Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
179.24 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Devido à grande quantidade de informação estatística que recebemos diariamente, muitos países, incluindo Portugal, têm manifestado uma preocupação crescente em criar cidadãos estatisticamente alfabetizados. É consensual que a escola tem um papel crucial neste processo, pelo que se têm feito alterações nos currículos escolares por forma a incluir a formação estatística desde os níveis de escolaridade iniciais. Neste trabalho, com o objetivo de desenvolver a literacia estatística dos alunos propomos a realização duma experiência que ajuda a explorar o conceito de aleatoriedade, que é um conceito importante na estatística, mas também noutras áreas científicas. Esta experiência que consiste no desenho de passeios aleatórios adapta-se facilmente à idade dos alunos, podendo ser aplicada tanto no 1º como no 2º ciclos.
Description
Keywords
Aleatoriedade Literacia estatística 1º ciclo de escolaridade 2º ciclo de escolaridade
Pedagogical Context
Citation
SILVESTRE, Cláudia; MEIRELES, Ana - Vamos pintar ao acaso. “Educação e Matemática”. Lisboa: APM - Associação de Professores de Matemática. 143 (jul-set 2017). 38-42
Publisher
APM - Associação de Professores de Matemática