Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-05"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Como a tecnologia influencia o tempo em cena e no performerPublication . Duarte, Rita Amaral; Jürgens, Stephan; Bento, DiogoA problemática do tempo é o tema central deste projeto. Reflito sobre o mesmo e as suas diversas conceções – científicas, artísticas e filosóficas – tanto através da criação de um objeto multidisciplinar - uma performance ao vivo - mas também da leitura de várias obras literárias, e consequente escrita deste relatório. Ainda dentro deste tema, é examinada a relação entre performance e tecnologia teatral, tomando como paradigma o livro Digital Performance de Steve Dixon. Uma vez que o objeto performático se socorreu de diversas áreas (teatro, dança, artes visuais e música), utilizei também, como referência, uma outra obra textual: Poema à duração de Peter Handke. Proponho, também, olhar para a tecnologia de uma perspetiva performática, e de manipulação temporal, utilizando a internet, o live streaming, a filmagem em cena, e a sua projeção. O olhar do público perante o objeto é também analisado, para que melhor se compreenda o mesmo.
- Matemática e estatística com o apoio do ExcelPublication . Silvestre, Cláudia; Martinho, CarlaEmbora já haja muito trabalho desenvolvido sobre a literacia matemática, as literacias estatística e digital são mais recentes. Se podemos dizer que atualmente as crianças são “nativas digitais” pois têm acesso à tecnologia desde a nascença, ainda assim é preciso educar nesta área. Mas o mesmo não acontece com a capacidade de ler, interpretar e comunicar dados. Esta parte específica da Estatística – tratamento e organização de dados – que já está incluída no currículo de matemática do 1º ciclo, faz parte do nosso quotidiano. E os relatos sobre a evolução da pandemia provocada pelo SRAS-CoV-2, que surgiam diariamente na comunicação social, vieram reforçar a necessidade da literacia estatística da população em geral, realçando, deste modo, o contributo das escolas nesta área de conhecimento. Este trabalho pretende ajudar a operacionalizar as metas do currículo escolar, neste contexto. Assim, começamos por usar atividades habitualmente realizadas em aula, que envolvem a recolha e tratamento de dados, e propomos que as mesmas sejam também desenvolvidas com o recurso ao Excel. Desta forma, com atividades de cariz mais lúdico, pretendemos contribuir para o desenvolvimento das três literacias, matemática, estatística e digital, em simultâneo.