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  • O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
    Publication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Teodoro, Ana
    Em educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade. A presente investigação pretende analisar o uso de cadernos de laboratório virtuais, realizados com recurso a um wiki, numa instituição de ensino superior em Portugal. Neste artigo, foca-se a atenção no tipo de interação que se desenvolveu entre os estudantes, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório virtual. Com esse objetivo, analisou-se o tipo de edição e compararam-se versões sucessivas de páginas do caderno, de uma amostra de grupos que frequentaram uma unidade curricular de biologia, no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.ºciclos. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo.
  • Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadores
    Publication . Ramos, Maria das Mercês; Teodoro, Ana; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Maurício, Paulo; Sarreira, Pedro; Ribeiro, Sandra; Antunes, José Abílio; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Dias, Maria
    O acesso à cultura científica e tecnológica tem vindo a ser considerado um direito de cidadania de todos, devendo ocorrer desde os primeiros anos de escolaridade. Mas, iniciar as crianças à ciência e tecnologia, desde os primeiros anos, exige uma adequada formação em ensino das ciências de professores e educadores. Para Lederman (1998) dotar os professores de uma compreensão funcional sobre a natureza da ciência e sobre a pesquisa científica é um “pré-requisito para a esperança de alcançar a visão de ensino e aprendizagem de Ciência especificadas nos diferentes esforços de reforma” (p. 2) tais como a proposta no Project 2061. Contudo, a investigação tem evidenciado a deficiente formação científica dos professores.
  • A educação sexual na formação inicial de docentes
    Publication . Branco, Daniela; Valente, Bianor; Silva, Maria João
    A Lei n.º 60/2009 de 6 de agosto, regulamentada pela Portaria n.º 196-A/2010 estabeleceu o regime de aplicação da educação sexual (ES) em meio escolar e criou as orientações curriculares para cada nível de ensino. De acordo com esta legislação os estabelecimentos de ensino básico devem implementar um programa de ES, com uma duração mínima de 6 horas para o 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Não obstante, tem-se assistido a alguma resistência à abordagem da ES em meio escolar e a diferentes dificuldades na sua implementação. Vários fatores contribuem para este cenário, em particular, a falta de formação dos/as professores/as neste domínio. Este estudo visa caraterizar a integração da ES nos currículos de formação inicial de professores/as do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e avaliar a sua adequabilidade, face às prioridades delineadas pelas políticas educativas e pela comunidade científica. Efetuou-se o levantamento da oferta formativa na área da ES nos planos de estudo das licenciaturas em Educação Básica, no ano letivo 2015/2016. Posteriormente, realizou-se uma análise documental dos programas das unidades curriculares no âmbito da ES e aplicou-se um questionário. Os resultados deste estudo evidenciam, em primeiro lugar, uma integração de tópicos relativos à sexualidade e ES nos currículos de formação inicial de professores/as, num número significativo de instituições de ensino superior. Em segundo lugar, nas instituições onde esta formação é valorizada, a sua implementação apresenta diferenças ao nível da natureza das unidades curriculares, como dos temas abordados e das metodologias adotadas.
  • O estudo de aula na Formação Inicial: Desenvolvimento de processos colaborativos
    Publication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo
    O Estudo de Aula tem sido usado na formação contínua de professores um pouco por todo o mundo. Contudo, a sua utilização na formação inicial de professores ainda é pouco estudada. Em Portugal, têm tido lugar algumas investigações no ensino das ciências sobre a implementação do Estudo de Aula na formação inicial, sendo neste âmbito que o nosso trabalho se enquadra. Os estudos têm demonstrado potencialidades do processo no desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) dos futuros professores, na promoção dos processos colaborativos, na mudança de foco das ações do (futuro) professor para as atividades e aprendizagens dos alunos. São ainda reportadas aprendizagens nos professores cooperantes participantes no processo. O Content Represention Knowledge (CoRe), que inicialmente foi mais usado para explorar o PCK de professores experientes, tem vindo a ser utilizado, no âmbito da formação inicial de professores, com o objetivo de promover o desenvolvimento do PCK. O CoRe permite uma maior integração da teoria e da prática, aceder a aspetos mais tácitos dos professores cooperantes e assim exibir conhecimento pedagógico e didático muitas vezes não explicitado. Investigamos, utilizando uma análise narrativa, o efeito do uso do CoRe num Estudo de Aula centrado no sistema cardiovascular desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB de uma escola de Lisboa, centrando a nossa análise no envolvimento da Professora Cooperante. Apresentamos evidências que mostram um processo genuinamente colaborativo envolvendo todos os participantes. A professora cooperante mostra ganhos no entendimento do processo formativo relativamente à sua prática usual.
  • Natureza da ciência na formação inicial de professores e a prática orientada para a promoção da literacia científica
    Publication . Faria, Cláudia; Chagas, Isabel; Valente, Bianor; Almeida, António
    É hoje incontornável a ideia da importância e necessidade urgente de inclusão de aspetos relacionados com a natureza da ciência nos currículos dos ensinos básico e secundário, por ser uma componente crucial da literacia científica, um facilitador da compreensão e aprofundamento de conteúdos de ciências e um fator para a motivação e o interesse dos alunos, especialmente por induzir a compreensão em detrimento da memorização (ver Leden, Hansson, Redfors e Ideland, 2013, para uma revisão). A questão que se levanta é no entanto, se estarão os professores preparados para pôr em prática esse desafio?
  • Aprendizagem de astronomia na formação inicial de educadores e professores do 1º e 2º CEB
    Publication . Sarreira, Pedro; Valente, Bianor; Maurício, Paulo
    Esta comunicação tem como objetivo a apresentação dos primeiros resultados de um projeto de investigação sobre o ensino e aprendizagem de astronomia na formação inicial de educadores e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico de uma instituição de formação da região de Lisboa. Para que os educadores e professores do 1º e 2º CEB desenvolvam o seu trabalho de modo a inspirar os alunos para as áreas STEM, devem adquirir na sua formação inicial, um sólido conhecimento de conteúdo e pedagógico. No que respeita à astronomia e espaço, a literatura relevante diz-nos que o conhecimento dos movimentos elementares da Terra, Lua e planetas e suas consequências, bem como uma apreciação das escalas do Sistema Solar e das estrelas em conjunto com algum conhecimento da estrutura do universo e do espaço, fornecem as componentes de um adequado conhecimento de conteúdo. Com base na literatura, desenvolvemos um questionário fechado com o objetivo de avaliar o conhecimento de conteúdo. Depois de pilotado com uma amostra de estudantes da formação inicial de e validado por peritos, foi aplicado antes e depois do ensino e aprendizagem do tema aos estudantes no primeiro ano da sua formação inicial. Foram realizadas entrevistas de followup a uma amostra de respondentes para explicitar o raciocínio. Dado que a sequência de ensino e aprendizagem tem sido usada desde há vários anos, o questionário foi também aplicado a uma amostra de estudantes nos restantes anos da formação inicial. Pretendemos deste modo avaliar como o conhecimento de conteúdo de astronomia e espaço evolui com o tempo. Os dados recolhidos pelo questionário foram sujeitos a uma análise estatística descritiva, enquanto os dados resultantes da entrevista de follow-up contribuíram para a interpretação dos resultados. A análise dos resultados revela a prevalência de retenção de conhecimento de conteúdo de curto prazo que atribuímos à proximidade da aplicação do questionário da sequência de ensino e aprendizagem. Os estudantes nos anos subsequentes revelam um declínio do conhecimento de conteúdo, o qual, ainda que esperado, é demasiado para ser atribuído apenas à passagem do tempo. Serão avançadas algumas hipóteses explicativas.
  • As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica
    Publication . Feio, Mariana; Valente, Bianor; Leite, Teresa
    O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio.
  • Conhecimento de astronomia à entrada do ensino superior, percursos e interesses pela ciência: uma procura de influências
    Publication . Sarreira, Pedro; Valente, Bianor; Maurício, Paulo
    Esta comunicação tem como objectivo a apresentação de resultados de um estudo sobre o conhecimento da astronomia de estudantes à entrada da Licenciatura em Educação Básica...