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ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

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  • Reabilitação Geral e Gestão dos Riscos de Edifício na Figueira da Foz
    Publication . Pechardo, José Carlos Calhau; Vasques, Filipe Manuel Vaz Pinto Almeida
    O presente trabalho tem o intuito de estudar a evolução da reabilitação de um edifício de grande volume destinado à habitação, comercio e escritórios na zona central da Figueira da Foz, desenvolvendo uma análise de risco para o empreendimento. Para isso na primeira fase, é analisada a evolução histórica do local e toda a sua envolvente desde o ano de 1909 em que existia no local o Parque-Cine da Cidade um local de diversão e espetáculo para a população da Figueira da Foz até aos finais dos anos 70. Numa segunda fase é feita a apresentação do novo edifício que foi desenvolvido no local no início dos anos 80 onde outrora estava localizado o Parque-Cine, e a sua finalização apenas deu-se em 1994. São abordados os temas referentes à degradação do edifício nos anos 2000 e as razões para que tal acontecesse passando pelos fenómenos climatéricos e a falta de investimento do promotor. Elencam-se as razões fiscais, as imposições camarárias, o perigo de segurança publica e a vontade do novo promotor para que um novo projeto nascesse no local do edifício já existente, bem como as características construtivas do novo projeto, tais como os materiais que estão a ser utilizados tendo em conta algumas limitações orçamentais impostas pelo promotor neste projeto. Com base nos pontos anteriores, é feita desenvolvida a análise dos riscos da construção/reabilitação do edifício, procedimentos para gerir o risco, com a identificação dos seus fatores e condicionantes e a execução de um plano de mitigação do risco com propostas e medidas de gestão.
  • Rede de elétricos de Lisboa – Perspetivas de evolução: estudo de viabilidade
    Publication . Francisco, Marta Sofia Baptista dos Santos; Fortes, Luísa Maria Conceição Ferreira Cardoso Teles; Martins, Armando do Carmo
    A forma como os transportes se organizam e operam, constitui um elemento fundamental, no desenvolvimento social e económico de uma cidade, região ou país. As razões que levaram ao presente estudo, decorrem no essencial: • da necessidade de uma melhor adaptação da rede de transportes públicos na cidade de Lisboa, com instalação de redes de sistemas de transporte (de natureza ferroviária ou não), que assentam numa aposta clara na dinamização da chamada “mobilidade sustentada”; • do ajustamento às alterações socioeconómicas, entretanto, verificadas; • da necessidade de melhoria da qualidade da oferta do trasporte coletivo e por consequência da necessária redução no uso do transporte individual em meio urbano; • da necessidade de redução das emissões dos chamados “gases de efeito de estufa” (GEE), com todas as vantagens daí decorrentes, à semelhança do já ocorrido em outras cidades europeias. Com bases nestes pressupostos, o presente documento, tem como principal objetivo a elaboração de um Estudo de Viabilidade (EV) relativo à reativação de um corredor para o modo elétrico, concretamente entre a zona de Campolide e o Cemitério do Alto de São João, bem como, a partir deste, a criação de um outro, que permita o estabelecimento de uma nova ligação à zona oriental de Lisboa (Gare do Oriente), para este tipo de transporte. Complementarmente, com esta nova ligação, pretende-se avaliar a viabilidade da instalação de um Parque de Material e Oficinas (PMO) na zona da atual estação de autocarros de Cabo Ruivo, a qual atualmente, se encontra subdimensionada para as necessidades atuais, relativamente à frota de autocarros ali alocada. Pese o facto de os corredores estudados, ao nível da geometria de traçado, assentarem na sua utilização pelo modo elétrico ligeiro, tipo Light Rail Transit (LRT), dado que, este é o mais exigente em termos de parâmetros (raios em planta e inclinações dos traineis), a solução definitiva poderá passar igualmente (de forma individual ou cumulativamente), pela utilização dos referidos corredores por outro tipo de veículos, nomeadamente, os denominados Bus Rapid Transit (BRT), também conhecido por “Metrobus”. A verdadeira redução de uso do veículo particular, só vai ser possível com a inevitável reorganização da rede de transportes públicos, rede viária e interligação com todos operadores.
  • Caraterização e dimensionamento de redes de abastecimento e drenagem de águas em edifícios
    Publication . Valente, João Maria Nascimento de Oliveira; Silva, Pedro Miguel Soares Raposeiro da; Gamboa, Manuel Augusto
    O funcionamento hidráulico de redes prediais de águas é um assunto relevante na execução de um empreendimento e cabe ao engenheiro um correto dimensionamento e aplicação do mesmo para garantir o abastecimento e drenagem de águas para os seus utilizadores. Esta dissertação foca-se nas redes de abastecimento de águas e nas redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais. No decorrer da dissertação serão abordados aspetos importantes, a nível dos regulamentos legais em vigor, dos aspetos relevantes para um correto dimensionamento e traçado, dos materiais envolvidos na sua conceção e ainda e dos métodos construtivos em fase de obra. Será ainda elaborado um caso de estudo de dimensionamento de redes de abastecimento e drenagem para um edifício, segundo a legislação nacional e europeia, comparados os resultados e tiradas as devidas conclusões. Com a elaboração deste trabalho pretende-se reunir a informação mais relevante sobre a execução de redes prediais desde a fase de estudo prévio até à fase da construção, com a obtenção de um conhecimento mais abrangente em relação ao tema, fazendo também uma análise crítica sobre os temas em questão. Para tal, é necessária uma pesquisa e recolha de informação sobre as metodologias de cálculo atuais, técnicas construtivas, requisitos legais necessários para a sua execução assim como boas práticas aconselháveis.
  • Potencial de betão produzido por impressão 3D para aplicações estruturais.
    Publication . Coelho, Joana Sofia da Cunha Ferreira; Gomes, Jorge Pereira; Marques, Ana Isabel Mera; Pacheco, João Nuno
    Desde o século XIX até ao presente, o betão é um material largamente conhecido, estudado e utilizado na construção de infraestruturas, habitação e outros. A aplicação deste material implica elementos de cofragem, assim como elevado volume de mão de obra. Tendo em conta fatores como a escassez de mão-de-obra, o maior número de acidentes graves em relação a outras áreas de atividade e a propensão a erros humanos, devido ao recurso a mão de obra pouco qualificada, a automação das atividades da construção civil é um tema premente. Nesta dissertação de mestrado é apresentada uma análise estrutural de protótipos de parede de betão produzidos por impressão 3D. As dúvidas que se colocam quanto ao comportamento de elementos produzidos com esta tecnologia inovadora são variadas havendo pouca investigação à data. A dissertação avalia, com estes ensaios experimentais, o comportamento estrutural a curto prazo dos protótipos de parede e os resultados alcançados contribuem para o conhecimento do comportamento estrutural de betão produzido por impressão 3D. Para tal, a argamassa cimentícia utilizada na impressão da parede foi caracterizada por ensaios experimentais de resistência à flexão e à compressão. As paredes modelo foram instrumentadas para registo da relação força-deslocamento segundo a direção de ensaio, realizado à compressão uniaxial e com controlo de deformação até à capacidade resistente da parede. A força de compressão máxima verificada em ensaio representa entre 15 a 50% da força que seria expectável pela caracterização da argamassa (assumindo que a distribuição de tensões na parede é uniforme, que não há imperfeições e que a resistência da parede é adequadamente deduzida pelas propriedades de provetes normalizados de argamassa). A carga máxima aplicada foi em média 2131 kN com um desvio padrão de 332 kN (coeficiente de variação de 15,5%). Verifica-se que a tensão não é distribuída de forma uniforme pela área da parede e que o módulo de deformabilidade, relativamente ao módulo de deformabilidade previsto da argamassa varia em média de 26% com um desvio padrão de 5%, sendo o seu valor médio de 9,15 GPa com um desvio padrão de 1,85%. Após as impressões conclui-se que a relação de altura/largura de cada camada não é uma relação constante. A largura de cada camada tem em média 34,5 mm com um desvio padrão de 4,7 mm. A rotura caracterizou-se por formação de fendas verticais que se propagam ao longo da parede. Os modelos impressos apresentam fragilidade devido às imperfeições comuns na tecnologia de impressão 3D, o que acentua a tendência à rotura frágil quando submetidos à compressão. A impressão 3D de betão carece de investigação futura que permita normalizar os ensaios de caracterização de provetes impressos e de elementos estruturais, assim como de dimensionamento. Na presente Dissertação surge ainda a necessidade de compreender a razão pela qual a capacidade resistente dos modelos se revelou inferior ao esperado, assim como qual a influência do número de camadas na capacidade resistente e da qualidade da interface entre respetivas camadas. Em adição aos ensaios de resistência à compressão, seria útil o estudo de resistência à compressão diagonal e de tensões de corte, assim como ensaios de comparação com argamassas com incorporação de fibras.
  • Acompanhamento da construção da ciclovia entre o Parque de Campismo de Lisboa e a rotunda de Pina Manique
    Publication . Pereira, Jonas Alves; Martins, Armando do Carmo
    presente documento refere-se ao Trabalho Final de Mestrado (TFM) para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O TFM está suportado num estágio curricular associado à construção da “Ciclovia entre o Parque de Campismo de Lisboa e a Rotunda de Pina Manique”, empreitada fiscalizada pela empresa RIPÓRTICO Engenharia Lda, entidade que se disponibilizou para a concretização do referido estágio. O projeto da futura ciclovia foi adjudicado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) ao gabinete projetista Ceregeiro – Arquitetura Paisagista Lda, sendo que a sua exploração e manutenção serão da incumbência da Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL). A nova ciclovia, com uma extensão de aproximadamente 2 km, ligará o Parque de Campismo de Lisboa à Rotunda de Pina Manique na Radial de Benfica. Com a construção desta nova infraestrutura fica assegurada igualmente a sua ligação a outras ciclovias já construídas na zona, contribuindo assim para a expansão e melhoria da rede ciclável da cidade de Lisboa, uma estratégia em que a autarquia se tem empenhado no âmbito da melhoria da mobilidade sustentável da cidade. A empreitada, com um prazo de execução inicialmente previsto de 300 dias, teve o seu início no dia 1 de outubro de 2020, tendo a receção provisória sido realizada no dia 5 de agosto de 2021 (o que traduz um atraso de apenas 8 dias em relação ao programado), envolveu a realização de diversos trabalhos, com particular destaque para as especialidades de terraplenagem, drenagem, estruturas de contenção, iluminação, serviços afetados e pavimentação. No decorrer da empreitada, o estagiário acompanhou de forma integrada a equipa da RIPÓRTICO, a realização dos trabalhos, participando igualmente na verificação e controlo dos procedimentos, gestão das comunicações entre os diversos intervenientes, elaboração de relatórios e pareceres, autos de medições e planeamento de reuniões. No presente documento, para além dos aspetos construtivos inerentes à empreitada em si e em que são emitidas considerações sobre metodologias alternativas é igualmente possível identificar as atividades que regra geral são da responsabilidade da Fiscalização.
  • Observação sistemática de obras marítimas - quebra-mares de Faro-Olhão e Portimão
    Publication . Gonçalves, Rúben Jorge Pereira; Santos, João Alfredo Ferreira dos
    Em Portugal, a maior parte dos quebra-mares utilizados para proteção portuária são do tipo de taludes. Estes quebra-mares têm um comportamento dúctil e são constituídos maioritariamente por materiais granulares. Neste sentido, e com o objetivo de observar o comportamento destas estruturas, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) tem vindo a desenvolver, desde 1986, uma metodologia de observação sistemática de obras marítimas (OSOM), modernizada em 2015 e agora designada OSOM+. O programa OSOM+ é caraterizado essencialmente pela recolha de informação relevante da estrutura em campanhas de observação visual e de observação aérea, com a utilização de VANT (drone). Nas campanhas de observação visual, o observador dispõe de uma plataforma online onde, através de preenchimento de fichas de inspeção, obtém os diversos estados do quebra-mar em estudo (estado atual, de evolução e de risco), permitindo sugerir prazos para execução de obras de reparação/reabilitação, se necessário. Este trabalho pretende aplicar a metodologia OSOM+ para caraterizar o estado dos quebra-mares de Portimão e Faro-Olhão, sob jurisdição da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, comparando os resultados obtidos, com os do LNEC, para os mesmos quebra-mares.
  • Estudo comparativo da aplicação do HCM na análise de infraestruturas rodoviárias tipo.
    Publication . Lesto, João Pedro Neto; Martins, Paulo José de Matos
    Com a crescente procura e desenvolvimento dos veículos e, consecutivamente da mobilidade urbana, surge a necessidade de se usar métodos de análise para se avaliar o desempenho das infraestruturas rodoviárias. Para isso, são utilizadas metodologias provenientes de um manual considerado referência dentro da engenharia de transportes, chamado Highway Capacity Manual (HCM). Nesse manual, é possível estabelecer uma forma de classificar a qualidade de escoamento de tráfego em função de uma ou várias medidas de desempenho. Ao longo dos anos, foram surgindo novas edições do manual com acréscimos de informação provenientes de novos estudos e análises de tráfego. De entre essas edições destacam-se duas: a edição do ano 2000 (HCM2000) e a mais recente de 2022 (7ª edição). A edição de 2000 foi a primeira a surgir em sistema métrico enquanto a mais recente utiliza o sistema imperial. Com este projeto pretende-se fazer uma comparação das metodologias e medidas de desempenho existente em cada um dos manuais, através da compatibilização das unidades para um sistema comum (neste caso o sistema internacional (SI) adotado pela maioria dos países) em dois tipos de infraestruturas rodoviárias distintas: troços correntes de autoestrada e estradas de duas vias. Com o intuito de fazer essa comparação, pretende-se desenvolver um programa informático que utiliza a linguagem de programação simples para desenvolvimento web chamada JavaScript. Com o desenvolvimento dessa aplicação, também será possível facilitar o uso das metodologias da 7ª edição, através da obtenção rápida de resultados. Por fim, pretende-se utilizar dois exemplos práticos (um para cada infraestrutura rodoviária) provenientes do HCM 7ª edição para a respetiva validação do programa, sendo necessariamente feitos os respetivos cálculos para a edição de 2000. Posteriormente, pretende-se fazer uma critica aos resultados obtidos das duas edições e uma perspetiva de desenvolvimentos futuros para melhorar ou incrementar mais informação para os o programa.
  • Modelo explicativo do comportamento da procura do transporte público no município de Cascais entre 2000 E 2022.
    Publication . Mendes, Stephanie Lorraine Carvalho; Martins, Paulo Matos
    Este documento contextualiza e descreve os principais desenvolvimentos efetuados durante os 4 meses de estágio que decorreu na empresa municipal Cascais Próxima no âmbito do TFM da autora, bem como os trabalhos de investigação subsequentes para o desenvolvimento de um modelo explicativo para a procura de transporte público rodoviário no município de Cascais. Foi aplicada uma ferramenta estatística de regressão linear múltipla com variáveis categóricas que visa identificar as variáveis explicativas que mais afetam a procura pelo transporte público em Cascais e fazer a quantificação das mesmas. Nessa pesquisa buscou-se identificar as relações de causa e efeito entre as variáveis independentes e a procura (variável dependente), além da interpretação dos coeficientes e significância de cada uma delas. A metodologia para a realização desse trabalho envolveu um período de integração na empresa, pesquisa científicas sobre como são feitas as análises estatísticas contextualizado a mobilidade dos transportes. Após essa etapa de preparação, sucedeu-se todo o processo que envolve a análise de dados, tais como recolha, organização e tratamento dos mesmos, seguida de sucessivos testes de significância a fim de atingir os melhores resultados. Os resultados obtidos na presente pesquisa são muito satisfatórios e demonstram o sucesso dos desenvolvimentos propostos. Os autores conseguiram ir bastante mais além do que as sínteses de estatísticas descritivas atuais que os dashboards do sistema de informação da empresa Cascais Próxima permitem. Claro que estes sistemas são fundamentais para o apoio corrente à operação e à tomada de decisão, mas a abordagem agora proposta permite explorar uma vertente de aprofundamento da análise que permita conhecer e quantificar mais profundamente os drivers sociais e físicos da procura de autocarros em Cascais, permitindo antever os efeitos na procura da sua variação.
  • Reabilitação da ponte sobre a Albufeira do Maranhão entre Ervedal e Figueira e Barros
    Publication . Silva, Marco Alexandre Pereira; Azevedo, Ana Cristina Gaminha Ribeiro Borges de; Ribeiro, Paulo Alexandre Pereira Malta da Silveira
    Este relatório diz respeito ao trabalho desenvolvido em ambiente de estágio académico para a obtenção do Grau de Mestre do ciclo de estudos em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O relatório descreve e analisa a realização de um estágio de acompanhamento de uma empreitada de Obra Pública, na empresa SLM SA - Sociedade Lisbonense de Metalização, S.A. e teve como objeto uma empreitada para a Câmara Municipal de Avis na reabilitação e da ponte de Ervedal, sobre a ribeira de Avis, um dos braços da barragem do Maranhão. Esta obra teve como objetivos principais a beneficiação da obra de arte existente, nomeadamente os elementos estruturais, tabuleiro da ponte. Durante obra o estagiário acompanhou, todos os trabalhos, desde a preparação até à sua conclusão, visionando os trabalhos mencionados no mapa de quantidades, ajudando o diretor de obra no contacto com fornecedores e subempreiteiros, elaboração de mapas comparativos, procura de soluções construtivas de valor mais rentável para entidade empregadora, respeitando todos os artigos do caderno de encargos e de modo que o cliente não fosse prejudicado, elaboração de mapas de controlo de custos e de prazos, elaboração de autos de medição e acompanhamento diário dos trabalhos em obra.
  • Qualidade do ar interior e bem-estar: o impacte de uma estrutura verde natural numa sala de aula
    Publication . Miranda, Teresa Cristina do Couto Gonçalves Aguiar de; Gomes, Maria Idália da Silva; Rodrigues, Maria Alexandra Sousa
    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma boa qualidade do ar é um requisito básico para a vida, sendo um fator determinante para a saúde e bem-estar dos ocupantes de espaços interiores. Nas escolas, e devido às complexas e diversificadas atividades desenvolvidas, para além dos efeitos adversos na saúde, a qualidade do ar interior (QAI) pode também ter um impacte direto no desempenho e bem-estar dos estudantes. Uma boa qualidade do ar interior pode ser assegurada, entre outras medidas, através da utilização de plantas com capacidade de absorver os contaminantes interiores. Para além da melhoria da qualidade do ar interior, as plantas têm ainda inúmeras vantagens ao nível do desempenho e bem-estar dos ocupantes. O presente estudo teve como objetivo verificar o impacte da instalação de uma estrutura verde natural (EVN) na qualidade do ar interior de uma sala de aula no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, através da monitorização pontual de diversos parâmetros químicos e físicos (compostos orgânicos voláteis totais (COVT), dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), partículas em suspensão no ar (PM10 e PM2,5), temperatura (T) e humidade relativa (HR)), e da avaliação do bem-estar, através da aplicação de questionários aos alunos. Os resultados das medições pontuais de QAI permitiram verificar que, apesar da existência de alguns incumprimentos, a qualidade do ar interior das salas é, de um modo geral, aceitável, e que, após a instalação da EVN, houve um ligeiro decréscimo das concentrações COVT, CO2 e PM2,5, o que parece sugerir uma fraca, mas positiva influência da EVN na QAI da sala. A fraca influência da EVN poderá dever-se a condições que não foram possíveis controlar no estudo, como a abertura e fecho das janelas e portas, que contribuíram para o arejamento das salas e, por consequência, para a melhoria das condições ambientais interiores. Por sua vez, os resultados dos questionários aplicados, permitiram verificar um efeito bastante positivo da EVN na perceção dos alunos em relação à sala, na redução dos níveis de ansiedade e na diminuição dos sentimentos negativos. Apesar das diversas limitações do estudo, acredita-se que este trabalho constitui um contributo de grande relevância para uma primeira abordagem ao estudo da qualidade do ar interior em contexto universitário, e que ajudará a destacar a importância das EVN nas salas de aula, quer para a melhoria da QAI, como para o bem-estar dos seus ocupantes, e a considerá-las como uma estratégia económica e ambientalmente sustentável, para a melhoria da qualidade do ar interior.