Loading...
38 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 38
- Lusofonia e artes plásticas: Discursos, práticas e trânsitosPublication . Pereira, Teresa MatosSob a designação abrangente da Lusofonia inscrevem-se um conjunto de festivais, bienais e outros eventos pontuados amiúde por exposições de artes plásticas que integram artistas nascidos nos vários países que integram a CPLP. Neste sentido interessa-nos perceber quais os critérios e discursos subjacentes à organização destas exposições, considerando igualmente as possibilidades de intercâmbio artístico entre os vários países e, por fim os possíveis pontos de contacto com um conjunto de discursos em torno do conceito de lusofonia.
- Artes visuais e comunidade: processos, impacto e constrangimentosPublication . Regatão, José Pedro; Sá, Kátia; Pereira, Teresa MatosO presente texto sintetiza o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/15 na disciplina Artes Visuais e Comunidade, integrada na licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Em Artes Visuais e Comunidade pretende-se o desenvolvimento de projetos artísticos de intervenção em espaços públicos de natureza vária (espaços urbanos, rurais, naturais, etc..), que envolvam processos de trabalho com a comunidade atendendo às suas necessidades, motivações, construções identitárias e memória coletiva Em primeiro lugar será realizado um balanço dos seis projetos desenvolvidos na referida Unidade Curricular considerando os processos de trabalho que culminaram em residências artísticas nos contextos de atuação bem como o seu impacto e acolhimento junto das comunidades em causa. Em segundo lugar pretende-se uma reflexão (apoiada pelos testemunhos dos diversos intervenientes) acerca do papel desempenhado por uma abordagem desta natureza no âmbito da licenciatura em AVT bem como dos constrangimentos ao seu desenvolvimento em contexto académico de formação inicial.
- Artes plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudêncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plásticas I e Artes Plásticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as práticas com futuros atores educativos no âmbito das artes visuais.
- Suturar e Bordar: o têxtil como metáfora de identidade, memória e violência na obra de Claúdia ContrerasPublication . Pereira, Teresa MatosNeste artigo irei debruçar-me sobre alguns projetos desenvolvidos pela artista argentina Claudia Contreras que, através da arte têxtil (costura, bordado ou colagem) trabalha a partir de referências ao período do terrorismo de Estado na Argentina (1976-1983), expondo as várias faces da violência, cumplicidades e sombras que pairam num espaço de intersubjetividades partilhadas.
- Perceções e divulgação de artistas plásticos africanos em PortugalPublication . Pereira, Teresa MatosEm Portugal a receção e divulgação da obra de artistas plásticos africanos tem evidenciado, ao longo das últimas duas décadas uma descontinuidade, marcada pontualmente pela integração das artes plásticas no discurso da lusofonia ou do póscolonialismo. Verifica-se assim uma atenção rarefeita que não contribui para a discussão ou análise crítica das suas linguagens particulares, decorrentes, entre outros fatores, dos seus trânsitos transnacionais ou permanências continuadas, bem como das dinâmicas históricas que envolvem Portugal e África. Com esta comunicação propõe-se em primeiro lugar, um olhar sobre a presença de artistas africanos ou afro-descendentes, nos circuitos das artes plásticas em Portugal, atendendo à divulgação e receção crítica da sua obra. Em segundo lugar é sugerida uma análise de dois casos que têm conhecido algum destaque nas últimas duas décadas: os artistas angolanos António Ole e Yonamine. Através da sua obra procurar-se-á vislumbrar algumas dinâmicas que envolvem a criação artística, a história das relações entre a Europa e a África, desvendando continuidades entre passado e presente, ou as múltiplas transfigurações de uma temporalidade transformada pela experiência, pela memória ou pela pós-memória.
- António Ole: Arqueologias do quotidiano e da memóriaPublication . Pereira, Teresa MatosPara mim a arte...
- Memória e Arquivo: práticas interdisciplinares no contexto da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da ESELxPublication . Sá, Kátia; Pereira, Teresa MatosEste artigo resulta de um processo de investigação–ação no âmbito das práticas docentes desenvolvidas no contexto da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) com vista à atualização permanente, melhoria dos processos de ensino- -aprendizagem e avaliação num âmbito do ensino artístico superior. Propõe-se uma abordagem transdisciplinar às artes visuais partindo de uma proposta de trabalho lançada aos estudantes nos módulos de Pintura e Escultura, integrados na Unidade Curricular de Oficina de Artes e Tecnologias III procurando explorar um dos vetores da produção contemporânea: as relações entre a Memória e o Arquivo. O texto resume assim as referências de base (sobretudo de natureza teórica), metodologias de abordagem e avaliação que nortearam o desenvolvimento dos projetos, bem como as subsequentes respostas práticas (no domínio da produção artística) e a avaliação, realizada pelos estudantes, de todo o processo.
- Espaço Poético: um workshop em Constanta – RoméniaPublication . Pereira, Teresa Matos; Sá, KátiaA presente comunicação pretende apresentar o processo de trabalho no âmbito de um workshop desenvolvido com um grupo de estudantes da Universidade Ovidius em Constanta, na Roménia. Este workshop, compreendido no âmbito da de práticas educacionais desenvolvidas no âmbito de metodologias arts practice-based, ii) o desenvolvimento de processos de pesquisa artística/educativa e iii) a partilha de perspetivas educativas e artísticas em diferentes contextos sociais e culturais O Workshop intitulado “Espaço Poético”, desenvolvido com um grupo de estudantes da Faculdade de Belas Artes/ Departamento de Pedagogia em Belas Artes e Artes Decorativas da Universidade Ovidius em Constanta, na Roménia, assumiu como enquadramento metodológico a investigação em arte baseada na prática (arts practicebased research ). Através da apropriação de um objeto banal (a caixa de sapatos) enquanto espaço poético, foi proposta a criação de uma série fotográfica sobre diferentes noções de espacialidade - espaço vazio, inóspito, inabitado, espaço de fronteira, utópico/ distópico, de arquivo, etc., que culminou com a apresentação, fundamentada dos objetos realizados, considerando o processo desenvolvido, conceitos mobilizados e opções técnicas/estéticas assumidas. Procurou-se, deste modo, desenvolver um processo de trabalho capaz de combinar a prática artística (compreendendo a sua dimensão experimental e conceptual), com a investigação em educação artística, contemplando diferentes realidades culturais e pedagógicas.
- Desenho: Entre a representação e a (re) significação. Experiências pedagógicas em contextos de Ensino Superior ArtísticoPublication . Pereira, Teresa MatosEste relato aborda um processo pedagógico desenvolvido ao longo de dois anos letivos na Unidade Curricular de Desenho I que integra o plano de estudos da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando a importância do desenho como instrumento basilar numa formação em artes visuais, propõe-se uma reflexão acerca dos pressupostos que nortearam a estruturação das propostas de trabalho, metodologias, articulação com outras Unidades Curriculares bem como os resultados de algumas destas propostas.
- Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Teresa Matos; Correia Rocha, CarlaEste texto reporta-se ao desenho da Unidade Curricular (UC) Artes e Educação Física, integrada nos mestrados em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico (variantes de Português, História e Geografia de Portugal/ Matemática e Ciências Naturais). São aqui apresentados e discutidos os pressupostos teórico- -metodológicos que permitiram estruturar e desenvolver um conjunto de práticas criativas, nas áreas das artes visuais, educação física, música e teatro, com estudantes de mestrado/ futuros docentes do ensino básico.