Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
153.17 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As dificuldades comunicativas manifestadas por alunos com multideficiência (MD) exigem o
recurso a formas alternativas de comunicação, as quais nem sempre são do conhecimento dos
docentes que com elas trabalham (Copley & Ziviani, 2004; Nunes, 2011). Neste sentido
propôs-se a criação e implementação de um Kit básico de Tecnologias de Apoio à
Comunicação (TAC) para alunos com MD, procurando-se perceber como é que os
professores de alunos com MD se apropriaram do Kit; o efeito que a sua introdução teve na
prática pedagógica e se respondeu às necessidades de natureza prática desses professores.
Pretendeu-se ainda verificar se o Kit elaborado promoveu a utilização de TAC com alunos
com MD.
A natureza qualitativa deste estudo definiu a realização do mesmo como sendo um projeto de
investigação-ação, o qual envolveu 6 UAAM e contou com a participação de 14 professores e
21 alunos com MD e com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos.
Os resultados indicam que o Kit elaborado permitiu colmatar necessidades de informação dos
professores nas áreas da MD e das TAC e sugerem que as estratégias apresentadas para os
primeiros dois níveis comunicativos não foram suficientemente concretas, permanecendo a
necessidade de informação e apoio para os professores neste tópico. A implementação deste
recurso aumentou a utilização de TAC junto dos alunos com MD, evidenciando a pertinência
da sua criação, mas há carência de tutoriais centrados nos dois primeiros níveis de
competência comunicativa.
Description
Keywords
Kit Multideficiência Tecnologias de apoio à comunicação
Citation
Marques, C., Silva, F., Nunes, C. (2019) Criação de um kit básico sobre tecnologias de apoio à comunicação para alunos com multideficiência in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (199-211) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa