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- Avaliação de atividades de desenvolvimento do conhecimento explícito da línguaPublication . Ferreira, PatríciaOs objetivos da comunicação são apresentar linhas orientadoras para a avaliação e a construção de atividades no âmbito do conhecimento explícito da língua e proceder à análise de atividades didáticas neste domínio. A constatação de que as práticas dos docentes ainda não espelham a mudança de paradigma que se verificou no ensino da gramática parece justificar, em larga medida, o facto de o processo de ensino e aprendizagem da gramática ter vindo a ser objeto de discussão e reflexão no contexto internacional. Os documentos normativos espelham frequentemente este conjunto de alterações, implicando uma abordagem indutiva da gramática e atribuindo aos alunos um papel decisivo na construção das suas aprendizagens, mediante processos de reflexão e de descoberta, em pequenos passos. No entanto, de um modo geral, a investigação tem revelado que a generalidade dos docentes continua a utilizar estratégias características de uma abordagem dedutiva da gramática, reservando aos alunos o papel de recetores de regras, estruturas e paradigmas, que deverão interiorizar através da exercitação (Mohamed, 2006). No contexto nacional a situação parece ser semelhante. Dois estudos revelaram que os docentes privilegiam estratégias características de uma abordagem dedutiva ou expositiva da gramática (Duarte &, Rodrigues, 2008; Ferreira, 2012), apesar de o novo paradigma de ensino da gramática, a literatura, a investigação recente e os documentos normativos e orientadores apontarem para uma perspetiva mais indutiva e reflexiva. Por outro lado, vários estudos têm trazido a lume as graves dificuldades dos alunos na resolução de exercícios que envolvam conhecimento gramatical ou a sua explicitação (Delgado Martins et al., 1987 citado por Costa, 2009; Ucha, Coord., 2007; Duarte et al., Coord., 2008b; Costa, 2008). Deste modo, a investigação tem tornado evidente a necessidade de se reformularem as práticas de ensino da gramática, nomeadamente no que se refere ao tipo de atividades propostas.
- Aprendizagem entre pares: mentorado num curso de português língua estrangeiraPublication . Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Boléo, AnaNo contexto educativo, a inclusão deve ser pensada para todos os alunos numa perspetiva de os levar a fazer aprendizagens ricas e diversificadas que venham contribuir para o seu crescimento humano, social e académico. Neste sentido, e visando uma integração mais plena dos alunos Erasmus que frequentam os cursos de Português Língua Estrangeira do Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (CLiC-IPL), delineou-se um programa de mentorado que visou pôr lado a lado estudantes estrangeiros e estudantes portugueses, dado que entendemos como pertinente o apoio interpares, potenciado pelos benefícios de uma relação próxima, cujos comportamentos de modelagem (Bandura, 1969) poderão facilitar a promoção de uma boa adaptação dos novos estudantes nos primeiros momentos de vivência numa dada instituição (Welling, 1997).
- Organizadores gráficos: ferramentas de ensino e aprendizagem da língua portuguesaPublication . Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Loureiro, Cristina; Sarreira, PedroOs organizadores gráficos (OG) constituem instrumentos de comunicação multimodal, podendo também ser usados para suportar a comunicação verbal. Tendo múltiplas aplicações ao nível educativo, os OG são recursos de grande utilidade se pensarmos no trabalho que pode ser feito em vários domínios como a matemática, as ciências naturais, mas também a língua. O objetivo deste texto é mostrar alguns dos benefícios associados à utilização de OG no processo de ensino e aprendizagem e problematizar algumas orientações para uma utilização construtiva de OG no ensino e aprendizagem da língua. Para tal, pretende-se aprofundar o valor transdisciplinar dos organizadores gráficos e discutir exemplos de utilizações de OG em situações de aprendizagem diversas, dando algumas pistas para os potenciar. Neste trabalho, faz-se uma breve síntese da investigação já realizada sobre a utilização de OG em domínios distintos e apresenta-se um conjunto de ideias sobre o potencial dos OG no desenvolvimento de competências linguísticas. Apresentadas as potencialidades, verifica-se que o poder transdisciplinar de ensino e aprendizagem com recurso a OG permanece um campo com múltiplas possibilidades.
- Didática da Língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseçõesPublication . Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia; Oliveira, Ana Luísa; Abrantes, AnaPretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.
- IntroduçãoPublication . Sousa, Otília; Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia; Esteves, SandrinaA edição do ebook Investigação e Práticas em Leitura resulta da se-leção trabalhos de investigação e reflexões desenvolvidos em torno de uma problemática central das sociedades contemporâneas: formar cidadãos letrados capazes de intervir usando de forma crítica a leitura e a escrita. Os textos reunidos neste livro enquadram-se na temática global da Leitura, baseando-se em enfoques vários, com especial incidência nos eixos da compreensão da leitura, das práticas docentes neste campo e da diferenciação de percursos de ensino e da aprendizagem desta competência. No primeiro capítulo desta publicação, Histórias Multissensoriais: Um projeto de literacia inclusiva, Clarisse Nunes, Encarnação Silva, Rita Nobre, Teresa Miguel, Sandra Antunes, Cátia Rijo e Helena Grácio apre-sentam o projeto StoryLab, concebido com o objetivo central de contri-buir para o desenvolvimento de competências de literacia através do recurso a histórias multissensoriais, numa perspetiva inclusiva. Com o género narrativo como foco, no segundo capítulo, Compreen-são de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento atípico pós AVC, Sabrine Towsend, Rosângela Gabriel e Lilian Cristine Hübner trazem-nos uma comparação entre os desempenhos de leito-res com percursos típico e atípico de desenvolvimento na compreen-são de textos escritos. Trabalhar a leitura numa perspetiva de educação para o desenvolvi-mento: uma experiência no 3.º ano de escolaridade, da autoria de Ga-briela Barbosa, Ana Raquel Aguiar e Tânia Passos, é o terceiro capítu-lo deste Ebook, apresentando um estudo realizado no âmbito de uma unidade curricular de prática de ensino supervisionada num programa de formação inicial de professores. As autoras focalizam o trabalho desenvolvido com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico no campo da educação literária em torno de eixos estruturantes da Educação para o Desenvolvimento. Também num contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, Ana Sofia Lopes e Célia Gonçalves Morgado debruçam-se, no texto Das situações verbais à compreensão da leitura: Dados de um estudo no 1.º CEB, organizado no quarto capítulo desta publicação, sobre modalidades de abordagem da classe de palavras verbo como elemento influente na compreensão da leitura. No quinto capítulo do ebook, da autoria de Teresa Costa-Pereira, Gonçalo Henriques e Otília Sousa, intitulado Manuais escolares: textos, compreensão na leitura e acesso ao conhecimento, os autores apresentam um trabalho de análise de manuais do 4.º ano de escolaridade, problematizando o papel que estes desempenham no desenvolvimento de competências de leitura. No sexto capítulo, A leitura detalhada... Estratégias interacionais de compreensão e aprofundamento da leitura, Célia Barbeiro apresenta uma atividade de leitura desenvolvida com alunos do 5.º ano de escolaridade no âmbito do programa Reading to learn e analisa os resultados obtidos à luz dos elementos que enformam a metodologia da leitura detalhada e da utilização desta metodologia pelos docentes na interação com os alunos. Alina Galvão Spinillo, Angela Naschold, Leidy Johana Peralta Marín e Priscylla Emeline Silva Duarte apresentam, no sétimo capítulo, o texto Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental, no qual analisam o desenvolvimento da compreensão destes textos pelas crianças e problematizam o papel da alfabetização neste processo. A compreensão leitora de alunos brasileiros: Uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões, de Vera Wannmacher Pereira, Danielle Baretta e Patrícia Martins Valente, é o oitavo capítulo do ebook, apresentando um trabalho de investigação sobre a compreensão da leitura de alunos brasileiros, com destaque para a compreensão inferencial. Por fi , Marilde Queiroz Guedes traz-nos, no nono capítulo, o texto Práticas pedagógicas de leitura e escrita na educação do campo no território de identidade Bacia do Rio Grande – BA, no qual analisa as práticas docentes neste contexto a partir da observação de situações de ensino e aprendizagem, de entrevistas e da análise de diários de bordo.
- Implementação do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e aprendizagens essenciais: perspetivas de professores do 1.º e do 2.º ciclos do ensino básicoPublication . Ferreira, Patrícia; Leite, Teresa; Melo, Nuno; Caseiro, AnaEste capítulo incide sobre as perspetivas dos professores relativamente aos documentos curriculares emanados a partir de 2017, designadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO, 2017) e as Aprendizagens Essenciais (AE, 2018). A partir de 6 grupos focais, nos quais participaram 17 professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB), foi possível recolher dados sobre: (1) conceções sobre os documentos curriculares atuais; (2) preparação da aplicação dos atuais documentos curriculares; (3) utilização dos atuais documentos curriculares; e (4) avaliação da implementação dos novos documentos curriculares. Das afirmações dos docentes, salienta-se a perceção sobre a congruência entre os documentos curriculares atuais; a noção de aprendizagens essenciais como aprendizagens basilares e não como mínimas; a discordância relativamente à ideia de que o atual currículo faça baixar o nível de exigência; a dificuldade em estabelecer articulação curricular a partir do formato em que as AE são apresentadas. Assinala- se ainda que a preparação para a implementação das AE passou sobretudo pelos órgãos intermédios das escolas e que os professores participantes neste estudo assinalam apenas a formação para as AE de Matemática. Verifica-se, ainda, que a revogação dos programas anteriores e a sua substituição pelas AE não parece ter alterado significativamente as planificações dos docentes de ambos os ciclos.
- Investigação e Práticas em LeituraPublication . Sousa, Otília; Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia; Esteves, SandrinaA edição do ebook Investigação e Práticas em Leitura resulta da seleção trabalhos de investigação e reflexões desenvolvidos em torno de uma problemática central das sociedades contemporâneas: formar cidadãos letrados capazes de intervir usando de forma crítica a leitura e a escrita. Os textos reunidos neste livro enquadram-se na temática global da Leitura, baseando-se em enfoques vários, com especial incidência nos eixos da compreensão da leitura, das práticas docentes neste campo e da diferenciação de percursos de ensino e da aprendizagem desta competência.
- Organizadores gráficos: ferramentas essenciais no ensino e aprendizagem de matemática e de ciências físicas e naturaisPublication . Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Loureiro, Cristina; Sarreira, PedroNeste capítulo, apresentam-se alguns exemplos de organizadores gráficos que são frequentemente utilizados no ensino e na aprendizagem de Matemática e de Ciências Físicas e Naturais, contextualizados em atividades e tarefas das respetivas áreas científicas. Além disso, discute-se a pertinência e a importância da sua utilização como potenciadores e catalisadores da aprendizagem, nomeadamente pela forma como possibilitam ao aluno uma rápida apreensão de relações entre diferentes conceitos/dados/ideias, que pela oralidade ou pela leitura seriam muito difíceis de captar e também pelo facto de proporcionarem uma maior interação com a informação, permitindo um maior controlo da própria aprendizagem. Este capítulo, conjuntamente com o capítulo seguinte, formam um todo sobre a utilização de organizadores gráficos no ensino e aprendizagem escolares em três áreas, Matemática, Ciências Físicas e Naturais e Língua Portuguesa.
- Do texto à reflexão metalinguística: o esquema como elemento estruturantePublication . Ferreira, Patrícia; Estrela, AntóniaO desenvolvimento de capacidades linguísticas ao nível da compreensão da leitura reveste-se de uma importância fundamental se pensarmos na necessidade de formarmos cidadãos competentes no que diz respeito à literacia. No entanto, muitos estudantes dos vários níveis educativos, incluindo o superior,revelam fragilidades na transposição de ideias fundamentais de um texto para o formato de esquema, não assegurando, por exemplo, um adequado inter-relacionamento dos tópicos selecionados (ESTRELA & FERREIRA, 2017). Este formato permite não só dar conta da compreensão do material lido como também estruturar e sistematizar as aprendizagens feitas, desenvolver o espírito crítico e a memorização (VALADARES, 2014). Paralelamente,o recurso aos esquemas possibilita uma reflexão linguística e metalinguística. Neste trabalho de investigaçãoação, analisamos as produções de alunos de três turmas do 1.º ano de licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, que consistiam num exercício de construção de um esquema em que sintetizassem e inter-relacionassem as ideias apresentadas num texto do seu domínio de conhecimento. Na análise, foram considerados aspetos como i) o formato específico de organização da informação; ii) o equilíbrio entre elementos verbais e não verbais; iii) a coesão, a coerência e a adequação; iv) a hierarquização e o inter-relacionamento da informação; v) a uniformização dos tópicos; vi) a correção linguística, entre outros aspetos. Os principais resultados apontam para a existência de problemas nos vários itens mencionados, sobressaindoquestões de correção gramatical, que serviram de ponto de partida para um trabalho sobre as diversas áreas em que se evidenciaram mais desvios, como a ortografia, a concordância, a regência verbal, a pontuação, entre outras.
- Peer learning: mentoring in a Portuguese as a foreign language coursePublication . Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Boléo, AnaMentoring is valued in foreign language learning, as it is based on the recognition of the benefits of the interaction between peers. This paper aims at presenting the results of a mentorship experience thought for a Portuguese as a Foreign Language course in higher education, in 2017/18. The mentees are Erasmus students attending these courses. This initiative was developed through the preparation of mentors, structured sessions of interaction between mentors and mentees, a reflection upon the experienced process and the administration of questionnaires to the participants. Data were collected through direct observation, following a naturalist observation protocol. There was a content analysis of the answers for open questions and a statistical analysis of all answers. Results suggest the existence of positive effects of the mentoring program, such as the individual, social and linguistic development of the mentors, the mentees’ integration and learning of Portuguese and the interpersonal relationship in both groups.