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- As eleições de Cabo Verde (2016) nos media portugueses generalistasPublication . Lopes, Anabela de Sousa; Rocha, João Manuel; Silvestre, CláudiaPropomo-nos apresentar os resultados de um estudo sobre as representações dos três atos eleitorais realizados em Cabo Verde, em 2016, por nove media portugueses generalistas. Trata-se da apresentação e discussão da análise relativa a Cabo Verde, que se insere num projeto de investigação mais vasto designado «Representações de Países Lusófonos nos Media Portugueses». No caso concreto do estudo relativo a Cabo Verde, procurou-se saber que cobertura jornalística das eleições legislativas, autárquicas e presidenciais foi efetuada pelos media portugueses escolhidos: Público, Correio da Manhã e Expresso; RTP, SIC e TVI; TSF, Antena 1 e Rádio Renascença. Colocaram-se duas questões: (i) que opções editoriais nortearam a cobertura e o que revelam em termos de padrões e condicionantes de uma cobertura eleitoral num país africano de língua portuguesa?; (ii) que representações são criadas pelo jornalismo – ao nível das suas narrativas verbais e não-verbais: do país, dos candidatos, do sistema político? O trabalho que nos propomos apresentar é um contributo para a compreensão dos mecanismos de produção jornalística dos media portugueses sobre o espaço lusófono, tentando-se também perceber o que essa produção revela e ignora, e as razões para escolhas e exclusões. A investigação dá conta do quase total alheamento noticioso de três momentos relevantes da vida de um país com uma forte relação histórica, linguística e cultural com Portugal. O passado comum, a proximidade linguística, a mobilidade no espaço lusófono, fariam supor – tendo em conta os valores jornalísticos identificados como determinantes para as escolhas das notícias, designadamente a proximidade – que o noticiário sobre esses países ocupasse lugar de relevo nos media portugueses e se destacasse entre as notícias do estrangeiro. Mas, ao contrário, esse tipo de noticiário parece não merecer investimento nem destaque noticioso relevante. Em abstrato, a proximidade justificaria o interesse pelas eleições cabo-verdianas, mas os valores-notícia – fatores que determinam a noticiabilidade de factos ou assuntos – não se concretizam em abstrato. Prolongando este raciocínio, discutimos as razões por que não foram as eleições tema, uma vez que as condições abstratas para isso existiriam. Deste modo, duas das hipóteses de pesquisa desta investigação são: (H1) A limitada atenção poderá ser explicada pela visibilidade dada a outros temas?; (H2) A menor noticiabilidade decorrerá do carácter exemplar internacionalmente conferido ao país, numa lógica de maior visibilidade de situações negativas no noticiário internacional – guerras, catástrofes? Se assim for, no pressuposto de que a ausência decorre da valorização da normalidade democrática de Cabo Verde, em contraste com a instabilidade de outros países africanos, a invisibilidade encerraria implicitamente uma imagem positiva do país, o que não impede que este seja penalizado, no que à projeção mediática diz respeito, pela exemplaridade que é atribuída ao seu percurso como país independente.
- An MML embedded approach for estimating the number of clustersPublication . Silvestre, Cláudia; Cardoso, Maria Margarida G. M. S.; Figueiredo, MárioAssuming that the data originate from a finite mixture of multinomial distributions, we study the performance of an integrated Expectation Maximization (EM) algorithm considering Minimum Message Length (MML) criterion to select the number of mixture components. The referred EM-MML approach, rather than selecting one among a set of pre-estimated candidate models (which requires running EM several times), seamlessly integrates estimation and model selection in a single algorithm. Comparisons are provided with EM combined with well-known information criteria – e.g. the Bayesian information Criterion. We resort to synthetic data examples and a real application. The EM-MML computation time is a clear advantage of this method; also, the real data solution it provides is more parsimonious, which reduces the risk of model order overestimation and improves interpretability
- Survey on student stress during blended learning due to the COVID-19 pandemicPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaThis study aims to analyze the effect of blended learning on psychological distress among college students during the COVID-19 pandemic. This work is part of an ongoing study, begun in the spring semester, which revealed that most students have adapted well to online learning. However, they felt exhausted and stated the hard work involved as a negative point, as well as, the lack of meaningful social interactions. Although timidly, the media has been warning about students mental health. So, in order to identify our student mental well-being, an online survey, based on burnout scale, was conducted. This study provided a better understanding of how blended learning influences students mental health. It also helped us adapt our teaching activities for this new reality, promoting teamwork and oral presentations.
- Determining the number of clusters in categorical dataPublication . Silvestre, Cláudia; Cardoso, Margarida; Figueiredo, MárioCluster analysis for categorical data has been an active area of research. A well-known problem in this area is the determination of the number of clusters, which is unknown and must be inferred from the data. In order to estimate the number of clusters, one often resorts to information criteria, such as BIC (Bayesian information criterion), MML (minimum message length, proposed by Wallace and Boulton, 1968), and ICL (integrated classification likelihood). In this work, we adopt the approach developed by Figueiredo and Jain (2002) for clustering continuous data. They use an MML criterion to select the number of clusters and a variant of the EM algorithm to estimate the model parameters. This EM variant seamlessly integrates model estimation and selection in a single algorithm. For clustering categorical data, we assume a finite mixture of multinomial distributions and implement a new EM algorithm, following a previous version (Silvestre et al., 2008). Results obtained with synthetic datasets are encouraging. The main advantage of the proposed approach, when compared to the above referred criteria, is the speed of execution, which is especially relevant when dealing with large data sets.
- Focusing on sustainability: a practical exercise in creativityPublication . Pina, Helena Figueiredo; Silvestre, CláudiaOur daily lives today are a kaleidoscope of circulating images. Souza and Zordan (2020) argue that the proliferation of photographic images causes a certain anesthesia of the senses that greatly influences creative output, making us more prone to act as task executors and less as creators. In a world where environmental consciousness is becoming increasingly urgent, it is imperative to employ creative and participatory approaches to engage individuals in a profound and meaningful manner. Pedagogical methods must therefore strive to incorporate innovative strategies that inspire and motivate young people to actively safeguard the environment. This work presents the result of a creative experience that combines creative writing and photography, directing attention to the theme of sustainability. In the Creative Writing Workshop course, a challenge was proposed to first-year students of the Advertising and Marketing Undergraduate degree at the School of Communication and Media Studies of the Polytechnic Institute of Lisbon, with the university campus and its surroundings as the experiential field. This practical exercise was aligned with the 1st Sustainable Bootcamp of School of Communication and Media Studies (March 8,2024) under the theme of Circular Economy. In this pedagogical approach, the teacher acts as a facilitator, drawing attention to the topic of sustainability and framing it in a familiar environment. By promoting a discovery-based method that encourages creativity and the exploration of diverse perspectives, hands-on learning is fostered. Working in small groups, students are encouraged to observe, listen and feel, reflecting and adapting their sensitive perception of the subject. The process entails spontaneous experimentation, guided by the teacher, ultimately culminating in purposeful rediscovery. By encouraging creativity and active participation, these experiences offer an inspiring approach to engaging people in building a more balanced and healthy world.
- Estatísticas e jornalismo em tempo de pandemiaPublication . Silvestre, Cláudia; Barros, Júlia Teresa Pinto de SousaO presente estudo enquadra-se no âmbito de um projecto mais alargado que tem como objectivo perceber como o jornalismo de referência em Portugal usou os dados estatísticos para cobrir o tema Sars-CoV-2, o novo coronavírus identificado como agente etiológico da doença pelo coronavírus 2019 (covid-19). Embora exista investigação sobre como os jornalistas usam a estatística nomeadamente gráficos e infografias (por ex. Bauer & Schoon, 1993; Garcia, 2009, de Haan et al. 2017 e Pinto, 2018), em Portugal esses estudos são escassos (Pereira, 2015). Nesse sentido, pretendemos ser um contributo para a reflexão em torno de uma área que vem ganhando espaço nos media e na sociedade em geral. Se de início os números e os gráficos tinham um papel secundário e por vezes meramente decorativo e/ou instrumental, actualmente são frequentemente protagonistas da notícia (Sjafiie, Hastjarjo, Muktiyo & Pawito 2018) e considerados excelentes elementos de comunicação rigorosa. O que tem levado ao desenvolvimento de disciplinas na área de comunicação de dados quantitativos como é o caso da infografia, do storytelling ou do jornalismo de dados. Neste estudo iremos analisar os recursos expressivos utilizados nas primeiras páginas de dois jornais de referência portugueses, nos três primeiros meses de crise sanitária, procurando avaliar qual o lugar ocupado, na construção de representações daquele momento excepcional, pela palavra, o número ou a iconografia, nas suas diversas expressões, sejam fotos, desenhos, gráficos e infografias.
- Data and technology: one of the challenges for journalismPublication . Silvestre, Cláudia; Frazao, PedroIn the constantly changing society we live in, the way journalism is done has undergone major changes. However, it must be noted that the pillars of journalism continue to be based on ethical values, the search for truth and objectivity. One of the factors contributing to change in this profession is the widespread use of new technologies. In this work, in order to adjust teaching to the new emerging needs of future professionals, we will focus on the information contained in the data and how to analyze it, since the data have been increasingly used as a source of news. The proposed challenge was to analyze how three leading Portuguese newspapers covered the news of the pandemic caused by COVID-19. In this sense, it was necessary to prepare the database for analysis and plan what information to extract from the data. In addition to Excel, used to organize the database, we used the Python programming language, which allowed for a more detailed analysis of the news coverage of the pandemic.
- Vamos pintar ao acasoPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaDevido à grande quantidade de informação estatística que recebemos diariamente, muitos países, incluindo Portugal, têm manifestado uma preocupação crescente em criar cidadãos estatisticamente alfabetizados. É consensual que a escola tem um papel crucial neste processo, pelo que se têm feito alterações nos currículos escolares por forma a incluir a formação estatística desde os níveis de escolaridade iniciais. Neste trabalho, com o objetivo de desenvolver a literacia estatística dos alunos propomos a realização duma experiência que ajuda a explorar o conceito de aleatoriedade, que é um conceito importante na estatística, mas também noutras áreas científicas. Esta experiência que consiste no desenho de passeios aleatórios adapta-se facilmente à idade dos alunos, podendo ser aplicada tanto no 1º como no 2º ciclos.
- “O que é jornalismo?” - Perceções de estudantes de jornalismo no século XXIPublication . Lopes, Anabela de Sousa; Silvestre, Cláudia; Mata, Maria J.Neste artigo analisamos, interpretamos e discutimos os resultados de uma pesquisa realizada no ano letivo de 2019-2020, cujo objetivo foi o de captar as perceções de estudantes de licenciatura e de mestrado em jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), sobre o campo jornalístico, no presente, mas também perspetivado no futuro. Esta pesquisa e a reflexão suscitada inserem-se num projeto de trabalho mais alargado que contemplará outras instituições de ensino e ofertas formativas similares. Está estruturada em três dimensões: diagnóstico, intenções e expectativas. Na primeira, as perguntas focam a perceção do aluno sobre o que é o jornalismo atualmente e o seu papel na sociedade; a segunda refere- -se ao modo como os alunos projetam a sua intervenção no debate público como futuros jornalistas e/ou investigadores académicos; a terceira dimensão desafia os alunos a enunciar expectativas sobre o jornalismo que surgirá das convulsões do espaço público, político e cívico. O artigo apresenta as perceções dos estudantes sobre tópicos fundamentais que sustentam as respostas à pergunta que tem norteado várias pesquisas académicas e que dá título a uma das mais conhecidas obras de Nelson Traquina: “O que é jornalismo?”, obra que aqui se assume como base de referência teórica.
- A construção do olhar sobre o jornalismo – a academia e os estudantesPublication . Lopes, Anabela de Sousa; Silvestre, Cláudia; Mata, Maria J.A reflexão sobre o ensino do jornalismo assenta, frequentemente, na análise dos planos curriculares dos cursos e na auscultação dos agentes envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Terá menor expressividade o trabalho que resulta de uma inquirição sobre o olhar dos futuros jornalistas relativamente à atividade profissional para a qual a academia, com os seus cursos de comunicação/jornalismo, os prepara. Com o objetivo de conhecer as perceções dos estudantes sobre a sua futura profissão, realizámos um inquérito por questionário a estudantes da licenciatura e do mestrado na área da comunicação social/ jornalismo, de 11 instituições portuguesas de ensino superior. O questionário focou-se nos seguintes pontos: (1) no diagnóstico da profissão, nomeadamente nos valores e nas práticas associados ao jornalismo e na relevância social da profissão; (2) nas intenções - como os estudantes projetam a sua intervenção no espaço público como futuros jornalistas; (3) e nas expectativas quanto ao futuro. O estudo realizado permitiu traçar algumas linhas importantes sobre a perceção que os estudantes têm do jornalismo - uma atividade em que se observam mudanças rápidas, muitas delas responsáveis por uma nova ecologia mediática, que vieram condicionar algumas das boas práticas da profissão. É neste contexto que a desinformação surge como epíteto de um jornalismo em perigo, cuja credibilidade tem enfraquecido, destacam os estudantes inquiridos. Estes futuros profissionais de comunicação também têm dúvidas quanto ao papel que os jornalistas poderão ter para mudar este cenário. Contudo, apesar desta leitura negativa da profissão, reconhecem a importância do jornalismo na sociedade, por considerar que este é um pilar da democracia. Para eles, os jornalistas devem vigiar e ajudar a escrutinar os diferentes poderes da sociedade. Quanto às práticas profissionais, a tecnologia surge como fator que pode potenciar a aproximação dos jornalistas aos seus públicos, nomeadamente na criação de fóruns de discussão. É curioso notar que aqueles que já se encontram no mercado de trabalho tendem a manifestar uma perceção menos negativa do que aqueles que não tiveram nenhuma experiência profissional enquanto jornalistas. Também se observam diferenças entre os alunos que estão a ter formação em jornalismo e os que frequentam outros cursos na área da comunicação, sendo que os primeiros têm opiniões mais extremadas, ou seja, apresentam uma maior tendência para concordar ou discordar totalmente. Ademais, consideram que os jornalistas produzem conteúdos diferentes dos de outros profissionais da comunicação. Em geral, estes estudantes de jornalismo estão mais conscientes do decréscimo de investimento no jornalismo de investigação e são os que mais concordam com a ideia de que o jornalismo será fundamental para a sobrevivência da democracia. As respostas obtidas denotam um certo desencontro entre as perceções sobre o jornalismo praticado atualmente e as expectativas sobre a profissão, o que nos levou a refletir sobre o papel das instituições de ensino, que se afiguram mais como promotoras de um olhar fortemente crítico sobre a atividade jornalística, do que impulsionadoras de atitudes proativas na busca de respostas aos vários desafios identificados pelos estudantes. Para além da apresentação do estudo, discutiremos as linhas orientadoras de uma nova investigação com vista a captar as perceções dos estudantes relativamente ao papel da academia na sua formação.