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- O Koha em Portugal: resultados do inquérito nacional realizado em 2023Publication . Marques, Luísa Maria Lousã; Gabriel, GraçaO sistema de gestão de bibliotecas Koha está amplamente implementado em Portugal. Para averiguar a experiência no uso deste sistema, pelos seus utilizadores, foi elaborado um inquérito por questionário online da autoria do Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em Portugal.
- Magnólia: a pele de Vera CastroPublication . Marques, Luísa Maria Lousã; Morais-Alexandre, Paulo; Andrade, Paulo (fotografias)Vera Barroso Morais de Castro (1946-2010) foi figurinista, cenógrafa, pintora e Professora da Escola Superior de Teatro e Cinema. Faleceu no dia 8 de fevereiro de 2010. Para assinalar os 10 anos da sua morte, surge a ideia de organizar uma obra onde se apresenta a sua biografia, um estudo sobre as suas criações para Teatro e Dança, os depoimentos de Tiago Bartolomeu Costa, Paulo Filipe Monteiro, Rui Mendes, Sérgio Loureiro, Rui Morais e Castro e ainda as fotografias dos estudos para figurinos e figurinos que se encontravam no arquivo da família.
- Peças de teatro manuscritas (séculos XVIII e XIX) em acesso aberto da Escola Superior de Teatro e Cinema: projeto apoiado pela Fundação Calouste GulbenkianPublication . Marques, Luísa Maria LousãO acervo de peças de teatro manuscritas, oriundas do arquivo histórico do Conservatório Nacional, é constituído por cerca de 2300 espécies (séc. XVIII-XX) entre originais, traduções e imitações. Estas espécies são consideradas, pelo seu valor documental e artístico, edições raras e únicas. O projeto de conservação apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian permitiu que 812 destas espécies (séc. XVIII-XIX) fossem digitalizadas e toda a informação bibliográfica introduzida no catálogo online da Biblioteca da ESTC, com acesso, total ou parcial, ao documento digital. Acrescenta-se ainda que o facto de não se encontrarem cópias destes documentos em outros arquivos ou noutros suportes, e a necessária colocação dos mesmos em domínio público, vem justificar este projeto que permite o acesso dos documentos pela comunidade em geral e pela comunidade académica e científica em particular, o que transcende a História do Teatro e inclui a História das Instituições, da Sociologia da Cultura e da História das Literaturas Dramáticas em Portugal e no Brasil.
- Magnólia: a pele de Vera CastroPublication . Morais-Alexandre, Paulo; Marques, Luísa Maria Lousã; Loureiro, Sérgio; Andrade, PauloCatálogo da exposição que esteve patente no Teatro Garcia de Resende (Évora), de 18 de março a 18 de abril de 2022
- O bibliotecário gestorPublication . Marques, Luísa Maria LousãComunicação Painel 3 | Uma nova gestão da biblioteca: Pretende-se com esta comunicação apresentar as novas competências do Bibliotecário gestor da informação nos três eixos de atuação da Biblioteca e como o sistema integrado de gestão de biblioteca Koha veio otimizar o desempenho na gestão de indicadores estatísticos.
- Contributo científico e artístico do Instituto Politécnico de Lisboa para o acesso aberto: o que temos e o que queremosPublication . Lavado, Ana; Lopes, Anabela Teixeira; Piedade, Fátima; Rodrigues, Lília Ramos; Marques, Luísa Maria Lousã; Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula; Teófilo, RuiMissão do Repositório Científico do IPL: divulgar a produção científica e artística da comunidade académica do Instituto Politécnico de Lisboa, aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, assegurar o depósito da memória intelectual e promover o livre acesso à informação. O Repositório contém informação nas áreas da contabilidade e administração, das engenharias, da música, da dança, do teatro e cinema, das ciências da educação, das tecnologias da saúde e ainda das ciências da comunicação. O que queremos? Partilhar, melhorar e inovar a investigação científica e artística produzida pelo IPL, aprovar a política mandatória do IPL, fazer parcerias com grupos de investigação, compatibilizar com diretrizes OpenAire, dar consultoria na gestão da informação, informar sobre investigação científica e artística, promover a mobilidade de bibliotecários e avaliar as possibilidades do Repositório para estudos de caso.
- A coleção “Programas de Espetáculo” da Escola Superior de Teatro e Cinema – Politécnico de LisboaPublication . Marques, Luísa Maria LousãA coleção “Programas de Espetáculo” compila uma grande parte da informação dos espetáculos que se têm feito em Portugal, principalmente na área do teatro e quais as Companhias, grupos ou estruturas de Teatro e artes performativas que os têm produzido, num período que vai desde o ano de 1932 ao ano de 2018. Toda a coleção deu entrada na Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema, do Politécnico de Lisboa, por doação, quer de companhias de teatro, quer de docentes, antigos alunos, espetadores, críticos e outros. O poster apresentado tem como objeto de análise a coleção de programas de espetáculo de teatro da Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema, do Politécnico de Lisboa. Esta coleção está a dar entrada no catálogo online da Biblioteca e estão registadas, até ao momento, 3009 espécies que representam uma parte de um conjunto que se encontra no nosso acervo para tratamento documental. A folha de recolha de dados foi parametrizada com campos que são próprios para registos sonoros e registos vídeo, em virtude da especificidade dos documentos em causa; por conseguinte, para além da informação do título e autoria do espetáculo, a data da apresentação/estreia, a folha mostra ainda as notas (fichas) dos responsáveis artísticos e técnicos, as notas (fichas) do elenco e outras informações. Com o tratamento documental deste acervo pretende-se disponibilizar informação fundamental para a historiografia do espetáculo e das artes performativas em Portugal, a toda a comunidade escolar, teatral e social.
- Artistas: como investigam e acedem à informação?Publication . Marques, Luísa Maria Lousã; Rodrigues, Lília RamosAs potencialidades de utilização, informação e investigação das bibliotecas/centros de documentação do Ensino Superior Artístico do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) são pouco exploradas quer pelos alunos, quer pelos docentes/investigadores. Procura-se com base nos resultados de um inquérito realizado a este público/alvo constituir como corpus de análise as unidades de informação das três escolas do IPL: a Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), o Centro de Documentação (CD) da Escola Superior de Música (ESML) e o Centro de Documentação e Informação (CDI) da Escola Superior de Dança (ESD). Apresentamos o tratamento dos dados deste inquérito que incidiu sobre os processos de investigação e de acesso à informação na área das artes, que nos permitiu, por um lado, aferir como é feita a investigação artística e/ou científica dos nossos docentes e, por outro, avaliar o grau de utilização das unidades de investigação, dos meios existentes e quais as melhorias que se podem fazer quer qualitativa, quer quantitativamente dos recursos disponíveis.
- Top 10 da investigação em artes no Repositório Científico do Instituto Politécnico de LisboaPublication . Marques, Luísa Maria Lousã; Rodrigues, Lília RamosPretendemos com este póster mostrar, com base nos dados estatísticos obtidos no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa (RCIPL), quais os documentos com mais downloads nas comunidades artísticas e constituir um corpus de análise que permita dar a conhecer o que se pesquisa na investigação em artes. Ao mesmo tempo, indicaremos os autores desses mesmos documentos, promovendo o seu reconhecimento e assertividade no meio. A recolha dos dados (janeiro de 2015 a maio de 2016) nas comunidades – Escola Superior de Dança (ESD), Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), dá uma panorâmica da produção científica/artística mais procurada no RCIPL.
- Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em PortugalPublication . Marques, Luísa Maria Lousã; Gabriel, Graça; Cachopas, António Manuel Chambel; Manuel, Rafael António JúlioO Koha é um software Open Source com gestão integrada de serviços de bibliotecas, disponibilizado a nível mundial no ano de 2000 e adotado em Portugal no ano de 2007. O Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em Portugal surgiu em 2017, na celebração dos 10 anos da implementação deste sistema no nosso país, a partir da vontade de cooperação entre várias instituições do ensino superior e, na atualidade, integra igualmente bibliotecas municipais. Este é um grupo aberto, constituído por utilizadores que decidiram colaborar e aproveitar o princípio do software livre no que concerne à liberdade de usar, estudar e partilhar. Inspirados no modelo conceptual do “DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens” (Vuorikari, Kluzer, & Punie, 2022), concebido pela União Europeia, apresentamos um enquadramento das várias iniciativas desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho até ao momento, a partir do desenvolvimento das competências digitais, não só dos seus membros e demais profissionais da informação envolvidos na utilização e gestão do Koha, mas também no elevado contributo das iniciativas para todos os utilizadores do sistema.