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- Heráldica rejeitada. Um fracassado projeto de heráldica para as unidades orgânicas do Politécnico de LisboaPublication . Morais-Alexandre, PauloNo presente artigo ensaia-se um estudo sobre um caso que se considera exemplar relativamente ao que é, no presente, o papel, ou melhor, a consideração ou perceção que se tem desse papel, da heráldica ocupacional como recurso para a simbologia de instituições, nomeadamente de estabelecimentos de ensino superior e suas unidades orgânicas e contribui-se com alguns subsídios para a compreensão da “guerra” travada entre os logótipos e a heráldica, que os primeiros parecem ir vencendo. A atualidade, ou não, da utilização de heráldica na simbologia dos estabelecimentos de ensino superior, bem como as suas unidades orgânicas, parece ser pouco comum, sobretudo nas novas instituições, preferindo muitas vezes as recém-formadas estruturas a utilização de logótipos que vão sendo atualizados com maior, ou menor, frequência à heráldica, que apesar do trabalho de esclarecimento, na maior parte dos casos um trabalho debalde e frustrante dos heraldistas em diversos fóruns em o desmentir, continua a ser associada à heráldica de família, à nobiliarquia, ao conservadorismo, a um passado que se quer remoto, em suma a um anacronismo que já devia estar extinto, a que não se pretende qualquer associação.
- Jornadas internacionais de cenografia e figurinosPublication . Dias, Fernando Rosa; Cordeiro, Marta; Morais-Alexandre, PauloEsta edição incorpora as actas das primeiras Jornadas Internacionais de Cenografia e Figurinos (International Journeys on Scenography and Costumes). Este evento é uma primeira actividade, a que se deseja dar continuidade e que se encontra integrada num projecto mais abrangente em torno dos Estudos de Cenografia e Figurinos em Portugal (Cenography and Costume Studies in Portugal). Como síntese dos trabalhos, pretendem-se efetuar estudos de documentação e pensamento sobre a cenografia e os figurinos em Portugal, realizando exposições, jornadas de discussão e produção ensaística, e várias edições com estudos sobre a construção plástica do espetáculo em Portugal, além da preparação de um Dicionário da Cenografia e dos Figurinos em Portugal.
- A Escola de Cinema de Lisboa, uma didática do oprimidoPublication . Morais-Alexandre, PauloDepois de uma análise dos “Estereótipos na criação de uma dramaturgia para o figurino do negro, e não só, no Cinema” e da abordagem “Do Cinema Negro como desestabilizador de “valores vigentes”, sobretudo este último onde era expressamente afirmado que «[...] há um papel pedagógico que a Arte deve ter, nomeadamente para despertar as consciências, para as desestabilizar, fazendo-as questionar e criticar os “valores vigentes” tantas vezes tomados como bons e suficientes, para depois ser possível instaurar novas realidades, muitas vezes ao arrepio dos poderes dominantes.», importava desenvolver e eventualmente direcionar essa pesquisa, explicitando exatamente esse valor pedagógico, neste caso relativamente à construção de cinematografias do oprimido, em particular do negro e da forma como este, não só é apresentado, mas como faz mudar comportamentos. Lança-se assim um ponto de partida para um mais desenvolvido estudo, relativamente à forma como tal é feito no presente, num universo muito próprio que decorre da produção do que se designa como Escola de Cinema de Lisboa e em particular nos seus mais interessantes representantes como os realizadores Pedro Costa, João Salavisa, Leonor Teles, Ico Costa, mas não só, tendo como denominador comum do facto de qualquer destes realizadores se ter formado na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.
- Álvaro Laranjeira Santos: da anatomia cirúrgica à irrealidade da imaginaçãoPublication . Morais-Alexandre, Paulo; Vasconcelos, Céu de; Santos, Rita LaranjeiraCatálogo da exposição de desenho que esteve patente no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, de 22 de março a 22 de abril de 2022
- Magnólia: a pele de Vera CastroPublication . Marques, Luísa Maria Lousã; Morais-Alexandre, Paulo; Andrade, Paulo (fotografias)Vera Barroso Morais de Castro (1946-2010) foi figurinista, cenógrafa, pintora e Professora da Escola Superior de Teatro e Cinema. Faleceu no dia 8 de fevereiro de 2010. Para assinalar os 10 anos da sua morte, surge a ideia de organizar uma obra onde se apresenta a sua biografia, um estudo sobre as suas criações para Teatro e Dança, os depoimentos de Tiago Bartolomeu Costa, Paulo Filipe Monteiro, Rui Mendes, Sérgio Loureiro, Rui Morais e Castro e ainda as fotografias dos estudos para figurinos e figurinos que se encontravam no arquivo da família.
- “In memoriam” Jorge Guerreiro VicentePublication . Silva, José Manuel Pedroso da; Morais-Alexandre, PauloPercurso do coronel Jorge Guerreiro Vicente (1925-2017) como heraldista, oficial que dirigiu o Gabinete de Heráldica do Exército entre 1979 e o final de 1992, fazendo-se referência a algumas das armas que ordenou não só para o Exército, mas também para vários outros organismos.
- José Carlos Barros: em terra de gigantes e dragões voadoresPublication . Cordeiro, Marta; Varela, Teresa; Guedes, Castro; Nascimento, João; Morais-Alexandre, PauloCatálogo da exposição patente no Espaço Artes Politécnico de Lisboa, de 25 de janeiro a 24 de fevereiro de 2023
- Helena Pedro Nunes: da sustentável leveza do serPublication . Morais-Alexandre, Paulo; Andrade, PauloCatálogo da exposição de pintura que esteve patente no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, de 27 de abril a 27 de maio de 2022
- À procura da águaPublication . Ribeiro, José Teixeira; Morais-Alexandre, PauloCatálogo da exposição de pintura que esteve patente no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, de 14 de dezembro de 2022 a 13 de janeiro de 2023
- Do Carnaval em Portugal: para a compreensão de algumas permeabilidades culturais e sociais entre o Brasil e PortugalPublication . Morais-Alexandre, PauloVisa-se com o presente trabalho acrescentar alguns subsídios ao estudo das relações entre os Carnavais do Brasil e de Portugal, nomeadamente tendo em conta as vertentes culturais e sociais, verificando-se um movimento vai-e-vem e uma permeabilidade cultural e influências mútuas.