Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
245.12 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Embora já haja muito trabalho desenvolvido sobre a literacia matemática, as literacias estatística e digital são mais recentes. Se podemos dizer que atualmente as crianças são “nativas digitais” pois têm acesso à tecnologia desde a nascença, ainda assim é preciso educar nesta área. Mas o mesmo não acontece com a capacidade de ler, interpretar e comunicar dados. Esta parte específica da Estatística – tratamento e organização de dados – que já está incluída no currículo de matemática do 1º ciclo, faz parte do nosso quotidiano. E os relatos sobre a evolução da pandemia provocada pelo SRAS-CoV-2, que surgiam diariamente na comunicação social, vieram reforçar a necessidade da literacia estatística da população em geral, realçando, deste modo, o contributo das escolas nesta área de conhecimento.
Este trabalho pretende ajudar a operacionalizar as metas do currículo escolar, neste contexto. Assim, começamos por usar atividades habitualmente realizadas em aula, que envolvem a recolha e tratamento de dados, e propomos que as mesmas sejam também desenvolvidas com o recurso ao Excel. Desta forma, com atividades de cariz mais lúdico, pretendemos contribuir para o desenvolvimento das três literacias, matemática, estatística e digital, em simultâneo.
Description
Keywords
Tratamento de dados Medidas descritivas Gráficos Excel 1º ciclo
Citation
Silvestre, C. & Martinho, C. (2022, julho, 05). Matemática e estatística com o apoio do Excel. Comunicação apresentada no 11.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais: Competências para a Docência em Matemática e Ciências Naturais. Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal.
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, IPL