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- Arte, comunidade e memĂłria local. reflexĂŁo acerca de processos artĂsticos participativos na comunidadePublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, JoanaO texto que a seguir Ă© apresentado incide sobre um conjunto de intervençÔes de street art realizadas em Santiago do CacĂ©m entre os anos 2016 e 2019 por grupos de estudantes e docentes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias a convite da Associação Cultural de Santiago do CacĂ©m. Procurar-se-ĂĄ fazer um balanço do trabalho realizado tendo em consideração aspetos de natureza conceptual e metodolĂłgica, estĂ©tica e artĂstica bem como de natureza educativa, atendendo Ă s mĂșltiplas ligaçÔes entre prĂĄtica artĂstica e a comunidade.
- Factores de risco para a nĂŁo adesĂŁo ao tratamento oclusivo em crianças amblĂopesPublication . Lança, Carla; Carolino, Elisabete; Cunha, Ana; Estrada, InĂȘs; Matos, Joana; Vitorino, Daniela; d'Almeida, Isabel Reich; Andrade, GraçaO profissional de saĂșde Ă© confrontado com um desafio constante: a melhoria da adesĂŁo aos regimes terapĂȘuticos. Na ambliopia, a adesĂŁo ao tratamento oclusivo Ă© um problema comum e constitui um factor essencial na melhoria da acuidade visual. A acuidade visual do olho amblĂope nĂŁo melhora sem tratamento oclusivo efectivo. Objectivo do estudo: identificar factores de risco para a nĂŁo adesĂŁo ao tratamento oclusivo implementado pela famĂlia, em crianças amblĂopes.
- ParticipART: Criação, Comunidade e Desenvolvimento (IntervençÔes de Street Art em Santiago do CacĂ©m)Publication . Matos, Joana; Castro, SĂlviaA presente proposta de comunicação ao VIII Congresso de Educação ArtĂstica prevĂȘ, em primeiro lugar, uma apresentação geral do Projeto ParticipART - financiado pelo Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa - este articula-se como uma plataforma de intervenção e interação com a comunidade desenvolvido atravĂ©s de prĂĄticas colaborativas, participativas e de intervenção em diferentes contextos comunitĂĄrios contemplando questĂ”es sociais, culturais, histĂłricas, identitĂĄrias, entre outras. EstĂĄ prevista a realização de um conjunto de intervençÔes no domĂnio das artes visuais, em trĂȘs concelhos do paĂs (Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m). Nesta comunicação dar-se-ĂĄ enfoque a um dos projetos de street art implementado em fachadas de prĂ©dios por recuperar, no centro histĂłrico de Santiago do CacĂ©m, desenvolvido em parceria com a CĂąmara de Santiago do CacĂ©m e a Associação Cultural de Santiago do CacĂ©m. Este projeto, bem como todos os que jĂĄ se realizaram, foram implementados em perĂodos extracurriculares, mediante inscrição voluntĂĄria dos estudantes dos trĂȘs anos da Licenciatura de Artes Visuais da Escola Superior de Educação de Lisboa, levando-nos a crer que se revelam uma boa estratĂ©gia para motivar os estudantes para a criação artĂstica em realidades sociais e culturais diferenciadas com a participação da comunidade.
- Arte, comunidade e memĂłria local. projeto de street art em Santiago do CacĂ©mPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, JoanaA presente comunicação refere-se Ă intervenção de street art em Santiago do CacĂ©m, realizada no Ăąmbito do projeto ParticipART. Este projeto de natureza extracurricular, financiado pelo Instituto PolitĂ©cnicos de Lisboa, integra um conjunto de intervençÔes com e para a comunidade, disseminadas por trĂȘs concelhos - Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m- para alĂ©m de um workshop internacional com a Universidade de Marmara em Istambul que culminou numa vĂdeo instalação.
- Processo criativo e prĂĄtica pedagĂłgica na formação do educador enquanto sujeito culturalPublication . Matos, Joana; Ferreira, Joana; Pereira, Teresa MatosEste texto incide sobre os processos inerentes Ă estruturação de planos curriculares nas Unidades Curriculares (UC) de Artes PlĂĄsticas I e II integradas na Licenciatura em Educação BĂĄsica (Escola Superior de Educação de Lisboa) nos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Por um lado, aborda as bases de natureza teĂłrica que possibilitaram a reformulação dos conteĂșdos e das metodologias de lecionação. Por outro, faz um balanço de algumas das prĂĄticas desenvolvidas no Ăąmbito da implementação dos programas criados, considerando prĂĄticas docentes e prĂĄticas criativas levadas a cabo para o efeito.
- A escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)Publication . Ferreira, Joana Vaz; Matos, Joana; Antunes, Sandra Sofia PereiraVersa o presente artigo sobre princĂpios, processos e prĂĄticas em educação artĂstica, desenvolvidos com os estudantes do 1Âș ano de Licenciatura em Educação BĂĄsica. Regressados de uma experiĂȘncia de escola em desmaterialização, propusemos caminhos trilhados por Lourdes Castro como indutor. Pareceu-nos entĂŁo um referente significativo, marcando o recomeço da atividade letiva em modo presencial, pela multiplicidade de processos empregues pela artista para o repensar a realidade â revisitamos agora o trabalho desenvolvido pelos estudantes, como tributo Ă visĂŁo de sentido transformador que Ă© legado de Lourdes Castro. Metodologicamente assumimos a importĂąncia da experimentação de processos artĂsticos na formação do futuro educador e o confronto com problemĂĄticas de Ăndole artĂstica num processo de Arts Based Educational Research. Considerando, alĂ©m da produção, a prĂĄtica artĂstica como processo de problematização, observĂĄ-la-emos estruturante da construção do pensamento, declarando assim os processos criativos como recursos investigativos e de descoberta. Desta forma, propomos como referente a obra de Lourdes Castro, pela variedade de abordagens e prĂĄticas, com o intuito de fazer compreender alguns processos criativos e artĂsticos como investigativos. Com base nos conteĂșdos e exemplos abordados em aula, os estudantes desenvolveram estudos exploratĂłrios que resultaram em projeto experimental para o amadurecimento de competĂȘncias criativas, esperando-se uma ação transformadora das consciĂȘncias e das prĂĄticas.
- Educação ArtĂstica: processos e desafios de cidadaniaPublication . Antunes, Sandra Sofia Pereira; Ferreira, Joana; Matos, JoanaO presente artigo incide sobre princĂpios, processos e prĂĄticas de educação artĂstica e estĂ©tica, desenvolvidos na Unidade Curricular (UC) de Artes PlĂĄsticas II, do 2Âș ano da Licenciatura em Educação BĂĄsica, na Escola Superior de Educação do PolitĂ©cnico de Lisboa. Na formação de agentes capacitados para a intervenção em Ăąmbitos da ação educativa, em contextos formais e nĂŁo formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artĂstica e estĂ©tica (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituĂdo como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciĂȘncias da arte, da educação artĂstica, do design e das ciĂȘncias da educação) responsĂĄveis pela UC. Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artĂsticos como processos investigativos e a suas prĂĄticas como socialmente construĂdas, integradoras e transformadoras do indivĂduo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido nossa preocupação recorrente.
- Artes visuais: cenĂĄrios de ensino-aprendizagem em tempos de pandemiaPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; SĂĄ, KĂĄtia; Matos, JoanaEste capĂtulo procura refletir acerca dos processos de trabalho desenvolvidos no Ăąmbito do ensino das Artes Visuais, assumindo como cenĂĄrios de fundo as Unidades Curriculares (UC) semestrais de Oficina de Artes, Tecnologias e MultimĂ©dia II e Arte TĂȘxtil da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e a UC de Artes PlĂĄsticas I da Licenciatura em Educação BĂĄsica (LEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando estratĂ©gias, metodologias e resultados obtidos, testemunham-se formas de adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao modelo remoto de emergĂȘncia, atendendo a contingĂȘncias e potencialidades, com base na experiĂȘncia de professores e estudantes. Apresentam-se, igualmente, resultados desses processos de ensino-aprendizagem, procurando nunca perder de vista: nem as especificidades das prĂĄticas artĂsticas visadas, baseadas numa articulação indissociĂĄvel entre pensar/fazer, conceptualizar/concretizar; nem a garantia da qualidade dos processos criativos e dos objetos de arte daĂ resultantes.
- Mapear memĂłrias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuaisPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; SĂĄ, KĂĄtia; Matos, Joana; Ferreira, Joana VazA presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artĂstica desenvolvida para e com a comunidade, inserida no Ăąmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, prĂĄticas artĂsticas, comunidade e representaçÔes do territĂłrio (refÂȘ IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido junto da comunidade de Santiago do CacĂ©m, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memĂłria do territĂłrio e do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se contam estudantes e professores da Escola SecundĂĄria Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do PolitĂ©cnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando abordar as ligaçÔes entre a escola, as prĂĄticas artĂsticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos criativos que, atravĂ©s de uma investigação baseada na prĂĄtica artĂstica com e na comunidade, assumiram o territĂłrio como o seu locus, prefigurando assim a construção de visĂ”es do mundo a partir da experiĂȘncia (seja ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do territĂłrio. O processo de trabalho desenvolvido emergiu de uma proposta da autarquia local (CĂąmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a realização de intervençÔes artĂsticas em espaço pĂșblico, numa ligação com o comĂ©rcio local. Foi assim concebida a proposta para a realização de um projeto artĂstico intitulado LIGAĂĂES: Lojas & Lojistas, que pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, atravĂ©s das prĂĄticas artĂsticas em artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbĂłlicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados Ă s vivĂȘncias no territĂłrio. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de objetos, imagens e narrativas acerca da memĂłria e da experiĂȘncia dos lugares.
- ParticipART â âAmanhĂŁ temos bom diaâ. Projeto artĂstico de intervenção comunitĂĄriaPublication . Arez, Abel; G Dias, Alfredo; Matos, Joana; SĂĄ, KĂĄtia; Vieira, NatĂĄlia; Pereira, Teresa MatosO texto apresenta o processo de trabalho realizado no Ăąmbito do projeto ParticipART â Criação, Comunidade e Desenvolvimento, cujo contexto de intervenção foi o centro histĂłrico do Seixal e teve como parceira a Associação Cultural L1B. A intervenção incidiu na investigação sobre a memĂłria dos espaços, do trabalho e das vivĂȘncias da comunidade local e contou com a participação de estudantes e diplomados do curso de Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e Mediação ArtĂstica e Cultural (MAC), da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa AtravĂ©s das prĂĄticas associadas Ă Street Art ou Community-Based Art foram propostas abordagens no Ăąmbito das artes visuais e das artes performativas (mĂșsica e teatro) a problemĂĄticas locais que envolvem a transmissĂŁo da memĂłria coletiva dos lugares ou do trabalho operĂĄrio, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, tĂ©cnicos, artĂsticos, bem como a expressĂŁo de intersubjetividades. Neste sentido, foram desenvolvidas as ligaçÔes entre a problemĂĄtica da memĂłria do trabalho industrial a deslocação das zonas rurais para os espaços urbanos e a construção coletiva das identidades ligadas aos lugares. O processo de trabalho articulou-se ainda com o projeto âBecos e Esquinasâ, proposto pela associação L1B e envolveu a realização de um espetĂĄculo multidisciplinar intitulado âAmanhĂŁ temos bom diaâ e intervençÔes artĂsticas em espaço urbano.