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GaudĂȘncio Matos, Joana Isabel

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  • Arte, comunidade e memĂłria local. reflexĂŁo acerca de processos artĂ­sticos participativos na comunidade
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana
    O texto que a seguir Ă© apresentado incide sobre um conjunto de intervençÔes de street art realizadas em Santiago do CacĂ©m entre os anos 2016 e 2019 por grupos de estudantes e docentes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias a convite da Associação Cultural de Santiago do CacĂ©m. Procurar-se-ĂĄ fazer um balanço do trabalho realizado tendo em consideração aspetos de natureza conceptual e metodolĂłgica, estĂ©tica e artĂ­stica bem como de natureza educativa, atendendo Ă s mĂșltiplas ligaçÔes entre prĂĄtica artĂ­stica e a comunidade.
  • Factores de risco para a nĂŁo adesĂŁo ao tratamento oclusivo em crianças amblĂ­opes
    Publication . Lança, Carla; Carolino, Elisabete; Cunha, Ana; Estrada, InĂȘs; Matos, Joana; Vitorino, Daniela; d'Almeida, Isabel Reich; Andrade, Graça
    O profissional de saĂșde Ă© confrontado com um desafio constante: a melhoria da adesĂŁo aos regimes terapĂȘuticos. Na ambliopia, a adesĂŁo ao tratamento oclusivo Ă© um problema comum e constitui um factor essencial na melhoria da acuidade visual. A acuidade visual do olho amblĂ­ope nĂŁo melhora sem tratamento oclusivo efectivo. Objectivo do estudo: identificar factores de risco para a nĂŁo adesĂŁo ao tratamento oclusivo implementado pela famĂ­lia, em crianças amblĂ­opes.
  • ParticipART: Criação, Comunidade e Desenvolvimento (IntervençÔes de Street Art em Santiago do CacĂ©m)
    Publication . Matos, Joana; Castro, SĂ­lvia
    A presente proposta de comunicação ao VIII Congresso de Educação ArtĂ­stica prevĂȘ, em primeiro lugar, uma apresentação geral do Projeto ParticipART - financiado pelo Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa - este articula-se como uma plataforma de intervenção e interação com a comunidade desenvolvido atravĂ©s de prĂĄticas colaborativas, participativas e de intervenção em diferentes contextos comunitĂĄrios contemplando questĂ”es sociais, culturais, histĂłricas, identitĂĄrias, entre outras. EstĂĄ prevista a realização de um conjunto de intervençÔes no domĂ­nio das artes visuais, em trĂȘs concelhos do paĂ­s (Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m). Nesta comunicação dar-se-ĂĄ enfoque a um dos projetos de street art implementado em fachadas de prĂ©dios por recuperar, no centro histĂłrico de Santiago do CacĂ©m, desenvolvido em parceria com a CĂąmara de Santiago do CacĂ©m e a Associação Cultural de Santiago do CacĂ©m. Este projeto, bem como todos os que jĂĄ se realizaram, foram implementados em perĂ­odos extracurriculares, mediante inscrição voluntĂĄria dos estudantes dos trĂȘs anos da Licenciatura de Artes Visuais da Escola Superior de Educação de Lisboa, levando-nos a crer que se revelam uma boa estratĂ©gia para motivar os estudantes para a criação artĂ­stica em realidades sociais e culturais diferenciadas com a participação da comunidade.
  • Arte, comunidade e memĂłria local. projeto de street art em Santiago do CacĂ©m
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana
    A presente comunicação refere-se Ă  intervenção de street art em Santiago do CacĂ©m, realizada no Ăąmbito do projeto ParticipART. Este projeto de natureza extracurricular, financiado pelo Instituto PolitĂ©cnicos de Lisboa, integra um conjunto de intervençÔes com e para a comunidade, disseminadas por trĂȘs concelhos - Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m- para alĂ©m de um workshop internacional com a Universidade de Marmara em Istambul que culminou numa vĂ­deo instalação.
  • Processo criativo e prĂĄtica pedagĂłgica na formação do educador enquanto sujeito cultural
    Publication . Matos, Joana; Ferreira, Joana; Pereira, Teresa Matos
    Este texto incide sobre os processos inerentes Ă  estruturação de planos curriculares nas Unidades Curriculares (UC) de Artes PlĂĄsticas I e II integradas na Licenciatura em Educação BĂĄsica (Escola Superior de Educação de Lisboa) nos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Por um lado, aborda as bases de natureza teĂłrica que possibilitaram a reformulação dos conteĂșdos e das metodologias de lecionação. Por outro, faz um balanço de algumas das prĂĄticas desenvolvidas no Ăąmbito da implementação dos programas criados, considerando prĂĄticas docentes e prĂĄticas criativas levadas a cabo para o efeito.
  • A escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)
    Publication . Ferreira, Joana Vaz; Matos, Joana; Antunes, Sandra Sofia Pereira
    Versa o presente artigo sobre princĂ­pios, processos e prĂĄticas em educação artĂ­stica, desenvolvidos com os estudantes do 1Âș ano de Licenciatura em Educação BĂĄsica. Regressados de uma experiĂȘncia de escola em desmaterialização, propusemos caminhos trilhados por Lourdes Castro como indutor. Pareceu-nos entĂŁo um referente significativo, marcando o recomeço da atividade letiva em modo presencial, pela multiplicidade de processos empregues pela artista para o repensar a realidade – revisitamos agora o trabalho desenvolvido pelos estudantes, como tributo Ă  visĂŁo de sentido transformador que Ă© legado de Lourdes Castro. Metodologicamente assumimos a importĂąncia da experimentação de processos artĂ­sticos na formação do futuro educador e o confronto com problemĂĄticas de Ă­ndole artĂ­stica num processo de Arts Based Educational Research. Considerando, alĂ©m da produção, a prĂĄtica artĂ­stica como processo de problematização, observĂĄ-la-emos estruturante da construção do pensamento, declarando assim os processos criativos como recursos investigativos e de descoberta. Desta forma, propomos como referente a obra de Lourdes Castro, pela variedade de abordagens e prĂĄticas, com o intuito de fazer compreender alguns processos criativos e artĂ­sticos como investigativos. Com base nos conteĂșdos e exemplos abordados em aula, os estudantes desenvolveram estudos exploratĂłrios que resultaram em projeto experimental para o amadurecimento de competĂȘncias criativas, esperando-se uma ação transformadora das consciĂȘncias e das prĂĄticas.
  • Educação ArtĂ­stica: processos e desafios de cidadania
    Publication . Antunes, Sandra Sofia Pereira; Ferreira, Joana; Matos, Joana
    O presente artigo incide sobre princĂ­pios, processos e prĂĄticas de educação artĂ­stica e estĂ©tica, desenvolvidos na Unidade Curricular (UC) de Artes PlĂĄsticas II, do 2Âș ano da Licenciatura em Educação BĂĄsica, na Escola Superior de Educação do PolitĂ©cnico de Lisboa. Na formação de agentes capacitados para a intervenção em Ăąmbitos da ação educativa, em contextos formais e nĂŁo formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artĂ­stica e estĂ©tica (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituĂ­do como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciĂȘncias da arte, da educação artĂ­stica, do design e das ciĂȘncias da educação) responsĂĄveis pela UC. Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artĂ­sticos como processos investigativos e a suas prĂĄticas como socialmente construĂ­das, integradoras e transformadoras do indivĂ­duo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido nossa preocupação recorrente.
  • Artes visuais: cenĂĄrios de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; SĂĄ, KĂĄtia; Matos, Joana
    Este capĂ­tulo procura refletir acerca dos processos de trabalho desenvolvidos no Ăąmbito do ensino das Artes Visuais, assumindo como cenĂĄrios de fundo as Unidades Curriculares (UC) semestrais de Oficina de Artes, Tecnologias e MultimĂ©dia II e Arte TĂȘxtil da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e a UC de Artes PlĂĄsticas I da Licenciatura em Educação BĂĄsica (LEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando estratĂ©gias, metodologias e resultados obtidos, testemunham-se formas de adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao modelo remoto de emergĂȘncia, atendendo a contingĂȘncias e potencialidades, com base na experiĂȘncia de professores e estudantes. Apresentam-se, igualmente, resultados desses processos de ensino-aprendizagem, procurando nunca perder de vista: nem as especificidades das prĂĄticas artĂ­sticas visadas, baseadas numa articulação indissociĂĄvel entre pensar/fazer, conceptualizar/concretizar; nem a garantia da qualidade dos processos criativos e dos objetos de arte daĂ­ resultantes.
  • Mapear memĂłrias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; SĂĄ, KĂĄtia; Matos, Joana; Ferreira, Joana Vaz
    A presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artĂ­stica desenvolvida para e com a comunidade, inserida no Ăąmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, prĂĄticas artĂ­sticas, comunidade e representaçÔes do territĂłrio (refÂȘ IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido junto da comunidade de Santiago do CacĂ©m, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memĂłria do territĂłrio e do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se contam estudantes e professores da Escola SecundĂĄria Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do PolitĂ©cnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando abordar as ligaçÔes entre a escola, as prĂĄticas artĂ­sticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos criativos que, atravĂ©s de uma investigação baseada na prĂĄtica artĂ­stica com e na comunidade, assumiram o territĂłrio como o seu locus, prefigurando assim a construção de visĂ”es do mundo a partir da experiĂȘncia (seja ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do territĂłrio. O processo de trabalho desenvolvido emergiu de uma proposta da autarquia local (CĂąmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a realização de intervençÔes artĂ­sticas em espaço pĂșblico, numa ligação com o comĂ©rcio local. Foi assim concebida a proposta para a realização de um projeto artĂ­stico intitulado LIGAÇÕES: Lojas & Lojistas, que pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, atravĂ©s das prĂĄticas artĂ­sticas em artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbĂłlicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados Ă s vivĂȘncias no territĂłrio. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de objetos, imagens e narrativas acerca da memĂłria e da experiĂȘncia dos lugares.
  • ParticipART – “AmanhĂŁ temos bom dia”. Projeto artĂ­stico de intervenção comunitĂĄria
    Publication . Arez, Abel; G Dias, Alfredo; Matos, Joana; SĂĄ, KĂĄtia; Vieira, NatĂĄlia; Pereira, Teresa Matos
    O texto apresenta o processo de trabalho realizado no Ăąmbito do projeto ParticipART – Criação, Comunidade e Desenvolvimento, cujo contexto de intervenção foi o centro histĂłrico do Seixal e teve como parceira a Associação Cultural L1B. A intervenção incidiu na investigação sobre a memĂłria dos espaços, do trabalho e das vivĂȘncias da comunidade local e contou com a participação de estudantes e diplomados do curso de Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e Mediação ArtĂ­stica e Cultural (MAC), da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa AtravĂ©s das prĂĄticas associadas Ă  Street Art ou Community-Based Art foram propostas abordagens no Ăąmbito das artes visuais e das artes performativas (mĂșsica e teatro) a problemĂĄticas locais que envolvem a transmissĂŁo da memĂłria coletiva dos lugares ou do trabalho operĂĄrio, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, tĂ©cnicos, artĂ­sticos, bem como a expressĂŁo de intersubjetividades. Neste sentido, foram desenvolvidas as ligaçÔes entre a problemĂĄtica da memĂłria do trabalho industrial a deslocação das zonas rurais para os espaços urbanos e a construção coletiva das identidades ligadas aos lugares. O processo de trabalho articulou-se ainda com o projeto “Becos e Esquinas”, proposto pela associação L1B e envolveu a realização de um espetĂĄculo multidisciplinar intitulado “AmanhĂŁ temos bom dia” e intervençÔes artĂ­sticas em espaço urbano.