Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 13
  • Matemática e estatística com o apoio do Excel
    Publication . Silvestre, Cláudia; Martinho, Carla
    Embora já haja muito trabalho desenvolvido sobre a literacia matemática, as literacias estatística e digital são mais recentes. Se podemos dizer que atualmente as crianças são “nativas digitais” pois têm acesso à tecnologia desde a nascença, ainda assim é preciso educar nesta área. Mas o mesmo não acontece com a capacidade de ler, interpretar e comunicar dados. Esta parte específica da Estatística – tratamento e organização de dados – que já está incluída no currículo de matemática do 1º ciclo, faz parte do nosso quotidiano. E os relatos sobre a evolução da pandemia provocada pelo SRAS-CoV-2, que surgiam diariamente na comunicação social, vieram reforçar a necessidade da literacia estatística da população em geral, realçando, deste modo, o contributo das escolas nesta área de conhecimento. Este trabalho pretende ajudar a operacionalizar as metas do currículo escolar, neste contexto. Assim, começamos por usar atividades habitualmente realizadas em aula, que envolvem a recolha e tratamento de dados, e propomos que as mesmas sejam também desenvolvidas com o recurso ao Excel. Desta forma, com atividades de cariz mais lúdico, pretendemos contribuir para o desenvolvimento das três literacias, matemática, estatística e digital, em simultâneo.
  • Satisfaction with remote teaching and the return to in-person teaching: perception of higher education students
    Publication . Martinho, Carla; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Escudeiro, Maria João
    Several studies have sought to evaluate how students experienced remote emergency experience due to the pandemic scenario caused by the spread of coronavirus SARS-CoV-2. This article aims to analyze the perception of students of higher education Portuguese, and their satisfaction with the remote emergency experience and the return to face-to-face classes. For this, an online questionnaire was applied to students, from the 1st year of the 1st cycle, of courses in the areas of education, communication sciences and business sciences of polytechnic higher education (n=307). For data analysis, a quantitative approach is adopted, using descriptive statistic and correlation analysis. The results show that 59.3% of the interviewees consider themselves extremely satisfied with returning to face-to-face classes. With regard to satisfaction with online classes, it shows that the majority (46.9%) are at the intermediate level (level 3, on a Likert scale from 1 to 5). Finally, when asked about the teaching regime they prefer, most opt for face-to-face teaching (68.4%), followed by mixed (b-learning) (29.6%) and distance (e-learning) (2.0%). The results are presented taking into account the gender, the course, the fact of being a worker or not and the period in which they study. The results allow us to conclude that remote emergency teaching was not satisfactory, in the perception of these students, and that the return to face-to-face teaching was accepted with great satisfaction. These results contribute to the discussion about the needs of a planned remote teaching, with methodologies and equipment suitable for online teaching.
  • Matemática II : apoio às aulas de funções reais de mais de uma variável real
    Publication . Martinho, Carla; Martins, Manuel; Jorge, Ana
    Este texto apresenta os conceitos fundamentais das funções reais de mais de duas variáveis. Estes slides são um complemento às aulas de Matemática II para o tema em estudo para alunos da licenciatura em gestão.
  • O Sobreendividamento e a Sustentabilidade Financeira dos Municípios Portugueses (2011 a 2017)
    Publication . Pereira, Ana Filipa; Martinho, Carla; Santos, Paula
    A sustentabilidade das finanças públicas é entendida como a capacidade de financiar todos os compromissos, assumidos ou a assumir, assegurando a equidade intergeracional. A literatura identificou o volume de endividamento como um dos problemas essenciais dos governos locais, enfatizando o interesse de estudar as suas implicações na sua sustentabilidade financeira. Assim, dada a importância do sobreendividamento para a sustentabilidade financeira dos governos locais, a presente investigação propõe-se estudar quais são os determinantes que conduziram ao sobreendividamento dos municípios portugueses no período de 2011 a 2017. O estudo baseia-se numa investigação quantitativa dos 308 municípios portugueses, de 2011 a 2017, num total de 2516 observações. Os dados foram recolhidos de fontes oficiais, como a Direção Geral das Autarquias Locais, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a base de dados PORDATA, tendo-se recorrido à análise descritiva das variáveis e ao modelo de regressão linear múltipla com dados de painel, de modo a alcançar o objetivo proposto. Da investigação realizada retiram-se, como principais conclusões, que as variáveis População Residente nos municípios, as Receitas Correntes Cobradas anualmente, as Receitas de Capital Cobradas anualmente e o Prazo Médio de Pagamentos, demonstraram ser estatisticamente significativos como determinantes do sobreendividamento dos 308 municípios portugueses. O artigo contribui para o conhecimento das determinantes do excesso de endividamento que se tem verificado nos municípios portugueses, procurando capacitar os atores políticos locais na implementação de medidas em prol da sustentabilidade financeira.
  • Uma abordagem quantitativa longitudinal do desempenho dos alunos do 12º ano (2000-2005)
    Publication . Martinho, Carla; Jose Manuel Matos
    Esta investigação pretende caracterizar o desempenho dos alunos internos do 12º ano de 2000 a 2005. A diferenciação deste por regiões e por disciplina, a identificação de classes de escolas públicas de sucesso e sua diferenciação, bem como a comparação destas por distritos, constituíram os objectivos propostos para este trabalho. O estudo incluiu todos os registos dos alunos que nos anos em análise estiveram em condições de realizar exames nacionais, 1 768 233 registos. Para o efeito constitui-se uma base de dados capaz de incorporar informação relativa a cada registo e que permitiu a organização, sistematização e posteriormente a realização deste estudo. Alguns dos campos considerados foram as classificações interna e externa, o ano de realização da prova de exame, a disciplina dessa prova, a escola onde foi efectuada, o distrito correspondente, o subsistema de ensino, o tipo de curso, entre outros indicadores. A metodologia de investigação utilizada é de natureza quantitativa aplicada de forma longitudinal, integrando a definição operacional de escola de sucesso e as variáveis: classificações interna final e em exame. As técnicas de análise aplicadas a nível nacional e regional pretendem atender à especificidade dos diversos contextos sociais e à heterogeneidade da realidade portuguesa. Independentemente da análise global ou da análise efectuada nas diferentes dimensões, as principais conclusões permitiram verificar que os alunos apresentaram melhores desempenhos nas avaliações efectuadas nas suas escolas do que nas avaliações externas. Estes apresentaram tendências estáveis ao longo dos seis anos, no binómio disciplina-região, no entanto diferentes entre si. Nas divergências de desempenho constatou-se influência dos distritos de onde são provenientes os alunos bem como da disciplina a que realizaram exame.
  • Resumo das II Jornadas Internacionais de Investigação em Relato
    Publication . Martinho, Carla; Albuquerque, Fábio; Gentil, Fernando; Anjos, Luiz; Gomes Dos Santos, Paula
    As Jornadas Internacionais de Investigação em Relato (JIIR) constituem um evento que destaca a parceria transatlântica entre o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC-UFPE). Apesar dos tempos difíceis que atravessamos, o evento chegou à sua segunda edição (II JIIR 2021), renovando o sucesso da edição anterior. Em 2021, a parceria entre o ISCAL e o PPGCC-UFPE foi reforçada com o relançamento oficial, durante o evento, da Revista de Informação Contábil (RIC), com uma segunda designação que a reposiciona no cenário internacional: International Journal of Accounting and Reporting (IJAR). Esta edição contou com os habituais projetos de estudantes, discutidos pelos investigadores das duas instituições (ISCAL e UFPE), tendo sido apresentados trabalhos de estudantes de outras instituições de ensino superior. Destaca-se, como novidade da II JIIR, a presença da Professora Fernanda Sauerbronn, Professora Associada na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Sustainability Assessment of Portuguese Local Governments (2009 to 2017): Accounting Information and Public Governance
    Publication . Gomes Dos Santos, Paula; Martinho, Carla
    Public governance must ensure financial sustainability. This investigation aims to assess Portuguese local governments financial sustainability as the ability to service the upcoming obligations in commercial transactions (under the Late Payment Directive framework) and to study if accounting information enables public local governance with greater transparency and accountability about their financial sustainability. The study will focus on the 308 Portuguese local governments from 2009 to 2017. The number of local governments with average payment periods (PMPs) within 30 days had an increasing tendency. However, their adjusted average payment periods greatly exceed the 30 days, which means limited financial sustainability. In 2017, only 29% of the local governments have an adjusted PMP within 30 days against the 63% if it is used the officials PMPs. Therefore, accounting information does not enable public governance with greater transparency and accountability about Portuguese local government financial sustainability.
  • Contribution of Learning Statistics at Secondary School to Students’ Results at University
    Publication . Martinho, Carla; Fonseca, Jaime
    This study concentrates on the analysis of responses to a questionnaire given to a sample of University Students in Portugal that concerns the teaching/learning of Statistics and Data Analysis. We first focus on the effectiveness of teaching Quantitative Methods at secondary level as regards increasing performance in the Introductory Statistical Course (ISC) at University level. The second question is related to the students’ feelings towards Mathematics and whether these feelings imply a difference in students’ performance on statistics. Even when results cannot be generalised, since the study is limited to our context, the data analysed suggest the need to rethink the goals of teaching statistics at secondary school level, at least in our context.
  • Matemática II : apoio às aulas de séries
    Publication . Martinho, Carla; Martins, Manuel; Jorge, Ana
    Este texto apresenta os conceitos fundamentais de séries. Estes slides são um complemento às aulas de Matemática II para o tema em estudo para alunos da licenciatura em gestão.
  • O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAU
    Publication . Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Escudeiro, Maria João
    A educação tem vindo a passar nos últimos tempos por mudanças significativas sobretudo no que diz respeito ao crescimento exponencial das modalidades de Educação a Distância. Entre essas mudanças, destaca-se a criação de MOOC (Massive Open Online Course), aulas massivas, abertas, online que visam fornecer um formato educacional abrangente.