Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
134.61 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Apresenta-se um estudo centrado no conhecimento de práticas desenvolvidas por docentes
de ensino regular (ER) e de Educação Especial (EE) para promover a inclusão de alunos com
multideficiência (MD) no ensino regular. Especificando, a pesquisa pretendeu identificar
estratégias de ensino utilizadas com crianças com MD e perceber se essas estratégias vão ao
encontro das necessidades dessas crianças, se promovem a sua inclusão e de que forma.
O estudo de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, teve a participação de 3
crianças com MD, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, e 3 docentes, 2 de EE
e 1 do ER. Os dados foram recolhidos recorrendo à pesquisa documental, a entrevistas
semiestruturadas aos docentes e a observações naturalistas das crianças em interação com
pares e docentes, numa Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência (UAAM) do 1º ciclo.
Os resultados evidenciam que os professores concordam com a inclusão de alunos com MD
no ER e que se preocupam em desenvolver atividades que promovam a inclusão social, ainda
que frequentemente essas atividades se realizem no contexto da UAAM. Importa ainda referir
que os resultados apontam para uma maior preocupação com a inclusão social e não tanto
com a inclusão académica.
Para promover a inclusão de alunos com MD, os docentes recorrem a estratégias dirigidas à
comunidade escolar, a estratégias focadas nos alunos com desenvolvimento típico e a
estratégias centradas nos alunos com MD.
Description
Keywords
Inclusão Multideficiência Práticas pedagógicas Estratégias de ensino
Citation
Fuentes, M., Nunes, C. (2017) Práticas de Inclusão e Multideficiência: um estudo no 1º ciclo in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (7-17) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais