ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado
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- Abastecimento de água e saneamento de águas residuaisPublication . Martins, Nuno Miguel Conceição; Mendes, Luís Filipe de AlmeidaO presente relatório diz respeito a um estágio de natureza profissional realizado com o objectivo de constituir trabalho final de mestrado do curso de Especialização em Engenharia Civil – Perfil de Hidráulica, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. A proposta de estágio, subordinada ao tema “Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais” decorreu numa empresa de Consultores de Engenharia (ENGIDRO, Estudos de Engenharia, Lda.) vocacionada para a realização de estudos e projectos na área da Hidráulica, com particular incidência na Hidráulica Urbana e Saneamento Básico. Num gabinete de engenharia existem em geral vários projectos a decorrer em simultâneo, de diferente natureza e grau de complexidade, que se sucedem ao longo do tempo, entregues a diferentes equipas de trabalho. Sendo um Estágio geralmente proposto com vários meses de antecedência relativamente à sua realização, não é possível conhecer à partida quais as equipas de trabalho, ou projectos, sobre os quais vai recair. No presente caso, no âmbito do tema proposto, e de forma a integrar-me uma empresa em pleno funcionamento, iniciei o estágio com a participação em trabalhos pontuais e complementares aos projectos dos Subsistemas de Abastecimento de Água da Terra Fria Transmontana – Subsistema do Alto Sabor, para as Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, concretamente na elaboração de mapas de medições e orçamentação dos trabalhos projectados. Concluída essa primeira intervenção, desenvolvi os trabalhos de concepção e dimensionamento, a nível de Projecto de Execução, das Redes de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais do Estaleiro Definitivo da obra do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, trabalhos realizados com o apoio e coordenação do Prof. Eng. Luís Mendes. Por último, integrado numa equipa multidisciplinar constituída por técnicos de várias empresas ligadas em consórcio, e enquadrado pela Eng.ª Paula Almeida, pelo Prof. Eng. Alexandre Borga e pelo Prof. Eng. Luís Mendes, acompanhei os Estudos e Projectos da Frente de Drenagem Cais do Sodré-Alcântara – Interceptor Cais do Sodré – Alcântara II. Com a orientação do Prof. Eng. Luís Mendes, desenvolvi todos estes trabalhos de uma forma proveitosa, sempre com o auxílio de uma equipa formada em Hidráulica em plena actividade. Neste período usei a minha experiência profissional adquirida como Director de Obra na elaboração dos cálculos, elaboração das medições e conferência de desenhos.
- Acção do vento em pontes: estudo comparativo RSA/NP EN 1991-1-4Publication . Neves, João Filipe Fernandes Lobato das; Jacinto, Luciano Alberto do CarmoO presente trabalho pretende aprofundar o estudo da acção do vento, analisando a quantificação da sua acção a pontes reais. Consiste na discussão da aplicação da norma NP EN 1991-1-4 (Eurocódigo 1 – Acções em estruturas; Parte 1-4: Acções gerais; Acções do vento) e na discussão das diferenças dos resultados obtidos em relação ao Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes (RSA), nomeadamente quanto aos valores característicos da acção do vento. São explicados os principais factores que influenciam a acção do vento em pontes, referenciando diversos estudos recentes e baseando-se nos regulamentos em análise. É feito um estudo cuidadoso na quantificação da acção do vento segundo o RSA e segundo a NP EN 1991-1-4, em que se discutem e analisam as diferenças encontradas. Em seguida quantifica-se a acção do vento em exemplos reais, usando os dois regulamentos. A comparação dos resultados obtidos permite verificar que, no caso específico de Portugal, apesar do período de retorno da NP EN 1991-1-4 ser bastante inferior ao do RSA, no Anexo Nacional da NP EN 1991-1-4 os valores relativos à quantificação da acção do vento, nomeadamente no valor básico da velocidade de referência, nas categorias de rugosidade do terreno e nos valores característicos da pressão dinâmica da NP EN 1991-1-4, são da mesma ordem de grandeza ou até superiores aos apresentados no RSA.
- Aço em varão para betão armado: caracterização do material e enquadramento atualPublication . Bento, David Botelho Perdigão; Henriques, Maria Dulce e Silva FrancoEste trabalho pretende aprofundar o estudo das características do aço em varão para betão armado, sendo feita uma caracterização exaustiva do material, onde se pretende estudar quais os seus constituintes, as suas características físico-mecânicas e a história das tecnologias de produção de aço até aos dias de hoje. É também abordada a situação em Portugal, nomeadamente os métodos utilizados atualmente na produção de aço e que tipo de aço é utilizado para a produção de varões para betão armado. É feito um breve apanhado histórico da legislação aplicada ao comportamento do aço para betão armado e são listados todos os documentos legais aplicáveis a varões de aço, procedendo-se depois a uma descrição mais elaborada dos mesmos. É descrita a forma como os varões de aço são aplicados em obra, nomeadamente as regras a respeitar no processo de receção em obra e a qualidade de execução dos trabalhos. São também abordadas as principais questões relacionadas com a metodologia utilizada na montagem de armaduras em estruturas de Betão Armado.
- Acompanhamento da ampliação do restaurante mexicano "La Siesta", em AlgésPublication . Leonardo, David de Sousa; Sousa, António Jorge Guerreiro Rodrigues da Silva eO presente relatório diz respeito ao estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa , que decorreu no período de Abril a Setembro de 2014, onde o estagiário desempenhou as funções de Adjunto de Diretor de Obra na empresa Buildway – Sociedade de Construções Lda., no qual acompanhou aampliação do Restaurante Mexicano “La Siesta”, em Algés. Com a realização do respectivo estágio, pretendeu-se que o estagiário adquirisse competências ao nível da organização e direção de obra. Estas competências visaram, essencialmente, a compreensão do funcionamento da obra e das inter-relações existentes entre os diversos intervenientes no desenvolvimento da empreitada , com especial relevância para a necessidade de a mesma ser executada com um estabelecimento comercial em funcionamento e de elevada diversidade de trabalhos a desenvolver e respectivos materiais. No relatório estão descritas as actividades desenvolvidas pelo estagiário, dando-se relevo ao acompanhamento da obra com chamadas de atenção para os problemas encontrados e à forma como os mesmos foram resolvidos. Conclui-se pelo presente relatório que, com base na experiência adquirida em todo o processo, existe uma relação de grande importância na qualidade global da empreitada quandoa organização, planeamento, trabalho em equipa, versatilidade, comunicação e coordenação, estão presentes e em sintonia.
- Acompanhamento da construção da ciclovia entre o Parque de Campismo de Lisboa e a rotunda de Pina ManiquePublication . Pereira, Jonas Alves; Martins, Armando do Carmopresente documento refere-se ao Trabalho Final de Mestrado (TFM) para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O TFM está suportado num estágio curricular associado à construção da “Ciclovia entre o Parque de Campismo de Lisboa e a Rotunda de Pina Manique”, empreitada fiscalizada pela empresa RIPÓRTICO Engenharia Lda, entidade que se disponibilizou para a concretização do referido estágio. O projeto da futura ciclovia foi adjudicado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) ao gabinete projetista Ceregeiro – Arquitetura Paisagista Lda, sendo que a sua exploração e manutenção serão da incumbência da Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL). A nova ciclovia, com uma extensão de aproximadamente 2 km, ligará o Parque de Campismo de Lisboa à Rotunda de Pina Manique na Radial de Benfica. Com a construção desta nova infraestrutura fica assegurada igualmente a sua ligação a outras ciclovias já construídas na zona, contribuindo assim para a expansão e melhoria da rede ciclável da cidade de Lisboa, uma estratégia em que a autarquia se tem empenhado no âmbito da melhoria da mobilidade sustentável da cidade. A empreitada, com um prazo de execução inicialmente previsto de 300 dias, teve o seu início no dia 1 de outubro de 2020, tendo a receção provisória sido realizada no dia 5 de agosto de 2021 (o que traduz um atraso de apenas 8 dias em relação ao programado), envolveu a realização de diversos trabalhos, com particular destaque para as especialidades de terraplenagem, drenagem, estruturas de contenção, iluminação, serviços afetados e pavimentação. No decorrer da empreitada, o estagiário acompanhou de forma integrada a equipa da RIPÓRTICO, a realização dos trabalhos, participando igualmente na verificação e controlo dos procedimentos, gestão das comunicações entre os diversos intervenientes, elaboração de relatórios e pareceres, autos de medições e planeamento de reuniões. No presente documento, para além dos aspetos construtivos inerentes à empreitada em si e em que são emitidas considerações sobre metodologias alternativas é igualmente possível identificar as atividades que regra geral são da responsabilidade da Fiscalização.
- Acompanhamento da construção da subconcessão do Pinhal Interior: obras de artePublication . Jesus, Nanci de; Machado, Cristina Ferreira Xavier de BritoO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado, do curso de Engenharia Civil, Área de Especialização de Estruturas, ministrado no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). O Estágio foi realizado na empreitada de construção da Subconcessão Pinhal Interior, lote 7, IC8 – Proença-a-Nova / Perdigão (A23), obra adjudicada à Ascendi Pinhal Interior / Mota - Engil, Engenharia e Construção (MEEC), durante o semestre de verão de 2012. Em termos objetivos, o estágio traduziu-se no acompanhamento da construção desta nova ligação rodoviária, em particular das obras de arte, onde se destaca a futura Ponte sobre o Rio Ocreza. A Ponte sobre o Rio Ocreza (PROC), tem um desenvolvimento total de 420 m, com vãos de 110 m – 190 m – 120 m e uma altura máxima do tabuleiro ao leito do rio de 98 m. Em termos planimétricos a diretriz da rodovia traduz-se numa reta enquanto a rasante corresponde a uma curva côncava com 5500 m de raio. A obra em questão será baseada no Processo Construtivo: Carros de Avanço emAduelas Sucessivas moldadas in situ.
- Acompanhamento da construção da unidade de cuidados continuados de Juso, em CascaisPublication . Loução, Fábio André Rosário; Lobo, António Paulo C. A.; Lopes, Maria da Graça Dias AlfaroO presente Trabalho Final de Mestrado tem por objectivo descrever as actividades desenvolvidas durante a realização de um estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Engenharia Civil, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. A escolha de um estágio curricular relaciona-se com o interesse em aplicar o conhecimento académico adquirido no exercício da profissão na área da construção e reabilitação de edifícios, obtendo assim uma formação mais ampla e completa nesta área, essencial a uma melhor integração no mercado de trabalho. O estágio foi realizado na empresa Casais – Engenharia e Construção, S.A., durante um período de cinco meses, no qual foi possível acompanhar parte da construção da Unidade de Cuidados Continuados de Juso, em Cascais. Esta obra incluiu a reabilitação e ampliação de um edifício já existente. No relatório são descritas as actividades desenvolvidas, dando-se relevo aos processos construtivos utilizados, e chamando a atenção para os problemas encontrados e à forma como estes foram resolvidos, tendo em conta os recursos disponíveis, a legislação aplicável e as boas práticas construtivas.
- Acompanhamento da construção da variante de Alcácer, no âmbito dos trabalhos da via-férreaPublication . Figueiredo, João Manuel de AlmeidaO presente relatório enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado do curso de Engenharia Civil, área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O estágio curricular teve lugar na REFER, E.P.E., cuja actividade principal é a gestão da infra-estrutura integrante da rede ferroviária nacional. O principal objectivo do estágio curricular foi o acompanhamento da construção da Variante de Alcácer, no âmbito dos trabalhos da via-férrea, com especial atenção para os métodos construtivos utilizados. O Projecto da Variante de Alcácer, inscrito nas Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário constitui uma das acções prioritárias da rede ferroviária nacional. Para a concretização do objectivo proposto foi realizado um acompanhamento directo em obra durante vinte e duas semanas, sob a supervisão do orientador de estágio.
- Acompanhamento da construção de duas creches e ateliers de tempos livresPublication . Freitas, António Jorge dos Santos; Cabral, António José Coutinho Lopes; Fernandes, Francisco de SousaO presente relatório diz respeito ao estágio profissional realizado no âmbito do Trabalho Final de Mestrado do Curso de Engenharia Civil, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), e tem como principais objectivos descrever e analisar as actividades realizadas durante o acompanhamento da construção de duas creches e ateliers de tempos livres. Dentro das opções fornecidas pelo ISEL para Trabalhos Finais de Mestrado, o Estagiário foi em busca do estágio profissional, a fim de contactar directamente com a realidade profissional da Engenharia Civil, podendo assim, através do acompanhamento activo de obras, pôr em prática os conhecimentos teóricos e científicos adquiridos ao longo do curso e preparar-se para futuros desafios profissionais. O período de estágio teve uma duração de cerca de cinco meses, sendo o Estagiário acompanhado e auxiliado pelo seu Orientador da empresa (Director de Obra) em tarefas relacionadas com a Direcção da Obra, tais como: estudo do projecto de execução, planeamento da obra e reuniões com a Fiscalização e Subempreiteiros. O estágio dividiu-se em duas fases distintas: a primeira fase relativa a construção do Atelier de Tempos Livres da Kairós, em que a obra já estava numa fase inicial de acabamentos e que coincidiu com o princípio do estágio. Quanto à segunda fase, referente à obra de construção da Creche e Atelier de Tempos Livres dos Arrifes, em que o estagiário teve a oportunidade de acompanhá-la desde a consignação até a fase de execução da estrutura, coincidente com o término do estágio.
- Acompanhamento da construçao de obras complementares, integradas no aproveitamento hidroelétrico do baixo saborPublication . Martins, António Avelino Gonçalves; Evangelista, Luis Manuel Faria da Rocha; Loureiro, Manuel Augusto de OliveiraO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado, do curso de Engenharia Civil, Área de Especialização de Edificações, ministrado no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). O Estágio foi realizado entre meados de junho e dezembro 2014, na empreitada de construção do Empreendimento do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor (AHBS), empreitada adjudicada às empresas Bento Pedroso Construções, SA e Lena – Engenharia e Construções, SA, pela empresa EDP – Gestão da Produção de Energia, SA. Concretamente, o estágio traduziu-se no acompanhamento de processos construtivos no Empreendimento, em particular nas Obras Complementares, onde se destaca a Construção do novo Santuário de Santo Antão, com diversas edificações de apoio, 3 Restabelecimentos a Estradas Nacionais, 1 Restabelecimento a um caminho agrícola e 1 Restabelecimento a um caminho florestal. O estágio na empreitada, baseou-se nas seguintes atividades: • Planear, organizar e dirigir os trabalhos, garantindo a sua execução dentro dos prazos e orçamento; • Gerir as relações com os subempreiteiros, supervisionando os trabalhos; • Gerir equipas de trabalho do ACE, materiais e equipamentos envolvidos nas diversas obras. Quando se iniciou o estágio, a Empreitada já se encontrava na sua fase final.