governos e administração pública, procurou-se aprofundar como estas intuições se posicionam nas suas plataformas sociais, garantindo, a cada momento, relações de confianças, estáveis e credíveis entre cidadãos e serviços. Tendo como perspetiva o próprio olhar dos profissionais de relações públicas dos serviços selecionados para o nosso estudo - ANEPC, Exército, Força Aérea, GNR, Marinha e PSP, e uma análise das respetivas plataformas, procurou-se compreender o significado de todos estes desafios e como se equilibra a necessidade de fazer cumprir e respeitar a lei, a ordem, a legitimidade da sua função social, com a linguagem mais humanizada dos canais sociais, a conexão permanente, a exigência de abertura e transparência dos serviços, num ritmo de “notícias ao minuto”, embrulhadas de emoções, mais do que por discursos demasiado lógicos. Os social media são cada vez mais um meio estratégico de comunicação e de promoção de uma rede de relacionamentos em redor dos valores da instituição. Os conteúdos publicados procuram a interação através das emoções, celebrações e da evidência dada à diversidade das áreas operacionais, com menor relevância atribuída a conteúdos educativos e pedagógicos que apelem a uma postura cívica mais interessada e responsável em matéria de defesa, segurança e proteção.
- Utilização da metodologia Agile na definição de estratégias de comunicação internaPublication . Moreira, Carolina Alexandra Braga; Raposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoA metodologia Agile tem vindo nas últimas décadas a ganhar adeptos nos diferentes sectores de actividade, porque apresenta uma forma mais dinâmica e rápida de responder às constantes mudanças que os mercados apresentam. Contudo, apesar dos muitos benefícios comprovados que a metodologia pode trazer às organizações que adoptem esta forma de trabalhar, algumas áreas profissionais têm demonstrado uma certa relutância em tornarem a sua forma de actuar mais ágil. Exemplo disso são as Relações Públicas, área que tem vindo a demonstrar-se pouco aberta ao tema da agilidade, algo que é comprovado pela falta de aplicação desta metodologia em equipas desta área em Portugal. O presente estudo pretende assim dissertar sobre o tema da agilidade nas Relações Públicas, focando-se na aplicação da metodologia Agile no desenvolvimento de estratégias de Comunicação Interna. A função das Relações Públicas escolhida para abordar neste estudo foi a Comunicação Interna por ser o departamento que terá que apoiar a organização e capacitar os seus colaboradores durante uma transformação para Agile, algo que começa a acontecer em bastantes organizações portuguesas. Recorre-se à metodologia qualitativa nesta dissertação, analisando dois estudos de caso que apresentam estratégias de Comunicação Interna. Estas estratégias têm como base diferentes modelos: no primeiro caso, o modelo tradicional até aqui utilizado – o processo de RP em quatro etapas; no segundo caso, um modelo mais Agile – o Communication Strategy Framework. Após a comparação de ambos conclui-se que a estratégia que se demonstra mais eficaz e adequada aos dias de hoje é a que segue a metodologia Agile.
- Um estudo sobre os usos criativos do smartphone e da Internet na disciplina de História da Cultura e das ArtesPublication . Duarte, Maria Luisa Luis; Charréu, LeonardoA presente investigação de mestrado procura compreender que usos os adolescentes desta geração, conhecida como millennials (ou dos nativos digitais), estão a dar aos seus smartphones num dado contexto escolar português. Cada vez mais, estes artefactos parecem constituir extensões dos seus próprios corpos. Neste contexto, intenciona-se ultrapassar, ou contornar as críticas que têm vindo a ser feitas sobre a suposta desumanização e falta de empatia pelo “outro” que o excesso de uso do telemóvel parece provocar nos seus jovens usuários. A presente investigação olha para este problema como uma oportunidade de, mediante um uso didático, produzir conteúdos artísticos. Ao mesmo tempo, ajuda os jovens alunos “produtores/consumidores” a reconhecerem-se na produção de subjetividade inerente a determinadas propostas de trabalho realizadas no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes. Partindo dos conceitos inerentes à disciplina de História da Cultura e das Artes e da seleção e estudo de uma obra de arte, tendo como objeto de estudo a autorepresentação, o aluno (re)cria (a obra por si selecionada) através do uso do smartphone, mobilizando competências transversais (técnicas, estéticas e metodológicas) num processo que se quer criativo. A investigação assentou na metodologia de investigação-ação (IA), pautada por uma natureza interpretativa de abordagem qualitativa, embora recorrendo também a tratamento de dados quantitativos (sempre integrados numa perspetiva qualitativa). Como técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados, foram utilizados: análise documental, questionários e observação sistemática e participante, recorrendo depois à triangulação para validação dos resultados. A metodologia fez emergir linhas de reflexão, nas produções e comentários dos alunos, sobre a utilização didática e criativa do smartphone. Da reflexão conclusiva, podemos registar a boa adesão ao projeto, por parte dos alunos, investindo, assim, em novas técnicas e tecnologias de tratamento e manipulação de imagem cativando abordagens pluridisciplinares, encetando metodologias mais ativas e exercícios de reflexão/criação na representação e na autorepresentação, cativando processos de (re)conhecimento.