ESD - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades"
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- A articulação entre a técnica de dança clássica e o repertório clássico tendo o port de bras como elemento comum e potenciador técnico e artístico com o 5º ano B da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Silva, Érica; Nascimento, VandaO presente documento é o relato fiel do Estágio do Mestrado em Ensino de Dança, implementado nas aulas de Técnica de Dança Clássica e Repertório Clássico, da turma de raparigas do 5º/9º B da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, durante o ano letivo de 2024/25. O Estágio tinha como objetivos gerais potenciar o progresso técnico das alunas, através da aplicação de diferentes qualidades de movimento do port de bras e da sua coordenação com os membros inferiores e potenciar o progresso artístico, através da associação da qualidade do port de bras a repertório específico, tendo como referência o método Vaganova. A praxis desenvolveu-se tendo por base as premissas da investigação-ação e foi devidamente documentada através de diários de bordo, grelhas de observação, captação de imagens e realização de inquéritos. Após a análise dos dados recolhidos, concluímos que fomos eficazes na concretização daquilo a que nos propusemos, alinhando a nossa prática pedagógica ao trabalho desenvolvido pelas professoras titulares de Técnica de Dança Clássica e Repertório Clássico e viabilizando, dessa forma, o progresso técnico e refinamento artístico das alunas.
- A coragem de ser eu pluralidade no processo criativoPublication . Oliveira, Diogo Ribeiro de; Xavier, Madalena; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de DançaDo Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (MCCPP) ministrado pela Escola Superior de Dança 2023/2024, nasce o projeto na especialidade de coreografia, A Coragem de ser Eu. Este projeto teve como objetivo a criação de dois exercícios coreográficos a partir do mesmo processo criativo. O primeiro realizou-se com alunos do 3º ano do curso de Intérprete de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional e o segundo com alunos do 2º ano do curso de Intérprete de Dança Contemporânea da Escola Artística da Jobra - Art´J. Em ambas as criações artísticas a pesquisa parte da procura e da descoberta da própria obra, onde se emancipa a responsabilidade do intérprete enquanto membro influenciador de toda a criação. Tendo por base uma comunicação simples e honesta, o trabalho centra-se na exploração das histórias e experiências pessoais através do corpo e voz. Experienciar duas obras diferentes que partem de um lugar comum e compreender a derivação dos materiais em cada um dos grupos e seus contextos académicos, dá espaço a novas questões dentro dos métodos e processos que compõem a esfera da criação artística contemporânea. O processo criativo (PC) foi criado no primeiro momento e replicado integralmente para o segundo, apesar dos contextos diferentes. Assim, a forma como o projeto foi comunicado, a dimensão criativa e a ordem de enunciados foi executada com uma especial atenção que revela todo o interesse para esta investigação. No desenvolvimento do projeto, a sua matéria encontrou questões teóricas em torno da criação coreográfica, nomeadamente sobre o posicionamento do coreógrafo e do intérprete contemporâneo. A nível estrutural este relatório de projeto está organizado em quatro capítulos. O Enquadramento Geral onde abordamos a ampla esfera da criação coreográfica contemporânea (CCC), a Motivação e o Contexto que reflete e analisa o papel do coreógrafo e do intérprete contemporâneo, os Métodos e Processos de Criação que aborda todos os elementos associados à realização do projeto e por fim, a análise individual de ambos os enquadramentos criativos, onde se reflete e analisa o processo e o resultado. Uma das principais conclusões que emergem deste processo é a importância da subjetividade na compreensão das ações comportamentais e pensamentos do intérprete contemporâneo. Cada intérprete traz as suas próprias experiências e perspectivas para a peça A Coragem de ser Eu, demonstrando como as narrativas pessoais podem ser uma fonte de estímulos, capaz de potenciar a criação artística. O coreógrafo ressalta a necessidade de reconhecer a importância da diversidade de experiências dentro do universo da criação contemporânea e reivindica um lugar de direção onde transforma e evolui as partituras coreográficas individuais dissolvendo-as no coletivo.
- (Dis) forma: processo criativo de um soloPublication . Almeida, Marta Filipa Amaral Fonseca de; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de DançaA peça (Dis)Forma nasce no contexto do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, da Escola Superior de Dança, na especialidade em coreografia. Os estímulos para a criação são distintos, de coreógrafo para coreógrafo, e não são estanques durante o percurso artístico. O mote para esta criação, surge de um impulso interior, de uma urgência em exteriorizar uma inquietação. Tomando como ponto de partida um conjunto de questões genéricas, o processo artístico passou por aproveitar as respostas obtidas para refletir e pesquisar, questionando de novo e repetindo uma e outra vez, gerando assim um processo de decomposição e filtragem de ideias até alcançar a temática da peça - a procura incessante por um corpo perfeito, as suas contingências e implicações. Sendo esta criação suscitada por uma vivência autobiográfica, foi essencial estabelecer que não se trataria de um relato de acontecimentos da vida pessoal, mas sim uma reflexão e desconstrução em torno de três grandes conceitos: dismorfia corporal, distorção percetiva e perfeccionismo. O cariz autobiográfico determinou outras características específicas desta peça, em particular a opção de materializar estas inquietações sob a forma de um solo, criado e interpretado pela mesma pessoa, tirando proveito, e sofrendo as contingências, tanto dos desafios quanto das dificuldades que este duplo papel acarreta. Assumidas estas decisões, inicia-se um processo de trabalho que se divide em quatro fases: investigação, exploração de enunciados, seleção do material e articulação do material coligido. Foi sempre claro que se pretendia que a pesquisa de movimento tivesse como base a improvisação e que existiria um elemento externo para assumir o apoio à criação. Não obstante esta definição clara da metodologia que se pretendia implementar e prosseguir, o processo criativo materializou-se com o corpo em movimento e com a experimentação. Esta experimentação permitiu uma camada evolutiva abrindo a descoberta de diferentes caminhos e práticas que não tinham sido programadas, como a prática da improvisação livre e da improvisação, a relação com o espelho em estúdio, o recurso ao registo de vídeo, o impacto da apresentação de um work in progress e, não menos importante, a reorganização do material após esta apresentação. Este projeto é apresentado pela primeira vez em formato de work in progress no dia 14 de Maio de 2024, no ExploreZ Festival, em Amesterdão. Volta a ganhar vida, numa versão integral mais consolidada e elaborada, com apresentação em estreia no dia 19 de Setembro de 2024, no âmbito do Festival Internacional de Dança Contemporânea, no Salão Central, em Évora.
- O vídeo como ferramenta de feedback para a consolidação da aprendizagem da pirouette na Técnica de Dança Clássica - 4º ano A da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Couto da Silva, Isabel; Amorim, VeraEste relatório de estágio, elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, propõe verificar, através de instrumentos e técnicas da investigação-ação, o impacto da utilização de registos de vídeo como ferramenta de feedback na consolidação da aprendizagem da pirouette nos estudantes do sexo feminino do 4º ano A, da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, como forma de potenciar o seu interesse pela autoanálise e autorreflexão na disciplina de Técnica de Dança Clássica, a sua autonomia e o seu desenvolvimento pessoal. A revisão da literatura e as entrevistas realizadas permitiram um enquadramento da problemática associada ao feedback por vídeo e um apoio essencial no registo e na apresentação dos dados obtidos. Através do método de Investigação-Ação, foi desenvolvido um plano dividido em observação estruturada, lecionação partilhada, lecionação autónoma e participação em outras atividades da Escola Cooperante, ao longo do qual foram recolhidos dados através de instrumentos como grelhas de observação, diário de bordo, registos audiovisuais e questionários. Com a análise dos dados recolhidos foi possível constatar que os estudantes, de uma forma geral, reagiram muito positivamente ao vídeo como estratégia de feedback, demonstrando melhoria da sua prática, da sua autonomia e capacidade de autoanálise e autorreflexão nas aulas de Técnica de Dança Clássica.
