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- Arte, comunidade e memĂłria local. reflexĂŁo acerca de processos artĂsticos participativos na comunidadePublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, JoanaO texto que a seguir Ă© apresentado incide sobre um conjunto de intervençÔes de street art realizadas em Santiago do CacĂ©m entre os anos 2016 e 2019 por grupos de estudantes e docentes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias a convite da Associação Cultural de Santiago do CacĂ©m. Procurar-se-ĂĄ fazer um balanço do trabalho realizado tendo em consideração aspetos de natureza conceptual e metodolĂłgica, estĂ©tica e artĂstica bem como de natureza educativa, atendendo Ă s mĂșltiplas ligaçÔes entre prĂĄtica artĂstica e a comunidade.
- Artes plĂĄsticas: da prĂĄtica criativa Ă prĂĄtica pedagĂłgica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudĂȘncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes PlĂĄsticas I e Artes PlĂĄsticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação BĂĄsica da Escola Superior de Educação de Lis boa.SĂŁo apresentados os pressupostos teĂłrico-metodolĂłgicos que lhe estĂŁo subjacentes e que possibilitam organizar as prĂĄticas com futuros atores educativos no Ăąmbito das artes visuais.
- Cartographies: artistic practices, school and communitiesPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana GaudĂȘncio; SĂĄ, KĂĄtiaThis communication presents the results of a work project carried out with students from higher, basic and secondary education, in close collaboration and as part of the research project - IMAGO MUNDI. In this scope, our project proposal was to develop arts practice based research processes, within the field of the visual arts, assuming as key concepts the ones of cartography and psychogeography. Departing from the mentioned concepts and aiming to address the links between school, artistic practices and community, a set of activities (as school subject or extracurricular in nature) were designed and carried out. Our aim was the development of creative processes, which, by means of arts practice-based research with and within the community, were able to assume the territory as its locus. Thus, enabling the construction of visions of the world from the experience (be it perceptive/sensory, social, cultural, emotionalâŠ) of the territory.
- Factores de risco para a nĂŁo adesĂŁo ao tratamento oclusivo em crianças amblĂopesPublication . Lança, Carla; Carolino, Elisabete; Cunha, Ana; Estrada, InĂȘs; Matos, Joana; Vitorino, Daniela; d'Almeida, Isabel Reich; Andrade, GraçaO profissional de saĂșde Ă© confrontado com um desafio constante: a melhoria da adesĂŁo aos regimes terapĂȘuticos. Na ambliopia, a adesĂŁo ao tratamento oclusivo Ă© um problema comum e constitui um factor essencial na melhoria da acuidade visual. A acuidade visual do olho amblĂope nĂŁo melhora sem tratamento oclusivo efectivo. Objectivo do estudo: identificar factores de risco para a nĂŁo adesĂŁo ao tratamento oclusivo implementado pela famĂlia, em crianças amblĂopes.
- ParticipART: Criação, Comunidade e Desenvolvimento (IntervençÔes de Street Art em Santiago do CacĂ©m)Publication . Matos, Joana; Castro, SĂlviaA presente proposta de comunicação ao VIII Congresso de Educação ArtĂstica prevĂȘ, em primeiro lugar, uma apresentação geral do Projeto ParticipART - financiado pelo Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa - este articula-se como uma plataforma de intervenção e interação com a comunidade desenvolvido atravĂ©s de prĂĄticas colaborativas, participativas e de intervenção em diferentes contextos comunitĂĄrios contemplando questĂ”es sociais, culturais, histĂłricas, identitĂĄrias, entre outras. EstĂĄ prevista a realização de um conjunto de intervençÔes no domĂnio das artes visuais, em trĂȘs concelhos do paĂs (Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m). Nesta comunicação dar-se-ĂĄ enfoque a um dos projetos de street art implementado em fachadas de prĂ©dios por recuperar, no centro histĂłrico de Santiago do CacĂ©m, desenvolvido em parceria com a CĂąmara de Santiago do CacĂ©m e a Associação Cultural de Santiago do CacĂ©m. Este projeto, bem como todos os que jĂĄ se realizaram, foram implementados em perĂodos extracurriculares, mediante inscrição voluntĂĄria dos estudantes dos trĂȘs anos da Licenciatura de Artes Visuais da Escola Superior de Educação de Lisboa, levando-nos a crer que se revelam uma boa estratĂ©gia para motivar os estudantes para a criação artĂstica em realidades sociais e culturais diferenciadas com a participação da comunidade.
- Arte, comunidade e memĂłria local. projeto de street art em Santiago do CacĂ©mPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, JoanaA presente comunicação refere-se Ă intervenção de street art em Santiago do CacĂ©m, realizada no Ăąmbito do projeto ParticipART. Este projeto de natureza extracurricular, financiado pelo Instituto PolitĂ©cnicos de Lisboa, integra um conjunto de intervençÔes com e para a comunidade, disseminadas por trĂȘs concelhos - Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m- para alĂ©m de um workshop internacional com a Universidade de Marmara em Istambul que culminou numa vĂdeo instalação.
- Processo criativo e prĂĄtica pedagĂłgica na formação do educador enquanto sujeito culturalPublication . Matos, Joana; Ferreira, Joana; Pereira, Teresa MatosEste texto incide sobre os processos inerentes Ă estruturação de planos curriculares nas Unidades Curriculares (UC) de Artes PlĂĄsticas I e II integradas na Licenciatura em Educação BĂĄsica (Escola Superior de Educação de Lisboa) nos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Por um lado, aborda as bases de natureza teĂłrica que possibilitaram a reformulação dos conteĂșdos e das metodologias de lecionação. Por outro, faz um balanço de algumas das prĂĄticas desenvolvidas no Ăąmbito da implementação dos programas criados, considerando prĂĄticas docentes e prĂĄticas criativas levadas a cabo para o efeito.
- A escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)Publication . Ferreira, Joana Vaz; Matos, Joana; Antunes, Sandra Sofia PereiraVersa o presente artigo sobre princĂpios, processos e prĂĄticas em educação artĂstica, desenvolvidos com os estudantes do 1Âș ano de Licenciatura em Educação BĂĄsica. Regressados de uma experiĂȘncia de escola em desmaterialização, propusemos caminhos trilhados por Lourdes Castro como indutor. Pareceu-nos entĂŁo um referente significativo, marcando o recomeço da atividade letiva em modo presencial, pela multiplicidade de processos empregues pela artista para o repensar a realidade â revisitamos agora o trabalho desenvolvido pelos estudantes, como tributo Ă visĂŁo de sentido transformador que Ă© legado de Lourdes Castro. Metodologicamente assumimos a importĂąncia da experimentação de processos artĂsticos na formação do futuro educador e o confronto com problemĂĄticas de Ăndole artĂstica num processo de Arts Based Educational Research. Considerando, alĂ©m da produção, a prĂĄtica artĂstica como processo de problematização, observĂĄ-la-emos estruturante da construção do pensamento, declarando assim os processos criativos como recursos investigativos e de descoberta. Desta forma, propomos como referente a obra de Lourdes Castro, pela variedade de abordagens e prĂĄticas, com o intuito de fazer compreender alguns processos criativos e artĂsticos como investigativos. Com base nos conteĂșdos e exemplos abordados em aula, os estudantes desenvolveram estudos exploratĂłrios que resultaram em projeto experimental para o amadurecimento de competĂȘncias criativas, esperando-se uma ação transformadora das consciĂȘncias e das prĂĄticas.
- Educação ArtĂstica: processos e desafios de cidadaniaPublication . Antunes, Sandra Sofia Pereira; Ferreira, Joana; Matos, JoanaO presente artigo incide sobre princĂpios, processos e prĂĄticas de educação artĂstica e estĂ©tica, desenvolvidos na Unidade Curricular (UC) de Artes PlĂĄsticas II, do 2Âș ano da Licenciatura em Educação BĂĄsica, na Escola Superior de Educação do PolitĂ©cnico de Lisboa. Na formação de agentes capacitados para a intervenção em Ăąmbitos da ação educativa, em contextos formais e nĂŁo formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artĂstica e estĂ©tica (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituĂdo como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciĂȘncias da arte, da educação artĂstica, do design e das ciĂȘncias da educação) responsĂĄveis pela UC. Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artĂsticos como processos investigativos e a suas prĂĄticas como socialmente construĂdas, integradoras e transformadoras do indivĂduo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido nossa preocupação recorrente.
- Artes plĂĄsticas: da prĂĄtica criativa Ă prĂĄtica pedagĂłgica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudĂȘncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes PlĂĄsticas I e Artes PlĂĄsticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação BĂĄsica da Escola Superior de Educação de Lis boa.SĂŁo apresentados os pressupostos teĂłrico-metodolĂłgicos que lhe estĂŁo subjacentes e que possibilitam organizar as prĂĄticas com futuros atores educativos no Ăąmbito das artes visuais.