Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Morais Alexandre, Paulo Jorge

Search Results

Now showing 1 - 10 of 92
  • Heráldica rejeitada. Um fracassado projeto de heráldica para as unidades orgânicas do Politécnico de Lisboa
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    No presente artigo ensaia-se um estudo sobre um caso que se considera exemplar relativamente ao que é, no presente, o papel, ou melhor, a consideração ou perceção que se tem desse papel, da heráldica ocupacional como recurso para a simbologia de instituições, nomeadamente de estabelecimentos de ensino superior e suas unidades orgânicas e contribui-se com alguns subsídios para a compreensão da “guerra” travada entre os logótipos e a heráldica, que os primeiros parecem ir vencendo. A atualidade, ou não, da utilização de heráldica na simbologia dos estabelecimentos de ensino superior, bem como as suas unidades orgânicas, parece ser pouco comum, sobretudo nas novas instituições, preferindo muitas vezes as recém-formadas estruturas a utilização de logótipos que vão sendo atualizados com maior, ou menor, frequência à heráldica, que apesar do trabalho de esclarecimento, na maior parte dos casos um trabalho debalde e frustrante dos heraldistas em diversos fóruns em o desmentir, continua a ser associada à heráldica de família, à nobiliarquia, ao conservadorismo, a um passado que se quer remoto, em suma a um anacronismo que já devia estar extinto, a que não se pretende qualquer associação.
  • Jornadas internacionais de cenografia e figurinos
    Publication . Dias, Fernando Rosa; Cordeiro, Marta; Morais-Alexandre, Paulo
    Esta edição incorpora as actas das primeiras Jornadas Internacionais de Cenografia e Figurinos (International Journeys on Scenography and Costumes). Este evento é uma primeira actividade, a que se deseja dar continuidade e que se encontra integrada num projecto mais abrangente em torno dos Estudos de Cenografia e Figurinos em Portugal (Cenography and Costume Studies in Portugal). Como síntese dos trabalhos, pretendem-se efetuar estudos de documentação e pensamento sobre a cenografia e os figurinos em Portugal, realizando exposições, jornadas de discussão e produção ensaística, e várias edições com estudos sobre a construção plástica do espetáculo em Portugal, além da preparação de um Dicionário da Cenografia e dos Figurinos em Portugal.
  • A formação da heráldica do exército no Estado Novo
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    RESUMO: É analisada nesta pesquisa a evolução da Heráldica do Exército Português ao longo do Estado Novo, sendo referida a importante reforma da década de 60 que lhe veio a conferir uma qualidade excepcional.
  • Pedro Augusto de Sousa e Silva
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    Biografia do Tenente-Coronel Pedro Augusto de Sousa e Silva (1877-1930). Natural da freguesia de São Martinho, Sintra, era filho de Valentim Augusto da Silva e de Júlia Adelaide de Sousa e Silva. Foi casado com Júlia Tavares de Almeida e Sousa, de quem viria a ter cinco filhos. Viria a falecer no dia 4 de abril de 1930, em Angola, no lugar de Cuhobua, posto civil de Luimbale, na Vila Teixeira da Silva, circunscrição civil do Bailundo, Benguela, com 52 anos de idade.
  • A propósito do traje tradicional de Lisboa
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    Sintetiza-se a questão da existência de um traje tradicional lisboeta e cruza-se o mesmo com as festas da cidade de Lisboa, nomeadamente a sua utilização enquanto figurino nas marchas populares. ABSTRACT - It is questioned the existence of a traditional costume in Lisbon, its use in the festivities of the town, namely as stage costume in the popular marches.
  • A Escola de Cinema de Lisboa, uma didática do oprimido
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    Depois de uma análise dos “Estereótipos na criação de uma dramaturgia para o figurino do negro, e não só, no Cinema” e da abordagem “Do Cinema Negro como desestabilizador de “valores vigentes”, sobretudo este último onde era expressamente afirmado que «[...] há um papel pedagógico que a Arte deve ter, nomeadamente para despertar as consciências, para as desestabilizar, fazendo-as questionar e criticar os “valores vigentes” tantas vezes tomados como bons e suficientes, para depois ser possível instaurar novas realidades, muitas vezes ao arrepio dos poderes dominantes.», importava desenvolver e eventualmente direcionar essa pesquisa, explicitando exatamente esse valor pedagógico, neste caso relativamente à construção de cinematografias do oprimido, em particular do negro e da forma como este, não só é apresentado, mas como faz mudar comportamentos. Lança-se assim um ponto de partida para um mais desenvolvido estudo, relativamente à forma como tal é feito no presente, num universo muito próprio que decorre da produção do que se designa como Escola de Cinema de Lisboa e em particular nos seus mais interessantes representantes como os realizadores Pedro Costa, João Salavisa, Leonor Teles, Ico Costa, mas não só, tendo como denominador comum do facto de qualquer destes realizadores se ter formado na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.
  • A arte e a heráldica autárquica em Portugal
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    RESUMO: Aborda-se a heráldica autárquica portuguesa não sob o aspecto da correcção da ordenação dos brasões de armas, mas privilegiando-se a abordagem em termos artísticos, ou seja a experimentação estética das armas e sua experimentação em termos de inovação e criatividade.
  • A moda e o traje militar no século XVII
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    O traje militar, em geral, e em Portugal, em particular, teve uma enorme evolução no século XVII. Foi nesta centúria que se deram as primeiras tentativas em Portugal de introduzir e regular os uniformes. Paralelamente verifica-se que a indumentária militar sofreu de fortes influências da Moda vigente. ABSTRACT - The military costume had an enormous evolution in the seventeenth century. It was in this century that the first attempts were made to introduce the uniforms in Portugal. It appears that the military outfit suffered from strong influences from fashion.
  • Álvaro Laranjeira Santos: da anatomia cirúrgica à irrealidade da imaginação
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Vasconcelos, Céu de; Santos, Rita Laranjeira
    Catálogo da exposição de desenho que esteve patente no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, de 22 de março a 22 de abril de 2022
  • Magnólia: a pele de Vera Castro
    Publication . Marques, Luísa Maria Lousã; Morais-Alexandre, Paulo; Andrade, Paulo (fotografias)
    Vera Barroso Morais de Castro (1946-2010) foi figurinista, cenógrafa, pintora e Professora da Escola Superior de Teatro e Cinema. Faleceu no dia 8 de fevereiro de 2010. Para assinalar os 10 anos da sua morte, surge a ideia de organizar uma obra onde se apresenta a sua biografia, um estudo sobre as suas criações para Teatro e Dança, os depoimentos de Tiago Bartolomeu Costa, Paulo Filipe Monteiro, Rui Mendes, Sérgio Loureiro, Rui Morais e Castro e ainda as fotografias dos estudos para figurinos e figurinos que se encontravam no arquivo da família.