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  • Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal: os apelos e os argumentos centrados nos valores da saúde
    Publication . Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Rosário, João Ferreira do; Barros, João Avelino; David, Maria Alexandra Mendonça; Correia, Maria do Rosário
    Na sociedade marcada pela preocupação com a saúde e a beleza, e cuja publicidade reflete e transmite os valores sociais e culturais dominantes, desenvolvemos um estudo à publicidade a este tipo de produtos em Portugal de modo a avaliar as tendências.
  • Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal
    Publication . Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Rosário, João Ferreira do; Barros, João Avelino; David, Maria Alexandra Mendonça; Correia, Maria do Rosário
    Numa sociedade marcada pela crescente preocupação com a saúde e a beleza, e cuja publicidade reflete e transmite os valores sociais e culturais dominantes, acompanhando e integrando a mudança e a transformação social (Fogliasso & Thuo, 2013), desenvolvemos um estudo à publicidade a produtos alimentares e de beleza em Portugal de modo a avaliar as respetivas tendências.
  • O corpo feminino como incentivo publicitário
    Publication . Verissimo, Jorge
    A História Humana, particularmente a História da Arte, tem demonstrado que não é tanto o nu com a sua natural evidência anatómica que atrai a atenção do espectador, mas o corpo seminu, ou que aparenta despir-se, já que este acto tem a capacidade de seduzir. Aliás, neste último modo é o comportamento em si que é susceptível de ser mais erótico do que a presença de um corpo nu. Veja-se, por exemplo, o aumento do número de espaços nocturnos que oferecem espectáculos de strip tease feminino ou masculino, cujo objectivo é aflorar as fantasias e os desejos sexuais de um indivíduo. A presença do nu na publicidade, assim como a própria seminudez nos vários sentidos aqui analisados, está associado, por um lado, a propósitos sedutores e sensuais e, por outro, à própria sexualidade. Não devemos, todavia, esquecer que a tardia aplicação do nu na publicidade se deve a um conjunto de preconceitos relacionados com a ética, a cultura e principalmente com o pudor, sem esquecermos a censura. Nesta comunicação pretendemos apresentar alguns aspectos de um estudo que efetuei sobre a nudez e a seminudez na publicidade, partindo do principio que a publicidade reflecte a sociedade nos seus vários aspectos, sem nunca a eles se antecipar.
  • Implementação do Código de Autodisciplina na Comunicação Comercial a Bebidas Alcoólicas: estudo da publicidade (Projecto)
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    Pretende-se com a presente apresentação descrever o cenário publicitário que surgiu nos mass media durante o mês de Março de 2011 relativamente às Bebidas Alcoólicas e Não Alcoólicas (especificamente cervejas sem álcool, cujas marcas são as mesmas das cervejas com álcool), procedendo-se, em seguida, à sua análise numa perspectiva global do disposto no Código de Autodisciplina na Comunicação Comercial das Bebidas Alcoólicas.
  • Que publicidade é divulgada pelas marcas de saúde e beleza em Portugal?
    Publication . Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Rosário, João Ferreira do; Barros, João Avelino; David, Maria Alexandra Mendonça; Correia, Maria do Rosário
    Na sociedade atual, a beleza e a preocupação com a saúde democratizaram-se e são acessíveis a toda a gente, ao ponto de provocar uma mudança radical no discurso mediático e fomentar a criação e a massificação do consumo de uma variedade de produtos de beleza e/ou alimentares relacionados com o culto do corpo e da beleza. São vários os aspetos que mostram claramente essa tendência de fundo em redor dos produtos de saúde, com opiniões diversas a procurarem interpretá-las. Por exemplo, a publicidade, enquanto instituição social, reflete e transmite os valores sociais e culturais dominantes em determinada sociedade e, como tal, para ser eficaz, deve estar alinhada com os valores prevalentes. Partindo desta premissa, foi estudada a publicidade a produtos alimentares e de beleza, por forma a avaliar a adaptação da publicidade às tendências sociais, nomeadamente a esta crescente preocupação com a saúde ligada à alimentação e beleza, bem como a sua adequação aos novos media como redes sociais.
  • As tendências da publicidade actual
    Publication . Verissimo, Jorge
    Esta apresentação pretende sintetizar as tendências discursivas e sociais da publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro 2003 e 2 de Janeiro de 2004, no Observatório da Publicidade. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 533 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 178 horas de rádio; à consulta de 669 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 1034 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 220 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos temas objecto de análise, foram recolhidas 3610 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet e outdoors. Este trabalho de recolha de informação resultou na constituição de uma base de dados com 1526 mensagens retiradas dos meios, televisão, rádio, imprensa, internet e publicidade exterior, devidamente analisada e classificada que permitiu a elaboração desta comunicação.
  • Publicidade das marcas de saúde e beleza em Portugal
    Publication . Verissimo, Jorge; Medeiros, Carla; Rosário, João Ferreira do; Barros, João Avelino; David, Maria Alexandra Mendonça; Correia, Maria do Rosário
    Numa sociedade marcada pela crescente preocupação com a saúde e a beleza, e cuja publicidade reflete e transmite os valores sociais e culturais dominantes, acompanhando e integrando a mudança e a transformação social (Fogliasso & Thuo, 2013), desenvolvemos um estudo à publicidade a produtos alimentares e de beleza em Portugal de modo a avaliar as respetivas tendências.
  • Publicidade: novos formatos, novos conteúdos
    Publication . Verissimo, Jorge; Balonas, S.
    Este artigo apresenta-nos, por um lado, as intenções dos editores com este número temático, por outro, uma introdução aos textos aqui publicados. No que concerne ao primeiro intento, os editores pretendem, acima de tudo, estimular o debate em torno da publicidade, refletindo sobre a sua capacidade de adaptação aos desafios societais e tecnológicos, sem esquecer as tendências que o discurso publicitário anuncia ou incorpora. Quanto ao segundo, os editores do dossier “Publicidade: novos formatos, novos conteúdos” apresentam os vários contributos de investigadores que procuram espelhar a contemporaneidade através da publicidade, revelando que esta se continua a afirmar enquanto discurso e enquanto técnica no ecossistema comunicacional.