Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
235.01 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O artigo analisa o papel das Tecnologias de Apoio (TA) no processo de ensino e
aprendizagem de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) que frequentam
Unidades de Ensino Estruturado (UEE). Especificando, procura-se perceber que TA existem
numa UEE e de que forma são utilizadas para promover a aprendizagem e a inclusão destas
crianças.
O estudo realizado numa UEE teve a participação de três crianças, duas professoras de
educação especial e duas terapeutas da fala. Para a recolha de dados recorreu-se à pesquisa
documental, a observações (de natureza não participante, focando-nos na observação de
atividades em que eram utilizadas TA com os alunos com PEA), a questionários e a entrevistas
(às professores de educação especial e às Terapeutas da Fala das crianças com PEA).
Recorremos ainda a notas de campo e a conversas informais. Os dados recolhidos nas
observações e nas entrevistas foram analisados recorrendo à análise de conteúdo.
Os resultados evidenciam a existência de maior investimento na utilização de Tecnologias de
Informação e Comunicação e do software Comunicar com Símbolos, no contexto da UEE. No
contexto da terapia da fala, o software GRID, o programa PECS e o Tablet são as TA mais
utilizadas. No contexto de sala de aula não são utilizadas TA.
Concluímos que a utilização de TA na educação de crianças com PEA difere consoante a
criança, o contexto (TF, UEE e sala de aula) e a formação do profissional. Importa ajudar os
docentes a perceber como podem promover mais oportunidades de inclusão e de
aprendizagem para estas crianças, recorrendo à utilização de TA.
Description
Keywords
Tecnologias de apoio Perturbações do espectro do autismo Comunicação Aprendizagem Inclusão
Citation
Ladeira, S., Nunes, C. (2017) Utilização pedagógica de tecnologias de apoio por crianças com perturbação do espectro do autismo in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (41-54) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais