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  • The pandemic impact in a higher education school: students perceptions
    Publication . Valente, Bianor; Gama, Ana; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra
    The pandemic situation since 2020 originated the reorganization of teaching and learning processes at various levels, being higher education no exception. Such circumstances presented a set of constraints, but at the same time opportunities, not only for students but also for teachers. The goal of this research is to characterize the student's perception in a High School of Education on the impact of the pandemic in the process of teaching and learning. Following a qualitative methodology, a group focus was organized, being the sample constituted by 5 students from the second year and 5 students from the third year of all undergraduate courses. The preliminary data here presented lay on the following analysis dimensions: classes organization in the first semester of 2020/2021, change in the interactions, teacher’s adaption and students' concerns about the professional practices. The available data point to a diversity of organization of curricular units Intra and inter graduations. It's also evident that the most predominant factor considered in the adaption is the teacher's performance. Changes have been identified with the mode of interaction, whether between colleagues of the same class or with colleagues of other courses. At least we underline the preoccupation about professional practices and subsequent consequences and meantal health issues affecting students.
  • O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
    Publication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Teodoro, Ana
    Em educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade. A presente investigação pretende analisar o uso de cadernos de laboratório virtuais, realizados com recurso a um wiki, numa instituição de ensino superior em Portugal. Neste artigo, foca-se a atenção no tipo de interação que se desenvolveu entre os estudantes, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório virtual. Com esse objetivo, analisou-se o tipo de edição e compararam-se versões sucessivas de páginas do caderno, de uma amostra de grupos que frequentaram uma unidade curricular de biologia, no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.ºciclos. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo.
  • A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental
    Publication . Valente, Bianor; Soares, Laura; Mendonça, Inês; Cardoso, Ana Filipa; Silva, Maria João
    Neste capítulo apresenta-se um conjunto de propostas didáticas que foram construídas no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Considerou-se que a utilização de sensores de dióxido de carbono pode constituir uma estratégia facilitadora da compreensão, por parte dos/as alunos/ as do ensino básico, do papel daquele gás em diferentes fenómenos (como as combustões, a respiração celular e a fotossíntese), assim como da relação destes fenómenos com a qualidade do ar interior e exterior e as alterações climáticas. As propostas de trabalho foram elaboradas e desenvolvidas para aulas de Ciências Naturais de 5º e 6º ano. Em cada proposta são apresentados os objetivos, os conteúdos, as atividades, os recursos e avaliação. Através da triangulação de dados, obtidos pela observação e análise das produções dos/as alunos/as, avaliou-se a eficácia das propostas, tendo sido constatado o reconhecimento, pelos/ as alunos/as: i) das combustões como fontes de dióxido de carbono para o ar, contribuindo para a diminuição da sua qualidade; ii) da contribuição do ar expirado para a baixa qualidade do ar das salas de aula, quando não ventiladas. Constatou-se ainda que a utilização do sensor de dióxido de carbono decorreu sem dificuldades técnicas e contribuiu para aprendizagens matemáticas, nomeadamente da leitura de diferentes representações de dados e de significação das grandezas e valores monitorizados. A utilização do sensor de dióxido de carbono, para exploração de ambientes bem conhecidos das crianças, situou e contextualizou as aprendizagens, diminuindo o nível de abstração das mesmas e aumentando o interesse e participação dos/as alunos/as em Saúde Ambiental e na aprendizagem da Ciência e da Tecnologia
  • Enhancing primary teacher education: research-based development of a pedagogical content knowledg rubric
    Publication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Silva, Maria João; Melo, Nuno; Sarreira, Pedro
    Pedagogical Content Knowledge (PCK), introduced by Shulman [1], is crucial for teaching quality and student outcomes [2]. Shulman [1], [3] highlighted PCK as the key difference between a subject matter expert and an effective teacher, requiring both deep content understanding and the ability to implement effective teaching strategies. Since its introduction, PCK has been further reconceptualized and developed by several authors [4]. However, its elusive nature [5] makes it necessary to develop instruments that make it visible. Developing robust tools to measure PCK is essential for improving teacher education programs. This study details the development and validation of a rubric designed to measure the PCK of preservice primary teachers. The development of the PCK rubric followed a systematic process involving several key steps. First, a comprehensive review of existing literature on PCK and related assessment tools was conducted. This review provided a foundation for identifying the key dimensions of PCK relevant to preservice primary teachers. Based on the literature review, the critical components of PCK were identified, including curricular knowledge, knowledge about students, knowledge about teaching strategies, and knowledge about assessment. For each dimension, specific performance criteria were established to capture the range of preservice teacher capabilities. The rubric's validation involved several phases to ensure its reliability and validity. An initial version of the rubric was reviewed by a panel of education experts, whose feedback guided the refinement of criteria and descriptors. The revised rubric was subsequently pilot tested with a sample of preservice teachers, using two different instruments for assessment: i) CoRe (Content Representation) [6], which requires preservice teachers to select and justify key ideas essential for teaching a specific topic; and ii) lesson plans, specifically for a one-and-a-half-hour lesson on the respiratory system for third-grade students. The topic was chosen based on its familiarity to students, its abstract nature, and its inclusion in the Portuguese curriculum [7]. Inter-rater reliability was assessed by having multiple evaluators use the rubric to score the same set of teaching artifacts. The consistency of scores across different raters was analysed to ensure the rubric's reliability. The validation process indicated that the PCK rubric requires further refinement to serve as a valid tool for assessing PCK.
  • Introdução
    Publication . Coelho, Ricardo; Faria, Cláudia; Valente, Bianor; Maurício, Paulo
    The volume now presented, with texts in English and Portuguese, has a double purpose: to frame the use of History and Philosophy of Science in science teaching; and to provide Portuguese teachers with materials from which to enrich their science classes.
  • The Project "Knowing the Global Environment to Act Locally: From Learning in Natural Areas to Urban Intervention (GLOCAL-act)"
    Publication . Almeida, António; Silva, Maria João; Valente, Bianor; Rodrigues, Margarida; Manteigas, Vítor
    The project "Knowing the global environment to act locally: from learning in natural areas to urban intervention (GLOCAL-act)" began in January 2017. The project integrates five teachers from the Polytechnic Institute of Lisbon (Instituto Politécnico de Lisboa - IPL), 4 from the Lisbon School of Education (Escola Superior de Educação - ESELx) and one from the Higher School of Health Technologies and it involves pre-service teachers and children from primary schools, where these pre-service teachers have teaching practice. It obtained funding from the Environmental Fund, under the responsibility of the Portuguese Ministry of the Environment. The project aims to meet the United Nations 2030 Agenda for Sustainable Development and the National Strategy for Environmental Education 2020 in the following strands: to decarbonize society by promoting the development of a resilient and low carbon society; to value the Territory by promoting a territorial civic culture that considers land planning and the conservation and valorization of landscape, natural and cultural heritage. Thus, the project aims to achieve the following objectives: i) the valorization of natural areas, promoting their visitation and a greater knowledge of the biodiversity and geodiversity that characterizes them; ii) the promotion of sustainable mobility between the Campus of the IPL and the Monsanto Forest Park (Parque Florestal de Monsanto), a green area close to the Campus and iii) local action with the aim of improving the environmental quality of the Campus of the IPL. Consequently, several trips to areas of natural interest in the Lisbon region have been carried out. The mobility between the IPL Campus and the Monsanto Forest Park is being intensified, enhancing the educational value of this area within the scope of several activities of different curricular units. An intervention in the Campus of the IPL was carried out with the planting of at least 100 trees and 100 shrubs of different species of the Mediterranean flora. The sites for this plantation were selected by ESELx students, after the evaluation of the characteristics of each species and the identification of the Campus areas that need an increase in plant density. At the end, a general assessment of the project will be discussed.
  • O contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
    Publication . Allegro, Carolina; Valente, Bianor
    O presente estudo foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O objetivo geral do estudo foi compreender qual o contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) no desenvolvimento de competências sociais de alunos do 5.º ano de escolaridade, nomeadamente da colaboração. Em conformidade com o objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: i) caracterizar o desenvolvimento da colaboração dos alunos ao longo das atividades do tipo ABRP; ii) compreender a opinião dos alunos acerca das aprendizagens desenvolvidas durante a realização de atividades do tipo ABRP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação estruturada participante e a entrevista semiestruturada realizada em grupo. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à técnica de análise de conteúdo e de análise estatística descritiva. Este estudo foi desenvolvido ao longo das aulas da componente curricular de Ciências Naturais com alunos de duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Os resultados obtidos, tanto através das observações como das entrevistas, sugerem que de facto as atividades de ABRP contribuem para o desenvolvimento de competências sociais, em particular a colaboração. Este estudo foi organizado em quatro secções: enquadramento teórico, metodologia, resultados e considerações finais.
  • História da Ciência nos Manuais de Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico e Física e Química do 3º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Maurício, Paulo; Baptista, Mónica; Valente, Bianor; Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Amador, Filomena; Bolacha, Edite; Lopes Coelho, Ricardo
    Desde há vários anos, a investigação em didática da ciência faz uso...
  • (In)coerências e (Des)articulações nas AE das Diferentes Áreas Disciplinares do 1.º CEB
    Publication . Valente, Bianor; Leite, Teresa
    O presente trabalho teve como principal objetivo mapear o currículo, procurando analisar a estrutura, as (in)coerências e (des)articulações das Aprendizagens Essenciais (AE) das diferentes áreas disciplinares do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para tal, procedeu-se a uma análise comparativa das AE no 1º ciclo do Ensino Básico. Os resultados evidenciam que, apesar de uma harmonização dos documentos, ao nível da estrutura e do design, há diferenças relevantes ao nível da organização e extensão das AE, ao nível da lógica subjacente à elaboração das ações estratégicas de ensino do professor, assim como da articulação entre as aprendizagens essenciais, as ações de ensino e os descritores do perfil do aluno. As diferenças encontradas podem justificar as fragilidades reportadas pelos professores, nos processos de decisão e gestão curricular e parecem ser o reflexo da ausência de entendimentos comuns entre as diversos equipas de autores das AE.
  • Os cursos de Licenciatura em Educação Básica em Portugal: uma análise comparativa
    Publication . Valente, Bianor; Areosa Feio, Mariana; Leite, Teresa
    Em Portugal, a Licenciatura em Educação Básica, criada em virtude da reformulação dos cursos decorrente do Processo de Bolonha, constituiu uma novidade no âmbito da formação inicial de professores e uma especificidade da formação dos profissionais que educam crianças entre 0 e 12 anos. No presente trabalho procurou-se compreender como as diferentes instituições de ensino superior operacionalizaram as orientações da tutela, relativamente ao desenho curricular da Licenciatura em Educação Básica, e que decisões tomaram no âmbito da sua autonomia. Para tal, procedeu-se a uma análise comparativa dos planos de estudo de 25 cursos de Licenciatura em Educação Básica existentes no país e em vigor no ano letivo de 2021/2022, quanto à organização das diferentes componentes de formação da licenciatura (formação na área de docência, formação educacional geral, didáticas específicas e iniciação à prática profissional). Fruto da análise realizada, é possível concluir que os cursos de Licenciatura em Educação Básica se caracterizam por uma valorização, no âmbito da autonomia das instituições, da componente de formação educacional geral e por uma organização curricular alicerçada numa lógica eminentemente disciplinar. No entanto, sobressaem grandes diferenças relativamente à forma como a iniciação à prática é operacionalizada, nomeadamente quanto: ao número de créditos e às horas de estágio; ao número de contextos que a iniciação à prática profissional contempla; e ao momento de introdução destas unidades curriculares/disciplinas ao longo do curso.