Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-22"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Utilização de materiais manipuláveis na medida de comprimento e área numa turma do 2.º ano de escolaridadePublication . Marques, Marta Catarina Santos; Veloso, GraciosaO presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudo do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com o objetivo de apresentar de uma forma reflexiva o processo de intervenção educativa. Ao longo deste processo, que decorreu no 1.º CEB, foi desenvolvido um estudo focado na utilização de materiais manipuláveis na medida de comprimento e área numa turma do 2.º ano de escolaridade. Através da realização deste estudo procurou-se perceber quais os contributos da utilização dos materiais manipuláveis na compreensão dos conceitos de comprimento, perímetro e área. Deste modo, foi elaborada uma sequência de tarefas, nas quais através da manipulação de materiais manipuláveis diversos, tais como palhinhas, material Cuisenaire, pentaminós e geoplano, com os quais eram trabalhados os conceitos de comprimento, perímetro e área. Todas as atividades foram iniciadas com a análise do enunciado, seguida de um trabalho a pares ou pequenos grupos, e finalizada com a discussão coletiva de ideias e resoluções que permitiam a construção de conclusões sobre os conceitos trabalhados. A metodologia adotada integra a metodologia investigação-ação, para a qual foram utilizadas como técnicas de recolha de dados, essencialmente, a observação participante e não participante, a pesquisa documental e bibliográfica e dois testes. Relativamente aos resultados da investigação, foi possível constatar que os materiais contribuem positivamente para alcançar os objetivos de aprendizagem atitudinal e cognitiva, nomeadamente na motivação, interesse e espírito colaborativo, e na compreensão dos conceitos abordados.
- Conceções de alunos de 1.º ciclo acerca do aquecimento global e da destruição da camada de ozonoPublication . Campos, Ana Filipa Loureiro Bispo Eiras de; Almeida, AntónioO presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta uma reflexão sobre todo o percurso desenvolvido. Assim, a partir da caracterização do contexto da intervenção e da identificação das potencialidades e fragilidades do grupo turma com que se trabalhou, descreve-se e analisam-se algumas das dificuldades sentidas e as formas encontradas para promover uma modalidade de prática que se considera conseguida. Apresenta-se também uma investigação que incidiu sobre o tema da destruição da camada de ozono e do aquecimento global. No estudo, a amostra foi constituída por um grupo de sessenta e duas crianças do 4.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os nove e os doze anos. Incluiu os alunos da turma onde foi implementada a Prática de Ensino Supervisionada referente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (grupo experimental) e outras duas turmas (assumidas como um só grupo) lecionadas por dois outros docentes (grupo de controlo). A investigação foi elaborada em diversas etapas, sendo iniciada pela aplicação de um questionário (pré-teste) às duas turmas. Este teve como objetivo a identificação de algumas das conceções alternativas sobre os dois fenómenos ambientais que a literatura indica serem comuns, de modo a verificar a sua ocorrência nos alunos da amostra do estudo. Posteriormente, em ambos os grupos o tema foi lecionado, mas o grupo experimental vivenciou um conjunto de atividades explicitamente voltado para a desconstrução das conceções manifestadas. Por último, aplicou-se o mesmo questionário (pós-teste) às duas turmas, cerca de três semanas após a lecionação dos conteúdos em causa, com o objetivo de verificar possíveis alterações. Os resultados da investigação revelaram uma diminuição na incidência de conceções alternativas sobre os temas referidos, o que apoia que uma prática docente centrada na desconstrução das conceções erradas dos alunos é capaz de fazer prevalecer o conhecimento científico sobre o conhecimento do senso comum.
- Consciência morfológica e desenvolvimento da escritaPublication . Durão, Jessica Honorata Cavalheiro; Rosa, JoãoNo âmbito do estágio decorrente da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, é apresentada uma reflexão fundamentada sobre as problemáticas identificadas e as estratégias de ensino desenvolvidas e analisado um estudo específico cujo objetivo foi avaliar o impacto de uma intervenção baseada na aprendizagem de regras morfológicas necessárias para descriminar a escrita de palavras que terminam nos morfemas homófonos “-esa/ - eza”. Participaram neste estudo 22 crianças, pertencentes ao 3º ano do 1º CEB, de uma escola pública na região de Lisboa. Numa primeira fase foi aplicado um pré-teste que consistia numa tarefa de escrita com os morfemas em estudo. Posto isto, foi realizada a intervenção dividida em duas sessões, em que se fez o ensino explícito de regras morfológicas. Finalizada a intervenção, foi aplicado o pós-teste, utilizando os mesmos procedimentos do pré-teste. Os resultados revelaram que a intervenção teve um impacto muito significativo na melhoria das competências de escrita dos alunos. Conclui-se que é muito relevante ensinar, explicitamente, aquelas regras morfológicas, necessárias ao desenvolvimento da sua descriminação escrita.
- O papel de um instrumento de apoio à comunicação matemática numa turma do 4.º anoPublication . Nunes, Diana Soraia Calado; Veloso, GraciosaA criação de ambientes de sala de aula onde os alunos são agentes efetivos da sua aprendizagem e têm espaço para participar e expor os seus conhecimentos, sabendo que vão ser ouvidos pelo professor e colegas, é, cada vez mais, uma recomendação curricular da atualidade e objeto de estudo. Este relatório dá conta da intervenção realizada numa turma do 4.º ano de escolaridade, com o propósito de promover a aprendizagem, valorizando, sistematicamente, a comunicação. Em simultâneo, explana-se a investigação realizada nesta turma, que envolveu a avaliação do impacto da construção de um instrumento de apoio aos momentos de Comunicação Matemática, no contexto de uma rotina semanal da turma, a Apresentação do Problema da Semana. Com a pretensão de dar resposta às questões (i) quais os contributos de um instrumento de apoio à organização e estruturação dos momentos de comunicação matemática? e (ii) de que forma esse mesmo instrumento contribui para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas?, investigou-se a evolução da turma quanto à comunicação das resoluções dos problemas e à variedade das estratégias utilizadas, antes e após a construção coletiva do instrumento de apoio. A análise de resultados, feita através da análise das produções dos alunos e das respostas a um questionário que instigou a reflexão sobre o papel do instrumento de apoio ao longo das várias apresentações do problema da semana, permitiu perceber uma crescente variedade de estratégias utilizadas e uma maior preocupação, por parte dos alunos, em organizar e estruturar os momentos de comunicação matemática, bem como em mobilizar um discurso com correção matemática. Este é um estudo que se limita a uma turma, não sendo as suas conclusões generalizáveis, mas que pode contribuir com uma estratégia para melhorar a comunicação matemática dos alunos, de uma forma que os envolve de forma direta e que prevê a sua participação e papel ativo na aprendizagem.
- “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o territórioPublication . Castro, Ana Luísa Rede Costa de; Hortas, Maria João; Arez, AbelO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, na Escola Superior de Educação de Lisboa e tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é apresentada a descrição da prática docente numa turma do 3.º ano do 1.º CEB, em que os objetivos gerais incluíam o desenvolvimento por parte dos alunos (i) da sua participação ativa no processo pedagógico; (ii) da sua expressão oral, bem como (iii) da explicitação de conhecimento, oralmente e por escrito. Assim, a partir da definição dos objetivos gerais, elaborou-se a seguinte problemática geral: que estratégias implementar para desenvolver a comunicação dos alunos no processo pedagógico?. Para dar resposta à problemática apresentada, foram realizadas um conjunto de atividades, bem como implementado um estudo que inclui as áreas disciplinares de Estudo do Meio e Expressão Musical. Este estudo, apresentado neste relatório, propõe-se, portanto, a perceber qual o contributo da música, não só para desenvolver capacidades comunicativas, como também para compreender de que forma é que esta poderá servir de meio para conhecer um território. E, tendo em consideração que a escola se encontra em Lisboa, a música popular, mais especificamente as marchas populares, foi o género musical escolhido para reconhecer o meio local. A análise da implementação das atividades que integraram no estudo, entre elas a composição musical, a análise de letras de canções, bem como a elaboração de um espetáculo final permitiu concluir que as mesmas concorrem, de forma positiva, para o desenvolvimento de competências transversais, importantes para o desenvolvimento do seu ensino e aprendizagem. Assim, este relatório apresenta um breve enquadramento teórico onde são definidos alguns conceitos relacionados com território, meio local, música e marchas populares, bem como a justificação da pertinência do estudo e das atividades e recursos que nele estão incluídas. Por fim, os resultados também são apresentados e, estes irão confirmar o importante contributo que a música pode dar para o reconhecimento do território. Terminar-se-á o presente relatório com as considerações finais, onde é realizada uma pequena reflexão sobre o percurso na unidade curricular PES II.
- The IOPT-Flow framework pairing Petri nets and data-flows for embedded controller developmentPublication . Pereira, Fernando; Gomes, LuísThe IOPT-Flow modeling framework is a Web-based set of tools for the design of embedded and cyber-physical system controllers, comprehending a graphical editor, a simulator and automatic code generation tools. Models are designed using an hybrid formalism combining Petri nets and data-flows to specify the reactive and data-driven parts of the controllers. Model composition based on components simplify the development of complex systems, that may be assembled with the help of a library of previously designed components. The synergy of the interaction between data-flow and Petri net elements brings many advantages to the design of mixed systems that must simultaneously perform data processing operations on input signals and manage complex event driven state-machines. The resulting controllers may be implemented on software or reconfigurable hardware devices, as the code generation tools support C and VHDL. The tools are free to use and are available online http://gres.uninova.pt/iopt-flow.
- Gestão e comunicação da mudança organizacional nas juventudes partidárias: o caso da JSDPublication . Bastardo, Ricardo Filipe Mouro; Miranda, Sandra Marisa LopesAtualmente, grande parte das organizações encontra-se inserida num ambiente altamente dinâmico e competitivo, mais complexo do que nunca. Neste contexto, as próprias organizações são obrigadas e enfrentar cenários constantes de mudança, que se sucedem a um ritmo cada vez acelerado, exigindo também da parte dos colaboradores uma constante assimilação de processos. As mudanças organizacionais implicam necessariamente uma gestão eficiente de recursos, nomeadamente humanos e tecnológicos, com vista a evitar a ocorrência de fenómenos de resistência, quer por parte do topo quer por parte da base da estrutura da organização. Também o recurso a estratégias de comunicação que estimulem uma partilha de informação transparente entre colaboradores e chefias de topo e intermédias se constitui como uma das ferramentas mais poderosas para evitar a presença de eventuais objetores à mudança, por via do combate a um dos fatores que mais condiciona este tipo de processos: os rumores. Neste sentido, o presente trabalho de investigação apresenta como objetivo fundamental percecionar o modo como decorre o processo de gestão e comunicação da mudança organizacional nas juventudes partidárias, recorrendo ao caso específico da Juventude Social-Democrata. Deste modo, desenvolveu-se um estudo operacionalizado por via quer do método quantitativo, através da aplicação de inquéritos online a militantes da JSD, tendo sido gerada uma amostra de conveniência de 187 indivíduos e, por outro lado, pela realização de entrevistas semiestruturadas a dois militantes específicos da mesma juventude partidária. Entre as principais conclusões retiradas da presente investigação, destaca-se a opinião favorável dos militantes face ao modo como a mudança é comunicada e no que concerne ao desempenho das respetivas chefias diretas. Grande parte mostra recetividade face a estes processos e os fenómenos de resistência são apenas ocasionais, sendo os ressentimentos passados e o sentimento de medo as principais razões apontadas quando tal sucede.
- Desenvolver a competência literária no 2.º ano de escolaridade: desconstruindo estereótiposPublication . Cunha, Verónica Denise da Silva; Silva, EncarnaçãoA apresentação do presente relatório ocorre no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório pretende dar conta do processo de intervenção educativa, realizado numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Esino Básico, no ano letivo 2015/2016, considerando as suas diferentes fases. Pretende também apresentar um estudo cujo tema emergiu no contexto em que a prática pedagógica se desenvolveu. O estudo situa-se no âmbito do desenvolvimento da competência literária. Mais concretamente, através do estudo levado a cabo, pretendeu-se desconstruir alguns estereótipos associados a duas personagens da literatura para a infância, consideradas tipicamente vilãs (os lobos e as bruxas), ao mesmo tempo que se promovia o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita dos alunos. Desta forma, privilegiou-se o desenvolvimento integrado de competências ao nível do português, nomeadamente a competência de escrita, a competência leitora e a competência literária. Como forma de dar resposta ao objetivo traçado foi realizado um projeto designado Histórias Mágicas que envolveu, numa primeira fase, (i) a análise de livros que apresentavam as personagens referidas enquanto heroínas e vilãs; (ii) o levantamento das caracterícas que levavam a considerá-las vilãs ou heroínas e, por fim, (iii) a elaboração de histórias em que estas personagens tivessem o papel de heróis/heroínas, tendo por base a realização de uma sequência didática sobre o género Conto Maravilhoso. Para a recolha das representações das crianças sobre as duas personagens em estudo foram aplicados, inquéritos através de questionários, em duas fases distintas, numa fase anterior ao projeto e numa fase posterior. A metodologia considerada para a investigação enquadra-se no paradigma qualitativo, com características muito próximas da metodologia investigação-ação, e o quadro teórico mobilizado corresponde ao desenvolvimento da competência literária e ao contributo dos textos literários para o desenvolvimento dessa competência, mais específicamente do conto maravilhoso. Quanto aos resultados obtidos, verificou-se a desconstrução de alguns dos estereótipos associados às personagens em estudo pelos alunos e o projeto concretizado revelou-se um processo importante para o desenvolvimento da competência literária.
- O processo de rebranding nos meios audiovisuais: o caso RTPPublication . Martins, João Carlos Ramalhete; Abreu, João Gomes de; Tudela, NicolauA emergente evolução tecnológica tem vindo a ditar uma desatualização dos meios, processos e técnicas de diferenciação e promoção das marcas. Contudo, através da existência de departamentos dedicados à gestão das marcas (branding) no interior das organizações, a descoberta de técnicas e estratégias inovadoras tem contribuído para inverter essa tendência. Dessa forma, também as empresas do setor audiovisual, procurando potenciar a sua rentabilidade, necessitam de controlar regularmente o seu posicionamento num mercado cada vez mais competitivo. Esta realidade tem como consequência o desencadear de processos de rebranding, essenciais no reposicionamento de uma determinada empresa. Nesse sentido a presente investigação, propõe uma análise e reflexão sobre este fenómeno, procurando contribuir para uma melhor e maior compreensão da influência dos processos de rebranding e seus resultados. Este estudo, desenvolvido num contexto real de estágio, durante um período de quatro meses e meio nas instalações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, (no Centro de Inovação e na Direção de Produção – Departamento de Grafismo), foi realizado através do cruzamento do conhecimento teórico com o conhecimento empírico, tendo como base as técnicas, as metodologias e os fluxos de trabalho que auxiliam os meios de comunicação audiovisuais no posicionamento e projeção da sua identidade visual corporativa.