Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-16"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- A Escola de Cinema de Lisboa, uma didática do oprimidoPublication . Morais-Alexandre, PauloDepois de uma análise dos “Estereótipos na criação de uma dramaturgia para o figurino do negro, e não só, no Cinema” e da abordagem “Do Cinema Negro como desestabilizador de “valores vigentes”, sobretudo este último onde era expressamente afirmado que «[...] há um papel pedagógico que a Arte deve ter, nomeadamente para despertar as consciências, para as desestabilizar, fazendo-as questionar e criticar os “valores vigentes” tantas vezes tomados como bons e suficientes, para depois ser possível instaurar novas realidades, muitas vezes ao arrepio dos poderes dominantes.», importava desenvolver e eventualmente direcionar essa pesquisa, explicitando exatamente esse valor pedagógico, neste caso relativamente à construção de cinematografias do oprimido, em particular do negro e da forma como este, não só é apresentado, mas como faz mudar comportamentos. Lança-se assim um ponto de partida para um mais desenvolvido estudo, relativamente à forma como tal é feito no presente, num universo muito próprio que decorre da produção do que se designa como Escola de Cinema de Lisboa e em particular nos seus mais interessantes representantes como os realizadores Pedro Costa, João Salavisa, Leonor Teles, Ico Costa, mas não só, tendo como denominador comum do facto de qualquer destes realizadores se ter formado na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.
- O conteúdo é rei? Fatores determinantes para uma estratégia de SEO focada no GooglePublication . Gil, Diogo Agostinho; Di Fátima, BrancoA presente dissertação baseia-se na famosa expressão “o conteúdo é rei” dita por Bill Gates em 1996. A pergunta de partida é “Para o Google, o conteúdo é o fator mais importante numa estratégia de SEO?”, procurando responder à seguinte hipótese: i) Para a Google, o conteúdo é o fator mais importante numa estratégia de SEO. Nesta investigação são selecionados os fatores a serem abordados, através da junção daqueles que são os fatores mais relevantes para os profissionais de referência em SEO. Posteriormente são analisados quantitativamente em 12 websites portugueses de literacia financeira, através de várias ferramentas, sendo a principal o Ubersuggest. A utilização de outras ferramentas prendeu-se com a impossibilidade de analisar todos os aspetos apenas no Ubersuggest. Por outro lado, também foram analisados fatores diretamente nos websites, inclusivamente no código. Os dados foram extraídos, apresentados, e explicados, para que posteriormente tenham sido comparados com o tráfego dos websites, de modo a perceber a relação entre cada um dos fatores e o número de visitas. Assim, tornou-se possível descobrir que o conteúdo não é o fator mais importante numa estratégia de otimização para motores de pesquisa.
- A cobertura jornalística do EURO 2020 na SICPublication . Camacho, Sara Catarina Serrão; Simões, Rui Fernando AlmeidaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. A investigação é desenvolvida a partir do estágio de três meses realizado na editoria de desporto, na Sociedade Independente de Comunicação (SIC). O estudo procura refletir sobre a esfera mediática desportiva, dedicando especial atenção à evolução do jornalismo desportivo e à comercialização do desporto. Num segundo momento, procurámos compreender o papel dos grandes eventos desportivos na realidade mediática aliado à espetacularização do futebol. Através da observação ao longo de três meses do trabalho desenvolvido na redação foi possível desenvolver uma análise qualitativa. O objetivo passou por perceber de que modo é que foi desenvolvida e programada a atividade da SIC para a cobertura do Campeonato Europeu de Futebol, em 2021.
- Marketing Interno nas empresas: efeitos na felicidade e no comprometimento organizacionalPublication . Silva, Sara do Carmo Sampaio Marques da; Miranda, Sandra Marisa LopesCada vez há uma maior competitividade no mercado de trabalho para atrair, contratar e reter os melhor colaboradores. O marketing interno é uma estratégia que deve ser aplicada na empresa para criar valor diferenciado ao produto “organização” aos olhos dos clientes e potenciais clientes internos, os colaboradores. Estudos anteriores comprovam que o marketing interno tem um impacto positivo na performance, motivação e satisfação dos colaboradores, mas há pouca investigação sobre o seu efeito na felicidade organizacional ou no comprometimento organizacional. A presente investigação tem como objetivo compreender quais os contornos do marketing interno, como é que este se apresenta e de que forma influência a felicidade dos colaboradores e o comprometimento organizacional. Para o fazer, optou-se por uma metodologia mista, através de pesquisa qualitativa em forma de entrevistas e pesquisa quantitativa, operacionalizada em inquéritos por questionário. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas à Cisco, Conrad Algarve by Hilton e DHL, com o intuito de identificar quais as dimensões do marketing interno e o papel que estas têm na felicidade e comprometimento dos seus colaboradores. Paralelamente, elaborou-se e disponibilizou-se um questionário, baseado em partes de escalas testadas anteriormente, para medir o marketing interno, a felicidade e o comprometimento, através de uma amostra de conveniência (N=225 válidos). Concluiu-se que o marketing interno é constituído por seis dimensões essenciais, a pesquisa interna, as condições ou benefícios, a formação e desenvolvimento, o reconhecimento e recompensas, a liderança e a comunicação interna. Os resultados foram comparados e permitiram aferir que o marketing interno tem um efeito positivo na felicidade organizacional dos clientes internos e no seu comprometimento organizacional. Foi também possível comprovar uma forte correlação entre a felicidade e o comprometimento. Verificou-se ainda que a relação entre o marketing interno e o comprometimento organizacional é mediada pela felicidade organizacional.
- Um olhar do marketing sobre a sustentabilidade social das Smart CitiesPublication . Diogo, Ana Paula Patrício; Machado, Ana TeresaPara que as cidades alcancem o patamar de smart city, não chega apenas terem serviços inteligentes, é necessário desenvolver toda uma estratégia diferenciadora em que o cidadão está no centro das decisões, com o objetivo de o tornar mais feliz na sua área de residência e aproximando-o das novas tecnologias. Assim, é necessário que as cidades criem soluções inovadoras para os problemas enfrentados pela sociedade, nomeadamente no eixo social da sustentabilidade. A presente investigação pretende abordar o marketing territorial enquanto ferramenta no planeamento de cidades inteligentes, colocando a seguinte questão de partida: Qual a importância do marketing territorial na criação de smart cities socialmente sustentáveis, em Portugal? Através desta questão, pretende-se perceber de que forma a sustentabilidade social pode influenciar as estratégias de marketing territorial; identificar as smart cities existentes; identificar os indicadores de smart cities; perceber de que forma as smart cities promovem a sustentabilidade social; quais as estratégias de marketing territorial aplicadas em smart cities. Na vertente metodológica, esta investigação segue um posicionamento paradigmático interpretativista, recorrendo ao método exploratório através da análise qualitativa. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e a grelha de análise de conteúdo foi construída por uma combinação entre lógica indutiva e dedutiva. Face à pergunta colocada no início desta investigação, podemos concluir que o marketing territorial se apresenta como uma ferramenta essencial para a criação de smart cities socialmente sustentáveis. Em Portugal e apesar deste estudo não poder ser considerado representativo da amostra do País, conseguimos identificar que as cidades aqui referidas estariam prontas e tinham todo um potencial enorme para se transformarem em smart cities socialmente sustentáveis através de um plano de marketing territorial.
- #UmOutroPaís: projeto transmedia de comunicação não ficcionalPublication . Rodrigues, Reinaldo Fernando Teixeira; Souto, JorgeNum contexto de crise profunda da indústria da comunicação social, partimos do conceito de narrativa transmedia, proposto por Henry Jenkins, para realizar um projeto de comunicação não ficcional. Esta forma de comunicar foi descrita como um caminho narrativo para os produtores de entretenimento, mas parece-nos, relevante compreender o potencial do transmedia storytelling no contexto da produção jornalística. O propósito foi responder à questão de partida: pode o conceito de narrativa transmedia ser aplicado às reportagens realizadas por jornalistas. Para este efeito, no início de 2021, lançámos as bases do projeto em diversos suportes digitais e definimos que a nossa narrativa se iria centrar nos depoimentos de indivíduos, em idade ativa, que trocaram a residência no litoral pela vida num dos 165 concelhos do interior. Em julho de 2021 foram publicados trinta testemunhos em diversos formatos audiovisuais em meios do Global Media Group: Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Dinheiro Vivo e TSF Rádio Jornal. A publicação deste conjunto de depoimentos - recolhidos expressamente para este projeto - em órgãos de comunicação social com expressão nacional foi desenhada para a publicação combinada nas distintas plataformas dos meios e refletem a experiência pessoal dos entrevistados sobre a desertificação e coesão territorial. O projeto obteve bom desempenho nas audiências, especialmente nos públicos mais jovens, resultante duma aposta em formatos distintos nas redes sociais, mas sobretudo fruto da criação de um universo narrativo coeso e diversificado.
- “Como é que a organização do ambiente educativo influencia o brincar numa sala de Jardim de Infância?”Publication . Santos, Joana Isabel Lopes; Rosa, ManuelaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada - Módulo II (PPS II) que decorreu num jardim de infância da rede pública, no distrito de Lisboa, com um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos. Este relatório compreende a análise crítica e reflexiva do processo de intervenção em contexto de jardim de infância e uma investigação sobre a forma como a organização do ambiente educativo influencia o brincar. A investigação, de natureza qualitativa, seguiu a metodologia do estudo de caso, uma vez que o intuito era aprofundar a reflexão sobre o ambiente educativo e sobre o brincar, bem como a forma como estes conceitos são percecionados e vivenciados no contexto específico da PPS II. A análise e discussão dos dados evidenciou que o ambiente educativo, suporte do desenvolvimento curricular, tem influência no brincar. A brincadeira é a atividade espontânea das crianças e, apesar de ser muitas vezes colocada em segundo plano, representa uma forma natural de desenvolvimento e aprendizagem. Cada participante do contexto educativo perceciona o ambiente educativo de forma singular e pode participar nas tomadas de decisão acerca da sua organização, sendo mais favorável ao brincar um ambiente educativo organizado com a participação das crianças.
- As crianças têm voz, vamos ouvi-las pelo direito a uma participação em Jardim de InfânciaPublication . Batista, Ana Luísa Costa; Rosa, ManuelaO presente relatório enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada – módulo II (PPS II), do primeiro ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A prática profissional realizou-se de novembro a abril de 2020/2021, numa sala de pré-escolar, numa instituição privada, no distrito de Setúbal. O relatório constitui-se como um trabalho reflexivo e fundamentado da minha prática enquanto futura educadora, apresentando a caracterização do contexto socioeducativo, as minhas intenções para todos os intervenientes da prática, uma investigação à qual me propus estudar, analisei os resultados e, por fim, a construção da minha identidade profissional. O tema da investigação surgiu devido ao facto de estar consciente que as crianças têm direito a participarem e serem ouvidas, porem a voz delas muitas vezes é desconsiderada pelas planificações previamente feitas pelos educadores. Assim, senti a necessidade de estudar este tema, intitulando como “As crianças têm voz, vamos ouvi-las – pelo direito a uma participação em JI”. Realizei uma investigação de natureza qualitativa seguindo as principais diretrizes da investigação-ação. Neste sentido, foram utilizadas diferentes técnicas e instrumentos para a recolha de dados, com principal foco na observação. Tendo como objetivos primordiais identificar e perceber as conceções das crianças e educadora cooperante sobre a participação, analisar a participação das crianças e encontrar estratégias que levem as crianças a intervir e participar.
- Promoção de uma educação não sexista no 1º e 6º ano de escolaridadePublication . Sousa, Luana de Castro; Silva, Maria JoãoO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, disciplina integrante do currículo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. No mesmo está presente uma dimensão descritiva, reflexiva e investigativa sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em três turmas, uma do 1º e duas do 6º ano de escolaridade. A componente investigativa tem como principal objetivo compreender qual o papel do/a docente na promoção de uma educação não sexista, em turmas de 1º e 6º ano do CEB. Para tal, o seguinte relatório de investigação explora, através do domínio de Igualdade de Género presente no currículo de Educação para a Cidadania, a diversidade de estereótipos de género presentes nos/as alunos, assim como possíveis desconstruções dos mesmos. Esta investigação contou com a participação de 67 crianças, 25 do sexo feminino e 42 do sexo masculino. Através da adoção de uma leitura crítica e reflexiva sobre os resultados, que mostraram a evolução do pensamento dos alunos no sentido da igualdade de género, é possível concluir que as estratégias e atividades implementadas promoveram momentos de partilha, argumentação e discussão relativamente ao género. Através desses momentos, foi possível que grande parte dos/as alunos/as refletissem sobre a importância da igualdade de género para o bem-estar pessoal e social.
- Potencializar a consciência fonológica no pré-escolar: um estudo centrado num contexto orientado pela rotina High ScopePublication . Paixão, Andreia Filipa Figueiredo; Friães, RitaO presente relatório espelha o meu percurso da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), realizado ao longo de seis meses, numa sala de Jardim de Infância (JI) de um contexto socioeducativo que orientado pelo modelo High Scope, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Neste relatório pretende-se refletir acerca da intervenção e investigação desenvolvida na sala de JI em referência. Para o efeito, apresenta-se uma caracterização reflexiva do contexto socioeducativo, nas suas diferentes dimensões (meio, o contexto educativo, a equipa educativa, o ambiente educativo, o grupo de crianças e as respetivas famílias), são explicitadas as intencionalidades pedagógicas que sustentaram e orientaram a minha ação educativa enquanto estagiária e faz-se ainda uma reflexão sobre o processo de construção profissional resultante das experiências vivenciadas no decurso das PPS. Ao longo do processo de observação, verificou-se que o grupo de crianças da sala em que estive integrada apresentava conhecimentos relacionados com a consciência fonológica, como identificar o som das letras. Consequentemente, face a estas observações, surgiu o interesse em desenvolver uma investigação sobre a temática da consciência fonológica no pré-escolar, em particular, como é que a mesma é trabalhada num contexto que se rege pela abordagem High Scope com os seguintes objetivos: (i) Analisar de que forma a rotina da sala do JI2 pode potenciar a promoção da consciência fonológica do grupo; (ii) Identificar as estratégias e atividades mobilizadas pela equipa educativa para promover a consciência fonológica; (iii) Identificar que materiais utilizados no modelo High Scope que podem favorecer a consciência fonológica; (iv) Sinalizar e caracterizar as tarefas fonológicas que o grupo de crianças da sala de JI2 consegue realizar. Em termos metodológicos, de modo a dar resposta aos objetivos traçados, optou-se pela realização de um estudo de natureza qualitativa ou interpretativa, orientado pela metodologia de estudo de caso, onde se recorreu a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como: observação direta participante, através do registo de notas de campo; observação direta sistemática, através do preenchimento de grelhas; consulta/análise documental e entrevistas semiestruturadas à educadora cooperante (EC) e à auxiliar de ação educativa que acompanha o grupo. Através dos dados recolhidos é possível constatar-se que o modelo High Scope, neste contexto em específico, potencializa o desenvolvimento da consciência fonológica durante os momentos da rotina, devido às estratégias e atividades mobilizadas e os materiais disponibilizados. Os resultados colocam ainda em evidência os momentos da rotina que facilitam o desenvolvimento da consciência fonológica, como, o quadro das mensagens, os pequenos e grandes grupos; as estratégias e atividades mobilizadas pela equipa educativa, particularmente, distribuição dos materiais das crianças referindo os sons iniciais, bater palmas, contar sílabas e jogos como o tambor das rimas e os materiais utilizados, nomeadamente: os letter links, letras em diversos materiais e jogos com letras. E por fim, sinalizaram-se e caracterizaram-se as tarefas fonológicas que o grupo de crianças da sala de JI2 consegue realizar, nomeadamente, identificar o seu nome e o nome dos seus amigos, recorrendo ou não aos letter links; identificar as letras escritas; identificar o som das letras; contar sílabas e rimar, com ou sem ajuda. Este estudo enuncia que este grupo de crianças, neste contexto em específico, consegue associar os sons iniciais semelhantes devido à constante utilização dos letter links e consegue rimar porque a equipa de sala recorre a jogos como o tambor das rimas frequentemente. Uma vez que os materiais estão todos etiquetados, as crianças já conseguem identificar letras escritas e associar as mesmas ao respetivo som.