Loading...
25 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 25
- Heráldica rejeitada. Um fracassado projeto de heráldica para as unidades orgânicas do Politécnico de LisboaPublication . Morais-Alexandre, PauloNo presente artigo ensaia-se um estudo sobre um caso que se considera exemplar relativamente ao que é, no presente, o papel, ou melhor, a consideração ou perceção que se tem desse papel, da heráldica ocupacional como recurso para a simbologia de instituições, nomeadamente de estabelecimentos de ensino superior e suas unidades orgânicas e contribui-se com alguns subsídios para a compreensão da “guerra” travada entre os logótipos e a heráldica, que os primeiros parecem ir vencendo. A atualidade, ou não, da utilização de heráldica na simbologia dos estabelecimentos de ensino superior, bem como as suas unidades orgânicas, parece ser pouco comum, sobretudo nas novas instituições, preferindo muitas vezes as recém-formadas estruturas a utilização de logótipos que vão sendo atualizados com maior, ou menor, frequência à heráldica, que apesar do trabalho de esclarecimento, na maior parte dos casos um trabalho debalde e frustrante dos heraldistas em diversos fóruns em o desmentir, continua a ser associada à heráldica de família, à nobiliarquia, ao conservadorismo, a um passado que se quer remoto, em suma a um anacronismo que já devia estar extinto, a que não se pretende qualquer associação.
- A formação da heráldica do exército no Estado NovoPublication . Morais-Alexandre, PauloRESUMO: É analisada nesta pesquisa a evolução da Heráldica do Exército Português ao longo do Estado Novo, sendo referida a importante reforma da década de 60 que lhe veio a conferir uma qualidade excepcional.
- A arte e a heráldica autárquica em PortugalPublication . Morais-Alexandre, PauloRESUMO: Aborda-se a heráldica autárquica portuguesa não sob o aspecto da correcção da ordenação dos brasões de armas, mas privilegiando-se a abordagem em termos artísticos, ou seja a experimentação estética das armas e sua experimentação em termos de inovação e criatividade.
- “In memoriam” Jorge Guerreiro VicentePublication . Silva, José Manuel Pedroso da; Morais-Alexandre, PauloPercurso do coronel Jorge Guerreiro Vicente (1925-2017) como heraldista, oficial que dirigiu o Gabinete de Heráldica do Exército entre 1979 e o final de 1992, fazendo-se referência a algumas das armas que ordenou não só para o Exército, mas também para vários outros organismos.
- O gabinete de heráldica do exército e a heráldica associativaPublication . Morais-Alexandre, PauloSão elencadas e caracterizadas as armas que o Gabinete de Heráldica do Exército ordenou para diversos organismos na esfera da heráldica associativa, sendo alvo de análise, entre outras coisas, a qualidade estética das mesmas.
- Uma patranha heráldico-genealógica de Gil Vicente: a comedia sobre a devisa da cidade de Coimbra e o brasão-de-armas de CoimbraPublication . Morais-Alexandre, PauloEnsaio sobre a veracidade da leitura simbólica da heráldica da cidade de Coimbra que Gil Vicente fez na sua obra Comedia sobre a devisa da Cidade de Coimbra, através do confronto da evolução das armas daquela urbe e da importância da Armaria na encenação vicentina de 1527.
- A heráldica e a falerística do Politécnico de Lisboa: um exemplo de cultura e artePublication . Morais-Alexandre, PauloO Instituto Politécnico de Lisboa assumiu em 2010 heráldica própria, complementando o uso de logótipo criado aquando a fundação do Instituto. Tal foi entendido como complementar ao já existente e não como sua substituição.Toda a estruturação heráldica foi feita tendo em conta a missão do Instituto e também a sua história e até o património histórico das unidades orgânicas que o integravam, algumas já seculares, como ISEL, ISCAL ou as Escolas das Artes.
- José Manuel Pedroso da Silva: um original criador de ex-librisPublication . Morais-Alexandre, Paulo; Miranda, Artur Mário da Mota (ed.)A obra como criador de ex-libris do português José Manuel Pedroso da Silva importante investigador e criador de Heráldica.
- A invocação de Nossa Senhora dos Navegantes em CascaisPublication . Morais-Alexandre, PauloA invocação de Nossa Senhora dos Navegantes esteve na base da ordenação heráldica da Casa dos Pescadores de Cascais. Analisado o culto dos homens do mar daquela vila pode-se questionar a opção iconográfica instituída.
- A inclusão de elementos heráldicos no vestuário não ocidentalPublication . Morais-Alexandre, PauloRESUMO: É ensaiado um levantamento, ainda que sumário, de usos heráldicos na indumentária não ocidental, nomeadamente em África e no Japão.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »