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Antunes, Sandra Sofia Pereira

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  • Cartographies: artistic practices, school and communities
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana Gaudêncio; Sá, Kátia
    This communication presents the results of a work project carried out with students from higher, basic and secondary education, in close collaboration and as part of the research project - IMAGO MUNDI. In this scope, our project proposal was to develop arts practice based research processes, within the field of the visual arts, assuming as key concepts the ones of cartography and psychogeography. Departing from the mentioned concepts and aiming to address the links between school, artistic practices and community, a set of activities (as school subject or extracurricular in nature) were designed and carried out. Our aim was the development of creative processes, which, by means of arts practice-based research with and within the community, were able to assume the territory as its locus. Thus, enabling the construction of visions of the world from the experience (be it perceptive/sensory, social, cultural, emotional…) of the territory.
  • Processo criativo, aprendizagens e conhecimento: uma abordagem interdisciplinar em artes visuais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra
    O texto apresenta um processo de trabalho baseado na articulação interdisciplinar cujo contexto de atuação é a licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Este processo assume como ponto de partida uma proposta de trabalho com um tema comum, «Identidades» lançada nas Unidades Curriculares (UC) de Teoria da Imagem e Cultura Visual, Desenho I e Pintura I que integram, por seu lado, o 1º semestre da licenciatura.
  • Artes visuais: cenários de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Sá, Kátia; Matos, Joana
    Este capítulo procura refletir acerca dos processos de trabalho desenvolvidos no âmbito do ensino das Artes Visuais, assumindo como cenários de fundo as Unidades Curriculares (UC) semestrais de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia II e Arte Têxtil da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e a UC de Artes Plásticas I da Licenciatura em Educação Básica (LEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando estratégias, metodologias e resultados obtidos, testemunham-se formas de adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao modelo remoto de emergência, atendendo a contingências e potencialidades, com base na experiência de professores e estudantes. Apresentam-se, igualmente, resultados desses processos de ensino-aprendizagem, procurando nunca perder de vista: nem as especificidades das práticas artísticas visadas, baseadas numa articulação indissociável entre pensar/fazer, conceptualizar/concretizar; nem a garantia da qualidade dos processos criativos e dos objetos de arte daí resultantes.
  • Mapear memórias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Sá, Kátia; Matos, Joana; Ferreira, Joana Vaz
    A presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artística desenvolvida para e com a comunidade, inserida no âmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território (refª IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido junto da comunidade de Santiago do Cacém, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memória do território e do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se contam estudantes e professores da Escola Secundária Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando abordar as ligações entre a escola, as práticas artísticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos criativos que, através de uma investigação baseada na prática artística com e na comunidade, assumiram o território como o seu locus, prefigurando assim a construção de visões do mundo a partir da experiência (seja ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do território. O processo de trabalho desenvolvido emergiu de uma proposta da autarquia local (Câmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a realização de intervenções artísticas em espaço público, numa ligação com o comércio local. Foi assim concebida a proposta para a realização de um projeto artístico intitulado LIGAÇÕES: Lojas & Lojistas, que pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, através das práticas artísticas em artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbólicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados às vivências no território. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de objetos, imagens e narrativas acerca da memória e da experiência dos lugares.
  • Investigação em arte e design, contextos transdisciplinares e práticas profissionais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira
    A ligação indissociável entre conhecimento técnico, estético, artístico e prática profissional, assume-se como eixo central do desenho das UC de Estudos de Arte e Design e de Práticas Profissionais e Empreendedorismo, no 3º ano do plano de estudos da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT). Esta comunicação pretende refletir acerca dos processos de trabalhos desenvolvidos com vista a promover iniciação à investigação baseada na prática em arte e em design, contemplando contextos transdisciplinares, considerando as suas potencialidades, contingências e respetiva ligação com uma profissionalidade nestas áreas.
  • “Se esta rua fosse minha”. Propostas de intervenção em espaço urbano, no cruzamento das artes plásticas e do design
    Publication . Antunes, Sandra Pereira; Pereira, Teresa Matos
    “Se esta rua fosse minha” foi o mote para o desenvolvimento de um processo de trabalho com estudantes de artes visuais e tecnologias, como forma de introduzir a investigação em arte e design baseada na prática e guiada pela prática (practice-based e practice-led research). Como ponto de partida, assumiu-se uma intervenção em espaço urbano. A realização de uma cartografia do território, que incluiu formas participadas de diagnóstico, propostas de atuação e intervenção, constituíram etapas definidas para a ideação deste projeto. Por esta via, os estudantes propuseram formas de atuação baseadas na prática artística, na prática do design ou na interligação entre ambas as áreas. O presente artigo dá conta dos processos de trabalho e dos resultados deste projeto, considerando as suas vantagens, contingências e limites. Procura, finalmente, servir como ponto de reflexão acerca das ligações entre escola, comunidade e participação cívica na formação de futuros profissionais, nas áreas das artes visuais, do design ou da educação artística.
  • Museu como dispositivo de investigação em arte e design baseada na prática
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira
    O presente texto dá conta dos princípios, do processo investigativo e de alguns entre os resultados apurados no âmbito da Unidade Curricular de Estudos de Arte e Design, do curso de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Assumiu-se como contexto de trabalho o Museu Nacional de Etnologia, tendo sido lançadas aos estudantes as seguintes questões iniciais: “Que significados os do Museu?” e “De que modo pode, ou não, o Museu fomentar ou condicionar investigação em Arte e em Design?”. Da visita ao espaço museológico e das primeiras sessões coletivas de discussão em sala de aula, emergiram problemáticas que informaram o desenrolar, amadurecimento e conceção dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Destes optámos por trazer os que tomaram corpo no círculo do design, demonstrativos de abordagem onde o objeto é documento cultural material, constituído e constituindo-se ação cultural.