Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

GaudĂȘncio Matos, Joana Isabel

Search Results

Now showing 1 - 10 of 12
  • Arte, comunidade e memĂłria local. reflexĂŁo acerca de processos artĂ­sticos participativos na comunidade
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana
    O texto que a seguir Ă© apresentado incide sobre um conjunto de intervençÔes de street art realizadas em Santiago do CacĂ©m entre os anos 2016 e 2019 por grupos de estudantes e docentes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias a convite da Associação Cultural de Santiago do CacĂ©m. Procurar-se-ĂĄ fazer um balanço do trabalho realizado tendo em consideração aspetos de natureza conceptual e metodolĂłgica, estĂ©tica e artĂ­stica bem como de natureza educativa, atendendo Ă s mĂșltiplas ligaçÔes entre prĂĄtica artĂ­stica e a comunidade.
  • Artes plĂĄsticas: da prĂĄtica criativa Ă  prĂĄtica pedagĂłgica na formação inicial de atores educativos
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudĂȘncio
    Este texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plåsticas I e Artes Plåsticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Båsica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as pråticas com futuros atores educativos no ùmbito das artes visuais.
  • Cartographies: artistic practices, school and communities
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana GaudĂȘncio; SĂĄ, KĂĄtia
    This communication presents the results of a work project carried out with students from higher, basic and secondary education, in close collaboration and as part of the research project - IMAGO MUNDI. In this scope, our project proposal was to develop arts practice based research processes, within the field of the visual arts, assuming as key concepts the ones of cartography and psychogeography. Departing from the mentioned concepts and aiming to address the links between school, artistic practices and community, a set of activities (as school subject or extracurricular in nature) were designed and carried out. Our aim was the development of creative processes, which, by means of arts practice-based research with and within the community, were able to assume the territory as its locus. Thus, enabling the construction of visions of the world from the experience (be it perceptive/sensory, social, cultural, emotional
) of the territory.
  • Arte, comunidade e memĂłria local. projeto de street art em Santiago do CacĂ©m
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana
    A presente comunicação refere-se Ă  intervenção de street art em Santiago do CacĂ©m, realizada no Ăąmbito do projeto ParticipART. Este projeto de natureza extracurricular, financiado pelo Instituto PolitĂ©cnicos de Lisboa, integra um conjunto de intervençÔes com e para a comunidade, disseminadas por trĂȘs concelhos - Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m- para alĂ©m de um workshop internacional com a Universidade de Marmara em Istambul que culminou numa vĂ­deo instalação.
  • Processo criativo e prĂĄtica pedagĂłgica na formação do educador enquanto sujeito cultural
    Publication . Matos, Joana; Ferreira, Joana; Pereira, Teresa Matos
    Este texto incide sobre os processos inerentes Ă  estruturação de planos curriculares nas Unidades Curriculares (UC) de Artes PlĂĄsticas I e II integradas na Licenciatura em Educação BĂĄsica (Escola Superior de Educação de Lisboa) nos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Por um lado, aborda as bases de natureza teĂłrica que possibilitaram a reformulação dos conteĂșdos e das metodologias de lecionação. Por outro, faz um balanço de algumas das prĂĄticas desenvolvidas no Ăąmbito da implementação dos programas criados, considerando prĂĄticas docentes e prĂĄticas criativas levadas a cabo para o efeito.
  • Artes plĂĄsticas: da prĂĄtica criativa Ă  prĂĄtica pedagĂłgica na formação inicial de atores educativos
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudĂȘncio
    Este texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plåsticas I e Artes Plåsticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Båsica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as pråticas com futuros atores educativos no ùmbito das artes visuais.
  • Artes visuais: cenĂĄrios de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; SĂĄ, KĂĄtia; Matos, Joana
    Este capĂ­tulo procura refletir acerca dos processos de trabalho desenvolvidos no Ăąmbito do ensino das Artes Visuais, assumindo como cenĂĄrios de fundo as Unidades Curriculares (UC) semestrais de Oficina de Artes, Tecnologias e MultimĂ©dia II e Arte TĂȘxtil da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e a UC de Artes PlĂĄsticas I da Licenciatura em Educação BĂĄsica (LEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando estratĂ©gias, metodologias e resultados obtidos, testemunham-se formas de adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao modelo remoto de emergĂȘncia, atendendo a contingĂȘncias e potencialidades, com base na experiĂȘncia de professores e estudantes. Apresentam-se, igualmente, resultados desses processos de ensino-aprendizagem, procurando nunca perder de vista: nem as especificidades das prĂĄticas artĂ­sticas visadas, baseadas numa articulação indissociĂĄvel entre pensar/fazer, conceptualizar/concretizar; nem a garantia da qualidade dos processos criativos e dos objetos de arte daĂ­ resultantes.
  • Mapear memĂłrias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; SĂĄ, KĂĄtia; Matos, Joana; Ferreira, Joana Vaz
    A presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artĂ­stica desenvolvida para e com a comunidade, inserida no Ăąmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, prĂĄticas artĂ­sticas, comunidade e representaçÔes do territĂłrio (refÂȘ IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido junto da comunidade de Santiago do CacĂ©m, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memĂłria do territĂłrio e do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se contam estudantes e professores da Escola SecundĂĄria Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do PolitĂ©cnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando abordar as ligaçÔes entre a escola, as prĂĄticas artĂ­sticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos criativos que, atravĂ©s de uma investigação baseada na prĂĄtica artĂ­stica com e na comunidade, assumiram o territĂłrio como o seu locus, prefigurando assim a construção de visĂ”es do mundo a partir da experiĂȘncia (seja ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do territĂłrio. O processo de trabalho desenvolvido emergiu de uma proposta da autarquia local (CĂąmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a realização de intervençÔes artĂ­sticas em espaço pĂșblico, numa ligação com o comĂ©rcio local. Foi assim concebida a proposta para a realização de um projeto artĂ­stico intitulado LIGAÇÕES: Lojas & Lojistas, que pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, atravĂ©s das prĂĄticas artĂ­sticas em artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbĂłlicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados Ă s vivĂȘncias no territĂłrio. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de objetos, imagens e narrativas acerca da memĂłria e da experiĂȘncia dos lugares.
  • ParticipART – “AmanhĂŁ temos bom dia”. Projeto artĂ­stico de intervenção comunitĂĄria
    Publication . Arez, Abel; G Dias, Alfredo; Matos, Joana; SĂĄ, KĂĄtia; Vieira, NatĂĄlia; Pereira, Teresa Matos
    O texto apresenta o processo de trabalho realizado no Ăąmbito do projeto ParticipART – Criação, Comunidade e Desenvolvimento, cujo contexto de intervenção foi o centro histĂłrico do Seixal e teve como parceira a Associação Cultural L1B. A intervenção incidiu na investigação sobre a memĂłria dos espaços, do trabalho e das vivĂȘncias da comunidade local e contou com a participação de estudantes e diplomados do curso de Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e Mediação ArtĂ­stica e Cultural (MAC), da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa AtravĂ©s das prĂĄticas associadas Ă  Street Art ou Community-Based Art foram propostas abordagens no Ăąmbito das artes visuais e das artes performativas (mĂșsica e teatro) a problemĂĄticas locais que envolvem a transmissĂŁo da memĂłria coletiva dos lugares ou do trabalho operĂĄrio, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, tĂ©cnicos, artĂ­sticos, bem como a expressĂŁo de intersubjetividades. Neste sentido, foram desenvolvidas as ligaçÔes entre a problemĂĄtica da memĂłria do trabalho industrial a deslocação das zonas rurais para os espaços urbanos e a construção coletiva das identidades ligadas aos lugares. O processo de trabalho articulou-se ainda com o projeto “Becos e Esquinas”, proposto pela associação L1B e envolveu a realização de um espetĂĄculo multidisciplinar intitulado “AmanhĂŁ temos bom dia” e intervençÔes artĂ­sticas em espaço urbano.
  • RepresentaçÔes do territĂłrio: patrimĂłnio e prĂĄtica artĂ­stica
    Publication . AlcĂąntara, Ana; Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana
    A comunicação descreve e analisa as prĂĄticas pedagĂłgicas desenvolvidas no Ăąmbito de duas propostas de trabalho com estudantes do CTeSP em GestĂŁo de Turismo (ESE eESCE/IPS) e com estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (ESELx/IPL). A primeira proposta de trabalho foi realizada na Unidade Curricular de HistĂłria, Cultura e PatrimĂłnio e a segunda no Ăąmbito das Unidades Curriculares de Oficina de Artes, Tecnologias e MultimĂ©dia I e Projeto em Artes Tecnologias e MultimĂ©dia I. Ambas se inscrevem num projeto de investigação em curso financiado pelo concurso ID&CA do IPL e intitulado IMAGO MUNDI - Cartografias, prĂĄticas artĂ­sticas, comunidade e representaçÔes do territĂłrio. AtravĂ©s destes dois exemplos procura-se dar conta das potencialidades pedagĂłgicas da integração de estudantes em processos investigativos baseados na prĂĄtica, tendo contextos reais de atuação (sociolĂłgicos, culturais, estĂ©ticos) como ponto de partida para a construção de aprendizagens capazes de articular, de forma coerente, diferentes saberes, experiĂȘncias e processos criativos.