Loading...
44 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 44
- O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAUPublication . Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Escudeiro, MariaA educação tem vindo a passar nos últimos tempor por mudanças significativas, sobretudo no que diz respeito ao crescimento exponencial das modalidades de educação à distância. Entre essas mudanças destaca-se a criação de MOOC (Massive Open Online Course), aulas massivas, abertas, online, que visam fornecer um formato educacional abrangente. Nesta dinâmica, o Politécnico de Lisboa associou-se ao Projeto NAU como parceiro e constituiu-se como responsável pela produção de conteúdos formativos. A parceria com a NAU posiciona estrategicamente o Politécnico de Lisboa no objetivo de proporcionar cursos gratuitos acessíveis a todos que desem aprender sem restrições, com níveis de satisfação elevados para estes consumidores, que podem ser simultaneamente o público-alvo das unidades orgânicas que compõem o Politécnico de Lisboa. Nesta comunicação apresentam-se as diferentes etapas de produção de MOOC e indicadores referentes ao perfil dos formandos, nível de satisfação dos utilizadores, taxas de abandono e de finalização do curso.
- Congresso internacional de saúde ambiental 2012: livro de resumosPublication . Albuquerque, Paula Cristina; Cabo Verde, Sandra; Manteigas, Vítor; Monteiro, Ana; Ramos, Carla; Silva, Andreia; Viegas, Carla; Viegas, Susana
- O teste do ensino à distância: colibri, moodle, SEB (guia da formação)Publication . Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, VítorPlano: configurar o teste na plataforma Moodle; descarregar e instalar o SEB; configurar o ficheiro SEB através do config tool; colocar o ficheiro SEB na plataforma Moodle; e, depois do teste, o que posso fazer na plataforma Moodle?; simulação da prova.
- The Project "Knowing the Global Environment to Act Locally: From Learning in Natural Areas to Urban Intervention (GLOCAL-act)"Publication . Almeida, António; Silva, Maria João; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, VítorThe project "Knowing the global environment to act locally: from learning in natural areas to urban intervention (GLOCAL-act)" began in January 2017. The project integrates five teachers from the Polytechnic Institute of Lisbon (Instituto Politécnico de Lisboa - IPL), 4 from the Lisbon School of Education (Escola Superior de Educação - ESELx) and one from the Higher School of Health Technologies and it involves pre-service teachers and children from primary schools, where these pre-service teachers have teaching practice. It obtained funding from the Environmental Fund, under the responsibility of the Portuguese Ministry of the Environment. The project aims to meet the United Nations 2030 Agenda for Sustainable Development and the National Strategy for Environmental Education 2020 in the following strands: to decarbonize society by promoting the development of a resilient and low carbon society; to value the Territory by promoting a territorial civic culture that considers land planning and the conservation and valorization of landscape, natural and cultural heritage. Thus, the project aims to achieve the following objectives: i) the valorization of natural areas, promoting their visitation and a greater knowledge of the biodiversity and geodiversity that characterizes them; ii) the promotion of sustainable mobility between the Campus of the IPL and the Monsanto Forest Park (Parque Florestal de Monsanto), a green area close to the Campus and iii) local action with the aim of improving the environmental quality of the Campus of the IPL. Consequently, several trips to areas of natural interest in the Lisbon region have been carried out. The mobility between the IPL Campus and the Monsanto Forest Park is being intensified, enhancing the educational value of this area within the scope of several activities of different curricular units. An intervention in the Campus of the IPL was carried out with the planting of at least 100 trees and 100 shrubs of different species of the Mediterranean flora. The sites for this plantation were selected by ESELx students, after the evaluation of the characteristics of each species and the identification of the Campus areas that need an increase in plant density. At the end, a general assessment of the project will be discussed.
- Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa combate COVID-19 com EaDPublication . Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, VítorNo cumprimento das orientações das autoridades competentes relativamente à pandemia de COVID 19 a ESTeSL suspendeu as atividades letivas presenciais, passando os ciclos de estudos a funcionar em “Ensino a Distância”. Objetivos do GADMED: planear, implementar e monitorizar o processo do ensino a distância, no âmbito de um desenvolvimento estratégico; incentivar e apoiar a criação de cursos online de diferentes tipologias, nomeadamente MOOCs e webinários; promover formações de apoio e desenvolvimento do “Ensino a Distância”, adequadas para docentes e/ou estudantes.
- The pathway towards low carbon schools: criteria, targets and solutionsPublication . Lizana, Jesús; Chacartegui Ramírez, Ricardo; Almeida, Susana Marta; Manteigas, VítorThis book presents the research work carried out in the European project ClimACT within the Interreg SUDOE Programme. The book collects the main research activities and findings to promote a low-carbon economy in schools, where we developed a special collaboration and awareness between authorities, researchers, companies, non-governmental organizations (NGOs), and school communities on the road to sustainable school buildings. The project brings together partners and associated entities with complementary functions from SUDOE countries (Spain, France, Portugal, United Kingdom, and Andorra) that coordinate the exchange of good practices and applications of joint solutions to common challenges that affect sustainability and the effective management of energy and the environment in schools. The project involved 39 pilot schools and had a budget of 1.3 million euros, 72% obtained as a part of the European territorial cooperation objective known as Interreg, which is financed by one of the European structural funds: the European Regional Development Fund (ERDF).
- A Pegada Ecológica da comunidade académica do Politécnico de Lisboa enquanto instrumento de diagnóstico e indicador de sustentabilidadePublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, Ana; Manteigas, Vítor; Belo, António; Sarreira, Pedro; Azevedo, Maria Julieta; Escudeiro, MariaÉ reconhecido que a atividade humana tem contribuído para a degradação ambiental. Os estilos de vida atuais são responsáveis pelo aumento do consumo de recursos naturais, a uma taxa consideravelmente mais elevada do que aquela que a natureza consegue regenerar. Cientes deste facto e de que o planeta não tem recursos ilimitados, em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento apresentou uma nova visão de sustentabilidade - o desenvolvimento sustentável. O Politécnico de Lisboa tem percorrido o caminho da sustentabilidade. Contudo, um dos primeiros passos passa por garantir o diagnóstico da situação e conhecer a realidade. Foi realizado um inquérito por questionário, com o objetivo de medir a Pegada Ecológica da comunidade IPL. Na comunicação apresentam-se os resultados do estudo, que envolveu 2975 estudantes e funcionários de todas as unidades orgânicas e dos serviços do IPL.
- Do presencial… à distância! Alinhar a mudança para garantir qualidade do ensinoPublication . Coelho, André; Maia-Matos, Mário; Abreu, Renato; Ribeiro, Ricardo; Manteigas, VítorObjetivo: Criar questões relevantes e o ambiente adequado para a realização de testes à distância. Sumário: 1. Alinhamento construtivista. 2. Avaliação formativa e sumativa em EaD. 3. Boas práticas na avaliação de estudantes em EaD. 4. Boas práticas para testes online em EaD. 5. Como reduzir a oportunidade de fraude académica em EaD.
- O projeto GLOCAL – AGIR: conhecer o território para o valorizarPublication . Almeida, António; Valente, Bianor; Silva, Maria João; Rodrigues, Margarida; Manteigas, VítorO projeto “GLOCAL – AGIR” tem como principais objetivos: promover a visitação de áreas naturais; desenvolver atividades e ações no território que valorizem a biodiversidade e a geodiversidade; e promover a compreensão dos serviços dos ecossistemas naturais para os urbanos. Destina-se a estudantes do ensino superior, futuros professores, e a alunos do ensino básico. O projeto vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 nos eixos “Descarbonizar a Sociedade” e “Valorizar o Território”. O primeiro eixo relaciona-se com as alterações climáticas que só podem ser combatidas com o ativismo de todos; o segundo decorre da necessidade de compreensão das interações entre sistemas naturais e urbanos, contrariando o declínio do contacto direto com a natureza na nossa sociedade. Ora, uma das linhas de intervenção do projeto centra-se na necessidade de estabelecer uma conexão entre o Campus do Instituto Politécnico de Lisboa e o Parque Florestal de Monsanto (PFM), pensada através da plantação de espécies autóctones no campus segundo planeamento dos estudantes e na promoção de atividades de aprendizagem no PFM. Antes da intervenção, foi administrado um questionário para auscultar os estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) acerca das espécies a privilegiar no campus e saber o seu conhecimento acerca do PFM. Responderam 80 estudantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 25 anos, sendo 89% do sexo feminino. As árvores mais selecionadas foram o sobreiro (37,5%), o pinheiro manso (35%) e o castanheiro (31,3%). Todavia, espécies exóticas como a palmeira-das-canárias (20%), o eucalipto (20%) e a árvore do incenso (16%) foram também selecionadas. As razões das escolhas foram essencialmente estéticas e instrumentais (boa sombra, cheirar bem, dar frutos). O serem autóctones surgiu com frequência inferior à das outras razões apresentadas. Em relação ao conhecimento do PFM, mais de 80% dos estudantes afirmaram não saber o seu estatuto de proteção, desconhecer as razões da sua criação e os aspetos naturais que o mesmo encerra. Também 30% dos inquiridos nunca o visitaram e 35% fizeram-no de uma a três vezes. Os resultados obtidos reforçam a pertinência do projeto delineado, e justificam a necessidade de melhorar o conhecimento dos estudantes nos aspetos referidos, e que se espera com implicações na sua prática futura enquanto docentes.
- Satisfaction with remote teaching and the return to in-person teaching: perception of higher education studentsPublication . Martinho, Carla; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Escudeiro, Maria JoãoSeveral studies have sought to evaluate how students experienced remote emergency experience due to the pandemic scenario caused by the spread of coronavirus SARS-CoV-2. This article aims to analyze the perception of students of higher education Portuguese, and their satisfaction with the remote emergency experience and the return to face-to-face classes. For this, an online questionnaire was applied to students, from the 1st year of the 1st cycle, of courses in the areas of education, communication sciences and business sciences of polytechnic higher education (n=307). For data analysis, a quantitative approach is adopted, using descriptive statistic and correlation analysis. The results show that 59.3% of the interviewees consider themselves extremely satisfied with returning to face-to-face classes. With regard to satisfaction with online classes, it shows that the majority (46.9%) are at the intermediate level (level 3, on a Likert scale from 1 to 5). Finally, when asked about the teaching regime they prefer, most opt for face-to-face teaching (68.4%), followed by mixed (b-learning) (29.6%) and distance (e-learning) (2.0%). The results are presented taking into account the gender, the course, the fact of being a worker or not and the period in which they study. The results allow us to conclude that remote emergency teaching was not satisfactory, in the perception of these students, and that the return to face-to-face teaching was accepted with great satisfaction. These results contribute to the discussion about the needs of a planned remote teaching, with methodologies and equipment suitable for online teaching.