Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Jornalismo no terreno: fator diferenciador na qualidade do jornalismo do Primeiro Jornal da SICPublication . Reis, Carolina Cerqueira Silva; Lopes, Anabela de SousaO relatório de estágio que aqui se apresenta tem como principal objetivo aferir se o jornalismo no terreno é ou não um fator diferenciador na qualidade do jornalismo praticado no Primeiro Jornal da SIC. Este foi um exercício investigativo que resultou do estágio curricular realizado na estação televisiva. Haverá também, por isso, espaço para descrever e analisar criticamente as atividades desenvolvidas enquanto jornalista estagiária da estação. O estágio decorreu na redação de informação da Sociedade Independente de Comunicação (SIC), em Paço de Arcos, entre 12 de abril e 9 de julho de 2021. Foi desenvolvido na secção do Primeiro Jornal e pontualmente no programa Opinião Pública e nos fins-de-semana. Este tema revela-se pertinente de ser estudado uma vez que nas últimas décadas, fruto de uma digitalização dos meios de trabalho jornalístico, se observaram mudanças significativas ao nível dos métodos de trabalho numa redação, nomeadamente na forma como se obtêm as informações e o conteúdo para a construção de uma peça, se de uma forma mais presencial ou mais distante e tecnológica. Para além disso, a ida para o terreno é um método muito presente na forma como se faz jornalismo. Por ser um fator estrutural e intemporal, pretende-se caracterizar a evolução que tem tido ao longo das últimas décadas e analisar tendências futuras sobre o mesmo. Observei pela minha experiência de estágio que a ida para o terreno é útil e benéfica, quer do ponto de vista do contributo audiovisual, quer no que respeita ao contributo no conteúdo textual. Esta conclusão vai ao encontro da opinião do coordenador do Primeiro Jornal e é parcialmente concordante com os estudos académicos que têm sido feitos nesta temática.
- Comunicar para a mudança social: o caso da Too Good To GoPublication . Fidalgo, Ana Margarida Mendonça; Pereira, Sandra Cristina MartinsA presente dissertação tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a comunicação para a mudança social, uma importante vertente da área de relações públicas que por consequência do pouco destaque académico, parece ser frequentemente confundida com o da comunicação para o desenvolvimento. Atualmente, dentro do âmbito da comunicação para a mudança social, um tema recorrente e uma problemática com graves impactos não só a nível nacional como mundial, é o desperdício alimentar. Para aprofundar este tema e procurar registar os factos inerentes ao papel da comunicação estratégica e relações públicas para mudança social, recorreu se a um estudo de caso sobre a empresa Too Good To Go, mais concretamente sobre a sua recente campanha “Observar, Cheirar, Provar” lançada de forma oficial em abril de 2021 e que ainda se encontra em progresso. Analisando esta campanha, pretende-se averiguar, através de uma pesquisa de conteúdo ao seu canal de Instagram, qual a estratégia de comunicação mais adequada a seguir quando o objetivo é mudar o comportamento do público.
- O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAUPublication . Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Escudeiro, Maria JoãoA educação tem vindo a passar nos últimos tempos por mudanças significativas sobretudo no que diz respeito ao crescimento exponencial das modalidades de Educação a Distância. Entre essas mudanças, destaca-se a criação de MOOC (Massive Open Online Course), aulas massivas, abertas, online que visam fornecer um formato educacional abrangente.