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Alexandrino Nunes, Maria Clarisse

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Now showing 1 - 10 of 28
  • Diversidades, educação e inclusão
    Publication . Ferreira, Nuno Martins; Nunes, Clarisse
    O Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, da Escola Superior de Educação de Lisboa(CIED), é um centro de estudos vocacionado para a investigação científica fundamental e aplicada no domínio da educação formal e não formal e das artes. Um dos seus objetivos é o de fomentar o debate e a difusão do conhecimento científico, através de publicações que permitam alcançar um público alargado e interessado na formação de professores, educadores e outros agentes educativos, artísticos e culturais. Neste livro, o CIED promove um espaço de reflexão e de debate a partir de diferentes contextos de educação formal, não formal e informal. A escolha desta ampla temática – diversidades, educação e inclusão – deve-se à importância que as diversidades e a inclusão assumem na realidade educativa atual, sobretudo num século que apresenta um conjunto de desafios à comunidade envolvida no fenómeno educativo.
  • Contributo do iPad® para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais
    Publication . Santos, Carla; Nunes, Clarisse
    O estudo analisou o papel que o iPad® pode desempenhar no desenvolvimento de crianças com atraso global do desenvolvimento psicomotor (AGDPM), em contexto terapêutico. Neste sentido procurou explorar o potencial do iPad® para promover o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com AGDPM; descrever o modo como estas reagem à utilização do iPad® e conhecer as perspetivas de pais e profissionais face à utilização do iPad®. Participaram no estudo de caso nove crianças com AGDPM, com uma média de idade de 32 meses, nove pais e um profissional de terapia ocupacional. As crianças encontravam-se em período de intervenção em terapia ocupacional, num contexto hospitalar. Efetuaram-se entrevistas semidiretivas aos pais e ao terapeuta ocupacional para conhecer as suas opiniões, procedeu-se a pesquisa documental para caracterizar as crianças e a observações naturalistas para se caracterizar o envolvimento e atividade e participação das crianças com o iPad®. Os resultados evidenciam reações muito positivas por parte das crianças à utilização do iPad®, salientando-se os elevados níveis de envolvimento com o iPad® e de atividade e participação, mormente na dimensão «experiências sensoriais intencionais». Os pais e o profissional de saúde fizeram um balanço muito positivo da utilização do iPad® pelas crianças. Os resultados sugerem que a utilização do iPad® em contexto terapêutico poderá contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com diagnóstico de AGDPM.
  • Utilização pedagógica de tecnologias de apoio por crianças com perturbação do espectro do autismo
    Publication . Ladeira, Susana; Nunes, Clarisse
    O artigo analisa o papel das Tecnologias de Apoio (TA) no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) que frequentam Unidades de Ensino Estruturado (UEE). Especificando, procura-se perceber que TA existem numa UEE e de que forma são utilizadas para promover a aprendizagem e a inclusão destas crianças. O estudo realizado numa UEE teve a participação de três crianças, duas professoras de educação especial e duas terapeutas da fala. Para a recolha de dados recorreu-se à pesquisa documental, a observações (de natureza não participante, focando-nos na observação de atividades em que eram utilizadas TA com os alunos com PEA), a questionários e a entrevistas (às professores de educação especial e às Terapeutas da Fala das crianças com PEA). Recorremos ainda a notas de campo e a conversas informais. Os dados recolhidos nas observações e nas entrevistas foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a existência de maior investimento na utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação e do software Comunicar com Símbolos, no contexto da UEE. No contexto da terapia da fala, o software GRID, o programa PECS e o Tablet são as TA mais utilizadas. No contexto de sala de aula não são utilizadas TA. Concluímos que a utilização de TA na educação de crianças com PEA difere consoante a criança, o contexto (TF, UEE e sala de aula) e a formação do profissional. Importa ajudar os docentes a perceber como podem promover mais oportunidades de inclusão e de aprendizagem para estas crianças, recorrendo à utilização de TA.
  • Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II
    Publication . Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Rosa, João; Almeida, Ana Rita; Esteves, Sandrina
    O mestrado de Intervenção Precoce da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa apresenta o seu terceiro ebook. Este livro pretende ser uma janela aberta para as dissertações de mestrado e para a investigação desenvolvida pelos seus estudantes no seio dessas teses. Estes trabalhos empíricos são enquadrados por dois artigos de revisão redigidos por convidados que ajudam a traçar o mapa conceptual da prática na intervenção precoce.
  • Práticas de Inclusão e Multideficiência: um estudo no 1º ciclo
    Publication . Fuentes, Marisa; Nunes, Clarisse
    Apresenta-se um estudo centrado no conhecimento de práticas desenvolvidas por docentes de ensino regular (ER) e de Educação Especial (EE) para promover a inclusão de alunos com multideficiência (MD) no ensino regular. Especificando, a pesquisa pretendeu identificar estratégias de ensino utilizadas com crianças com MD e perceber se essas estratégias vão ao encontro das necessidades dessas crianças, se promovem a sua inclusão e de que forma. O estudo de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, teve a participação de 3 crianças com MD, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, e 3 docentes, 2 de EE e 1 do ER. Os dados foram recolhidos recorrendo à pesquisa documental, a entrevistas semiestruturadas aos docentes e a observações naturalistas das crianças em interação com pares e docentes, numa Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência (UAAM) do 1º ciclo. Os resultados evidenciam que os professores concordam com a inclusão de alunos com MD no ER e que se preocupam em desenvolver atividades que promovam a inclusão social, ainda que frequentemente essas atividades se realizem no contexto da UAAM. Importa ainda referir que os resultados apontam para uma maior preocupação com a inclusão social e não tanto com a inclusão académica. Para promover a inclusão de alunos com MD, os docentes recorrem a estratégias dirigidas à comunidade escolar, a estratégias focadas nos alunos com desenvolvimento típico e a estratégias centradas nos alunos com MD.
  • How different are parents and educators? A comparative study of interactive differences between parents and educators in a collaborative adult-child activity
    Publication . Fuertes, Marina; Sousa, Otília; Łockiewicz, Marta; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila
    Involving children in collaborative tasks supports their cognitive, motor and social development. This study, performed in Portugal, aims to describe and compare early childhood educators and parents regarding their collaborative and interactive behavior when working with children. For that purpose, 55 educators (of both genders) with a child from their class and 45 parents (of both genders) with their children, participated in an everyday-like quasi-experimental situation for 20 minutes. The participants were invited to build an object of their choice, using a range of available materials and tools. The children included 47 boys and 48 girls, between 3 and 5 year-old. In comparison with the parents, the educators encouraged the children more to explore and find their own solutions. Conversely, the parents helped their children by offering demonstrations and directions. When the educators and the parents were grouped by gender ("men" versus "women"), different opportunities were offered to boys and girls by male and female adults. Our study suggests that educators and parents serve as diverse, but complementary educational role models and provide different learning opportunities.
  • Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência
    Publication . Marques, Cláudia; Silva, Francisco Vaz da; Nunes, Clarisse
    As dificuldades comunicativas manifestadas por alunos com multideficiência (MD) exigem o recurso a formas alternativas de comunicação, as quais nem sempre são do conhecimento dos docentes que com elas trabalham (Copley & Ziviani, 2004; Nunes, 2011). Neste sentido propôs-se a criação e implementação de um Kit básico de Tecnologias de Apoio à Comunicação (TAC) para alunos com MD, procurando-se perceber como é que os professores de alunos com MD se apropriaram do Kit; o efeito que a sua introdução teve na prática pedagógica e se respondeu às necessidades de natureza prática desses professores. Pretendeu-se ainda verificar se o Kit elaborado promoveu a utilização de TAC com alunos com MD. A natureza qualitativa deste estudo definiu a realização do mesmo como sendo um projeto de investigação-ação, o qual envolveu 6 UAAM e contou com a participação de 14 professores e 21 alunos com MD e com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos. Os resultados indicam que o Kit elaborado permitiu colmatar necessidades de informação dos professores nas áreas da MD e das TAC e sugerem que as estratégias apresentadas para os primeiros dois níveis comunicativos não foram suficientemente concretas, permanecendo a necessidade de informação e apoio para os professores neste tópico. A implementação deste recurso aumentou a utilização de TAC junto dos alunos com MD, evidenciando a pertinência da sua criação, mas há carência de tutoriais centrados nos dois primeiros níveis de competência comunicativa.
  • Crianças com multideficiência sem linguagem oral expressiva: formas de comunicação mais utilizadas para formular pedidos
    Publication . Nunes, Clarisse; APEI
    O estudo procurou saber quais as formas de comunicação usadas por cinco crianças com multideficiência, com idades compreendidas entre os três e os seis anos, na formulação de pedidos e se os adultos compreendiam essas formas de comunicação. Os dados foram recolhidos através da observação directa dos comportamentos das crianças e de entrevistas efectuadas aos educadores de infância. Os resultados revelaram que as crianças com multideficiência usavam, basicamente, formas de comunicação não simbólica para formular pedidos e raramente os faziam na ausência dos itens que desejavam. Os pedidos formulados relacionaram-se sobretudo com a regulação dos comportamentos e a interacção social. Os resultados indicaram ainda que os adultos tinham dificuldade em responder positivamente às formas de comunicação usadas pelas crianças, levando-as a ter relativamente poucas oportunidades comunicativas e, consequentemente, escassas oportunidades de aprendizagem.
  • Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce
    Publication . Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Almeida, Tiago
    Este livro surge resultante de algumas teses e trabalhos dos estudantes de Mestrado de Intervenção Precoce na Escola Superior de Educação de Lisboa das edições de 2015/17. Os primeiros dois capítulos do livro correspondem a revisões de literatura na área da Intervenção Precoce que enquandram os estudos empíricos e traçam um mapa teórico. Agradecemos aos autores que aceitaram o convite para sua elaboração enriquecendo concecptualmente o livro. Os capitulos empíricos resultam das pesquisas realizadas pelos estudantes nas suas dissertações e que protogonizam a(s) primeira(s) autoria(s) de cada estudo.
  • Editorial
    Publication . Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Fuertes, Marina; Rodrigues, Margarida; Sousa, Otília
    Nesta dimensão a revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional procura numa perspetiva plural divulgar o trabalho de investigação na área da educação, acolhendo uma ampla gama de disciplinas, de temas e de perspetivas metodológicas.