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Comparação entre alternativas de traçado da EN5 na transposição da linha de caminho de ferro no Poceirão, incluindo medidas de segurança rodoviária

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Abstract(s)

As passagens de nível constituem zonas de cruzamento entre plataformas ferroviárias e rodoviárias, permitindo que o tráfego associado a estes modos de circulação se realize com caráter de continuidade. Contudo, este tipo de interseções apresenta problemas específicos que necessitam de uma análise profunda e de soluções eficientes para a sua supressão. Um dos principais problemas identificados nestes locais relaciona-se com a segurança na circulação, tendo em conta a quantidade de acidentes verificados. Portugal tem vindo a apresentar um número significativo de mortes em acidentes nas passagens de nível, o que justifica a necessidade da sua progressiva eliminação. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a futura supressão de uma passagem de nível na Linha do Alentejo, na zona do Poceirão, na interseção existente com a Estrada Nacional 5. Nesse sentido, a metodologia utilizada teve por base a avaliação da situação atual, a análise do projeto de desnivelamento existente e o estudo de alternativas. Tendo em consideração que a solução preconizada no projeto realizado (Solução Base) apresenta vários condicionamentos que influenciam e limitam a geometria do traçado da Estrada Nacional 5, foram estudadas três alternativas de desnivelamento, com a finalidade de proporcionar melhores características geométricas à infraestrutura rodoviária. Duas destas alternativas foram desenvolvidas dentro do mesmo corredor da Solução Base, mas otimizando o traçado da Estrada Nacional, constituindo a terceira alternativa uma variante a esta estrada, contornando a localidade do Poceirão. Pretende-se, assim, selecionar a opção mais adequada para cruzamento desnivelado da linha de caminho de ferro, tendo sempre presente a componente da segurança rodoviária e o nível de serviço adequado. Complementarmente e com a finalidade de tentar melhorar a segurança rodoviária da Solução Base, foi também estudada a implementação de algumas medidas adicionais de baixo custo, particularmente no âmbito dos equipamentos a utilizar, assim como da pavimentação e sinalização. Finalmente, tendo em consideração os vários critérios utilizados no âmbito do projeto rodoviário, foi possível selecionar a solução que apresenta a melhor relação custo-benefício.
Abstract Level crossings are crossroads between railway and road platforms, allowing traffic associated with these modes of transport to be carried out continuously. However, this type of intersection presents specific problems that require in-depth analysis and efficient solutions for their removal. One of the main problems identified at these locations relates to traffic safety, given the number of accidents that occur. Portugal has seen a significant number of deaths in accidents at level crossings, which justifies the need for their gradual elimination. The main aim of this work is to analyse the future removal of a level crossing on the Alentejo Line, in the Poceirão area, at the existing intersection with National Road 5. To this end, the methodology used was based on an assessment of the current situation, an analysis of the existing levelling project and a study of alternatives. Bearing in mind that the solution advocated in the project (base solution) has various constraints that influence and limit the geometry of the National Road 5 route, three unlevelling alternatives were studied to provide better geometric characteristics for the road infrastructure. Two of these alternatives were developed within the same corridor as the base solution, but optimising the route of the National Road, with the third alternative being a variant of this road, bypassing the town of Poceirão. The aim is thus to select the most suitable option for crossing the railway line at an uneven level, always bearing in mind the road safety component and the appropriate level of service. In addition, to try and improve the road safety of the base solution, the implementation of some additional low-cost measures was also studied, particularly in terms of the equipment to be used, as well as paving and signalling. Finally, considering the various criteria used in road design, it was possible to select the solution with the best cost-benefit ratio.

Description

Trabalho de Projeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, na Área de Especialização de Vias de Comunicação e Transportes

Keywords

Passagens de nível Segurança rodoviária Traçado Medidas de baixo custo Level crossings Road safety Project Low-cost measures

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