Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
137.32 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A edição do ebook Investigação e Práticas em Leitura resulta da
se-leção trabalhos de investigação e reflexões desenvolvidos em
torno de uma problemática central das sociedades contemporâneas:
formar cidadãos letrados capazes de intervir usando de forma crítica
a leitura e a escrita.
Os textos reunidos neste livro enquadram-se na temática global
da Leitura, baseando-se em enfoques vários, com especial incidência
nos eixos da compreensão da leitura, das práticas docentes neste
campo e da diferenciação de percursos de ensino e da
aprendizagem desta competência.
No primeiro capítulo desta publicação, Histórias
Multissensoriais: Um projeto de literacia inclusiva, Clarisse Nunes,
Encarnação Silva, Rita Nobre, Teresa Miguel, Sandra Antunes, Cátia
Rijo e Helena Grácio apre-sentam o projeto StoryLab, concebido com
o objetivo central de contri-buir para o desenvolvimento de
competências de literacia através do recurso a histórias
multissensoriais, numa perspetiva inclusiva.
Com o género narrativo como foco, no segundo capítulo,
Compreen-são de narrativas em leitores típicos e em leitores com
desenvolvimento atípico pós AVC, Sabrine Towsend, Rosângela
Gabriel e Lilian Cristine Hübner trazem-nos uma comparação entre
os desempenhos de leito-res com percursos típico e atípico de
desenvolvimento na compreen-são de textos escritos.
Trabalhar a leitura numa perspetiva de educação para o
desenvolvi-mento: uma experiência no 3.º ano de escolaridade, da
autoria de Ga-briela Barbosa, Ana Raquel Aguiar e Tânia Passos, é o
terceiro capítu-lo deste Ebook, apresentando um estudo realizado no
âmbito de uma unidade curricular de prática de ensino
supervisionada num programa de formação inicial de professores. As autoras focalizam o trabalho desenvolvido com alunos do 1.º
Ciclo do Ensino Básico no campo da educação literária em torno de
eixos estruturantes da Educação para o Desenvolvimento.
Também num contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, Ana Sofia Lopes
e Célia Gonçalves Morgado debruçam-se, no texto Das situações
verbais à compreensão da leitura: Dados de um estudo no 1.º CEB, organizado
no quarto capítulo desta publicação, sobre modalidades de
abordagem da classe de palavras verbo como elemento influente na
compreensão da leitura.
No quinto capítulo do ebook, da autoria de Teresa Costa-Pereira,
Gonçalo Henriques e Otília Sousa, intitulado Manuais escolares: textos,
compreensão na leitura e acesso ao conhecimento, os autores apresentam
um trabalho de análise de manuais do 4.º ano de escolaridade,
problematizando o papel que estes desempenham no desenvolvimento
de competências de leitura.
No sexto capítulo, A leitura detalhada... Estratégias interacionais de
compreensão e aprofundamento da leitura, Célia Barbeiro apresenta uma
atividade de leitura desenvolvida com alunos do 5.º ano de escolaridade
no âmbito do programa Reading to learn e analisa os resultados
obtidos à luz dos elementos que enformam a metodologia da leitura
detalhada e da utilização desta metodologia pelos docentes na interação
com os alunos.
Alina Galvão Spinillo, Angela Naschold, Leidy Johana Peralta Marín e
Priscylla Emeline Silva Duarte apresentam, no sétimo capítulo, o texto
Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da
educação infantil e do ensino fundamental, no qual analisam o desenvolvimento
da compreensão destes textos pelas crianças e problematizam
o papel da alfabetização neste processo.
A compreensão leitora de alunos brasileiros: Uma análise com base
no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões, de Vera
Wannmacher Pereira, Danielle Baretta e Patrícia Martins Valente, é o
oitavo capítulo do ebook, apresentando um trabalho de investigação
sobre a compreensão da leitura de alunos brasileiros, com destaque
para a compreensão inferencial.
Por fi , Marilde Queiroz Guedes traz-nos, no nono capítulo, o texto
Práticas pedagógicas de leitura e escrita na educação do campo no território
de identidade Bacia do Rio Grande – BA, no qual analisa as práticas
docentes neste contexto a partir da observação de situações de ensino
e aprendizagem, de entrevistas e da análise de diários de bordo.
Description
Keywords
Investigação Leitura Práticas docentes
Citation
Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. (2020) Introdução in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (7-8) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa